Planos para o Vasco revelados: veja o que o auxiliar de Luxemburgo tem a dizer

A chegada de Vanderlei Luxemburgo à posição de técnico do Vasco, veio com uma onda de renovação no time que encontrava-se preso na zona de rebaixamento. Com o empenho renovado, o time conseguiu sair da zona depois de 10 rodadas. 

Com o auxílio de Maurício Copertino, o time promete seguir crescendo e conquistando posições as quais não alcançava há algum tempo. Em entrevista ao Globo Esporte, Copertino descreve quais serão os próximos passos que o Vasco deve seguir. 

Planos para o Vasco revelados: veja o que o auxiliar de Luxemburgo tem a dizer
Fonte: (reprodução/internet)

Resgate do Vasco

Ao chegar ao cargo de auxiliar de Vanderlei Luxemburgo, Copertino afirma que buscaram afetar o time, na busca de resgatar a confiança do time, para que o clube pudesse voltar a performar dentro do campo.

A equipe que assumiu a parte técnica do Vasco vem com a difícil missão de salvar o clube do rebaixamento. Maurício Copertino alegou que, para conseguir isso, deveria haver uma mudança comportamental por parte do time e que em parceria com Vanderlei iriam tirar o time da zona de rebaixamento em apenas 12 jogos.  

“Pediu para ir e fazer 12 jogos. Que era hora de ajudar o clube que foi importante na nossa vida. Eu estava de férias. Só peguei a mala e vim embora. Nem perguntei valor e nada. A ideia é ajudar o clube, só isso.” Afirmou Copertino ao Globo Esporte. 

Parceria de outros tempos  

A parceria entre Luxemburgo e Maurício começou na China, no ano de 2016, ao formar a equipe técnica do time Tianjin Quanjian. Na época Vanderlei havia sido convidado para ser o treinador do time, mas seu auxiliar decidiu permanecer em terras brasileiras. 

Os dois conseguiram lançar novos jogadores pelos times em que passaram, como Bruno Gomes, Patrick de Paula e Gabriel Menino. Copertino havia trabalhado  e se especializado anteriormente como auxiliar nas categorias de base da CBF. 

A dupla trabalhou por cerca de sete meses na China, após a experiência, Maurício foi convidado para ser técnico em um time do país, no ano de 2017. Mas foi em 2019 que o auxiliar recebeu uma ligação com a proposta para trabalhar com Vanderlei no Vasco. 

Formação na CBF

Maurício trabalhou como auxiliar de base na CBF, sendo o responsável por realizar a seleção de novos jogadores. Essa experiência foi determinante para sua carreira, é através dos conhecimentos aprendidos na época que Copertino pode ajudar Vanderlei a encontrar jovens talentos

“Ficou natural para mim depois que eu passei pela seleção brasileira de base, da olímpica até a sub-15. Aquilo me deu uma visão diferente para me tornar um profissional melhor. É claro que tem o aval do Vanderlei, ele sabe dessa minha valência.” informou Maurício. 

Copertino, afirmou em entrevista que uma de suas maiores preocupações é com a base e que sempre busca os conhecer. Entretanto, ele só dá esse passo com o aval de Vanderlei. Maurício fez questão de frisar que muitos dos titulares do Palmeiras, foram jogadores de base. 

Planos para o Vasco

A preocupação atual da parceria técnica é priorizar os 12 jogadores do clube. Maurício afirmou que eles têm de trabalhar os jogadores para manter o Vasco como participante da série A. A dupla já havia trabalhado com o time durante o ano de 2019. 

Copertino disse ao Globo Esporte, que tanto a equipe quanto os jogadores já estão familiarizados uns com os outros. Dado este fato, há um elo de confiança entre eles, que sofreu uma fissura tendo em vista o ano separados.  

Planos para o Vasco revelados: veja o que o auxiliar de Luxemburgo tem a dizer
Fonte: (reprodução/internet)

“Fizemos isso: trabalho, conversa e dar moral aos jogadores. Foram os três pilares”, afirmou Copertino em entrevista. Para Maurício é preciso identificar as forças e fragilidades do time, por isso é fundamental a confiança entre parte técnica e time. 

Mudanças no plano de jogo

Maurício informou que buscaram trabalhar melhor a defesa e que esta não se constitui apenas com o sistema defensivo. Na busca de atenuar o ataque dos adversários, conversaram e planejaram com os jogadores do meio e de trás. 

Vanderlei e Copertino, resolveram ceder mais espaço para Juninho que encontrava-se meio deslocado. O auxiliar chegou a dizer que o rapaz é um belíssimo atleta e que tem muito a oferecer na questão técnica e tática. 

Ainda na entrevista Copertino alega que o Brasil ainda produz os melhores jogadores do mundo e que durante a Libertadores, sem a participação da torcida, ficou claro para ele que as equipes brasileiras ainda possuem muita força. Para conferir a entrevista completa, acesse aqui