O tênis é considerado um dos esportes mais amados do mundo. Apesar de também estar na lista dos mais caros para ser praticado, ele ganha novos torcedores e adeptos a cada ano. E isso se explica pelo fato de que alguns tenistas estão entre os atletas mais ricos do mundo.
Se você gosta do esporte, seja para assistir ou praticar, já deve ter ouvido falar de competições de grande importância, que valem pontos no ranking, troféu e uma premiação para lá de interessante. Veja quais são os principais torneios do mundo.
Os grand slams
Atualmente, são 4 os eventos que formam o grand slams. Ou seja, não há dúvidas de que eles são os principais torneios de tênis do mundo todo. Para um tenista profissional, vencer um grand slam é algo que vai significar muito em termos de pontuação, ranking e currículo.
É como um jogador de futebol que vence uma Copa do Mundo. No entanto, o que muda é que o título dele será todo destinado a ele porque ele competiu sozinho dentro de quadra ou em duplas, dependendo da modalidade. Então, vamos entender desses torneios.
Os torneios de tênis que fazem parte do grand slams são anuais. Sendo assim, todos os anos há pelo menos 4 grandes torneios que os maiores tenistas do mundo participam. E quais são eles? A gente vai detalhar abaixo cada um. Confira!
Australian Open
O Australian Open considerado o primeiro torneio de grande relevância do ano. Isso porque acontece sempre no fim de janeiro, que coincide com o verão australiano. É chamado, de forma irônica, de happy slam porque traz um ambiente descontraído e de ânimo para os tenistas.
É quando a temporada começa de verdade. Durante esse evento, há um calor bastante intenso, o que envolve muita energia. No circuito masculino, o que é comum em grand slams, os tenistas jogam no formato de melhor de 5 sets. No feminino, é o melhor de 3 sets.
O aberto da Austrália pagou uma premiação de 71.500.000 dólares australianos ao vencedor na edição de 2020. Em cada ano, são mais de 120 participantes nas partidas simples. A primeira edição foi em 1905. O maior campeão do evento é Novak Djokovic, com 9 títulos.
Roland Garros
Quem é brasileiro vai se lembrar desse torneio de tênis porque o brasileiro Guga, Gustavo Kuerten, ficou bem famoso nele. Estamos falando de uma competição que acontece bem depois do primeiro Grand Slam do ano, somente em maio.
Ele é competido na França e é a única edição da categoria que acontece em piso de saibro. É o torneio de tênis mais charmoso do mundo e que tem o Rafael Nadal como maior vencedor. O espanhol já venceu mais de uma dezena de vezes (13 títulos). O Guga tem 3 títulos.
O último prêmio pago foi de 34.367.216 euros ao vencedor. Também conta com 128 participantes. Ele é conhecido como Internationaux de France ou French Open ou Aberto da França. O nome Roland Garros é em homenagem a um francês da aviação.
Wimbledon
Depois de janeiro e maio, agora o principal evento do tênis do ano acontece em julho, sendo o mais tradicional de todos. É o único Grand Slam que é disputado em grama, sendo um piso cada vez mais raro entre tenistas, ainda que seja o original do esporte.
Para brasileiros, o nome de Maria Esther Bueno é importante nessa hora porque ela foi campeã 3 vezes do Wimbledon e mais 5 vezes na competição em dupla. Além de ser o mais antigo, ele também é o mais prestigiado, sendo criado em 1877.
Em 2019, o valor pago ao vencedor foi de 38.000.000 libras, sendo que a disputa se deu entre 128 pessoas no simples por gênero. A história tem a ver com o clube privado de tênis, o All England Lawn Tennis and Croquet Clube, que criou o evento.
US Open
E para fechar a lista dos 4 maiores eventos de tênis do mundo, que fazem parte dos Grand Slams, nós temos o US Open ou o Aberto dos Estados Unidos. Ele acontece em quadras rápidas, de forma bastante parecida com o Australian Open. É um dos mais antigos.
O nome original era de US National Championship e ele encerra o calendário das maiores competições marcando o final da temporada. Os jogos acontecem entre agosto e setembro, sendo em duas semanas consecutivas e costuma ser um dos mais disputados.
Igual aos outros, ele é formado por 128 participantes simplistas, mas há jogos em duplas por gêneros e em duplas mistas também. Do lado masculino, o maior vencedor é Richard Sears, ao lado de William Larned e Bill Tilden, todos norte-americanos, com 7 títulos.
Outros torneios de tênis
Além dos eventos do Grand Slams, saiba que existem outros que também são importantes para o tênis mundial. Isso quer dizer que o esporte não gira apenas em torno desses que foram citados nos tópicos acima. Por isso, vamos mencionar mais competições.
Para se ter uma ideia, a gente tem eventos que duram o ano todo, de janeiro à dezembro e isso também ajuda a fazer do tênis um dos esportes mais amados do mundo. A partir do próximo do tópico conheça eventos alternativos do tênis além dos Grand Slams.
Masters 1000
Se a gente considerar em ordem de importância, os Masters também entram no campo dos mais importantes do tênis, apesar de não serem tão tradicionais. O curioso é que os torneios recebem o nome conforme os pontos. Então, fica mais fácil entender.
Ou seja, o Masters 1000 indica que o vencedor vai conseguir 1 mil pontos no seu ranking. Mas, essa é uma boa pontuação? É sim se a gente considerar que cada torneio do Grand Slam vale 2 mil pontos para o vencedor. A partir do Grand Slam é o que mais vale.
No Masters 1000 tanto homens como mulheres disputam as partidas em melhor de 3 sets. O calendário é bastante flexível, com opções divididas em categorias. Eles acontecem em cidades como Madrid, Roma, Paris, Miami e Toronto.
ATP 500
Quem é que nunca ouviu falar do ATP 500, hein? Ele é considerado um terceiro nível de torneios, sendo que distribui 500 pontos para cada campeão. Inclusive, tem aparecido no currículo de vários jogadores de tênis famosos.
Os torneios ATP 500 é uma série de competições internacionais que oferece prêmios em dinheiro, que podem passar de 1 milhão de dólares. Além dos pontos no ranking da ATP também. ATP é a associação dos tenistas profissionais.
Ele é uma variação entre o Masters 1000 e o ATP 250, que vamos indicar abaixo. O Brasil tem sediado alguns eventos do ATP 500, como ia acontecer em 2020, mas houve o cancelamento por conta da pandemia. O piso escolhido para isso foi o saibro.
ATP 250
Como já mencionamos acima, ele é uma competição que segue a mesma lógica que falamos. Assim, dá 250 pontos ao campeão. Só que é mais comum que seja pouco disputado pelos maiores campeões do tênis, que preferem jogar os Grand Slams ou o Masters 1000.
Ainda assim, em certas ocasiões, eles podem participar. Para quem não se lembra do nome, antes ele era chamado de ATP International Series, o que inclui vários torneios profissionais ao redor do mundo que fazem parte do circuito ATP.
A série costuma pagar mais de 1 milhão de dólares ou próximo disso. Só nesse ano, o evento já está na 45ª semana de disputas, passando por países como Bulgária, Bélgica, Rússia, Suécia, Estados Unidos, Singapura, Índia, Turquia, Espanha, Catar, Portugal, Alemanha, etc.
Copa Davis
Também é um nome conhecido. A Copa Davis foi por muito tempo a mais tradicional disputa do tênis em vários lugares do mundo. O torneio permitia partidas simples e em duplas, sendo que vencia o melhor de 5 jogos. Mas o evento teve uma fórmula modificada.
Assim, acabou dando espaço para a ATP Cup, que estreou em 2020. Para comentaristas de várias TVs esportivas, a Copa Davis morreu. No entanto, vale contar sobre a história, afinal, o prêmio pode passar dos US$ 20.000.000 ao campeão.
Ela é uma competição da ITF e é jogada entre times de vários países em um sistema de eliminação direta, isto é, mata-mata. Em 2005, foram 134 seleções inscritas. Do outro lado, a ATP Cup, que paga US$ 7.500.000 é da ATP e acontece na Austrália, só que com a diferença de fornecer pontos no ranking para os tenistas.
Outros eventos que valem pontos
Se a Copa Davis não vale pontos, o ATP Cup vale. Aí, a gente tem, portanto, o seguinte dado: os torneios Grand Slams são os que mais valem, sendo 2 mil pontos para o campeão. Depois, vem o Masters 1000, o ATP 500 e o ATP 250.
Só que há ainda mais uma dezena de eventos que valem pontos no ranking. A ordem vem: Challenger 125.000, o Challenger 100.000, o Challenger 75.000 e até os Futures, que valem a partir de 35 pontos. É por isso que a Copa Davis perdeu espaço porque não conta pontos.
O ranking de pontos no tênis
Atualmente, o ranking usado pelos esportistas do tênis é o da ATP. Assim, como vimos acima há vários campeonatos que permitem a pontuação. Na tabela atual, o maior pontuador é o Novak Djokovic, que tem pouco mais do que 11,6 mil pontos.
Outros nomes conhecidos da lista são: Stefanos Tsitsipas, Rafael Nadal e Roger Federar, que ficam entre os 10 mais bem posicionados. Desse modo, saiba que há 18 torneios que permitem a pontuação no ranking da ATP. Os que mais valem foram citados aqui no texto.