Paraquedismo: perigos e cuidados para saber antes de praticar

Saltar de paraquedas é um verdadeiro sonho para muita gente. Essa aventura é vista como um dos esportes radicais mais apreciados no mundo todo. E você, já pensou alguma vez na vida em realizar um salto de paraquedas, partindo do céu e chegando ao solo em minutos?

A ideia desse conteúdo é trazer os cuidados que precisam ser tomados para se assegurar que o salto e pouso vão acontecer com segurança. Afinal, essa aventura não precisa significar um risco de acidentes e nem mesmo de vida. Ok? 

Paraquedismo: perigos e cuidados para saber antes de praticar
Foto: (reprodução/internet)

Dessa forma, esse texto vai apresentar pontos como:

  • O paraquedismo como esporte radical;
  • Entendendo o salto de paraquedas;
  • É possível desmaiar durante o salto de paraquedas?;
  • Quando fazer o primeiro salto de paraquedas sozinho?;
  • Quanto custa realizar um salto de paraquedas.

O paraquedismo como esporte radical

A primeira coisa importante que todo mundo deve saber antes de realizar um salto de paraquedas é que essa é uma das atividades esportivas mais radicais que existem. Logo, sim, é um esporte perigoso ou um esporte arriscado, como queiram chamar.

Paraquedismo: perigos e cuidados para saber antes de praticar
Foto: (reprodução/internet)

Dessa forma, é preciso que se conheça as regras e o funcionamento da atividade para evitar os prováveis riscos de acidentes. E, por menos que muita gente acredite, sim existem as regras para praticar o paraquedismo no mundo todo. 

Por exemplo, quem tem menos do que 14 anos não deve fazer o salto. E quem tem mais do que 14, mas menos do que 18 anos vai precisar estar acompanhado dos pais ou ter o aval de um dos responsáveis para fazer esse tipo de salto das alturas. E tem mais!

As regras para saltar de paraquedas

Com base nas leis da Confederação Brasileira de Paraquedismo, considere que é possível realizar saltos duplos em território nacional. Ao mesmo tempo, saiba que as regras podem variar de nação para nação, o que é importante de ser avaliado antes do pulo.

Outra regra nacional do paraquedismo é que quem tem mais do que 99 quilos, vai precisar informar isso ao instrutor para saber sobre as condições adversas do salto. Inclusive porque existe um valor a mais que é cobrado por esse “peso” a mais do que é indicado.

Mais uma regra: atividades de mergulho feitas em menos de 24 horas podem impedir o salto de paraquedas. E, fora isso, qualquer condição física adversa precisa ser avaliada pelos instrutores, inclusive, doenças cardíacas, ortopédicas, motoras ou até mesmo respiratórias. 

Entendendo o salto de paraquedas

Além de conhecer as regras desse esporte radical que é muito conhecido, também precisamos nos atentar ao funcionamento desse tipo de atividade. Afinal, todo mundo quer saber como é que acontece a abertura do paraquedas, não é mesmo?

Paraquedismo: perigos e cuidados para saber antes de praticar
Foto: (reprodução/internet)

Basicamente, considere que tudo isso será explicado no curso obrigatório. Mas, vamos resumir aqui para que ninguém fique com dúvidas. Através de uma aeronave, a pessoa é levada para um ponto alto, podendo chegar a 4 mil metros de altura.

Assim, nos primeiros saltos, o instrutor vai saltar junto com o praticante iniciante. A queda livre acontece rapidamente, em questão de 1 minuto. Na sequência, o instrutor abre o paraquedas e a partir disso é só curtir a vista do alto.

Como funciona o paraquedas

O paraquedas funciona devido à resistência do ar. Logo, se explica pelo fato de que qualquer objeto pode ser puxado pela gravidade e abrirá caminho pelas moléculas do ar. Assim, elas são empurradas para fora da sua trajetória. 

O formato do paraquedas ajuda a entender isso porque essa ideia do “velame” prende as moléculas, que criam as forças de resistência de baixo para cima, compensando parcialmente a força da gravidade no sentido contrário.

Depois, com o paraquedas aberto, a velocidade do voo se torna menor, sendo de 30 km/h, tornando possível “dirigir” esse voo. Para exemplificar, considere que para fazer uma curva para a esquerda é preciso puxar para baixo o batoque.

Com que roupa saltar de paraquedas?

Na verdade, leve em conta que falar sobre as roupas também é legal porque vai dar mais segurança ao praticante, além do fato de que importa na segurança do salto. O ideal é estar com roupas soltas para não restringir os movimentos das pernas. 

Paraquedismo: perigos e cuidados para saber antes de praticar
Foto: (reprodução/internet)

Nas escolas de paraquedismo, a gente vai aprender mais sobre o macacão especial para vestir sobre a roupa do corpo. Esse tipo de traje especial protege o paraquedista da baixa temperatura, especialmente em altitudes elevadas. 

Além disso, evite ir com acessórios, já que durante a queda livre a velocidade é bem alta, podendo chegar a 200 km/h. Então, nesses primeiros segundos pode ser que tudo caia e sem que você note. A adrenalina vale a pena e ninguém tem que se preocupar com moedas caindo.

O que comer antes de saltar de paraquedas?

Outra dúvida que vale a pena a gente trazer aqui é sobre a alimentação. Sabia que muita gente fica sem comer ou come demais por ansiedade antes de realizar um salto? Na verdade, esse é um erro! Isso porque a ideia é pensar que se deve manter uma alimentação comum.

Assim, será possível evitar possíveis consequências, como com enjoos ou mal-estar. Então, nada de ficar em jejum e nada de comer demais. O ideal é que se tenha um lanche leve até 30 minutos antes de iniciar a prática do paraquedismo.

É possível desmaiar durante o salto de paraquedas?

Saiba que entre as dúvidas mais comuns de quem quer pular de paraquedas, mas está com medo é sobre a possibilidade de desmaio. De fato, isso pode acontecer, ainda mais na vida de quem vai realizar os saltos pela primeira vez.

Paraquedismo: perigos e cuidados para saber antes de praticar
Foto: (reprodução/internet)

É por isso que o primeiro salto sempre deve ser feito com um instrutor, no chamado salto duplo. Assim, ele vai poder tomar as devidas providências durante o percurso até o pouso. Logo, ainda há uma informação que você tem que conhecer: o paraquedas automático abre.

Ou seja, mesmo que a pessoa que saltou esteja inconsciente ou sem condições físicas e emocionais, o paraquedas é acionado a ponto de que o praticante chegará ao solo salvo. O único ponto negativo é que vai perder o cenário incrível visto das alturas.

O que acontece se o paraquedas não abrir?

Dando sequência nessa questão da insegurança quanto ao paraquedas, saiba que a próxima dúvida é: e se ele não abrir? Ainda que seja bem raro de acontecer, saiba que existe o paraquedas reserva, que serve justamente para essa finalidade.

Logo, existem um monte de modelos de paraquedas que podem ser usados como titular ou reserva para realizar os saltos. O ideal é que se escolha aquele que é mais confiável e prático para cada praticante, o que é aprendido nos cursos de paraquedas.

Para quem gosta de ter certeza sobre a qualidade desses objetos, considere que os paraquedas costumam ser feitos com dupla camada de proteção nas áreas de maior esforço, o que significa uma diminuição de risco de mais de 90%. 

Quando fazer o primeiro salto de paraquedas sozinho?

Após alguns saltos duplos, junto com instrutores, pode ser que o praticante de paraquedismo se sinta preparado para fazer um salto sozinho. Será que pode fazer isso? Na verdade, não. Só se pode saltar de paraquedas sozinho após um curso preparatório para essa finalidade.

Paraquedismo: perigos e cuidados para saber antes de praticar
Foto: (reprodução/internet)

A boa notícia é que existem vários cursos de paraquedas disponível no mundo todo. Um deles que tem sido muito divulgado no nosso país é o da Acelereted Free Fall (AFF), que foi criado nos Estados Unidos, sendo que ele foi dividido em 9 níveis, entre teoria e prática. 

De todo e qualquer modo, esse não é o único curso e em várias cidades brasileiras dá para fazer esse estudo na sala de aula e, posteriormente, nos céus. É nesse tipo de curso que se aprende tudo sobre o salto de paraquedas, especialmente, com relação aos equipamentos. 

As pessoas mais velhas podem saltar de paraquedas?

Já falamos, acima, sobre a idade mínima obrigatória para fazer o salto de paraquedas (14 anos). No entanto, a dúvida inversa também faz sentido: será que existe uma idade máxima para saltar de paraquedas? Não, mas desde que respeitada as questões da saúde.

Por exemplo, uma sul-africana, chamada Georgina Harwood, em 2015 decidiu comemorar 100 anos de vida em grande estilo, saltando de paraquedas. Curiosamente, esse foi o segundo salto da vida dela, sendo que o primeiro havia acontecido quando ela tinha 92 anos.

Lembrando que devido a questão física, é comum que os instrutores que saltem junto com pessoas mais velhas tenham cursos no currículo e muitos anos de experiência, especialmente porque a aterrisagem precisa ser mais firme.

Quanto custa realizar um salto de paraquedas

Isso depende muito da empresa que está por trás dos saltos e até mesmo da região do mundo. No entanto, saiba que essas empresas passam no cartão de crédito, o que pode não significar muito para quem sonha com esse tipo de aventura.

Para quem ficou curioso, leve em conta que o valor parte de R$ 600 em boa parte das empresas. Já para quem quer se profissionalizar nesse esporte, leve em conta que o valor dele é de 6 mil dólares considerando um modelo básico.