Kerri Walsh – 4 medalhas olímpicas e uma única derrota em 5 edições

A história de Kerri Walsh está muito bem resumida nesse título que você acabou de ler. Ela participou de 5 Jogos Olímpicos sequenciais, sendo em 2004, 2008, 2012 e 2016. O resultado foi 3 medalhas de ouro e uma de bronze, sendo que venceu todas partidas e só perdeu uma.

Sem contar as Olimpíadas, também tem mais 4 medalhas em mundiais, sendo que venceu em 2003, 2005, 2007. Porém, perdeu em 2011, quando ficou com a prata. O total é de 6 ouros, uma prata e uma bronze, entre Olimpíadas e mundiais. Quer conhecer a história toda? Venha!

Kerri Walsh - 4 medalhas olímpicas e uma única derrota em 5 edições
Foto: (reprodução/internet)

A vida pessoal

Walsh é filha de Tim, que foi um jogador de beisebol da liga secundária, da Oakland. Ele também jogou basquete semiprofissional ao longo da vida. A mãe é a Margie, que foi MVP em vôlei em Santa Clara. 

Kerri Walsh - 4 medalhas olímpicas e uma única derrota em 5 edições
Foto: (reprodução/internet)

O irmão mais velho dela é Marte, além das irmãs Kelli e KC. Sabendo disso, dá para entender um pouco da origem e do gosto dela pelo esporte. Então, vamos conhecer agora as nuances disso tudo, entre títulos, recordes, parcerias e, claro, o começo de vida dela no esporte.

Quem é Kerri Walsh

Na tradução mais simples, nós podemos dizer que ela é uma jogadora de vôlei de praia dos Estados Unidos. Nascida em agosto de 1978, atualmente possui 42 anos. Pela seleção, começou a carreira em 2001 e ainda represente a bandeira norte-americana.

Kerri Walsh - 4 medalhas olímpicas e uma única derrota em 5 edições
Foto: (reprodução/internet)

Começou a jogar vôlei na quadra da escola, na Archbishop Mitty High School, na Califórnia, em 1996. A carreira no vôlei se manteve quando foi para a Stanford University. Curiosamente, nessa época, ela ainda jogava em dois esportes, sendo vôlei e o basquete. 

Em 1996, no entanto, ao vencer a National High School, como melhor jogadora de vôlei do ano, ela começou a pensar com mais carinho nesse esporte. Curiosamente, na escola, ela jogou contra a Misty May-Treanor, que viria a ser a sua parceria de medalhas olímpicas. 

Da faculdade para a seleção

Em Stanford, ganhou a bolsa de estudos para jogar vôlei. Assim, foi escolhida como All-American por 4 anos seguidos e se tornou a segunda jogador de vôlei da história do vôlei universitário. Lá, o seu time venceu 90% das partidas e bateu um recorde de 122-11.

Kerri Walsh - 4 medalhas olímpicas e uma única derrota em 5 edições
Foto: (reprodução/internet)

Entre os títulos mais importantes, ela tem 4 Pac-10 e mais 3 vezes a NCAA Final Four, ganhando o título em 1996 e 1997. Até hoje, a Walsh é considerada uma das melhores jogadoras de vôlei da história do voleibol universitário. Ela se formou em 2001.

E no mesmo ano que se formou, ela se tornaria parceria da Misty May-Treanor, o que durou até 2009. Depois, elas voltaram a formar dupla entre 2011 e 2012. Na primeira temporada, a dupla fechou a temporada em 5º lugar no ranking mundial. Em 2002, subiram para 1º lugar.

O começo de carreira da dupla com May

Então, entre 2002 e 2003, dominaram as areias do vôlei mundial feminino. Venceram os 8 torneios que disputaram e tiveram um recorde de 90 partidas consecutivas, o que inclui o campeonato mundial. Em 2008, elas somavam 112 vitórias e 19 títulos seguidos.

Kerri Walsh - 4 medalhas olímpicas e uma única derrota em 5 edições
Foto: (reprodução/internet)

No entanto, no ano de 2012, a May decidiu se aposentar das quadras e assim a Walsh se juntou a April Ross. Venceram o Grand Slam da FIVB, na China. Isso deu a Walsh o seu 113º título na carreira, quebrando a marca da ex-companheira, a May. 

Atualmente, Walsh faz dupla com Brooke Sweat e isso acontece desde 2019. A ideia era se classificar para as Olimpíadas, já que Brooke havia vencido como melhor jogadora de defesa por 4 vezes. No entanto, elas não estão disputando os Jogos Olímpicos de Tóquio. 

Walsh fora dos Jogos de Tóquio chocou o mundo

É curioso notar que a fama da jogadora é tão imensa no mundo que quando as pessoas ficaram sabendo que ela não iria para os Jogos de Tóquio, muita gente ficou surpresa e até mesmo decepcionada. A eliminação dela no “qualifyng” foi a 2ª em 20 anos de carreira.

Kerri Walsh - 4 medalhas olímpicas e uma única derrota em 5 edições
Foto: (reprodução/internet)

A notícia foi publicada no começo de junho, quando Kerri Walsh e a parceira Brooke Sweat foram eliminadas na fase classificatória do Circuito Mundial em Ostrava, na República Tcheca. 

Pela primeira vez, desde que disputou a primeira edição, ela ficou de fora dos jogos. Os nomes das americanas selecionadas para disputar a competição são: Claes e Sponcil, além de April Ross e Alix Klineman.

Os títulos da Kerri Walsh

Em termos de Olimpíadas, participou de 4 edições, sendo que venceu todas as partidas que disputou, exceto a penúltima, na semifinal dos Jogos do Rio, quando perdeu para a dupla brasileira. Depois, voltou a ganhar e ficou com o bronze. 

Kerri Walsh - 4 medalhas olímpicas e uma única derrota em 5 edições
Foto: (reprodução/internet)

Veja as medalhas olímpicas:

  • Ouro em Atenas (2004)
  • Ouro em Pequim (2008)
  • Ouro em Londres (2012)
  • Bronze no Rio (2016)

Ah, vale dizer que ela participou das Olimpíadas de 2000 também e ficou em 4º lugar. Já em termos de mundiais, Walsh manteve as 3 medalhas de ouro. Porém, venceu a prata na última edição que disputou. Ganhou ouro nos jogos no Rio, em 2003, Berlim, 2005, Gstaad, 2007, e foi prata em Roma, no ano de 2011.

Já em termos de tour mundial da FIVB, a gente não vai poder citar aqui todas as medalhas dela porque foram muitas. Por exemplo, só de ouro foram 44 vitórias. Nos primeiros anos que jogou, como em 2003 e 2004, ela chegou a vencer 4 vezes em cada edição. Acredita?

Os prêmios de Walsh

Com tantas vitórias e títulos, é claro que ela também somaria vários prêmios na carreira. Vamos falar de alguns deles, sendo que a maioria aconteceu no início dos anos 2000, quando ela surgiu como principal potência do vôlei feminino mundial.

Kerri Walsh - 4 medalhas olímpicas e uma única derrota em 5 edições
Foto: (reprodução/internet)

Logo de cara, em 2002, ela venceu o FIVB Tour Champion. Em 2003, conseguiu o AVP Melhor Jogadora Ofensiva, mesmo prêmio que ganharia em 2014. Também em 2003, ela venceu o AVP Most Valuable Player, o que também aconteceria em 2004.

Fora isso, ao longo da década, ela ganhou: AVP Crocs Cup Champion, Equipe AVP do ano, AVP Melhor Jogadora Defensiva, FIVB Best Blocker, Melhor Rebatedor da FIVB, Melhor Jogadora Ofensiva da FIVB, FIVB Most Outstanding, Esportista FIVB e o Prêmio de Esportista do Ano.

As conquistas mais incríveis de Walsh

Já terminando essa parte de medalhas, títulos, vitórias e conquistas dessa jogadora de vôlei, considere que entre as principais conquistas dela, a gente não pode deixar de falar de 3. Veja só que incrível o que ela conseguiu fazer na história do vôlei feminino de praia.

Kerri Walsh - 4 medalhas olímpicas e uma única derrota em 5 edições
Foto: (reprodução/internet)

Conseguiu somar 133 vitórias na carreira, sendo que foi uma das mulheres mais bem-sucedidas do esporte, com ganhos estimados em US$ 2.561.635. Além disso, teve o recorde de vitórias consecutivos, que foi de 112 partidas e 19 títulos seguidos. 

É verdade que Walsh jogou grávida?

Aqui, a gente começa a falar de algumas curiosidades sobre a Walsh que pouquíssima gente sabe. Por exemplo, em 2005, logo que começou a fazer sucesso no vôlei de praia, ela se casou com o colega de profissão, Casey Jennings. Eles tiveram 3 filhos. 

Kerri Walsh - 4 medalhas olímpicas e uma única derrota em 5 edições
Foto: (reprodução/internet)

E sim, ela jogou enquanto estava grávida de 5 semanas durante os Jogos de Londres, em 2012, onde conseguiu a medalha de ouro. Até hoje a história não foi muito bem aceita ou compreendida, mas o que se conta é que ela não sabia da gestação. Em 2012, de novo, ela jogou grávida. 

Outra curiosidade sobre ela é que ela treinava sempre nas praias de Hermosa Beach e Manhattan Beach, em Los Angeles. Porém, quando se profissionalizou começou a treinar também na academia do OC Fast-Twitch.

Para saber mais sobre Kerri Walsh

Se você gostou da história da Walsh e achou inspiradora, considere que ela sempre faz publicações nas suas redes sociais. A principal página usada por ela é o Instagram, onde são mais de 2.700 publicações e fora os stories.

Kerri Walsh - 4 medalhas olímpicas e uma única derrota em 5 edições
Foto: (reprodução/internet)

Além dos treinamentos e jogos, lá ela também divulga imagens da família, como do marido e dos filhos. Ela possui mais de 240 mil seguidores. Apesar de estar mais próxima de uma eventual aposentadoria, acredita que estará nos próximos jogos, em Paris.

Os maiores medalhistas olímpicos do vôlei de praia

Agora sim para terminar o artigo, considere que Walsh é a maior medalhista olímpica do vôlei de praia do mundo, entre homens e mulheres. Isso porque o esporte se tornou olímpico em 1996 e logo em 2000, ela já jogou mas sem medalhas. Veja a lista atualizada dos maiores medalhistas do vôlei de praia:

  • Kerri Walsh (EUA) – 4 medalhas, sendo 3 ouros;
  • Karch Kiraly (EUA) – 3 medalhas, sendo 3 ouros;
  • Misty May (EUA) – 3 medalhas, sendo 3 ouros;
  • Emanuel Rego (BRA) – 3 medalhas, sendo 1 ouro;
  • Ricardo Santos (BRA) – 3 medalhas, sendo 1 ouro.

Assim, com a soma de 4 medalhas no peito, ela fica à frente de outro norte-americana, a Karch Kiraly, que possui 3 medalhas, sendo 3 ouros, no vôlei de praia masculino. Depois, a sua ex-companheira, Misty May, entra no pódio, com a soma de 3 medalhas no total, sendo todas de ouro.