Diferente de outros esportes, criar um ranking dos maiores campeões de golfe do mundo é uma tarefa fácil. O motivo é que existem aqueles que são os principais torneios de golfe, isto é, que valem mais dinheiro e mais pontos nessa classificação geral. Por isso, há sim uma listagem.
Os majors, como esses torneios de golfe são conhecidos, incluem: Masters de Golfe, U.S. Open, Aberto Britânico de Golfe e o Campeonato PGA. Obviamente, quem ganha um deles já se torna um nome famoso. Quem ganha vários, se torna referência no esporte.
Para conhecer todas essas referências do golfe masculino, veja essa lista dos campeões do golfe com 7 troféus:
- Tom Watson (Estados Unidos);
- Gary Player (África do Sul);
- Ben Hogan (Estados Unidos);
- Walter Hagen (Estados Unidos);
- Tiger Woods (Estados Unidos);
- Jack Nicklaus (Estados Unidos).
Os campeões do golfe com 7 troféus
A gente vai começar esse texto trazendo aqui aqueles jogadores de golfe que conseguiram a façanha de levantar 7 troféus em campeonatos majors. São 5 atletas e ex-atletas que conseguiram isso, sendo a maioria dos Estados Unidos.
Um deles é Gene Sarazen, que tem 3 Campeonatos GPA na carreira. Outro é o Arnold Palmer, que tem 4 Masters, mas nenhum GPA na história. O Sam Snead tem GPA e Masters, só que não tem o U.S. Open no seu currículo tão impressionante.
A lista ainda considera o norte-americano Bobby Jones, que não tem o Masters e nem o GPA. Porém, ele soma 4 U.S. Open e outros 3 Abertos. Para fechar a lista desses nomes, um atleta que não é dos Estados Unidos, e sim de Jersey, o Harry Vardon, com 6 Abertos e 1 U.S. Open.
Tom Watson (Estados Unidos)
A partir daqui a gente começa uma lista com pessoas que possuem mais do que 7 troféus nos Majors de golfe mundial. Watson é um norte-americano que jogou entre 1975 e 1983. Durante esses anos, ele venceu 2 Masters, 1 U.S. Open e 5 Abertos.
A verdade é que ele não tem GPA no currículo, sendo que o máximo que conseguiu foi um segundo lugar no ano de 1978. Atualmente, aos 72 anos, ele ainda joga golfe, participando do Champions Tour II, um tipo de Circuito dos Campeões.
Em 1970 e 1980, sempre esteve na lista dos maiores jogadores de golfe do mundo. Mais tarde, em 1988, quando havia se tornado uma lenda do esporte, ele conseguiu o seu espaço no disputado Hall da Fama do Golfe Mundial.
Gary Player (África do Sul)
O Gary é um sul-africano e por isso tem grande destaque nessa lista. Dos 7 maiores vencedores de golfe do mundo, ele é o único não americano a estar na lista. Atualmente, possui 86 anos e respira o golfe de outro modo, criando campos de golpes famosos.
Gary nasceu em Johannesburgo e tem o apelido de Cavaleiro Negro porque sempre gostou de usar roupas pretas em suas partidas. Ele tem todos os títulos importantes do golfe, com um total de 9, sendo que soma 3 The Open Britânico e 3 Masters.
O africano conseguiu os seus maiores feitos entre os anos de 1959 e 1978. O último ano jogando foi em 2009, quando teve uma média de pontuação de 79.504. O melhor ano da vida foi em 1961, quando conseguiu 3 vitórias importantes.
Ben Hogan (Estados Unidos)
Assim como o Gary, o Hogan também soma 9 títulos importantes no golfe. No entanto, acaba ficando algum pouquinho na frente por ter uma soma de 3 Masters contra 2 do sul-africano. Além disso, ele tem 4 U.S. Open. As conquistas vieram entre 1946 e 1953.
Ou seja, Hogan não jogou ao mesmo tempo que o Gary e nem do Hagen está entre os campeões de décadas mais antigas. Ele fica atrás apenas de Gene Sarazen, que foi um campeão da década de 20 e do Hagen na década de 1910. O Hogan é o campeão do golfe na década de 40.
Morreu com 84 anos, mas pode ver no próprio currículo a sua história, que se tornou filme. É isso mesmo: ele foi interpretado por Glenn Ford em Follow The Sun, filme de 1951. No português, o filme é traduzido como Amor Invencível.
Walter Hagen (Estados Unidos)
O nosso medalha de bronze do golfe em números e títulos é de Hagen, outro norte-americano. Diferente do nome que vem abaixo, esse atleta é bem antigo, ao passo que viveu seus tempos de área entre 1914 e 1929. É um dos campeões mais antigos que o mundo já viu.
A soma de títulos dele impressiona, mesmo que não tenha um Masters no currículo. Assim, são 2 U.S. Open, 4 Aberto Britânico e mais 5 incríveis PGA. Um total de 11 troféus. Logo, um dos maiores vencedores do PGA que o mundo já conheceu.
É outro nome presente no Hall da Fama do Golfe Mundial. Morreu aos 76 anos, em outubro de 1969. Para muitos, ele é visto como um jogador chave para a profissionalização do golfe no mundo. Foi o primeiro contratado pelo Oaklands Country Club.
Tiger Woods (Estados Unidos)
Por enquanto, o Woods é considerado o segundo maior campeão de golfe do mundo. Só que isso pode mudar se ele continuar em campo, literalmente falando. O Tiger tem uma soma de 15 Majors na carreira, algo que conseguiu recentemente, entre 1997 e 2019.
Então, ele parou de jogar golfe? Não é bem assim. Já vamos contar disso. Antes, saiba que ele tem todos os Majors, sendo que são 5 Masters, por exemplo. O fato é que tem apenas 46 anos e tem muitas chances de continuar vencendo, apesar de que a maioria das vitórias vieram em 2000.
O último título dele é de 2019, sendo um Masters. Assim, com a Covid, os campeonatos ficaram parados. Agora, com a retomada, muitos acreditam que Woods vai tentar superar o Jack, para se tornar o maior campeão do golfe. Porém, ainda faltam 3 títulos para isso.
Jack Nicklaus (Estados Unidos)
O motivo é simples: Jack Nicklaus soma incríveis 18 títulos no golfe. Dá para acreditar nisso? Ele é o maior campeão dos Masters, com 6 troféus. Está entre os maiores campeões do U.S. Open, com 4 troféus. E entre os maiores do PGA, com 5 títulos. E ainda soma 3 Open.
Por isso e sem dúvidas, é o maior campeão dos Majors do golfe até hoje. Aos 82 anos, ele sempre aparece no mundo do esporte, porém, não compete mais de modo profissional. Aliás, seus títulos vieram entre 1962 e 1986, isto é, há bastante tempo.
Ficou muito conhecido por ser habilidoso e ao mesmo tempo ter uma ótima capacidade mental para acertar as bolas. Em 1990, quando entrou para o Circuito Senior, continuou vencendo. Porém, a partir de 1993, se tornou arquiteto de percursos para golfe, como o Gary.
Os campeões além dos norte-americanos
Considerando que os norte-americanos são os maiores campeões do mundo no golfe e que temos um sul-africano e no Top 7 e um de Jersey no Top 10, quem serão os outros? A verdade é que no Top 10 não aparece nenhuma outra nacionalidade se não essas mencionadas aqui.
Mas, a partir disso, a gente tem golfistas de Jersey (Harry Vardon), da Inglaterra (Nick Faldo e John Henry Taylor), da Espanha (Seve Ballesteros), da Escócia (James Braid e Willie Anderson), da Austrália (Peter Thomson), da Irlanda do Norte (Rory McIlroy) e de Fiji (Vijay Singh).
E pensando em países diferentes, a gente tem o Pádrag Harrington, que é da Irlanda. Da Alemanha há um representante, sendo o Martin Kaymer e o Bernhard Langer, que venceram 2 vezes em Majors. E lá da Coreia do Sul, vem o Yang Yong-eun, com uma vitória no Open.
Os maiores campeões por países
Como a gente notou, os Estados Unidos representam a maioria dos campeões dos Majors. Assim, são 59 títulos para eles em Masters, 82 em U.S. Open, 43 em Abertos e mais 80 no PGA. Um total de 264 troféus para norte-americanos. Na sequência, vem a Escócia, que soma 55 troféus, sendo a maioria em Open e nenhum em PGA.
Depois, a Inglaterra, com 35 títulos, a maioria em Opens. Outros país de destaque é a África do Sul, por conta do Gary. São 22 títulos para eles. E a Austrália tem 17 ao todo. A lista ainda passa por Jersey (9 títulos), Espanha (7 títulos), Irlanda do Norte (7 títulos) e Alemanha (4 títulos).
Um sul-americano na lista de maiores campeões do golfe
Antes de terminar essa leitura, a gente quer trazer aqui o fato curioso de que há um sul-americano nessa lista. Obviamente, ele está longe de ter os 18 troféus do Jack. Porém, aparece com 2 títulos em Majors, sendo o melhor representante da América do Sul.
Estamos falando de Ángel Cabrera, um argentino que venceu um Masters e um U.S. Open. No entanto, o fato é que ele nasceu na Espanha, apesar de ter representado a Argentina. Outra coisa é que era Zoólogo antes de iniciar na carreira esportiva. Curioso, não acha?