Julius Yego: quem é o atleta que aprendeu a jogar dardos no YouTube

Talvez você não acredite nessa história, mas deveria porque é verdade. Julius Yego é um jogador profissional de dardos que foi medalha de prata em Olimpíadas e campeão mundial da modalidade. O que pouca gente sabe é que o queniano aprendeu com vídeos do Youtube.

Saiba que ele tem no currículo a prata das Olimpíadas e mais um monte de ouro, como do mundial, do Commonwealth, do All-Africa Games e dos Africanos também. A gente vai contar sobre a história dele, que é considerada curta, já que parte de 2003. Veja que incrível.

Julius Yego: quem é o atleta que aprendeu a jogar dardos no YouTube
Foto: (reprodução/internet)

A conquista da prata nos Jogos Olímpicos de 2016

Vamos começar falando desse evento porque foi onde ele ficou famoso. Apesar de ter vencido o mundial no ano anterior, foi nos Jogos do Rio que ele ficou conhecido no mundo. Afinal, as Olimpíadas é um evento global e considerar o maior do mundo do esporte. 

Julius Yego: quem é o atleta que aprendeu a jogar dardos no YouTube
Foto: (reprodução/internet)

A primeira participação em Olimpíadas foi em 2012. Isso porque ele nasceu em 1989. Na época, ele tinha 23 anos. Na edição seguinte, em 2016, participou de novo, com a diferença de que ficou com a prata. Uma prata histórica, diga-se de passagem. 

Atualmente, ele tem 32 anos e mora em Nairobi, no seu país natal. Conseguiu uma distância de 77,15 em Londres e isso o deixou na 11ª posição. Depois, conseguiu uma distância de 88,24 no Rio e isso lhe rendeu a prata. O curioso é que ele é chamado de Sr. Youtube.

A história do Sr. Youtube para o Quênia

Antes de contarmos essa história toda sobre ele ter aprendido a jogar os dardos pelo Youtube, considere um fato: ele foi o primeiro atleta profissional a representar o Quênia na modalidade de lançamento de dardos em Jogos Olímpicos, lá em 2012.

Julius Yego: quem é o atleta que aprendeu a jogar dardos no YouTube
Foto: (reprodução/internet)

E em 2016 foi o primeiro queniano a subir no pódio nessa modalidade. Fora isso tudo que ele tem no currículo, Yego se tornou o primeiro atleta do Quênia e ter uma medalha em um evento de campo no campeonato mundial, ao vencer a edição de 2015, em Pequim.

Antes disso, ele havia sido considerado o “Atleta do Ano” do Quênia em 2011 e ficou em 3º lugar no Prêmio de Personalidade Esportiva do país. Foi o “Atleta do Ano” de novo em 2013. O mesmo em 2015. Se tornou capitão do país nos Jogos Africanos e nos Mundiais de 2019.

Como o Julius Yego começou no esporte

A história dele vem de 2003, quando ele começou a competir no atletismo. Iniciou em uma prova de 10 mil metros, porém, sempre terminava em 3º lugar. Foi então que decidiu mudar para o atletismo de dardos, já que gostava deles desde pequeno.

Julius Yego: quem é o atleta que aprendeu a jogar dardos no YouTube
Foto: (reprodução/internet)

Veja um trecho do que ele disse em uma entrevista: “Eu costumava ver os caras jogando um dardo de madeira na escola primária e tinha a sensação de que poderia ser melhor do que eles se eu tentasse. O meu irmão mandava bem nos dardos e eu tentei a sorte também”. 

Assim, começou a observar os vídeos no Youtube do que seria o seu “herói” da modalidade, o norueguês Andreas Thorkildsen. Depois, vídeos de outro herói, o finlandês Tero Pitkamaki.

Os recordes atuais do Sr. Youtube

Atualmente, o competidor é o recordista africano e detentor do recordo da Commonwealth para o evento, com um recorde pessoal de 92,72 metros. Esse dado ele conseguiu em 2015, sendo o melhor da sua carreira. Mas vale contar aqui sobre o progresso do atleta.

Julius Yego: quem é o atleta que aprendeu a jogar dardos no YouTube
Foto: (reprodução/internet)

Em 2009, ele conseguiu a marca de 74 metros. No ano seguinte, subiu para 75,44 metros. E continuou subindo, sendo: 78,34 metros, 81,81 metros, 85,40 metros em 2013. E em 2015 bateu o recorde que mantém até hoje. No último ano, 2019, ele fez 87,73 metros.

Agora, um recorde que ninguém sabe é que ele venceu a medalha de prata no Rio, porém, em um único arremesso, de 88,24 metros, já que ele tinha sofrido uma lesão no tornozelo direito e na virilha durante a mesma competição. Esse evento na saúde lhe trouxe prejuízo por 3 anos.

As medalhas mais importantes de Julius Yego

Só para a gente contextualizar as informações sobre os campeonatos que o Yego venceu, criamos esse tópico. Apesar da história ter começado lá em 2003, considere que os primeiros títulos importantes do atleta vieram a partir de 2010 e a gente conta isso agora.

Julius Yego: quem é o atleta que aprendeu a jogar dardos no YouTube
Foto: (reprodução/internet)

Em 2010, ele ficou com o bronze nos Jogos Africanos de Nairobi. A partir disso, venceu a cada ano um novo campeonato importante. Em 2012, por exemplo, ele ficou com o título do Africano e em 2014 com os Jogos da Commonwealth. Veja mais, em ordem:

  • 2010 – Bronze no Campeonato Africano
  • 2011 – Ouro no All-Africa Games
  • 2012 – Ouro no Campeonato Africano
  • 2014 – Ouro no Commonwealth e no Campeonato Africano
  • 2015 – Ouro no Mundial
  • 2016 – Prata nas Olimpíadas do Rio
  • 2018 – Ouro no Campeonato Africano
  • 2019 – Ouro no Campeonato Africano

Curiosamente, em 2013 ele só conseguiu um 4º lugar no Mundial. Já em 2017 foi a sua pior marca, sendo um 13º lugar no Commonwealth. Em 2019, ele ficou em 8º no Mundial, mesmo tendo vencido o Africano.

Quem é Julius Yego

Você já conhece uma boa parte da história profissional dele. Mas, não da parte pessoal. Vamos falar, brevemente, disso, agora mesmo. Ele nasceu em janeiro de 1989 em Cheptonon, distrito de Nandi, Quênia. Concluiu o ensino médio na Kapsabet Boys High School.

Julius Yego: quem é o atleta que aprendeu a jogar dardos no YouTube
Foto: (reprodução/internet)

Desde jovem, se interessou pelos dardos e logo começou a ver vídeos de atletas dessa modalidade, como Jan Zelezny e Andreas Thorkildsen. A ideia dele era se tornar um atleta mais técnico e competir em regionais do ensino médio. Que foi o que ele fez, ainda em 2003. 

Já em 2006, após treinar muito e ver vários vídeos, ele venceu o nacional júnior e quebrou o recorde de 67 metros no arremesso. Em 2008, venceu o primeiro título nacional profissional. O mesmo aconteceu em 2009 e 2010. E nesse ano que ganhou as medalhas que você já conhece.

Ele trabalhou na polícia?

Se você ler a biografia de Yego vai ver que ele tem como ocupação, além de esportista, o cargo de policial. Mas, será que isso é verdade? É sim e vale a pena contar sobre isso agora.

Julius Yego: quem é o atleta que aprendeu a jogar dardos no YouTube
Foto: (reprodução/internet)

O fato aconteceu logo após 2006, quando ele se tornou recordista júnior no Quênia. Assim, a polícia do país o patrocinou, dando uma oportunidade de trabalho e tempo para ele treinar. Foi esse impulso que fez o tornar um profissional, como ele já contou várias vezes.

Ainda assim, ele continuou sem técnicos para treinar e usou o Youtube para tirar essa diferença frente aos seus adversários. “Eu tinha que ver os vídeos para ver o que os outros estavam fazendo. Os meus rivais eram os meus modelos”. 

Como ele aprendeu pelo Youtube

Ninguém consegue explicar com exatidão como tudo aconteceu. Porém, através da história dele e de trechos de entrevistas que deu, o que se pode imaginar é que ele era alguém bastante perspicaz para aprender a profissão que lhe renderia várias medalhas com vídeos. Mais tarde, ele contou o seguinte: “Eu não tinha treinador e a minha motivação vinha de dentro. 

Julius Yego: quem é o atleta que aprendeu a jogar dardos no YouTube
Foto: (reprodução/internet)

Continuou, “treinar sem um treinador não é fácil. Eu vi no Youtube e realmente deu bons resultados. Eu aprendi as técnicas e as capacidades que eles usavam”.  Sobre Thorkildsen, ele disse ainda que percebeu que ao treinar ele poderia melhorar mais. Foi assim que ele conseguiu aperfeiçoar seus lançamentos e recordes. 

A ida de Yego para a Europa

Essa parte da história dele vale a pena contar porque ajudou demais o campeão do dardo a melhorar suas marcas. A IAAF, órgão que regula o esporte, concedeu a ele uma bolsa de estudos de 6 meses para treinar na elite da Europa. A ideia era ir para os Jogos de Londres.

Julius Yego: quem é o atleta que aprendeu a jogar dardos no YouTube
Foto: (reprodução/internet)

Mas, ele ficou só dois meses na Finlândia e logo voltou ao Quênia, para bater um novo recorde, de 79,95 metros. De volta a Finlândia, ele conseguiu 81,12 metros no Finnish Elite Games Series e um lance ainda melhor, 81,81 metros, o colocou nos Jogos de Londres.

Assim sendo, soma, entre as competições mais importantes do lançamento de dardos do mundo, uma medalha de bronze, uma de prata e mais 6 douradas. O mais impressionante é que ele conseguiu todas essas conquistas, após se dedicar assistindo competições do esporte no Youtube.

A quase não ida para os Jogos do Rio

Também vale mencionar aqui, para finalizar o texto, sobre a quase não ida dele para o Rio. Como assim? Apesar dos treinamentos na Europa, quando chegou no aeroporto, Julius ficou sabendo que não tinha passagem aérea no nome dele.

Por sorte, toda a equipe de atletas se recusaram a viajar até que a situação do Julius fosse resolvida. E depois de muita tensão, a federação conseguiu uma passagem para ele.