Esses 9 filmes de esporte de aventura vão deixar você sem ar

O que você faria se estivesse praticando um esporte de aventura e algum imprevisto acontecesse? Uma boa parte desses filmes contam sobre isso e são baseados em histórias reais. Se você não tem um coração forte é melhor não assistir porque eles tiram o fôlego.

E para escolher o melhor filme de todos, a gente precisaria fazer uma avaliação sobre o gênero que você mais gosta, o idioma, a duração e muito mais. Sendo assim, para não sermos injustos com você, leitor, optamos por criar uma listagem que segue a ordem cronológica

Esses 9 filmes de esporte de aventura vão deixar você sem ar
Foto: (reprodução/internet)

9 – Na Natureza Selvagem (2007)

Com o título original de “Into the Wild”, o filme foi dirigido por Sean Penn, que também é ator. Assim, conta a história real de Christopher McCandless, que é vivido por Emile Hirsch. O que esse esportista fez foi cruzar os Estados Unidos até o Alasca.

Esses 9 filmes de esporte de aventura vão deixar você sem ar
Foto: (reprodução/internet)

Por que? Para viver longe da sociedade moderna. O filme foi baseado na história contada no livro homônimo de Jon Krakauer, em um acontecimento da década de 1990. Mais tarde, o filme recebeu a nomeação por dois Globo de Ouro, vendendo no de melhor canção original.

Também foi indicado ao Oscar, sendo como o de melhor ator coadjuvante, para o papel de Hal Holbrook. E se você não sabe a relação com o esporte de aventura, a gente conta: o personagem de 22 anos abre mão da vida privilegiada e busca aventuras na natureza. 

8 – Evereste (2007)

Também lançado no ano de 2007, Evereste (ou Everest, no título original) é um filme que dispensa apresentações porque o nome já diz muito. De todo modo, você deveria saber que ele foi dirigido por Graeme Campbell e mostra uma história real, que vale a pena ver. 

Esses 9 filmes de esporte de aventura vão deixar você sem ar
Foto: (reprodução/internet)

Essa história é sobre dois grupos de alpinistas liderados por Rob e Scott. O foco deles é escalar o monte Everest. No entanto, eles não imaginavam uma nevasca que aconteceria e assustaria todos os aventureiros daquele dia. Obviamente, todos corriam risco de vida/morte. 

O filme teve uma recepção favorável do público, sendo que no Rotten Tomatoes, por exemplo, mantém uma classificação de 73%. A história que é narrada nele aconteceu em 1996. Ele também usa um livro de Jon Krakauer como base, chamado de No Ar Rarefeito.

7 – 127 Horas (2010)

No original “127 hours”, esse é um filme de drama, focado na biografia do alpinista Aron Ralston, que é vivido por James Franco. A direção é do Danny Boyle. E a história é sobre o esportista que ficou preso sob uma pedra gigantesca enquanto fazia canionismo. 

Esses 9 filmes de esporte de aventura vão deixar você sem ar
Foto: (reprodução/internet)

Se você não conhece esse esporte radical, considere que é quando o atleta explora um rio e passa por vários obstáculos, como pedras. O filme é considerado como uma obra de arte para quem curte a ideia de “ficar sem ar”. Então, há grandes chances de você gostar. 

É mais um filme criado a partir de uma obra bibliográfica. Dessa vez, estamos falando do livro do próprio alpinista, o Aron, que escreveu “Between a Rock and a Hard Place”. O filme tem várias indicações ao Oscar, ao Golden Globe, ao BAFTA e venceu 2 COFCA Awards. 

6 – Vida Sobre Rodas (2010)

Também temos outro filme do mesmo ano. Vida Sobre Rodas, na verdade, é um documentário brasileiro que fala sobre a últimas décadas do skate. Ou seja, um esporte radical dos mais amados no país, que tem atletas que são símbolos estampados em camisas e banners.

Esses 9 filmes de esporte de aventura vão deixar você sem ar
Foto: (reprodução/internet)

O filme é de Daniel Baccaro e traz depoimentos de pessoas como Tony Hawk, por exemplo. É um filme-documentário muito bacana, até mesmo para quem não é fã do esporte. Curiosamente, o filme foca nas 2 últimas décadas e começou a ser gravado em 2004. 

Do lado dos skatistas que aparecem, temos Bob Burnquist e Sandro Dias. 

5 – Santuário (2011)

Santuário (ou Sanctum) é um filme de Alister Grierson, que narra sobre o mergulhador Frank Maguire, que é representado pelo ator Richard Roxburgh. Ele enfrenta uma tempestade muito violenta após tentar explorar as cavernas subaquáticas. 

Esses 9 filmes de esporte de aventura vão deixar você sem ar
Foto: (reprodução/internet)

O resultado é que a pressão e o pouco tempo para se salvar faz o filme ser um dos melhores dramas dentro do assunto dos esportes radicais. O filme tem por trás nomes como de John Garvin e Andrew Wight, além da produção de James Cameron. 

É legal saber essas informações técnicas porque você pode ter a noção de que a mesma tecnologia usada em Avatar é usada nessa produção. E além de Frank, ele ainda estava com a sua equipe, que é formada pelo filho (Josh) e pelo amigo-economista (Carl). 

4 – O Caminho de Santiago de Compostela (2011)

O time original é bem menos exato, sendo “The Way”. No entanto, esse filme de 2011 foi considerado um dos melhores daquele ano no quesito “histórias de aventura”. Isso porque conta sobre a ida de um médico que vai para a Europa recuperar o corpo do filho morto.

Esses 9 filmes de esporte de aventura vão deixar você sem ar
Foto: (reprodução/internet)

O filho foi morto enquanto fazia o Caminho de Santiago de Compostela. Ele é tomado pela tristeza e pelo desejo de compreender o filho, sendo que opta por deixar a vida toda para trás e embarcar em uma peregrinação pela mesma rota que o filho fazia. 

É um drama muito intenso, inspirador, reflexivo. A crítica recebeu o filme muito bem, sendo que tem um 83% do Rotten Tomatoes. Por outro lado, anota caiu um pouco pela nota do especialista Andrew Schenker, da Slant Magazine. 

3 – Por Aqui e Por Ali (2014)

O título traduzido não é tão bom quanto o original, que é A Walk in The Woods. No entanto, a obra cinematográfica vale a pena. É um filme bem diferente dos outros que foram citados aqui porque é mais leve e mais descontraído, que cita família e amigos. 

Esses 9 filmes de esporte de aventura vão deixar você sem ar
Foto: (reprodução/internet)

Assim, é a história de amigos que estão na terceira idade. Porém, eles decidem fazer a Trilha dos Apalaches, que fica nos Estados Unidos e tem mais de 3 mil quilômetros. Durante a aventura, a dupla passa por maus e bons bocados. 

Há o obstáculo físico, assim como as situações mais inusitadas. Só que um dos pontos fortes é que o filme mostra o quão importante é o preparo físico e o planejamento antes de colocar o pé na estrada. 

2 – Caçadores de Emoção (2015)

É um título que já diz muito, certo? No original, Point Break, foi lançado em 2015 e traz a história de Johnny Utah (Luke Bracey), que é um agente do FBI. Ué, FBI agora é esporte radical? Calma, jovem. Ele recebe a missão de se infiltrar no meio de atletas esportivos. 

Esses 9 filmes de esporte de aventura vão deixar você sem ar
Foto: (reprodução/internet)

E esses atletas são bem radicais sim. O fato é que eles são acusados de cometerem vários crimes e roubos, de ordem milionária. Assim, o longo é uma reedição da obra que foi divulgada em 1991 e traz aventuras bacanas para quem gosta de esporte, como o surfe e a motocross.

O filme tem a direção de Ericson Core e foi gravado nos Estados Unidos, na Alemanha e na China.

1 – A Travessia (2015)

Mais um filme de 2015 que vale a pena você ver se estiver buscando por esporte de aventura é The Walk. Sendo assim, ele foi escrito por Christopher Browne e dirigido por Robert Zemeckis. É baseado na história de um acrobata, acredita?

Esses 9 filmes de esporte de aventura vão deixar você sem ar
Foto: (reprodução/internet)

Esse acrobata é um francês chamado Philippe Petit, que quando tinha 24 anos caminhou por um cabo entre as torres gêmeas do World Trade Center. Isso tudo no ano de 1974. Além de tudo, o filme traz nomes de atores e atrizes de renome. 

Quanto à crítica, o filme foi bem recebido, com diversos elogios quanto à direção. No Tomatoes, por exemplo, a percentagem média é bem alta, de mais de 85%, indicando um bom índice de aprovação. 

Os documentários sobre esporte

Para terminar o texto, queremos deixar aqui algumas próximas recomendações de filmes e documentários. Em algumas plataformas de streaming, como é o caso da Netflix, dá para encontrar uma seção que cita apenas os temas e títulos relacionados ao esporte. 

Esses 9 filmes de esporte de aventura vão deixar você sem ar
Foto: (reprodução/internet)

Assim, uma boa lista poderia considerar o novo documentário da Fórmula 1, que recebeu o nome de “F1 – Dirigir para Viver”. Tem ainda o “Atleta A”, “Fearless”, “Dieta de Gladiadores”, “Escalando Dawn Hill”, “Ícaro” e “Cada dia uma Surpresa – Time Movistar”. 

Além disso, tem aqueles que são sobre esportes variados, como “Last Change U – Basquete”, “Last Chance U – Futebol Americano”, “Losers – Boxe”, “24 Horas – Ford x Ferrari”, “Lutas Ancestrais”, “Ronda Rousey Story”, “Zion”, “QB1 – Só os Melhores”, entre muitos outros. 

Para quem gosta de futebol

Por outro lado, se você gosta de futebol, além dos esportes de aventura, considere que a Netflix também tem apostado muito nesse tema. Assim, dá para encontrar documentários e séries que falam de clubes específicos, especialmente, os grandes clubes. Veja alguns deles.

“Sunderland – Até Morrer”, “Matchday FC Barcelona”, “Pelé”, “Campeões da Copa”, “Maradona no México”, “Juventus – Prima Squadra”, “Alexis Viera – uma história de superação”, “Anelka – o incompreendido”, “Ronaldo”.