Na lista dos 7 times que mais disputaram a Libertadores da América tem representantes do Uruguai, Paraguai, Argentina, Peru e Bolívia. É isso mesmo! Apesar de os brasileiros terem um bom histórico de títulos, eles não estão entre os 7 que mais jogaram, acredita?
Aliás, nem mesmo se a gente aumentar a lista para o Top 10 aparecem os brasileiros. Apesar disso, os clubes do Brasil entram na lista de curiosidades da Libertadores, como aquele que mais venceu em uma edição ou que fez a maior goleada. Veja todos esses dados!
Sobre a história da Libertadores da América
A Libertadores da América tem 62 edições até aqui. Isso porque não inclui o Campeonato Sul-Americano de Campeões, que era antigo, como parte da competição. Então, os dados revelados partem de 1960, ano da primeira Taça Libertadores. Logo, são 25 clubes campeões.
Entre esses campeões, apenas 6 deles foram invictos. Com destaque para o Estudiantes, da Argentina, que conseguiu o feito 2 vezes seguidas. E já puxando o assunto para os próximos tópicos, considere que apenas 4 países tiveram representantes em todas as edições.
Assim, Argentina, Chile, Paraguai e Uruguai nunca ficaram sem um time na Libertadores. O Brasil tem destaque por ter sido o país que mais levou clubes diferentes para essa competição, sendo 28. O país com mais títulos é a Argentina, somando 25 troféus.
7 – Bolívar (Bolívia)
O nosso primeiro clube que vem no ranking dos que mais disputaram a Libertadores é da Bolívia. O Bolívar é quase centenário e um dos principais clubes do seu país. No entanto, ultimamente tem tido menos sucesso que nas décadas passadas.
Apesar disso, conseguiu um 4º lugar na Libertadores da América de 2014 e um 2º lugar no ano de 2004, na Copa Sul-Americana. Fora isso, tem 22 campeonatos nacionais, mais 3 copas, o torneio integrado, a copa Aerosul e a Cine Center.
Atualmente, o clube boliviano conta com 3 nomes brasileiros no seu elenco. Temos o zagueiro César Martins, que veste a camisa número 2. Além dele, os recém-contratados meio-campistas: Bruno Sávio e Francisco da Costa. O seu patrocinador é a Chevrolet!
6 – Sporting Cristal (Peru)
Aqui temos outra curiosidade. O atualmente fraco Sporting Cristal, que é do Peru, tem muita história em campeonatos internacionais, como é a Libertadores. Já participou de 36 edições, de um total de 60. Logo, tem o seu lugar de destaque.
O curioso é o fato de que o clube é um dos mais novos dessa lista. Enquanto o River Plate, citado abaixo, tem 120 anos, o Cristal tem metade disso, sendo 66 anos de história. Hoje, é comandado pelo renomado Alberto Gallardo.
Apesar de participar muito dessa competição, o clube não tem títulos. A melhor participação foi em 1997, quando ficou com o vice-campeonato. Já em termos nacionais, em pouco mais de 6 décadas de história vieram 20 títulos, o que dá 1 a cada 3 anos.
5 – River Plate (Argentina)
O primeiro e único clube argentino que vai vir nessa lista de hoje é o River Plate, que a gente conhece bem. O time tem 37 edições completadas na Libertadores, sendo que teve sucesso em 4 delas. Ou seja, é tetracampeão, sendo um dos mais vitoriosos.
Os títulos vieram em 1986, 1996, 2015 e 2018. Além disso, o River tem outros títulos intercontinentais, como a Copa Intercontinental, a Copa Interamericana, a Copa Suruga Bank, além da Sul-Americana, da Supercopa Libertadores e da Recopa.
Nos seus 120 anos de história, tem uma história bonita com astros do futebol. Por exemplo, Pablo Aimar, Marcelo Salas, Américo Gallego, Enzo Francescoli e outros. Aliás, Mario Kempes é um dos maiores goleadores da história do River Plate.
4 – Cerro Porteño (Paraguai)
Agora, um clube paraguaio. Aliás, um dos clubes paraguaios mais famosos do mundo. O Cerro Porteño é muito conhecido dos brasileiros porque já jogou várias vezes com os clubes daqui. Na Liberta, já esteve presente em 42 edições desde 1960.
Tem 109 anos e é um dos times que mais possui alcunhas. Em uma linha histórica, temos: Ciclón de Barrio Obrero, La Mitad Más uno, Clue del Pueblo até chegar no Azulgrana. Mas, vamos falar de títulos? Infelizmente, o clube não tem a Libertadores no currículo.
O máximo que conseguiu foi um 4º lugar e isso aconteceu várias vezes: 1973, 1978, 1993, 1998, 1999 e 2011. Tem um 3º lugar na Copa Sul-Americana também. Além disso, somente os títulos nacionais, como o campeonato paraguaio e a Copa da República.
3 – Olímpia (Paraguai)
Com 43 participações em edições diferentes desse campeonato da América do Sul, o Olímpia é um clube de destaque. Apesar de ser menos conhecido do que os que vão vir abaixo, hoje é uma referência para falar sobre Taça Libertadores da América.
O clube paraguaio tem 119 anos e fica na capital, Assunção. Do lado dos títulos mais importantes, sem dúvidas, as 3 Copas Libertadores, que vieram em 1979, 1990 e 2002. Uma curiosidade que pouca gente sabe sobre o Olímpia é que ele tem um 3º uniforme, Rosa.
Outro ponto bacana de saber sobre esse clube histórico é sobre o nome de seus jogadores. Vários famosos passaram por lá, com apelidos engraçados. É o caso de El Gran Capitán, Tito, Lobo, Rafagol, Yiyo, El Chino, El Beto, El Loco, Tacuara, Romerito, El Goyco, El Mono, El Peque, etc.
2 – Peñarol (Uruguai)
O segundo clube que mais disputou as edições da Libertadores é do Uruguai, o Peñarol. É um dos clubes mais tradicionais do país e do mundo, com 130 anos. Fica na capital, Montevidéu. Atualmente, soma 5 títulos da Libertadores, sendo em 1960, 1961, 1966, 1982 e 1987.
Ou seja, foi o clube a vencer a primeira edição da Taça Libertadores. Isso porque naquela época, ainda que fosse denominada como Copa dos Campeões da América, a Libertadores já era organizada pela Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol).
O clube venceu o Jorge Wilstermann (Bolívia) na primeira fase. Depois, venceu o San Lorenzo (Argentina). Até que chegou na final com o Olímpia (Paraguai). Alberto Spencer era um equatoriano que foi o artilheiro do Peñarol nessa edição, com 7 gols. O clube esteve presente em 47 edições da competição.
1 – Nacional (Uruguai)
O Nacional do Uruguai é o clube que mais esteve presente na Libertadores. Em 60 edições, ele esteve lá em 48 vezes. Fundado em 1899, o clube de 122 anos é um dos times mais antigos do mundo. Ele surgiu com a fusão de jovens universitários e dois clubes.
A primeira Libertadores vencida pelo Nacional foi em 1971. Na final contra um time argentino, eles venceram o Estudiantes. Depois, também venceu em 1980 e em 1988. O Nacional tem várias curiosidades na sua história, como o fato de hoje contar apenas com jogadores do país.
Com 5 goleiros, 10 defensores, 8 meio-campistas, 9 atacantes e o técnico, não é possível notar um estrangeiro. Por outro lado, na história do clube, a gente consegue se lembrar de 5 brasileiros que passaram por lá: Célio, Domingos da Guia, Henrique Frade, Manga e Patesko.
As curiosidades dos clubes brasileiros na Libertadores
Como falamos acima, não aparecem clubes brasileiros entre os que mais disputaram as edições da Taça Libertadores da América. Mas, há curiosidades. Por exemplo, o Cruzeiro é o clube que mais marcou gols em uma única edição, sendo 46 no ano de 1976.
O Cruzeiro também é o clube campeão com melhor aproveitamento, sendo que em 1976 levou o título com 88,46% de aproveitamento. Já o Flamengo é o que teve maior público, sendo que em 1981, em partidas no Maracanã, foram 516 mil torcedores em 6 partidas.
O Vasco da Gama é o clube com mais vitórias consecutivas, sendo 8. O Palmeiras se manteve invicto por 34 partidas com mando de casa, indo de 1979 até 2005. Além disso, manteve 17 partidas fora de casa sem perder, desde 2019. A maior goleada é do Santos, 9 a 2 em 2012.
Como se classificar para jogar na Libertadores da América
Antes de terminar o conteúdo, vale trazer aqui uma curiosidade. Afinal, todo mundo deve ter se perguntado, ao menos uma vez, qual é o caminho que leva um clube até a Libertadores do ano seguinte. Você sabe? Cada país tem as suas regras. No entanto, elas se parecem.
Assim, usa-se a classificação anterior do campeonato nacional para lançar seus clubes nesse campeonato internacional. Ou seja, o campeonato nacional mais importante é usado como meio classificatório. No Brasil, os melhores classificados no Brasileirão e o campeão da Copa do Mundo.
Hoje, a competição da Libertadores tem 44 equipes e de 10 países sul-americanos diferentes: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela. O que muda é a quantidade de clubes de cada país.
Os clubes estreantes na Libertadores de 2022
Agora que vimos um pouco mais sobre a classificação para essa competição, considere que para o ano de 2022 serão 5 clubes estreante nessa competição. Ou seja, 5 times que nunca jogaram antes e vão poder apreciar mais desse campeonato tão competitivo.
No Brasil, o Fortaleza conseguiu a vaga por terminar o campeonato nacional em 4º lugar. Já o Red Bull Bragantino, que fez investimento alto, também se classificou no nacional. Outro brasileiro é o América Mineiro, que foi bem no nacional. De outros países, os estreantes são: Plaza Colonia (Uruguai) e Montevideo City Torque (Uruguai).