Tudo sobre Handebol – história, regras e participação nas Olimpíadas de 2020

O handebol foi criado em 1919 por um professor de educação física e atleta alemão, Karl Schelenz. Em seu início, o esporte começou a ser praticado em países como Áustria, Suíça e Alemanha. Atualmente, é um esporte bastante praticado em todo o mundo e está nas Olimpíadas de Tóquio em 2020. 

O handebol, inicialmente, foi feito para ser um esporte feminino e era praticado ao ar livre. No entanto, alcançou também o público masculino em pouco tempo. Ele começou a fazer parte dos jogos olímpicos a partir de 1930.

Atualmente, o handebol tem o seu campeonato mundial realizado a cada dois anos. As seleções europeias são destaque nesta modalidade, enquanto o Brasil não tem muita representatividade. No entanto, para esse ano conseguiu vaga para a equipe feminina em Tóquio.

handebol
Foto: reprodução/internet

Saiba mais sobre as regras do Handebol e sua participação nas Olimpíadas de 2020 aqui, na continuação do nosso conteúdo.

Quais são os fundamentos do Handebol?

Os fundamentos são as técnicas e movimentos utilizados para jogar handebol. Se você não conhece os movimentos que podem ser feitos, nós vamos falar sobre cada um deles aqui.

5 principais movimentos do handebol

  • Empunhadura: a empunhadura é a maneira correta de segurar a bola. Deve-se segurar com a palma da mão e fazer pressão com as pontas dos dedos. Dessa maneira, os arremessos e os passes são facilitados;
  • Recepção: deve ser feita com as duas mãos paralelas, ligeiramente côncavas (curvadas) e voltadas para frente; 
  • Passe: o passe é o ato de lançar a bola entre os jogadores da mesma equipe. Dentro do esporte, é um dos fundamentos mais importantes. Ao todo, são 5 tipos de passes básicos, que são:
  1. Passe de ombro;
  2. Passe em pronação;
  3. Passe por trás da cabeça;
  4. Passe por trás do corpo;
  5. Passe picado.
  • Arremesso: o arremesso é o ato de lançar a bola em direção ao gol da equipe adversária. Nós também temos alguns tipos de arremesso, que são:
  1. Com apoio: quando o atleta está com os dois pés apoiados no chão no momento do arremesso;
  2. Em suspensão: quando o atleta salta e arremessa no ar;
  3. Com queda: o atleta se joga e lança o arremesso “por baixo”;
  4. Com rolamento: o jogador rola no chão no momento do arremesso com queda, isso serve para dar mais impulso
  • Drible: drible, é quando o jogador quica a bola, esse movimento, pode ser praticado com o atleta parado ou não. 
  • Finta: a finta é utilizada para escapar dos adversários durante a condução da bola. O objetivo é fugir de uma marcação, alcançar uma posição melhor para receber o passe, dentre outros. 

O vídeo a seguir demonstra na prática como são executados alguns desses movimentos:

Quais são as regras básicas do handebol?

As medidas de uma quadra oficial de handebol é de 40m x 20m. Diferentemente de outros esportes, a medida da quadra precisa ser necessariamente essa. As áreas de recuo são de 1m na largura e de 2m na linha de fundo. A área, por sua vez, tem uma distância de 6 metros do gol

O principal objetivo do jogo, obviamente, é fazer gols. Para isso, os jogadores utilizam os dribles, passes e recepções. As equipes precisam ter sete jogadores cada. Uma partida tem duração de 60 minutos, que são divididos em dois tempos de 30 minutos. Entre cada um dos tempos, há um intervalo de 10 minutos

Supervisão de faltas e atos irregulares

Foto: reprodução/ internet.

Dois árbitros são responsáveis por supervisionar o jogo, e um cronometrista pelo controle do tempo. Enquanto estiver com o posse de bola, o jogador poderá dar no máximo três passos sem passá-la adiante. Caso ele esteja quicando a bola, poderá dar mais passos. 

Em hipótese alguma, a bola poderá ser arrancada das mãos do adversário. Portanto, só é possível fazer a tomada de bola utilizando uma única mão aberta. É proibido aos jogadores permanecerem na área do goleiro. É permitido bloquear um jogador com o próprio corpo, sem que haja qualquer agressão física. 

No handebol, também existem os cartões vermelho e amarelo para as faltas. As faltas são registradas, dentre outras coisas, quando há o toque na bola com os pés ou com outra parte do corpo. 

Classificação das equipes de handebol para as Olimpíadas de Tóquio 2020

Os países classificados para a equipe masculina, são: Japão, Dinamarca, Argentina e Bahrein. E os países classificadas para a equipe feminina, são: Japão, França, Angola, Brasil e China.

Foto: reprodução/ internet.

A equipe feminina do Brasil conquistou uma vaga através dos jogos Pan-Americanos de Lima, em 2019, no Peru. Enquanto isso, a equipe masculina acabou sendo eliminada nas semifinais.