Entenda os benefícios da corrida e comece em 5 passos

Que as atividades físicas são importantes para a saúde, todos nós sabemos, não é verdade? Os médicos recomendam a prática de exercícios físicos para as pessoas de qualquer idade. No entanto, levamos uma vida corrida com trabalho, estudos e a busca da tal vida social, então frequentar uma academia nem sempre é uma tarefa fácil.

Para solucionar essa questão, vamos falar aqui sobre a corrida de rua que não precisa de muita coisa para ser praticada. Basta uma roupa mais confortável, um tênis apropriado, uma garrafinha de água e um local bacana. 

Imagine praticar uma atividade física sem gastar nenhum dinheiro a mais e fazer isso no horário que fica melhor para você. Se ainda não está convencido de que essa pode ser uma boa ideia, nós vamos falar aqui um pouco sobre as características da corrida e, provavelmente, alguma delas irá chamar a sua atenção.

corrida
Foto: (reprodução/internet)

Saiba mais sobre a corrida de rua e inicie a cuidar da sua saúde hoje mesmo, sem deixar para depois.

Os benefícios da corrida

Vamos iniciar falando a respeito de um estudo recente sobre o assunto. Um jornal de esportes, intitulado British Journal of Sports Medicine, lançou em seu folhetim um resultado bastante pontual. A prática de atividades físicas reduz em até 30% o risco de morte, isso independente da duração da atividade. 

Esse dado é bem alarmante e nos faz refletir sobre como pode ser simples cuidar da saúde. O estudo aponta que não é necessário ficar horas por dia se exercitando. Basta separar um tempo mínimo para correr ou fazer uma caminhada, para quem não está acostumado ou está sedentário.

10 benefícios da corrida para a saúde mental e física - Blog Vittude
Foto: (reprodução/internet)

Estudos realizados para comprovar a eficácia da corrida

Para chegar nesse resultado, os responsáveis pelo jornal fizeram uma análise de documentos importantes, como: apresentações em conferências, dissertações e teses de doutorado. Ao todo, 14 estudos foram analisados e os dados colhidos consistiram:

  • 232.149 pessoas teve a saúde rastreada por 5.5 a 35 anos;
  • Durante o período, 25.951 participantes morreram;
  • Houve 27% menos mortes por todas as causas para ambos os sexos em pessoas que praticavam alguma atividade física;
  • O risco para doenças cardiovasculares diminuiu 30%;
  • No caso do câncer, o risco diminuiu em 23%;
  • A pesquisa aponta que doses de corrida por pelo menos 1 vez por semana, com duração inferior a 50 minutos e uma velocidade de 8km por hora, já faz diferença significativa na saúde.

Como começar a praticar corrida

Quem não tem o hábito de correr ou está sedentário há algum tempo, tem dúvidas sobre como começar a praticar a corrida. Afinal de contas, não é possível virar um Usain Bolt da noite para o dia, não é verdade?

Para ajudar quem quer se beneficiar dessa prática, separamos aqui 5 passos para começar a correr.

Foto: (reprodução/internet)
  1. Consulte profissionais: faça um check-up para avaliar como anda a sua saúde e verifique com o seu médico se essa será uma boa prática para você. Consulte também, um profissional de educação física para montar um treino que se encaixe com as suas necessidades e biotipo;
  2. Faça uma progressão lenta e continuada: dependendo do seu condicionamento físico, não será possível correr muitos kms nos primeiros dias. Algumas pessoas não conseguem correr e precisam começar com uma caminhada e está tudo bem. O importante é começar;
  3. Estabeleça um período semanal: muitas pessoas têm mais facilidade em começar um projeto novo, determinando dias e horários. Se esse é o seu caso, faça isso. Muitos professores de educação física apontam que a prática da corrida, pelo menos 3X por semana, é excelente para quem está começando;
  4. Escolha um bom tênis: alguns tênis não são ideais para a prática da corrida. Com isso, muitos sentem dores e até tem alguns machucados nos pés. Procure por modelos que tenham um solado macio, que sejam leves e que auxiliem na transpiração;
  5. Tenha um objetivo. Isso vai ajudar a vencer a preguiça! Você poderá estabelecer um número de Kms diário, um tempo de prática da atividade, dentre outras coisas. Procure também, pensar sobre os motivos que te levaram a começar a correr.