Andar de bicicleta: 7 benefícios para mulheres

Andar de bicicleta não é mais uma brincadeira de criança ou meramente um transporte alternativo. Agora é uma maneira de emagrecer mais rápido e uma forma de manter ativa uma boa qualidade de vida.

O exercício traz inúmeros benefícios e para as mulheres é ainda mais empolgante, pois é uma maneira nova de enfrentar desafios, enfrentar seus medos e se manter disposta durante todo o dia.

Além da saúde física, andar de bicicleta libera endorfinas e serotoninas, substâncias que causam a sensação de prazer. Com isso a depressão, ansiedade e o estresse ficarão bem longe de você! Confira os 7 benefícios que o exercício traz ao corpo feminino:

bicicleta
Foto: (reprodução/internet)

1. Perda de peso

Este é um dos principais motivos para as mulheres andarem de bicicleta, pois não sobrecarrega as articulações. Além disso, também não requer tanto preparo e cansaço que as academias trazem. O melhor é que você pode acrescentar ele à sua rotina diária sem alterar os seus hábitos.

Por exemplo, você pode ir para o trabalho ou para a academia de bicicleta: ela acelera o metabolismo, fazendo com que a queima de calorias no corpo seja mais rápida. Isso evita o acúmulo de gordura no organismo, consequentemente, ainda que seja uma pedalada de apenas meia hora na semana, provavelmente irá perder uns quilinhos!

2. Resistência da musculatura

Para andar de bicicleta, o nosso corpo exige força de seus músculos. Com isso é possível exercitar praticamente todos os grupos musculares do corpo, na realidade é um dos únicos esportes com esse benefício. Ao andar de bicicleta todos músculos, tanto das pernas como dos braços, ficarão mais resistentes a medida que o esporte for praticado.

Foto: (reprodução/internet)

3. Controle da respiração

Por ser um esporte que exige muito oxigênio, você vai acabar exercitando muito a respiração, o que vai aumentar o fôlego para percursos mais longos. Além disso, os pulmões irão receber doses ainda maiores de oxigênio devido o aumento da frequência cardíaca, então você vai aguentar atividades mais intensas.

Esse é um dos benefícios que andar de bike proporciona. Você vai sentir os efeitos mesmo quando não estiver pedalando. Se o elevador quebrar, vai ficar fácil subir escadas sem ofegar!

4. Redução do colesterol

Como dito anteriormente, o ciclismo acelera o metabolismo e com isso, as substâncias que eliminam o colesterol ruim, fazendo com que elas sejam rapidamente queimadas. Então, vai ser mais fácil comer aquela carne com uma gordurinha, ou a sobremesa no domingo, sem levar um puxão de orelha.

bicicleta
Foto: (reprodução/internet)

5. Prevenção de doenças sanguíneos e cardiovasculares

Quando você pedala, o nível de açúcar no sangue é equilibrado. Se você tiver diabetes já sabe que tem mais um ótimo motivo para aproveitar os benefícios de andar de bike, pois controla a glicemia.

As artérias e veias são exercitadas também, a contração e o relaxamento delas ficam mais rápidos, o que auxilia a abaixar a pressão arterial. Isso traz benefícios ao coração, deixando a pressão equilibrada e diminuindo o esforço para bombear sangue para o corpo.

6. Melhoria na qualidade do sono

Pedalar todos os dias pode contribuir para uma maior qualidade do sono, melhora a vida de pessoas sedentárias que sofrem de insônia. Uma pesquisa revelou que o tempo necessário para que estas pessoas adormecessem diminuiu a metade e o tempo de sono aumentou em quase uma hora, quando praticaram de 20 a 30 minutos de ciclismo por dia.

Foto: (reprodução/internet)

7. Melhoria nas relações sexuais

A prática do ciclismo tonifica também os vasos das coxas e das pernas e, também, a irrigação sanguínea nos órgãos genitais e vasos pélvicos. Isso colabora com uma melhor ereção peniana e aumenta a lubrificação vaginal.

Resumo de benefícios da pedalada

  • Ativação da circulação;
  • Maior condicionamento físico;
  • Fortalecimento dos músculos abdominais e pernas, o que vai melhorar o tônus muscular;
  • Fortalecimento do coração;
  • Prevenção de diabetes e problemas vasculares;
  • Diminuição das chances de lesões e problemas de artrite.