Tailteann Games – O que são os Jogos Gaélicos e como surgiram

Você sabe o que são os Jogos Gaélicos? A história por trás deles também conta sobre esse país, a Irlanda. Entre guerras e fatos relevantes, essa competição entrou e saiu de cena, sendo que até hoje tem esportes em formatos bastante exclusivos da região. 

Talvez você já tenha tido a curiosidade de pesquisar sobre o futebol gaélico, o hurling, o rúgbi. Mas, talvez nem saiba que eles são os esportes mais populares desse país, né? Por outro lado, a Seleção da Irlanda chegou nas quartas-de-final da Eurocopa de 2016 – que façanha!

Tailteann Games - O que são os Jogos Gaélicos e como surgiram
Foto: (reprodução/internet)

A origem dos Jogos Gaélicos

As práticas de esportes na Irlanda acontecem desde, pelo menos, 632 a.C. Isso é o que conta a mitologia local, através do Tailteann Games, como eram chamados os jogos daquela época. Eles foram criados pelo deus Lugh Lámfada em homenagem a mãe de criação, rainha Tailtiu.

Tailteann Games - O que são os Jogos Gaélicos e como surgiram
Foto: (reprodução/internet)

No entanto, os eventos não eram apenas esportivos. Por exemplo, havia competições de poesia, de música, de dança, etc. Tudo o que estava relacionado à cultura gaélica estava lá. Entre os esportes, estavam: atletismo, hipismo e hurling. 

Inclusive, os jogos têm esse nome, gaélico, por um motivo. É uma referência que surgiu em 1770 considerando os celtas que povoaram a ilha da Irlanda e da Escócia. 

O fim dos Jogos Gaélicos?

O que aconteceu a seguir é um fato histórico. Os ingleses invadiram a ilha da Irlanda no fim do século XII, sendo que isso tornou o território feudal submetido a um rei inglês. Já no ano de 1366 surgiram estatutos de Kilkenny, que restringia o nacionalismo irlandês. 

Tailteann Games - O que são os Jogos Gaélicos e como surgiram
Foto: (reprodução/internet)

Por exemplo, tornou-se proibida a prática do hurling. E mais tarde, o Estatuto de Galway e o Ato de Observância Dominical eram direcionados ao caid, que era uma espécie de futebol gaélico da época, que surgiu um pouco depois dos outros esportes. 

Em 1542, a região se tornou reino. Assim, o Reino da Irlanda teve nobres que se dedicavam a preservação da cultural local. Por isso, durante o século XVIII, eles voltaram a patrocinar os Jogos Gaélicos, especialmente no sudoeste do país. 

Os novos esportes na Irlanda

Também através de conceitos históricos dá para entender mais desses esportes e jogos. Os Jogos Gaélicos continuaram acontecendo em regiões como Kerry e Cork, mesmo sendo proibidos. Só que no século XIX houve um impacto maior nisso tudo.

Tailteann Games - O que são os Jogos Gaélicos e como surgiram
Foto: (reprodução/internet)

Os reinos da Irlanda e da Grã-Bretanha se fundiram. No meio disso, o futebol inglês e o rúgbi chegaram aos países, acabando fazer os esportes mais tradicionais serem deixados de lado. Mais tarde, eles ainda sofreram com a Grande Fome.

Assim, cerca de 1 milhão de pessoas morreram e outras emigraram. A população da região foi reduzida em 25% e, por isso mesmo, a prática dos esportes gaélicos caiu mais ainda. Foi nesse contexto que surgiu a Gaelic Athletic Association (GAA).

As regras para os esportes gaélicos

Também vale citar que nesse meio tempo todo, os esportes possuíam regras diferentes para cada região. Ou seja, a partida de hurling acontecia de um jeito em Cork e de outro em Mayo. Mas, em 1884, Michael Cusack, publicou uma carta com a intenção de unificar as regras.

Tailteann Games - O que são os Jogos Gaélicos e como surgiram
Foto: (reprodução/internet)

Foi aí que a Associação ganhou força. Além de unificar as regras do futebol, hurling, camogie, handebol e rounders, ela também ficaria responsável por promover o nacionalismo e a cultura irlandesa sobre o domínio britânico. Os britânicos foram proibidos de filiar-se aos jogos.

Só que logo após isso começaram as guerras locais e incidentes de agentes secretos britânicos. No fim da Guerra de Independência, a Irlanda foi dividida entre Irlanda e Irlanda do Norte. Em 1924, após isso, volta o Tailteann Games, com formato tradicional. 

Os Jogos Gaélicos de 1924

Curiosamente, mesmo após toda a história que contamos até aqui, esse evento de 1924 foi considerado o maior e mais importante. Isso porque ele voltou a acontecer com um número expressivo de atletas, sendo 5 mil.

Tailteann Games - O que são os Jogos Gaélicos e como surgiram
Foto: (reprodução/internet)

No mesmo ano, as Olimpíadas de Paris contaram com apenas 3 mil atletas, por exemplo. O fato é que os Jogos Gaélicos ainda aconteceriam em duas novas edições, sendo em 1928 e 1932. Porém, foi pausado após isso, devido a Segunda Guerra Mundial.

Então, com o fim do regime parlamentarista irlandês, os Jogos foram cancelados e permanecem assim até os dias atuais. Só que a história não termina assim, ok?

A Constituição de 1937 e a República da Irlanda

Em 1937 os esportes gaélicos voltaram a ganhar força na região toda. A se considerar que foi um período mais tranquilo por lá, especialmente entre 1940 e 1950. Assim, as práticas gaélicas, mesmo sem a competição, voltaram a acontecer. 

Tailteann Games - O que são os Jogos Gaélicos e como surgiram
Foto: (reprodução/internet)

Podemos falar ainda que Ulster teve uma colonização mais tarde e isso acabou resultado em novos conflitos na Irlanda do Norte. O tratado de paz veio a partir da década de 1990. Em 2002, uma grande surpresa: Irlanda e Escócia se candidataram para sediar a Euro 2008.

Após algumas emendas, alguns estádios passaram a ser proibidos de aceitar jogos do futebol inglês, do rúgbi ou do críquete, por exemplo. Por exemplo, há uma disputa até hoje sobre a prevalência dos esportes inglês e gaélicos em toda a região.

Entendendo o futebol gaélico

Assim, a gente chega no tópico que vai falar da principal diferente dos esportes gaélicos para os ingleses. Aliás, vamos usar o exemplo do futebol, que é o esporte mais popular do mundo e, possivelmente, você conhece a maioria das regras. 

Tailteann Games - O que são os Jogos Gaélicos e como surgiram
Foto: (reprodução/internet)

O futebol gaélico hoje em dia é chamado de futebol irlandês. Ele é bastante parecido com o futebol inglês, mas há diferenças. Junto com o hurling, ele é o esporte mais popular do país. Vamos falar mais do futebol gaélico no próximo tópico.

O futebol gaélico

Nesse esporte, cada time tem 15 jogadores em um gramado retangular com traves em forma de H que ficam no fim do campo. O objetivo é marcar gols, levando a bola com chutes e socos. O time com mais pontos vence a partida. A bola que vai sobre o travessão vale 1 ponto, abaixo vale 3 pontos.

Tailteann Games - O que são os Jogos Gaélicos e como surgiram
Foto: (reprodução/internet)

Os jogadores podem avançar no campo carregando a bola em um movimento de soloiar. Ou seja, fazendo embaixadas e pegando a bola novamente. Também podem chutar, tocar com os pés ou com as mãos para os companheiros de time. 

É um jogo descendente do caid, que foi chamado de futebol irlandês nos tempos antigos. O jogo dura 60 minutos, sendo dois tempos de 30 minutos. Os empates vão para a prorrogação. Há árbitros e umpires, que julgam os pontos de cada equipe. 

Os outros esportes gaélicos atuais

Além do futebol que acabamos de citar, o hurling também é um esporte gaélico bastante comum na Irlanda. Ele tem origem celta e é próximo do hóquei, sendo jogado por 2 times com 15 jogadores cada um. A bola é pequena e o objetivo é marcar gols usando bastões.

Tailteann Games - O que são os Jogos Gaélicos e como surgiram
Foto: (reprodução/internet)

O jogo é contabilizado em gols e pontos. Cada partida tem 60 minutos. Já o rúgbi é mais conhecido porque é famoso em outros países também. É aquele da bola oval, que pode ser jogada com as mãos e com os pés nos lançamentos. Ele tem muito contato físico.

A duração de um jogo de rúgbi é de 14 minutos em dois tempos de 7 minutos cada. Atualmente, a Irlanda é uma das principais seleções de rúgbi do mundo.

A Irlanda no futebol inglês – Copa do Mundo e Eurocopa

O futebol que conhecemos mundialmente não é o gaélico e sim o inglês. A curiosidade está no fato de que atualmente a Irlanda tem se mostrado uma ótima seleção do futebol inglês também, conseguindo chegar as quartas-de-final da Eurocopa, em 2016. 

Tailteann Games - O que são os Jogos Gaélicos e como surgiram
Foto: (reprodução/internet)

Isso porque a Irlanda sempre ficou atrás da sua conterrânea Irlanda do Norte. E há fatos históricos aqui também. A Seleção Irlandesa era unificada entre as Irlandas entre 1882 e 1950. Depois, deixou de ter jogadores. 

Só que nesse meio tempo chegou a jogar os Jogos Olímpicos de 1924 através do Estado Livre Irlandês. Por isso, há uma grande confusão com o nome Irlanda no futebol. Atualmente, há a República da Irlanda e a Irlanda do Norte, conforme a FIFA. 

A ascensão da Irlanda no futebol

Essa ascensão vem a partir dos anos de 1990, quando o pais usou jogadores que possuíam ascendência irlandesa, mas eram nascidos no Reino Unido e na Inglaterra. Assim, foram para o Mundial de 1990, 1994 e 2002. E já havia se classificado para Eurocopa de 1988.

Tailteann Games - O que são os Jogos Gaélicos e como surgiram
Foto: (reprodução/internet)

Até hoje, o jogador mais famoso do país é Roy Keane. Já na atualidade, o Robie Keane, é outra evidência do bom futebol irlandês. Outros nomes de destaque são: Damien Duff, John O’Shea, Shay Given, Johny Giles, etc. 

Atualmente, a seleção é composta de jogadores que atuam em grandes clubes, como Celtic, Liverpool, Newcastle, Shamrock, Anderlecht.

O melhor e o pior resultado

A seleção de futebol da Irlanda teve o seu melhor resultado em um jogo no ano de 1983, quando venceu Malta por 8 a 0. Já o pior resultado foi contra o Brasil, em 1982, na derrota por 7 a 0 em Uberlândia. 

Em termos de Copa do Mundo, o ano de 1990 foi o melhor, quanto a seleção chegou nas quartas de final. A mesma posição da Eurocopa de 2016.