O que há de tão bom na natação?

A natação é diferente de qualquer outro esporte terrestre porque, convenhamos, você com certeza se molhará, e não apenas de suor. É o treino de escolha para pessoas que estão se recuperando de cirurgias nas articulações ou outros procedimentos, mas também é um esporte olímpico altamente competitivo.

Tem interesse em praticar natação? Para motivá-lo, separamos aqui apenas algumas dos vários benefícios que o exercício proporciona aos praticantes.

Foto: reprodução/ internet.

É de baixo impacto

A água levanta você, e a flutuabilidade natural fornecida pelo exercício em uma piscina remove o impacto que você sentiria ao correr em um nível semelhante de intensidade. Por este motivo, é um ótimo exercício para indivíduos mais velhos ou com sobrepeso que procuram maneiras de se manter em movimento sem adicionar estresse adicional às articulações, uma vez que a água suporta cerca de 90% do peso do seu corpo.

Mas a natação não é apenas para o atleta iniciante ou em recuperação. É um exercício útil para atletas mais avançados porque exercita todo o corpo. A natação oferece treinamento de resistência por meio do peso da água em si e treinamento aeróbico com foco especial na forma e na respiração.

Além disso, até certo ponto, pode até ser considerado um treinamento de força, já que você está construindo massa muscular magra à medida que você vai e volta na piscina.

É bom para o seu cérebro

Assim como caminhar, correr e outras atividades físicas metódicas, a natação pode produzir certo tipo de atenção plena concentrada. Quando você usa a forma adequada com a natação, toda respiração é feita conscientemente, assim como nas práticas de meditação e atenção plena.

O respingo constante de água, a sensação de estar apoiado no espaço e a natureza rítmica de mover seus braços e pernas trabalham juntos para limpar sua cabeça, permitindo que você se concentre em nada mais do que a tarefa em mãos.

O que há de tão bom na natação?
Foto: reprodução/ internet.

É uma habilidade para a vida

De acordo com os Centros de Controle de Doenças, o afogamento não intencional é a quinta maior causa de morte devido a ferimentos não intencionais nos EUA, e eles nem estão contando os acidentes de barco. O CDC relata que cerca de 10 pessoas morrem todos os dias por afogamento, e um quinto dessas mortes são de crianças menores de 15 anos.

Portanto, aprender a nadar e praticar habilidades básicas de segurança na água é uma habilidade essencial para qualquer pessoa que possa encontrar corpos d’água abertos, incluindo piscinas, lagos e oceanos.

A natação pode ser uma atividade individual ou em grupo

A natação pode ser o que você quiser. Quer se reunir com um grupo de amigos e mergulhar em um lago por uma tarde? Precisa passar algum tempo ouvindo apenas o som da água clorada batendo nas laterais da piscina? Ou talvez você apenas queira fazer um treino de corpo inteiro da maneira mais eficiente possível? Não importa qual seja sua preferência, a natação está lá para você.

É versátil e adaptável

Ao contrário do ciclismo ou da corrida, a natação oferece a capacidade de se concentrar em diferentes grupos musculares e partes específicas do corpo. Isso, por sua vez, significa que você pode evitar sobrecarregar outras partes do corpo que podem precisar de uma chance de cura ou recuperação.

A natação pode fazer parte do seu relaxamento após uma sessão da série Ultimate Fat Burn de Marissa Rivero, ou pode ser integrada ao seu treinamento intervalado de alta intensidade (HIIT).

Te força a se concentrar na respiração

Conforme você progride como nadador, seu corpo e cérebro aprendem a inspirar e expirar como parte do treinamento. Este foco em tomar, usar e expelir a respiração aumenta a resiliência pulmonar e a capacidade de manter os níveis de oxigênio, mesmo quando o corpo está sob estresse físico.

Ao contrário dos atletas que praticam esportes e exercícios terrestres, os nadadores são forçados a colocar a respiração na frente e no centro de seu treino.

É ótimo para o seu coração

Foto: reprodução/ internet.

Como outros exercícios aeróbicos, a natação produz resultados positivos para a saúde cardiovascular. A natação regular pode reduzir a pressão arterial, aumentar a função cardiopulmonar e contribuir para outros benefícios positivos à saúde, como diminuir o colesterol e fortalecer o sistema imunológico geral.

Natação queima gordura

De acordo com um estudo publicado em 2010 por pesquisadores australianos na revista médica Metabolism, a natação tem efeitos positivos não apenas na perda de peso, mas também na distribuição de gordura corporal. Os especialistas explicaram que a distribuição da gordura corporal é uma medida mais relevante dos riscos à saúde do que a quantidade total de gordura corporal.

Especificamente, a natação ajuda a melhorar e reduzir a gordura intra-abdominal ou visceral, ou seja, a gordura da barriga. Além do efeito positivo que a perda de gordura da barriga tem sobre o seu físico, a redução da gordura da parte superior do corpo reduz o risco de diabetes, hipertensão, doenças cardíacas, alguns tipos de câncer e colesterol alto.

Traduzido e adaptado por equipe Esporte Certo.

Veja mais: FIFA muda data da Copa do Mundo de Clubes para fevereiro de 2021

Fonte: Fit Plan App