Ledio Pano – O jogador que tem 100% de aproveitamento em pênaltis

Você até pode achar que isso é uma grande bobagem. Só que não é sempre que se vê alguém que acerta todos os pênaltis que bate no futebol, certo? Ledio Pano é quase que uma lenda dessas cobranças e mantém o recorde de 100% de aproveitamento.

Agora, você pode fazer um estudo breve e ver que até no Brasil há gente com 100% de aproveitamento nos últimos anos, certo? Só que a questão é que o Ledio cobrou 50 pênaltis em toda a sua carreira e nunca errou nenhum deles. O que é impressionante demais.

Ledio Pano - O jogador que tem 100% de aproveitamento em pênaltis
Foto: (reprodução/internet)

Jogadores brasileiros com 100% de aproveitamento desde 2019

Raphael Veiga estreou pelo Palmeiras em 2017. De lá até aqui, ele marcou 11 gols de pênalti no tempo regulamentar e mais 2 em disputas terminadas por pênaltis. O resultado é simples: 100% de aproveitamento. Por isso, ele é uma referência no futebol nacional.

Ledio Pano - O jogador que tem 100% de aproveitamento em pênaltis
Foto: (reprodução/internet)

Assim, ele acaba ocupando um espaço complicado na lista dos batedores de pênaltis brasileiros, que considera Gabigol, Fábio Santos, Marinho, por exemplo. Aliás, o Gabigol tem 95% de aproveitamento, já que de 20 cobranças, ele acertou 19 e 1 bateu no travessão.

Além do Veiga, o Brasil tem mais 2 jogadores com 100% de aproveitamento em pênaltis desde 2019. O primeiro é o Fábio Santos, com 15 cobranças e 15 gols. Depois, o Marinho, com 8 cobranças e 8 gols. Mas, nada comparado com o Ledio, que você vai conhecer abaixo.

Os números de Sérgio Ramos e Robert Lewandowski

E já que estamos falando sobre dados interessantes, antes de falar do Ledio, vamos citar aqui dois nomes mais comuns hoje em dia no futebol. O Sérgio Ramos é um espanhol que conseguiu um feito que vem desde 2018.

Ledio Pano - O jogador que tem 100% de aproveitamento em pênaltis
Foto: (reprodução/internet)

Ele é um zagueiro que não perdeu pênaltis desde essa data. Assim, foram 17 feitos pelo seu clube, o Real Madrid e mais 5 pela seleção da Espanha. 

Já Robert Lewandowski, que é um alemão matador, conseguiu a marca de 31 gols convertidos de forma consecutiva – ou seja, sem errar algum entre eles. Isso foi entre 2015 e 2017. Porém, nenhum deles chega perto de Ledio Pano. E agora sim, você vai entender os motivos. 

Quem é o Ledio Pano

É um libanês, nascido em 1968 (hoje, com 52 anos), que jogou futebol em boa parte da vida e atuava como meio-campista. Ele é filho de outro ex-jogador de futebol da Albânia, o Panajot Pano. Portanto, o esporte vem de berço, como se diz no linguajar mais comum.

Ledio Pano - O jogador que tem 100% de aproveitamento em pênaltis
Foto: (reprodução/internet)

Com base em informações da UEFA, o Ledio encerrou a carreira com 100% de aproveitamento em pênaltis, sendo que ele fez a cobrança de 50 penalidades máxima. Assim, foram 50 gols marados. Ao lado de Peter Noble, ele tem 100% de aproveitamento na carreira.

Abaixo, nós vamos mencionar mais do Peter Noble. Só que agora o texto é para falar do Pano. E, inclusive, também vamos falar de outro jogador, um inglês, que chegou bem perto do feito do Ledio Pano nas cobranças de pênaltis. Portanto, leia com atenção até o fim.

A carreira de Ledio Pano

Apesar de ser um incrível cobrador de pênaltis, saiba que Ledio não tem muitos títulos na carreira. Exceto um campeonato nacional da Albânia, que ele conquistou em 1986 enquanto defendia o Partizani Tirana.

Ledio Pano - O jogador que tem 100% de aproveitamento em pênaltis
Foto: (reprodução/internet)

Aliás, esse foi o clube que ele começou, desde a juventude, em 1986. Em 1991, ele se profissionalizou. E logo se transferiu para o Luftetari, do mesmo país. Em seguida, foi para a Grécia e jogou pelo Skoda, Panelefsiniakos e PAS Giannina.

Já no fim da carreira, em 2001, voltou para a sua casa, para a sua cidade e para o Tirana. Pela seleção nacional, ele jogou no Sub-21 e depois no profissional, entre os anos de 1985 e 1996. Em dois gols pela seleção de base e outro pela seleção principal, marcado contra a Grécia.

As transferências de Ledio Pano

O histórico de Ledio Pano começa lá em 1986 quando ele sai da base do Partizani e vai para o profissional. Depois, em 1991, é transferido para o KS Lutfterari e assim segue até o ano de 2002, quando encerra a carreira, também pelo Partizani.

Ledio Pano - O jogador que tem 100% de aproveitamento em pênaltis
Foto: (reprodução/internet)

No entanto, não há informações sobre o valor de mercado dele ou a quantia que foi paga em cada uma das transferências. Porém, há algumas informações interessantes sobre os jogos que ele disputou e os gols que marcou, como vamos mencionar no próximo tópico.

Antes disso, saiba que ele jogou também a Taça dos Campeões Europeus em 1987, quando o Partizani perdeu de 4 a 0 para o Benfica, de Portugal. Tem mais 2 jogos pela Taça Uefa, sendo em 1990, quando o seu clube perdeu para o Craiova, da Bélgica.

Os gols de Ledio Pano em toda a carreira

Além dos gols que ele marcou pela seleção, dá para citar também os que fez em clubes.

Ledio Pano - O jogador que tem 100% de aproveitamento em pênaltis
Foto: (reprodução/internet)

Por exemplo, a maior participação é na Super League 1, que é a primeira divisão da Grécia. Ele tem 74 partidas, 30 gols e 17 cartões amarelo. Já na Football League, que é a terceira divisão da Grécia, ele tem 4 partidas e 2 gols. O outro gol foi pela Copa Nacional da Grécia. 

Assim, o total de gols dele é de 33 em 82 jogos que foram considerados. 

Os jogos de Ledio Pano pela Albânia

Na Albânia, ele estreou em 1987, quando o treinador era o Agron Sulaj. Assim, conseguiu jogar por 9 vezes e marcar um único gol, o qual já citamos acima. A estreia foi com 18 anos. E dos jogos totais, a maioria foi para a qualificação para o Europeu.

Ledio Pano - O jogador que tem 100% de aproveitamento em pênaltis
Foto: (reprodução/internet)

Já o gol que ele marcou foi em um amistoso e depois ainda jogou mais uma vez pela competição que qualifica para o mundial. 

Ao todo, ele esteve no plantel por 10 vezes, começou 5 vezes como titular, foi usado 4 vezes como suplente (reserva) e uma vez não foi usado como suplente. 

Sobre a seleção da Albânia em Copas do Mundo

É curioso saber que a Albânia nunca participou de jogos da Copa do Mundo. Entre o “não participou” e o “não qualificou”, a seleção nunca teve história para contar. Já na Eurocopa, ela tem se mostrado mais atenciosa nos últimos anos.

Ledio Pano - O jogador que tem 100% de aproveitamento em pênaltis
Foto: (reprodução/internet)

Assim, a melhor posição havia sido em 1964, quando ficou na primeira rodada. Mas, em 2016, conseguiu um incrível 18º lugar. Por isso, se a gente avaliar o ranking da FIFA, nós vamos ver que ela melhorou a posição. Em 1997 estava em 124º lugar e em 2010 ficou em 71º lugar. 

Curiosamente, Pano não está entre os principais nomes, nem como jogador com mais partidas e nem como artilheiro. Essas posições são ocupadas por Lorik Cana, que jogou 92 vezes e Erjon Bogdani, que marcou 19 gols na história da seleção. 

Peter Noble – também com 100% de aproveitamento em pênaltis na carreira

Peter foi um atacante inglês que nunca jogou pela Seleção da Inglaterra. Assim, todos os pênaltis anotados por ele foram pelos clubes. Ele nasceu em Sunderland e também nunca jogou pela equipe da sua cidade natal – o que é algo pouco provável.

Ledio Pano - O jogador que tem 100% de aproveitamento em pênaltis
Foto: (reprodução/internet)

Entre os principais clubes que ele passou, a gente cita o Newcastle e o Burnley. Ele também tem uma conta simples, que dá 100% de aproveitamento. No entanto, ele tem bem menos cobranças do que o Ledio, sendo apenas 27. Ainda assim, um aproveitamento e tanto, não é?

Peter morreu em 2017, aos 72 anos, e deixou na história dois prêmios, o Swindon Town FC Playe of the Season e o Burnley Footaball Club Legend.

Matthew Le Tissier – foi quem mais chegou perto de Ledio Pano

Outra espécie de bônus que trouxemos aqui é para falar de Tissier. Ele foi um dos maiores batedores de pênalti que o futebol já viu. Ele nasceu em Guernsey, que é da Coroa Britânica e logo se mudou para a Inglaterra, o país do futebol moderno.

Ledio Pano - O jogador que tem 100% de aproveitamento em pênaltis
Foto: (reprodução/internet)

Isso em 1985, quando ainda era um jogador de base. O primeiro clube foi o Southampton, onde marcou mais de 200 gols. Jogou pela Inglaterra em 1994. E a façanha dele está em ter cobrado 48 pênaltis na carreira e ter errado apenas um, no ano de 2002, pelo Eastleigh.

Atualmente, o Tissier é comentarista esportivo e presidente honorário do Guernsey FC. O ex-meia-atacante também tem história por ser um dos poucos a marcar mais de 100 gols na Premier League, sendo o primeiro meia a fazer isso.

Cristiano Ronaldo – o jogador com mais gols de pênalti na carreira

E a gente não poderia terminar sem falar do Cristiano Ronaldo. O português é um fenômeno dentro de campo. Ele é o que mais fez gols de pênalti na história do futebol, sendo que tem uma marca impressionante de 129 gols marcados nessas cobranças. 

Do total, ele errou 25. Nos últimos anos, aliás, ele bateu o recorde de gols de pênaltis marcados em uma única edição da Serie A Italiana: foram 12. Depois dele, vem o Lionel Messi, com 96 pênaltis marcados e o Francesco Totti fecha a lista, com 86 gols dessas cobranças.