As 7 melhores atividades físicas para idosos

Quando se está chegando ao fim da idade adulta, que é próxima a fase da velhice, muita gente acha que a prática de atividades físicas tem que ser cortada. O motivo tem a ver com a preocupação da lesão. No entanto, não é bem assim que isso funciona. 

Isso porque estudos mostram que se  a atividade for bem-feita e orientada, os idosos podem se beneficiar delas, inclusive, melhorando a qualidade de vida, aumentar a força dos músculos, ganhando mais equilíbrio e mais confiança para fazer as atividades do dia a dia. 

As 7 melhores atividades físicas para idosos
Foto: (reprodução/internet)

Os benefícios da atividade física na terceira idade

Antes de começarmos com essa lista de esportes e atividades para os idosos, é legal comentar que essa prática traz muitas vantagens. Além da parte física, do condicionamento e alongamento, há de se pensar também na questão cardiorrespiratória, social e mental.

As 7 melhores atividades físicas para idosos
Foto: (reprodução/internet)

Na conta final, isso quer dizer que o praticante vai estar mais apto para aceitar e conviver com o envelhecimento natural do corpo. Esse tipo de escolha também faz com que ele se torne mais independente, mesmo nessa fase da vida, já que ficará tão limitado às suas funções. 

Mas, é legal que se observe que não estamos falando sobre se manter jovem pela eternidade, está bem? A ideia é estar preparado para quando essa fase da vida chegar. Com os exercícios físicos será possível ter uma qualidade de vida muito melhor.

1 – Musculação

Vamos começar falando da musculação porque hoje em dia há um mito muito grande sobre ela. Quase todo mundo acredita que as academias são lugares para pessoas mais jovens e que querem ficar fortes, com o corpo definido. Isso é verdade, mas em partes. 

As 7 melhores atividades físicas para idosos
Foto: (reprodução/internet)

A academia é um lugar para todo mundo. Inclusive, para idosos. Há pessoas que fazem reabilitação em academias também. Ou que usam os aparelhos para treinar determinados músculos ou para aumentar a flexibilidade do corpo ou para ganhar condicionamento, etc. 

No caso da terceira idade, os exercícios de musculação, que também podem ser feitos fora da academia, são ótimos para o fortalecimento dos músculos. Isso é incrivelmente bom para evitar dores em articulações, por exemplo. E é bom para flexibilidade também. 

2 – Natação

Outra atividade muito completa para idosos é a natação. Nesse caso, o foco não está no fortalecimento dos músculos apenas e sim na questão cardiorrespiratória também. Ou seja, a natação acaba sendo legal para quem não quer ganhar peso ou quer perder peso.

As 7 melhores atividades físicas para idosos
Foto: (reprodução/internet)

Sem falar que ela trabalha com praticamente todos os músculos do corpo. Isso vai desde o abdômen até os braços e pernas, o que acaba auxiliando na prevenção de um montão de doenças, como artrites, artroses, dores nas costas, nos joelhos, etc. 

Com o treinamento da natação, o idoso poderá se sentir mais apto para varrer a casa por exemplo. Ou para brincar com os netos, além de ter a postura corrigida na hora de sentar para ver os programas favoritos da TV. A natação é uma ótima ideia para a terceira idade. 

3 – Hidroginástica

E não tem como falar de esporte para idosos sem citar a hidroginástica, não é mesmo? Em alguns países da América, esse é o esporte mais comum para a terceira idade. E realmente faz algum sentido nisso. Primeiro porque é uma atividade aquática.

As 7 melhores atividades físicas para idosos
Foto: (reprodução/internet)

E isso é bom porque ela tira o impacto com o solo. Assim, mesmo quem tenha históricos ruins de dores no joelho ou nas costas pode praticar a hidro. Um segundo ponto é que é bem menos intenso do que a natação, o que permite a prática de idosos de todas as idades. 

Por fim, há ainda os benefícios sociais e mentais. Há muitos relatos de pessoas que começaram a praticar a hidroginástica e contam que se sentem mais felizes por isso. Isso porque conheceram pessoas novas, fizeram amizades e tiveram a chance de uma vida mais motivada. 

4 – Alongamentos

Os alongamentos, como do pilates e da ioga, são boas ideias também. Enquanto a musculação é ótima para fortalecer os músculos e a natação por ser um esporte completo, saiba que os alongamentos são bem focados na amplitude das partes dos corpos. 

As 7 melhores atividades físicas para idosos
Foto: (reprodução/internet)

E isso interessa muito aos idosos. Assim sendo, ele cria formas de prevenir lesões. Tem muita gente que pensa que alongar o corpo não vai fazer diferença, mas isso não é verdade. O resultado se vê no dia a dia, quando até o hábito de tomar banho se torna mais leve. 

Ah, e tem outro detalhe, esse tipo de esporte é bastante interessante para trabalhar com a respiração também. Logo, sabemos que o pulmão do idoso é mais cansado e ele pode respirar mais lentamente nessa fase. Assim, o pilates e a ioga colaboram muito com isso. 

5 – Caminhadas

As caminhadas são indicadas para praticamente todas as idades, das crianças aos idosos. Isso porque é uma atividade simples, que pode ser feita em vários ambientes e não exige muito investimento financeiro. Você tem que calçar um tênis e ir à luta.

As 7 melhores atividades físicas para idosos
Foto: (reprodução/internet)

Brincadeiras à parte, saiba que no caso dos idosos, há uma recomendação: o cuidado com o ambiente. Isso porque em alguns países, a estrutura urbana é bem ruim e o idoso pode correr o risco de cair em calçadas irregulares, por exemplo. 

Sendo assim, o que mais se recomenda é que ele pense na caminhada como uma atividade mesmo. Ou seja, escolha um horário do dia para fazer (como pela manhã), um local adequado (como um parque público) e pratique por um tempo determinado (40 minutos). 

6 – Dança

E olha só quem apareceu aqui, a dança. Um dos fatores motivadores da dança é que ela tem um valor histórico e cultural muito forte. Por isso, muito idoso se sente feliz em dançar. O mais legal é que há vários salões que permitem isso.

As 7 melhores atividades físicas para idosos
Foto: (reprodução/internet)

Assim, além de tudo, o idoso ainda ganha com o fator físico. Isso porque dependendo da modalidade e do ritmo, ele se mantém em movimento por longo tempo, acima dos 30 minutos e isso já pode ser visto como uma atividade física. 

E há ainda motivos para pensar que acaba influenciando em questões de mobilidade, flexibilidade, cardiorespiração e muito mais. Portanto, se você gosta de dançar, use essa desculpa como forma de praticar um exercício porque faz bem para o corpo e para a mente. 

7 – Ciclismo

Mencionamos “ciclismo”, mas entenda que a ideia é indicar o simples “andar de bicicleta”, ok? Isso porque ciclismo nos remete a ideia de competição. Só que nesse caso, queremos mencionar a importância de pedalar, que é uma atividade ótima para os membros inferiores.

As 7 melhores atividades físicas para idosos
Foto: (reprodução/internet)

No entanto, temos que falar a verdade: nem todos os idosos estão preparados para essa atividade. De modo que seja importante a prudência. Ou seja, se você pensar em andar de bicicleta, a primeira coisa é escolher um lugar mais tranquilo do que andar na rua.

Pode ser em parques ou ciclovias, por exemplo. O próximo ponto é pensar em uma bike mais confortável, que ajude você a manter o equilíbrio. E, fora isso, saiba que além das pernas, pedalar também é ótimo para abdômen e quadris.

Os exercícios físicos para fazer em casa

Com a pandemia que aconteceu e assolou o mundo todo, muitos idosos se viram inibidos de praticarem o seu esporte. Oras, o salão de dança fechou, as academias estiveram com as portas fechadas e os clubes não abriram as piscinas, por exemplo. 

As 7 melhores atividades físicas para idosos
Foto: (reprodução/internet)

No entanto, há sempre alternativas. Ao mesmo tempo em que isso aconteceu muitos profissionais da educação física começaram a oferecer treinamentos e orientações online. Assim, essa é uma nova forma de não ficar parado e de se exercitar. 

É claro que isso acaba deixando de lado a questão social, já que não será possível falar e bate-papo com todos os amigos que você tinha no esporte. No entanto, há a vantagem de trabalhar as partes do corpo, não deixando que as chances de lesão aumentem. 

Quais os exercícios podem ser feitos em casa

O mais legal de conversar com esses profissionais é entender que você poderá encontrar aqueles melhores exercícios para você. Por exemplo, se você tem uma piscina em casa, isso já pode indicar aulas de natação ou hidroginástica.

As 7 melhores atividades físicas para idosos
Foto: (reprodução/internet)

Se não tem a piscina, mas tem bicicletas ergométricas ou colchonetes, isso também dá uma dimensão do treino. O fato é que mesmo que você não tenha aparatos para treinar em casa, o seu treinador ou profissional poderá encontrar soluções. 

Afinal, o simples hábito de levar da cadeira é uma atividade que fortalece os músculos da perna, por exemplo. E, com base na sua realidade, esse profissional poderá criar um plano de treinos para você. Pense nisso. 

A orientação de médicos e profissionais

Nós citamos aqui, várias atividades físicas e esportes que podem ser praticados por pessoas idosas. No entanto, não entramos no mérito de mencionar o que é melhor para cada pessoa. Afinal, para saber sobre isso, somente indo até uma consulta médica.

Por exemplo, se o idoso tem histórico de dores no joelho, talvez preferir os esportes de menos impacto seja algo mais viável. Já se tem um histórico negativo de problemas no coração, então, evitar aqueles exercícios mais intensos é melhor. E assim por diante.