Maior evento esportivo de todo o mundo, os Jogos Olímpicos são uma verdadeira festa. Muitos são os atletas que conseguem se consagrar mundialmente por conta de sua atuação na competição. Contudo, essa história não dura para sempre, e por isso temos que lidar com a aposentadoria de diversas lendas do esporte durante cada realização do evento.
São muitos os atletas que anunciaram a aposentadoria após as Olimpíadas. Porém, nem sempre isso acontece da maneira como esperavam, afinal, em muitos casos, eles não conseguem nem mesmo um lugar no pódio. Se você quer conhecer alguns dos mais famosos que se aposentaram depois da competição, confira o nosso artigo para ficar por dentro.
Usain Bolt se aposentou das pistas depois da Rio 2016
Maior velocista de todos os tempos, Usain Bolt deixou o mundo dos esportes mais triste ao anunciar, em 2016, que após as Olimpíadas, se aposentaria do atletismo. E claro que sua despedida não seria simplória, afinal, estamos falando do melhor de todos, e Bolt provou isso em suas últimas corridas.
Disputou três provas, e levou o ouro em todas as ocasiões. Bolt tem diversos recordes no decorrer de sua carreira, e, provavelmente, esses números nunca serão batidos. Em toda a história, é o único atleta a conseguir vencer as Olimpíadas três vezes em duas categorias diferentes, marca quase impossível de ser quebrada.
Além disso, conseguiu ser bicampeão, de maneira consecutiva, em provas de revezamento com outros corredores de seu país. Depois de sua aposentadoria no esporte, se arriscou a jogar futebol, contudo, com a idade já avançada, o atleta acabou fazendo apenas algumas exibições.
Oksana Chusovitina, a atleta mais velha a competir nos Jogos Olímpicos
Atleta lendária, Oksana Chusovitina anunciou sua aposentadoria oficial do esporte em Tóquio 2020. No entanto, isso já havia acontecido mais 3 vezes, quando ela anunciou o mesmo nos anos de 2000, 2012 e 2016. Aparentemente, ela estava há pelo menos 20 anos tentando se aposentar.
Porém, em 2021, ela realmente conseguiu fazer isso. Com 46 anos, se tornou a atleta mais velha a disputar o evento, escrevendo de vez seu nome na história. Não teve a carreira mais brilhante, conseguindo apenas 2 medalhas em todas as suas participações, contudo, foi ovacionada mesmo assim após sua última prova.
Oksana já competiu por três países diferentes: Equipe Unificada (formada por competidores que faziam parte da extinta URSS), Alemanha e Uzbequistão, país que realmente nasceu. Uma pena que finalmente Oksana tenha se decidido pela aposentadoria, pois queríamos ver a lenda em ação por mais anos.
Xiang Liu se aposentou em 2012, após triste episódio em Londres
Xiang Liu chegou em Londres sendo um dos grandes favoritos para conquistar a medalha de ouro, ou ao menos um pódio. Porém, ele não imaginou que a corrida que ele realizaria para defender o seu país acabaria sendo a última de sua vida. Infelizmente, nem todas as aposentadorias são felizes.
O atleta chinês acabou não conseguindo pular o primeiro obstáculo com muito sucesso, o que fez com que ele se lesionasse na aterrissagem. A queda não aparentou ser muito séria, logo, todos acharam que ele se recuperaria, tanto que após se levantar, ele foi até a barreira e deu um beijo nela. Parecia que ele sabia o que o estava esperando.
Foi constatada uma lesão em seu tendão de aquiles, a por mais que ele tivesse tentado voltar ao esporte, nunca conseguiu competir novamente. Em 2015, depois de vários procedimentos cirúrgicos serem realizados para ajudá-lo, ele resolveu abandonar de vez o mundo dos esportes. Uma pena para todos os fãs do atleta.
Fabiana Murer teve que se aposentar sem o tradicional brilho de sempre
Fabiana é uma das maiores atletas brasileiras de todos os tempos, tendo conseguido até mesmo o primeiro lugar no ranking mundial de salto com vara, mostrando todo seu poder no esporte. Já venceu diversas competições, no entanto, sua última participação em Olimpíadas não foi das mais positivas.
Fabiana resolveu se aposentar após os Jogos Olímpicos de 2016, realizados no Brasil, e as expectativas estavam altas quanto ao desempenho da atleta na competição. Porém, a performance foi muito abaixo do esperado, o que fez com ela não chegasse nem perto de conseguir alguma posição no pódio.
Porém, a ex-atleta não abandonou o mundo dos esportes depois de se aposentar. Assim que se retirou das pistas de salto, foi trabalhar na direção do seu clube para ajudar o salto com vara a se desenvolver no Brasil. Contudo, sabemos que, sem investimento governamental, dificilmente teremos bons resultados.
Serginho anunciou a aposentadoria em mais de uma ocasião
Serginho poderia estar na lista em duas ocasiões diferentes, afinal, após as Olimpíadas de 2012, o maior líbero da história do voleibol anunciou sua aposentadoria. Contudo, voltou atrás ao saber que a próxima Olimpíada seria realizada no Brasil, e nada melhor do que acabar a carreira em solo nacional.
jogador voltou às atividades e, na Rio 2016, deu mais uma exibição de gala, conquistando mais um ouro para o Brasil junto da seleção de vôlei. Serginho se emocionou muito durante a cerimônia, e, após isso, anunciou oficialmente, mais uma vez, sua aposentadoria do esporte.
É lembrado até hoje como o melhor líbero da história, e dificilmente será superado tão cedo. Serginho tem o incrível recorde de conseguir disputar a final das Olimpíadas em 4 edições seguidas, sendo o único jogador da história a ter conseguido esse feito. Realmente é uma lenda em seu meio.
Alexandra Nascimento deu adeus ao esporte para seguir seu sonho
Uma das jogadoras de handebol mais importantes da história do esporte no Brasil, Alexandra Nascimento acabou se despedindo do esporte após a Tóquio 2020, onde o país acabou sendo eliminado na fase de grupos da competição. Infelizmente, ela se aposentou sem ganhar nenhuma medalha.
Participando de todas as Olimpíadas desde Atenas 2004, Alexandra conseguiu dar ao Brasil projeção internacional, afinal, foi a grande protagonista do título mundial da seleção na categoria. Um ano antes, ela havia sido escolhida como melhor jogadora de handebol do mundo, mostrando todo o seu talento.
Apesar de ainda ter condições de jogar em alto nível, Alexandra resolveu se aposentar para seguir um outro sonho: se tornar mãe. De acordo com ela, os seus esforços agora, depois de focar em sua carreira, será focar em seu desejo de ser mãe, e esperamos que Alexandra também tenha sucesso em sua empreitada.
Camila Brait fez sua primeira e única participação em Tóquio
Uma das melhores jogadoras de vôlei do Brasil nos últimos anos, a líbero Camila Brait anunciou sua aposentadoria assim que a participação da seleção foi finalizada em Tóquio 2020. A notícia chamou atenção porque Camila tem apenas 32 anos, mas, de acordo com ela, todos já sabiam do seu desejo de parar.
Ela quase havia se aposentado do esporte nas Olimpíadas Rio 2016, após não ser chamada para defender a seleção. Porém, continuou atuando como jogadora, e voltou a ser chamada para a seleção pelo técnico Zé Roberto, que a convenceu a jogar pelo menos uma Olimpíada em toda a sua carreira.
Camila atendeu seu pedido e fez parte do time que conseguiu chegar à final do torneio, porém, acabaram sendo derrotadas, ficando com a prata. Única e última Olimpíada da carreira da atleta, Brait vai ter bastante história para contar para seus netos, e com certeza eles ficarão orgulhosos de sua participação.
Michael Phelps decidiu se despedir do esporte no Brasil
Considerado por muitos como o maior atleta da história das Olimpíadas, Phelps é uma verdadeira lenda olímpica, tendo diversos recordes nas principais categorias de natação. Contudo, sua trajetória no esporte acabou em 2016, depois de disputar os Jogos do Rio, realizados aqui no Brasil.
Michael bateu, durante sua carreira, 37 recordes mundiais, o que demonstra o quanto ele era acima da média em comparação com seus rivais. Phelps, do início até o fim de sua carreira, foi praticamente imbatível, e seu nome, muito provavelmente, será lembrado até a eternidade por conta de seus impressionantes números.
Phelps conquistou 28 medalhas em Jogos Olímpicos, e entre elas, 23 são de ouro. Maior medalhista dos jogos em toda a sua história, e multicampeão em torneios externos, Michael é visto como o maior nadador de todos os tempos, assim como Pelé foi no futebol e Michael Jordan foi no basquete.
Aposentadoria acontece para todos os atletas
Nem sempre é por um motivo feliz, contudo, a aposentadoria acontece para todos os atletas do mundo, e para seus fãs, resta apenas admirar seus ídolos o quanto ainda podem. Porém, mesmo com a aposentadoria deles, sabemos que o legado de algumas lendas dos seus respectivos esportes, como é o caso de Phelps e Bolt, serão eternos.
Assim como acontece com Pelé, que parou de jogar há vários anos, as atuações de lendas do esporte jamais são esquecidas, e muito provavelmente isso irá acontecer com vários nomes da lista. Escrever seu nome na história não faz com que seu legado seja apagado a partir do momento em que se aposenta, para a sorte dos atletas e dos seus fãs.