Calcio Storico Fiorentino – Conheça esse esporte curioso

Até parece loucura, mas a verdade é que existe um esporte de 500 anos que acontece até hoje em dia na Itália. O futebol fiorentino já não é tão violento como na sua versão primitiva, porém, mantém a cultura local viva. O campeonato é anual e envolve 4 equipes tradicional.

Assim, o Calcio Storico, que acontece em Florença, é muito popular. E o interesse pelos jogos chegou até os canais de transmissão online. Logo, dá para ver os jogos ao vivo, pelo celular. Continue lendo para saber o que é o esporte, como ele ainda acontece e onde assistir.

Calcio Storico Fiorentino - Conheça esse esporte curioso
Foto: (reprodução/internet)

Para melhor organização do texto, criamos os tópicos:  

  • O que é o Calcio Storico Fiorentino;
  • Quando surgiu o Calcio Storico;
  • Da onde veio a ideia do Calcio Storico;
  • Onde assistir o campeonato de Calcio Storico.

O que é o Calcio Storico Fiorentino

É um tipo de futebol que é jogado em Florença, na Itália. Não. Definitivamente, ele não é um tipo de futebol porque é muito diferente do futebol moderno e inglês, que conhecemos hoje. O Calcio Storico teve origem há quase 5 séculos, lá no século 16. E isso já é muito interessante.

Calcio Storico Fiorentino - Conheça esse esporte curioso
Foto: (reprodução/internet)

Afinal, o torna um dos esportes antigos mais conhecidos hoje, na atualidade. Os jogos, que são verdadeiros duelos, são cercados por tradições entre os bairros daquela cidade. A pancadaria é liberada e o evento permanece até os dias atuais, ao menos, visando a tradição.

Com ânimo à flor da pele, a disputa mais conhecida da Itália ganhou fama no mundo inteiro. O difícil mesmo é considerar aquela velha máxima que diz: “que vença o melhor”. Até mesmo porque nem sempre dá para descobrir quem é o melhor nesse esporte bizarro.

Como acontece o Calcio Storico

De modo resumido e atual, são dois times, que se posicionam os seus 27 jogadores em cada um dos lados do campo. Eles podem se uniformizar de modo que representem o seu bairro. De modo geral, a camisa não importa muito porque no fim ela estará destruída. 

É isso mesmo e sem exageros. O duelo dura apenas 50 minutos, diretos, sem qualquer tipo de intervalo para descansar ou para receber instruções técnicas. Mas, quais as regras do Calcio Storico? Na verdade, não se tem muitas regras, já que acontece no formato de vale-tudo.

Isso porque para levar a bola até o gol adversário, os jogadores podem fazer praticamente tudo. As regras apenas dizem que não se pode bater em que já estiver caído e nem entrar em brigas onde há dois contra um. Mas, pode dar golpes, incapacitar adversários, etc. 

Saiba tudo sobre as regras do Calcio Storico

Apesar de não ter regras tão bem definidas, historicamente, dá para ver e analisar condições de jogo. Além do tempo, saiba que os duelos acontecem em campos de 80 metros por 40 metros e sempre ficam manchados de sangue (na teoria).

Calcio Storico Fiorentino - Conheça esse esporte curioso
Foto: (reprodução/internet)

Assim, também existem as posições de cada jogador. Por exemplo, são 4 goleiros em cada time, sendo que eles são chamados de datori indietro. Depois, vem os zagueiros, sendo datori innanzi. Tem ainda outros zagueiros, sendo sconciatori. O restante ataca, os corridori.

Para quem não acredita nesse esporte, saiba que o jogo é composto por um árbitro e mais 6 bandeirinhas, que oficializam cada uma das partidas. Tem ainda um juiz-comissária, que fica fora de campo para validar algumas objeções.

Mais detalhes sobre a arbitragem

O Mestre de Campo é o árbitro principal, sendo responsável por garantir uma tarefa bem complexa: fazer com que o jogo corra bem. Assim, ele pode usar o seu poder para manter a disciplina da partida e reestabelecer a ordem. 

Quando surgiu o Calcio Storico

Ao que se tem notícia histórica, o primeiro evento esportivo de Calcio Storico aconteceu no dia 17 de fevereiro de 1530. O palco foi o Piazza Santa Croce, que fica em Florença. Até hoje, esse é um dos maiores desafios do esporte italiano.

Calcio Storico Fiorentino - Conheça esse esporte curioso
Foto: (reprodução/internet)

Assim, o início vem da República Fiorentina, do Imperador Carlos V. O primeiro acontecimento teve respeito ao fato de que a população que estava sitiada há muito tempo pelas tropas imperiais resolveu mostrar quais os soldados que tinham mais força. 

E qual foi a ideia para se criar essa competição? Uma partida de futebol. Bem, ao menos, a ideia era essa porque além da força, eles teriam que mostrar os seus outros atributos também. Logo, os exércitos se posicionaram para dar início ao jogo e um esporte histórico.

O campeonato do Calcio Storico

Vale a pena considerar da história aos tempos modernos o fato de que o campeonato sempre acontece com apenas quatro clubes. E eles sempre representam os mesmos objetivos: defender a honra do seu bairro histórico de Florença.

Cada bairro tem a sua paróquia e o seu time, o que também diz respeito às cores. Assim, fica bem mais fácil entender. Os Verdi são de San Giovanni, os Azzuri de Santa Croce, os Bianchi de Santo Spirito e tem os Rossi, que são de Santa Maria Novella. Os quatro bairros representados.

A rivalidade entre os bairros italianos é grande e começa antes mesmo de os times estarem em campo. As brigas vão da procissão até mesmo a benção dos padres em meio ao caos. O campeonato é anual, sendo uma vez ao ano, com os quatro clubes envolvidos.

Da onde veio a ideia do Calcio Storico

Em alguma parte do texto pode ser que você esteja se perguntando: mas, como os fiorentinos tiveram a ideia de criar esse esporte que une futebol e luta? Acredita-se que possa ser de outro esporte, mais antigo, dos gregos, chamado de Episquiro.

Calcio Storico Fiorentino - Conheça esse esporte curioso
Foto: (reprodução/internet)

E lembrando outra parte da história, onde os gregos adotaram a ideia dos romanos, no esporte que tinha o nome de Harpastum. Os nomes podem soar estranhos, no entanto, eles são legítimos ao indicar a prática de um esporte muito primitivo. 

Vamos ao dicionário! Harpasto era um jogo atlético que foi praticado pelos romanos. A palavra significa “lágrima” em latim, o que também chegou a ser traduzido como “rasgado à força” posteriormente. A disputa era por duas equipes em um campo e o objetivo era enviar uma bola para o campo adversário. 

Como era a prática do Epísquiro

Agora que vimos o esporte romano, vamos atualizar ele para o esporte grego, que foi mais moderno e importante até que se chegasse ao Calcio Storico, dos italianos. De maneira simples, na Grécia Antiga, o jogo acontecia com uma bola.

O objetivo era trabalhar em equipe, sendo que cada time tinha entre 12 e 14 jogadores. Era permitido usar as mãos. O esporte era muito violento, ainda mais em Esparta. As equipes lançavam a bola por cima da cabeça até que se chegasse a linha demarcada. 

Assim, a ideia está muito mais próxima de um rúgbi do que do futebol. Concorda? O fato é que o esporte é conhecido por uma representação dele chegou até o Museu de Atenas, onde tem um atleta grego praticando. E há outros esportes antigos que são parecidos. 

O Calcio Storico nos dias atuais

Hoje em dia, quem vai para a Itália pode ouvir falar do evento. Ele continua acontecendo, mas obviamente não com a mesma estupidez e violência. Assim, a ideia é trazer o conceito cultural por trás dele, representando cada um dos bairros.

Calcio Storico Fiorentino - Conheça esse esporte curioso
Foto: (reprodução/internet)

O campeonato atual de Calcio Storico acontece com 3 jogos, sendo duas semifinais e uma final. O sorteio é para decidir os primeiros jogos, ao passo que os vencedores chegam ao próximo jogo. A maioria dos jogadores são moradores locais, que representam os bairros.

No dia do jogo do Calcio Storico também acontece o desfile histórico da República Fiorentina. Assim, são centenas de pessoas fantasiadas de roupas renascentistas, que tem a ver com esse período da história do país e lembrando a época em que Florença era governada pelo povo.

Onde assistir o campeonato de Calcio Storico

Com as plataformas de streaming fazendo sucesso no país todo, saiba que hoje em dia é possível assistir esse campeonato ao vivo, pelo celular. Assim sendo, a recomendação é que você vá presencialmente até o lugar do clássico para sentir a emoção.

Mas, caso não dê, uma próxima ideia é procurar pelos canais ou aplicativos que transmitem ao vivo essa competição violenta e cultural. Um bom exemplo é o Eleven Sports, que tem investido muito em vários países da Europa e tem uma página que cita esses jogos.

Em 2021, por exemplo, transmitiu a final entre Azzurri e Verdi, no dia 11 de setembro. Atualmente, para ter assinatura desse aplicativo, a pessoa precisa pagar um valor mensal de 7,99 euros ou 24,99 euros se quiser ver a temporada toda. 

Para saber mais sobre o Calcio Storico

A Netflix lançou um comentário que conta sobre os “Esportes do Mundo”. O lançamento foi em 2020 e existe uma única temporada com 8 episódios. A maioria conta sobre lutas, como a Luta Vudu (uma luta livre do Congo) e a Luta Indiana (uma luta livre da Índia).

E o primeiro episódio, que também e um dos mais longos, com 36 minutos, é sobre o Calcio Storico. A Netflix traz a seguinte descrição: “uma mistura de rugby com artes marciais. Esse é o violento esporte Calcio Storico, tradicional em Florença, com origem há quase 500 anos”.