Zidane e mais 7 – Veja quem venceu a Liga dos Campeões como jogador e técnico

Zinedine Zidane foi um jogador autêntico e é um técnico muito visado no futebol internacional atual. Disso você já sabia, né? Mas e sobre a façanha de ter conseguido vencer a Liga dos Campeões nas duas profissões, sabia? E não foi só ele que conseguiu isso, não. 

A lista de jogadores/treinadores que conseguiram vencer enquanto estavam dentro e depois fora de campo é maior. Ao todo, são 8 pessoas que entram nessa lista tão restrita. E você vai conhecer todos os nomes abaixo, a se começar pelo francês Zidane.

Zidane e mais 7 - Veja quem venceu a Liga dos Campeões como jogador e técnico
Foto: (reprodução/internet)

A história da Liga dos Campeões

Antes de começarmos com a lista de nomes incríveis que temos aqui, saiba que a Liga dos Campeões da UEFA começa a ser contada em 1955 e termina a edição em 1956, tendo como campeão o Real Madrid. Aliás, o clube venceu as 3 primeiras edições

Zidane e mais 7 - Veja quem venceu a Liga dos Campeões como jogador e técnico
Foto: (reprodução/internet)

Assim, anualmente, o evento acontece como sendo um dos mais aguardados, esperados, assistidos, procurados e importantes do mundo. Entre os treinadores que mais venceram, a gente tem Bob Paisley, Carlo Ancelotti e Zinedine Zidane, com 3 títulos cada.

Depois, com 2 títulos, vem Béla Guttmann, José Llorente, Alex Ferguson, José Mourinho e Guardiola. No total, os treinadores italianos venceram 11 vezes, os espanhóis venceram 10 vezes, os alemães têm 9 títulos. Mas quem venceu como treinador e jogador? Descubra!

Os 7 vencedores enquanto jogadores e técnicos

Uma boa parte dos nomes que vêm abaixo ainda podem aumentar o número de títulos, já que ainda estão comandando clubes importantes da Europa. Alguns desses nomes são conhecidos, e até você pode lembrar deles. Vamos lá?

Zidane e mais 7 - Veja quem venceu a Liga dos Campeões como jogador e técnico
Foto: (reprodução/internet)

Além deles, outros nomes podem aparecer, como é o caso de Gennaro Gattuso, que venceu a Liga pelo Milan e hoje comanda o Napoli, e Frank Lampard, que venceu pelo Chelsea e hoje comanda o mesmo clube. 

7 – Zinedine Zidane (França)

O francês venceu como jogador no ano de 2002. Na ocasião, a equipe era comandada pelo espanhol Vicente del Bosque. Mais tarde, como técnico, a sua história foi ainda mais incrível. Zidane conseguiu um tricampeonato na Liga dos Campeões: 2016, 2017 e 2018.

Ambos os títulos vieram pelo Real Madrid, que é um dos maiores da Espanha. Inclusive, ele entrou em outro seleto grupo dos treinadores que venceram a Liga mais famosa do mundo por 3 vezes. Assim, fica ao lado de Bob Paisley e do Carlo Ancelotti. 

Ah, só para dizer que não estamos falando sobre o título dele enquanto jogador, no vídeo acima você vai relembrar o gol antológico que ele fez na final contra o Bayer Leverkusen. Foi uma espécie de voleio em pé, meio com pé meio com canela, no ângulo. Veja!

6 – Josep Guardiola (Espanha)

Antes do Zidane, porém, o Guardiola já havia conseguido essa façanha também. Isso aconteceu em 2011, quando ele levou o Barcelona ao título. Aliás, ele já havia feito isso em 2009, com o mesmo clube. Ou seja, como treinador, ele é bicampeão da Liga dos Campeões.

Aliás, uma curiosidade é que ele levou o clube ao título apenas um ano após ser nomeado como treinador e esse foi o seu primeiro cargo oficial sênior. Outra curiosidade é que já chegou bem perto de conseguir o tri, mas até aqui isso ainda não aconteceu.

Já como jogador, o título também veio pelo Barcelona, só que em 1992, em uma equipe que ficará para sempre na memória no torcedor. Além desse troféu, Guardiola também venceu a Supercopa UEFA, a Recopa Europeia e tantos outros campeonatos nacionais como jogador.

5 – Frank Rijkaard (Holanda)

O holandês também ficou famoso ao vencer a Liga dos Campeões como jogador e treinador. Só que aqui há uma curiosidade. Diferente dos nomes citados acima, ele venceu mais como jogador do que como treinador. E você vai entender os títulos agora mesmo.

Como jogador, ele venceu 3 vezes, sendo em 1989 e 1990 pelo Milan. Mais tarde, em 1995, levantou a Taça pelo Ajax. Já como treinador, o título veio quando comandava o Barcelona, em 2006. Ou seja, ele é tetracampeão da Liga mais importante do mundo. 

A distância entre os títulos dele considerado de jogador e treinador é de apenas 11 anos. O que mostra que ele teve uma carreira promissora dentro do futebol internacional. Foi considerado o melhor volante da sua época e um dos maiores da década de 1980 também. 

4 – Carlo Ancelotti (Itália)

O Carlo já foi citado aqui, não é mesmo? Bom, ele tem 5 títulos na Liga dos Campeões, sendo 2 como jogador do Milan (1989 e 1990) e outros 3 como treinador. Um foi com o Milan, em 2003, outro com o Milan de novo, em 2007 e venceu com o Real Madrid, em 2014 também. 

Assim, como falamos acima, ele também faz parte do grupo seleto de treinadores que venceram a Liga dos Campeões por 3 vezes, ao lado de Zidane e Paisley. Outra coisa é que ele estava no elenco de Rijkaard, que citamos acima, no bicampeonato do Milan (1989/1990).

Enquanto jogador, a sua carreira se manteve entre Parma, Roma e Milan, todos da Itália. O que aconteceu entre 1976 e 1992. Já como treinador, ele começou em 1995, também na Itália, mas depois passou pela Inglaterra, França e Espanha. 

3 – Johan Cruyff (Holanda)

Outro holandês na lista. Mas vamos ser sinceros: esse cara foi uma verdadeira lenda dentro dos gramados. Chegou a aposentar camisa de clubes e quando se tornou técnico, a sua história parece ter se tornado ainda mais brilhante. E tudo isso foi até os anos de 1990.

Zidane e mais 7 - Veja quem venceu a Liga dos Campeões como jogador e técnico
Fonte: (Reprodução/Internet)

É por isso que talvez você não conheça a história dele ainda. Mas vamos contar uma parte dela. Como jogador do Ajax, o seu clube mais importante, ele venceu a Liga dos Campeões em um tricampeonato que começou em 1971 e foi até 1973. 

Como treinador, ele conseguiu o tetra pelo Barcelona, em 1992. Ou seja, ele comandou o Pep Guardiola, que citamos acima, que venceu como jogador em 1992. Olha que história incrível, não é mesmo? Ele morreu de câncer em 2016, aos 68 anos. 

2 – Giovanni Trapattoni (Itália)

Esse é outro nome importante que pouca gente conhece porque a sua história é lendária, mas está gravada antes dos anos de 1990. Como jogador do Milan, o Trapattoni venceu a Liga em 1963 e 1969. Como treinador da Juventus, ele levou a Taça em 1985.

Zidane e mais 7 - Veja quem venceu a Liga dos Campeões como jogador e técnico
Fonte: (Reprodução/Internet)

Mas, há uma história incrível aqui: ele foi um italiano que atuava no meio-campo e considerado talentoso. Como treinador, o seu maior título não foi tão comemorado devido a uma tragédia que aconteceu em Heysel, através de tumultos entre torcedores, com 39 mortes.

Outra coisa é que como jogador, ele só passou por 2 clubes, sendo o Milan entre 1959 e 1971 e o Varese, também da Itália, onde encerrou a carreira, entre 1971 e 1972. Dois anos depois já estava comandando o Milan e foi o técnico da Irlanda, também, entre 2008 e 2013.

1 – Miguel Muñoz (Espanha)

O último nome que vamos trazer aqui é de Muñoz, que foi jogador do Real Madrid e técnico do Real Madrid, conseguindo incríveis 5 títulos da Liga dos Campeões, sendo 2 para o cargo que ocupou no clube espanhol como técnico. Tudo aconteceu entre a década de 1950 e 1960.

Zidane e mais 7 - Veja quem venceu a Liga dos Campeões como jogador e técnico
Fonte: (Reprodução/Internet)

Como jogador, ele venceu em 1956, 1957 e 1958. Já como treinador, os títulos vieram em 1960 e 1966. Ele foi o capitão da equipe que venceu nos anos de 1950. Hoje, não à toa, é uma das figuras mais lendárias do clube, sendo o 3º treinador com mais jogos na primeira divisão. 

Atualmente com 68 anos, ele não está mais no futebol, ao menos, não como treinador. O seu último comando foi sobre a Espanha, em 1988. Já como jogador, além do Real, ele jogou também pelo Racing e Celta de Vigo. 

O jogador que mais venceu a Liga dos Campeões

Já que falamos de jogadores e treinadores, você já parou para pensar em quais os jogadores com mais títulos nessa competição? Do lado dos treinadores, eles só conseguiram 3 títulos no máximo, como acabamos de mencionar acima. Mas e quanto aos jogadores? 

Zidane e mais 7 - Veja quem venceu a Liga dos Campeões como jogador e técnico
Fonte: (Reprodução/Internet)

Mas quando o assunto é dentro dos gramados, tem um jogador que venceu 6 vezes, acredita? Quando a gente considera a Copa da Europa e a Champions, Francisco Gento, do Real Madrid, conseguiu levar 6 taças para casa. Ele foi o único, até hoje, a conseguir esse feito incrível.

Depois, com 5 títulos, a lista é maior, com Alfredo di Stéfano, Héctor Rial, Juan Alonso, Juan Santiesteban, Marquitos, Rafael Lesme, José María Zárraga (Real Madrid), Paolo Maldini e Alessandro Costacurta (Milan), Cristiano Ronaldo (Manchester United e Real Madrid). 

Bob Paisley (Reino Unido)

Falamos várias vezes aqui de Bob, sendo que ao lado de Ancelotti e Zidane, ele foi quem venceu 3 vezes a Liga dos Campeões, como treinador. Isso aconteceu em 1978, 1979 e 1981. Sempre comandando o Liverpool, da Inglaterra. Mas e como jogador de futebol? 

Inclusive, ele tem ainda a Liga Europa da UEFA e a supercopa da UEFA. Já como jogador, no entanto, a sua história não é tão atrativa. Ele jogou pelo Liverpool também, mas só venceu um único campeonato inglês. Aliás, a carreira toda dele está ligada ao Liverpool.