Todas as 10 seleções campeãs da Eurocopa

O Campeonato Europeu de Futebol, chamado de Eurocopa, é a principal competição de futebol entre seleções dos países da UEFA. Ou seja, é composto por seleções da Europa e acontece a cada 4 anos. Em termos de seleções, é o 2º mais importante do mundo.

Ou seja, só perde para a Copa do Mundo, que reúne seleções do mundo todo. A competição aconteceu de forma oficial desde 1960, quando recebeu o nome de Taça das Nações Europeias e mudou o nome para Euro ou Eurocopa em 1968.

Todas as 10 seleções campeãs da Eurocopa
Foto: (reprodução/internet)

A história da Eurocopa

Até o ano de 1976, a Eurocopa tinha apenas 4 seleções que entravam já na fase final da competição. Mas, a partir de 1980, o número aumentou para oito seleções e desde 1996 mantém 16 países nos jogos. Mas, a partir de 2016, aumentou para 24 seleções.

Todas as 10 seleções campeãs da Eurocopa
Foto: (reprodução/internet)

O nome da taça entregue ao país vencedor é uma homenagem ao ex-secretário geral da UEFA, Henri Delaunay, que foi quem propôs a criação da competição entre seleções da Europa. O problema é que só após a morte dele isso realmente aconteceu, com a Eurocopa.

10 – Tchecoslováquia 

Esse país pode parecer meio desconhecido, mas não é não. Ao menos, não no futebol. Eles venceram a Eurocopa de 1976 e ainda tem mais 2 bronzes, sendo em 1960 e 1980. Ou seja, desde a primeira edição aparece na lista de “prováveis” campeões. 

Todas as 10 seleções campeãs da Eurocopa
Foto: (reprodução/internet)

Mas, é claro que com o tempo e o aumento da competividade entre as seleções, o país perderia algum espaço. Hoje, os resultados podem ser os mesmos da República Tcheca, mas aqui está tudo separado. E estamos falando mesmo da Tchecoslováquia, ok?

Para dividir ou separar, considere que a Tchecoslováquia era o país que disputou as partidas entre 1960 e 1980. Depois disso, a partir da edição de 1984, a República Tcheca é que foi a representando, tendo apenas uma mudança de nomes. 

9 – Grécia

A Grécia também tem um título da Eurocopa, que veio em 2004. E fora isso, mais nada. É sério, o ano de 2004 foi o melhor para o país, que até então tinha pouca história nessa competição. O seu jogador de mais destaque, porém, foi Kostas Katsouranis, que tem 13 jogos na Euro.

Todas as 10 seleções campeãs da Eurocopa
Foto: (reprodução/internet)

Então, vamos focar na Euro de 2004. Ela aconteceu em Portugal e a Grécia teve um resultado incrível, já que chegou a vencer os donos da casa, os portugueses, na primeira partida. Depois, empatou com a Espanha e levou a melhor nos pênaltis. E perdeu o último jogo para a Rússia.

Já nas fases finais, passou pela França, pela República Tcheca e venceu, de novo, Portugal, mas agora na final, por 1 a 0. O destaque da edição do país grego foi Angelos Charisteas, com 3 gols.

8 – Dinamarca

A Dinamarca é uma seleção que tem boa parte da história sendo contada em tempos antigos. Por exemplo, ficou com o 3º lugar em 1984. Mas, em 1992 conseguiu levar a melhor, o troféu, e assim conquistou o seu primeiro e único título da Eurocopa. 

Todas as 10 seleções campeãs da Eurocopa
Foto: (reprodução/internet)

Tem ainda uma goleada sobre a Iugoslávia por 5 a 0 em 1984 e o Peter Schmeichel jogou 4 edições da competição, sendo assim o jogador com mais partidas, sendo 13, pelo país. 

7 – Rússia

A Rússia tem uma história curiosa na Eurocopa, até mesmo porque ela era chamada de União Soviética, naquela época. Foi quem venceu a primeira edição, em 1960. E depois conseguiu mais 3 vices, sendo em 1964, 1972 e 1988.

Todas as 10 seleções campeãs da Eurocopa
Foto: (reprodução/internet)

Em 2008 sofreu uma goleada para a Espanha por 4 a 1. Mas, venceu a República Tcheca por 4 a 1 também, em sua maior goleada, no ano de 2012.

6 – Holanda

Os holandeses venceram a competição de 1988. Nessa época, a seleção não era chamada de Holanda e sim de Países Baixos. Além disso, eles possuem 3 terceiros lugares, sendo em 1976, 1992 e 2000. A maior goleada foi em 2000, contra a Iugoslávia, por 6 a 1. 

Todas as 10 seleções campeãs da Eurocopa
Foto: (reprodução/internet)

Há nomes de peso nessa seleção. Por exemplo, Ruud Van Nisterlrooy e Patrick Kluivert, que fizeram 6 gols em Eurocopa. Já o Marco Van Bastem tem 5 tentos marcados. Já Edwin van der Sar tem 4 edições de Eurocopa no currículo, sendo um total de 16 partidas disputadas. 

5 – Itália

A tradicional Itália também tem o seu lugar de destaque em Eurocopa. Afinal, é uma das seleções mais campeãs do mundo. Ela venceu em 1968. Depois ficou com o vice de 2000 e 2012. Ganhou em casa, quando sediou a competição de 1968.

Todas as 10 seleções campeãs da Eurocopa
Foto: (reprodução/internet)

A Itália não tem grandes goleadores na competição. Por outro lado, tem uma derrota desastrosa contra a Espanha, por 4 a 0, no ano de 2012. O jogador que mais atuou com Alessandro del Piero e Gianluigi Buffon, em 4 edições. Buffon, inclusive, tem 17 jogos em Euro.

4 – Portugal

E agora vem Portugal, que tem um único título, em 2016, além do vice em 2004. Mas, a seleção tem Cristiano Ronaldo, que tem um monte de prêmios individuais na Euro. E vamos falar de alguns deles agora mesmo. 

Todas as 10 seleções campeãs da Eurocopa
Foto: (reprodução/internet)

Por exemplo, ele é o jogador com mais gols até aqui, ao lado do Platini da França, com 9 tentos. No entanto, ele já jogou em 4 edições e o Platini em apenas uma. De todo modo, ao que tudo indica, o CR7 vai continuar jogando e pode marcar mais gols. 

O parceiro de seleção, que não joga mais, Nuno Gomes tem 6 gols e é outra referência na competição. Voltando a falar do CR7, ele é o que mais jogou a Eurocopa, sendo 21 partidas. Seguido dele, entre portugueses, vem Pepe, Nani e João Moutinho, com 15 jogos cada. 

3 – França

Se há uma medalha de bronze para quem mais venceu a Eurocopa até hoje, esse título vai para a França, que soma 2 troféus na sua galeria. As vitórias vieram em 1984 e 2000. Além disso, tem o vice-campeonato de 2016. Inclusive, em 1984 ela foi quem sediou os jogos da edição. 

Todas as 10 seleções campeãs da Eurocopa
Foto: (reprodução/internet)

Já em 2016 também foi sede para a Eurocopa, mas aí ficou com o vice. Curiosamente, tem na lista o jogador que mais fez gols, o Michel Platini, com 9 em 5 jogos. Ele jogou em 1984 apenas. Mas, logo deve ser ultrapassado por Cristiano Ronaldo, que também tem 9 em 21 jogos.

Outros artilheiros são: Antoine Griezmann e Thierry Henry com 6 gols. Já Zinedine Zidane tem 5 gols marcados na competição. A França goleou a Bélgica por 5 a 0 em 1984 e a Islândia por 5 a 2 em 2016. Mas, perdeu por 4 a 1 da Holanda em 2008. Lilian Thuram tem 4 edições da Euro.

2 – Espanha

A Espanha também poderia estar na 1ª posição dessa lista porque assim como a Alemanha, ela também tem 3 títulos da Eurocopa. Sendo que venceu em 1964, 2008 e 2012. Além disso, tem o vice de 1984. Inclusive, em 1964, ela foi campeã e anfitriã da competição europeia. 

Todas as 10 seleções campeãs da Eurocopa
Foto: (reprodução/internet)

O jogador que mais marcou gols pela Espanha na Eurocopa foi Fernando Torres, com 11. A seleção espanhola ainda participou de 3 goleadas na competição, sendo duas em 2012, por 4 a 0, contra Irlanda e Itália. Antes, em 2008, por 4 a 1, contra a Rússia. 

Entre os jogadores que mais jogaram, temos Andrés Iniesta e Cesc Fábregas, com 16 jogos cada um. Depois, ainda vem David Silva e Sergio Ramos, com 15 jogos cada. Iker Casillas tem 14 e Fernando Torres tem 13.

1 – Alemanha 

A Alemanha foi quem mais venceu a Eurocopa, com um total de 3 títulos, sendo em 1972, 1980 e 1996. Além disso, ainda possui 3 vices campeonatos e 2 terceiros lugares. Lembrando que os dados da Alemanha se unem aos da Alemanha Ocidental.

Todas as 10 seleções campeãs da Eurocopa
Foto: (reprodução/internet)

A Alemanha sediou a Eurocopa de 1988 e teve como mascote o Berni, um coelho. Em termos de goleadores, a Alemanha tem Mario Gómez (O Super Mario) e Jurgen Klinsmann como principais artilheiros da competição, sendo que eles possuem 5 gols cada um. 

Já Lothar Matthaus, Bastian Schweinsteiger e Lukas Podolski foram os jogadores que mais participaram da Eurocopa, sendo que cada um deles jogou em 4 edições. O mais número de partidas fica com Bastian Schweinsteiger, que tem 18 jogos. 

Outras grandes seleções da Eurocopa

Por mais que não tenham vencido a competição, acabamos falando aqui de outras seleções que participaram de jogos e chegaram até as fases finais, você notou? Só que infelizmente, elas ainda não têm títulos, como a Iugoslávia, a Bélgica, a República Tcheca.

Todas as 10 seleções campeãs da Eurocopa
Foto: (reprodução/internet)

Além dela, temos os países que já escreveram boas histórias dentro de campo, como os ingleses, os húngaros e até mesmo os russos. Já a curiosidade fica por conta do País de Gales, que ficou com a medalha de bronze no ano de 2016. 

Os mascotes da Eurocopa

Para terminar o texto, trouxemos uma curiosidade. Você sabia que desde 1980 os países sede da Eurocopa trazem mascotes durantes o evento? Isso começou na Itália, que teve o Pinocchio como primeiro mascote da Eurocopa. 

Na França foi o Peno, que era um galo. Na Alemanha, o Berni, um coelho. Enquanto que na Suécia, tivemos um coelho chamado Rabbit. E na Inglaterra foi o Goaliath, um leão. E assim tem acontecido, sendo que na França, de 2016, foi o Super Victor, um garoto.