7 esportes para quem sofre com problemas no joelho

O joelho é uma articulação que sofre muito no corpo humano. Obviamente, há motivos que podem intensificar isso, como o excesso de peso e as fraturas, por exemplo. O motivo é que ele é o responsável por sustentar o peso do corpo e, por isso, sempre está sujeito a lesões.

Nesse texto, a gente não vai mencionar os tipos de lesões e nem mesmo os tratamentos que devem ser feitos, como cirurgias e reabilitação. A ideia é outra: mostrar que há uma série de esportes que podem ser praticados porque não exigem tanto dos joelhos.

7 esportes para quem sofre com problemas no joelho
Foto: (reprodução/internet)

Os esportes para quem tem problemas no joelho

E esse artigo é bastante interessante porque tem muita gente que tem receio de praticar o esporte achando que isso pode prejudicar o joelho. Mas, saiba que isso só vai acontecer se você escolher o esporte errado ou praticar de forma incorreta.

7 esportes para quem sofre com problemas no joelho
Foto: (reprodução/internet)

Por exemplo, todas as vezes, antes da prática, você deve fazer um alongamento e aquecimento. Fora isso, a escolha do esporte também é importante porque dá para pensar naqueles que não exigem tanto dessa articulação. E essa lista abaixo diz respeito a isso. 

1 – Os esportes aquáticos

Não se tem muita dúvida de que a natação é o melhor exercício para quem tem dores ou problemas gerais nos joelhos. O motivo é muito simples: tanto a natação como a hidroginástica não permitem o impacto com o solo e isso é um alívio para a articulação.

7 esportes para quem sofre com problemas no joelho
Foto: (reprodução/internet)

Ao mesmo tempo, são atividades que permitem muita flexão e força, o que acaba por ativar os músculos das pernas, tirando um pouco da pressão que os joelhos sofrem nas atividades do dia a dia, como levantar e caminhar. De todo modo, é preciso ter cautela na prática.

Isso porque se você praticar natação por um tempo muito longo no mesmo dia pode acabar criando a ideia de “movimentos repetitivos” e isso é ruim para o seu joelho porque pode até agravar as lesões que já existem. O mesmo vale para os mais intensos como pedalar na água. 

2 – O ciclismo

Se você prestou a atenção, a gente acabou de falar que a natação e a hidroginástica têm o mínimo impacto possível, certo? O ciclismo também entra nessa ideia. Por isso, é ótimo para quem tem problemas no joelho e um dos melhores para quem está acima do peso

7 esportes para quem sofre com problemas no joelho
Foto: (reprodução/internet)

Nesse tópico a gente também tem uma explicação teórica: o movimento repetitivo da pedalada faz com que os tendões dos joelhos (que ficam ao redor do joelho) trabalhem e que os músculos das pernas sejam ativados. Logo, isso tudo diminui a pressão das articulações.

Devido ao baixo impacto, a bike é uma ótima escolha. E hoje em dia dá para escolher uma de passeio ou aquelas que são estáticas. A dica, para finalizar o tópico, é se atentar para o fato de que é preciso começar aos poucos e ir progredindo com o tempo.

3 – Os aparelhos elípticos

Você pode achar que não sabe o que é isso em um primeiro momento, porém é fácil entender. Esses são aqueles aparelhos estáticos que simula várias atividades e esportes, mas sem que você tenha que sair do lugar. O legal é que dá para mensurar tempo, velocidade, inclinação.

7 esportes para quem sofre com problemas no joelho
Foto: (reprodução/internet)

Em sua maioria, eles são voltados para os membros inferiores, o que é ótimo para quem está pensando em fortalecer os músculos das pernas. Atualmente, os maios conhecidos simulam as escadas, bicicletas, caminhadas, etc. 

Acredita-se que a prática de 30 minutos desse tipo de exercício faz uma grande diferença para as pessoas. Até mesmo porque ele não trabalha apenas com músculos, mas também com a parte cardiorrespiratória. 

4 – A musculação

Outra atividade física muito interessante para quem tem dores nos joelhos é a musculação. E há uma boa explicação para isso: o fortalecimento dos músculos. Ou seja, quando você tem os músculos treinados isso ajuda na sustentação do peso corporal sem sobrecarregar os joelhos.

7 esportes para quem sofre com problemas no joelho
Foto: (reprodução/internet)

Agora, é preciso muita atenção: o ideal é saber ou buscar um profissional que saiba quais os exercícios ideais para você. Afinal, não são todos que vão beneficiar você. Tanto é que isso se explica em casos de cirurgias, onde a recomendação é fazer fisioterapia e depois musculação.

Isso é interessante de aprender porque na fisioterapia não se trata apenas de força. Lá, o pós-operado também vai trabalhar com o equilíbrio e a mobilidade, por exemplo. E só quando isso estiver muito bem definido é que se vai para os treinos de força, como é a musculação. 

5 – Remo

Vamos ser bem francos: o remo só não está na lista do melhor esporte para quem tem dores no joelho porque ele não é dos mais acessíveis, viu. Entre as vantagens, ele ajuda na perda de peso, na cardiorrespiração e no trabalho muscular de braços, pernas, abdômen e costas. 

7 esportes para quem sofre com problemas no joelho
Foto: (reprodução/internet)

Porém, a prática do remo só é possível em lugares específicos, como lagoas. Além disso, você tem que ter o equipamento, os acessórios e o conhecimento, já que não é dos esportes mais populares em boa parte do mundo. 

Inclusive, se você não conhece, saiba que o remo é um esporte de velocidade que é praticado em uma espécie de embarcação. Eles devem usar todas as partes do corpo que citamos acima para se movimentar de forma mais ágil. É um esporte bem completo do ponto de vista físico. 

6 – Os alongamentos

Para muita gente, o alongamento não é um esporte e sim uma atividade física. Para nós, isso não importa agora. O fato é que Ioga e Pilates, por exemplo, podem ser ótimos para quem tem problemas no joelho. 

7 esportes para quem sofre com problemas no joelho
Foto: (reprodução/internet)

Isso porque eles auxiliam no conhecimento do corpo, no alongamento dos músculos e outras partes, além de trabalharem muito com a respiração. Assim, além de serem simples de serem praticados, eles podem trazer diversas vantagens, como na correção da postura, por exemplo. 

Nesse caso, a dica também tem a ver com procurar especialistas porque como você tem dores nos joelhos, então, os profissionais da saúde poderão recomendar os melhores exercícios para você, já que há uma variação muito grande deles. 

7 – A caminhada

A gente deixou a caminhada por último porque ela precisa ser avaliada com bastante cuidado. Considere que caminhar é um ótimo exercício físico para quase todo mundo. E se feita de forma correta, com postura e em lugares planos, ela pode ajudar quem tem dores no joelho.

7 esportes para quem sofre com problemas no joelho
Foto: (reprodução/internet)

O motivo disso é que a caminhada, diferente da corrida de rua, tem pouquíssimo impacto, o que quer dizer que não afeta as articulações. Se for uma caminhada feita em esteiras elétricas, por exemplo, melhor ainda porque o impacto se torna ainda menor. 

Além de tudo, tem a vantagem de ser um esporte simples e que exige pouco conhecimento do atleta. Do outro lado, entenda que uma caminhada irregular ou muito rápida pode ter muito atrito, o mesmo vale para aquelas feitas em descidas. E isso não é recomendável, ok?

Conheça a musculatura do corpo

Uma dica legal aqui é para que você busque mais conhecimento sobre os músculos e as partes do corpo. Por exemplo, você notou que a gente sempre cita esportes que forçam os músculos das pernas? Isso faz sentido porque diminui a pressão das articulações. 

7 esportes para quem sofre com problemas no joelho
Foto: (reprodução/internet)

Logo, ao ir para a academia ou na fisioterapia ou qualquer outro esporte tente observar o quanto você está movimentado e fazendo força com músculos da coxa, da panturrilha, etc.

Além deles, os músculos dos quadris também importam. Então, pensar em atividades e esportes que beneficiam essa área do corpo também é legal para quem tem dores nos joelhos. Outra curiosidade é que usar sapatos incorretos também causam lesões nos joelhos

Os esportes para evitar

Se você tem um histórico de problemas, dores ou cirurgias no joelho, saiba que além dos esportes mais recomendados que citamos acima, você também deveria conhecer outra lista, que é daqueles que mais causam as lesões nessa articulação. 

7 esportes para quem sofre com problemas no joelho
Foto: (reprodução/internet)

Um estudo da Universidade de São Paulo, no Brasil, informou que há 5 deles que são os que mais causam lesões. E você não vai se surpreender ao saber que o futebol domina a lista. Ele é responsável por 55% das lesões no joelho no esporte. 

Depois, a lista vem com as lutas de artes marciais, o basquete, o treino incorreto na academia e até mesmo os jogos de tênis. Cada esporte tem suas causas e efeitos. Por exemplo, na luta, quase sempre, isso vem de golpes e no tênis quase sempre é no ligamento cruzado anterior.

A ajuda profissional

Para todo caso, seja em pós-operatórios ou simples dores no joelho, a recomendação é que se faça o acompanhamento com os médicos especialistas. Nesse caso, estamos falando dos ortopedias e traumatologistas. Eles podem indicar os melhores caminhos para você.

Inclusive, não se engane: ficar sem praticar esportes pode ser bem ruim para você que está com dor nos joelhos. Isso porque sem o exercício você poderá ganhar mais peso e isso vai sobrecarregar, ainda mais, os joelhos. Sem contar que os músculos estarão enfraquecidos.