O futebol é hoje em dia o esporte mais popular do mundo. E, curiosamente, ele já recebeu diversas seleções como as mais temidas do mundo. Quem não se lembra da Laranja Mecânica, por exemplo? E da Seleção da Hungria da década de 30 e 50?
A Suécia, a Croácia, a Bélgica. Todas essas seleções já tiveram o seu prestígio no futebol. Mas, você sabe quais são os países que mais venceram a Copa do Mundo? Inglaterra, Itália, Argentina? Fizemos aqui, uma lista completa com as 8 seleções campeãs do mundo. Veja.
As maiores seleções campeãs do mundo
A Copa do Mundo de futebol começou a ser disputada em 1930 e de quatro em quatro anos o evento acontece. No entanto, devido à Segunda Guerra Mundial, ele deixou de existir nos anos de 1942 e 1946. Mas, se mantém até hoje como principal competição das seleções.
A competição já teve 8 seleções campeãs, sendo que um único país venceu 5 vezes. Depois, duas venceram por 4 vezes e três venceu por 2 vezes. Além disso, há duas seleções que venceu uma única vez. Todas são europeias ou sul-americanas.
E já vamos adiantar uma curiosidade: da lista toda que temos aqui, apenas Uruguai, Inglaterra e Espanha são países que só tiveram o ouro. Ou seja, nunca ficaram com o vice campeonato ou com um terceiro lugar na Copa do Mundo.
8 – Inglaterra
Vamos começar essa lista com uma seleção campeão do mundo que tem um título mundial, que veio em 1966, em uma final gigante, que foi contra a Alemanha. A partida terminou 4 a 2 para os ingleses. Após isso, a Inglaterra nunca mais venceu.
A se considerar a seleção inglesa não participou das 3 primeiras edições. E após o título, o máximo que conseguiu foi um quarto lugar, sendo isso em 1990 e 2018. Já na Eurocopa também não tem tanta história, sendo um 3º lugar em 1968 e a semifinal em 1996.
Ainda assim, não podemos deixar de falar que é uma das seleções de futebol mais antigas do mundo, que tem a alcunha de 3 leões no seu símbolo/escudo. Aliás, é a equipe mais antiga do mundo ao lado da Escócia, com a qual fez a primeira partida oficial, em 1872.
7 – Espanha
Assim como a Inglaterra, a Espanha também tem um Mundial de Copa do Mundo. Inclusive, o título veio recentemente, no ano de 2010. Esse foi um marco e tanto para o país porque a Espanha sempre foi berço de grandes clubes, como Real Madrid e Barcelona.
No entanto, nunca havia conseguido um troféu de Seleção na Copa do Mundo. Curiosidade a parte, a Espanha não participou da Copa de 30, de 54, de 58, de 70, de 74 e se retirou da de 1938 por motivos variados. Mas, em 1934 chegou nas quartas, assim como em 86 e 2002.
Já no ano de 2010, na Copa da África do Sul, conseguiu levantar a taça de forma até um pouco surpreendente. Por outro lado, a Espanha tem 3 títulos da Eurocopa, sendo em 1964, 2008 e 2012. E na Copa das Confederações tem um vice-campeonato em 2013.
6 – Uruguai
Entre a 6ª maior seleção do mundo em termos de títulos e a 4ª, temos um empate técnico com dois títulos mundiais. A lista começa com o Uruguai, passa pela França e termina com a Argentina. No caso do Uruguai, os dois títulos são bem antigos. Mas, preciosos.
O primeiro troféu dos uruguaios veio no que é considerada a primeira edição da Copa do Mundo, em 1930. A vitória foi apertada em um resultado surpreendente de 4 a 2. E 20 anos depois, em 1950, o Uruguai voltou a vencer.
Mas, dessa vez, o jogo foi contra o que estava nascendo como potência do futebol, o Brasil, que viria a vencer a edição de 1958 com o Pelé na equipe. Em 1950, ele chegou a jogar, mas pouco. Enquanto isso, o Uruguai levava para casa o seu segundo título.
5 – França
A França não é daqueles países mais tradicionais no futebol. Por exemplo, não tem 4 ou 5 títulos como as outras seleções que vem abaixo. No entanto, sempre que chegam na final é uma equipe que costuma levar a sério a final. Tanto é que venceu bem em 2 ocasiões.
A primeira foi em 1998 em uma final contra o Brasil e que consagrou Zinedine Zidane como o cara do futebol frances. A vitória veio fácil, por 3 a 0. E olha que o Brasil sempre foi visto como uma seleção que tem muita moral no futebol, hein.
Mais tarde, 20 anos depois, enfrentou a surpreendente Croácia na final do mundial de 2018 e venceu por 4 a 2 em um dos resultados mais improváveis para uma final de Copa do Mundo. Nesse caso, o jovem talento Mpabé foi o destaque.
4 – Argentina
Também com dois títulos mundiais, a Argentina tem o seu lugar de mérito na lista de maiores seleções campeãs do mundo. O país que tem como principal nome Diego Maradona venceu em 1978 e em 1986, sendo ambas finais muito eletrizantes.
A primeira foi contra a Holanda e teve uma certa folga, sendo de 3 a 1. A se considerar que nesse ano a “Laranja Mecânica” esteva em alta e a Holanda era um dos países mais fortes e sempre visto como finalista dos mundiais.
Já na edição de 86, a Argentina enfrentou uma Alemanha muito entusiasmada na final. Inclusive, mesmo com a derrota para os argentinos, os alemães viriam a ganhar o título na edição seguinte da competição. A vitória de 1986 da Argentina foi por 3 a 2.
3 – Itália
A Azurra, como é chamada a Seleção da Itália, é a 3ª maior potência do futebol no mundo. Aliás, ela é a 2ª e divide o posto com a Alemanha, que vem logo abaixo. A Itália já venceu 4 vezes, sendo um bicampeonato que aconteceu em 1934 e 1938.
Nas ocasiões, as vitórias foram contra a Tchecoslováquia por 2 a 1 e contra a forte Hungria, por 4 a 2. Mais tarde, em 1982, a Itália venceu a Alemanha, por 3 a 1, na final do Mundial. E, mais recentemente, na década de 2000, no ano de 2006, venceu a França nos pênaltis.
Inclusive, não apenas por que foi decidido nas penalidades, mas esses foi um dos jogos de Copa do Mundo mais lembrados pelas pessoas que amam o futebol. A França tinha tudo para vencer, só que o peso da camisa italiana falou mais alto.
2 – Alemanha
A Alemanha divide a posição de 2ª potência do futebol ao lado da Itália. O motivo é que também tem 4 títulos mundiais de Copa do Mundo. Inclusive, atualmente, é vista como uma seleção moderna, que sempre está na disputa de grandes finais.
O que pouca gente chega é que o seu primeiro título veio lá em 1954, em uma vitória que foi contra a Hungria, que naquele ano era uma seleção muito forte. Os alemães venceram por 3 a 2. Depois de 20 anos, em 1974, voltaram a vencer a Copa, ganhando de 2 a 1 da Holanda.
Curiosamente, a Holanda desse ano foi chamada de “Laranja Mecânica”, hein, de tanto potente que era a equipe. Em 1990, a Alemanha voltou a levantar a taça, com a vitória sobre a argentina por 1 a 0. E isso voltou a se repetir, em uma mesma final, no ano de 2014.
1 – Brasil
O Brasil é considerado o país do futebol por vários motivos e um deles é por atualmente ser o maior campeão de Copas do Mundo de todos os tempos. Isso vem desde 1958, quando a Seleção Brasileira conseguiu o seu primeiro título na final contra a Suécia, vencendo por 5 a 2.
Depois, também venceu em 1962, na final que foi contra a surpreendente Tchecoslováquia, na vitória por 3 a 1. Mais tarde, em 1970, venceu a final contra o México por 4 a 1. Então, ficou um longo período sem vencer até que em 1994 voltou a ganhar.
E essa foi uma das finais mais eletrizantes de todos os tempos, sendo que a decisão foi decidida nos pênaltis, contra os italianos e o Brasil venceu por 3 a 2. Já em 2002, na final contra a Alemanha, em uma vitória por 2 a 0, o Brasil teve o seu último troféu.
Outras seleções de destaque
Ainda que não tenham sido citadas porque não venceram várias ou uma única vez uma Copa do Mundo dá para citar aqui várias seleções que tiveram destaque em grande parte das competições, como é o caso da própria Holanda, que consegui 3 vices: 1974, 1978 e 2010.
Além disso, tem o bronze de 2014. Além da Holanda, que se mantém como forte até hoje, há outros países que estiveram bem em Copas, mas não mantém o mesmo êxito. Por exemplo, a Hungria com dois vices, em 1938 e 1954. Além da Tchecoslováquia, com vice em 1934 e 1962.