Você pode até não acreditar, mas até hoje existem 3 goleadas que foram marcantes e inesquecíveis em Copas do Mundo, sendo que possuem uma diferença de 9 gols entre as Seleções. Fora isso, há tantas outras com resultados surpreendentes de mais de 5 gols de diferença.
Com isso, poderíamos citar aqui as maiores goleadas em termos de gols mais feitos. Porém, optamos por trazer aqueles jogos que tiveram a maior diferença de gols. Assim, entra na lista os famosos 7 x 1, mas não o 8 x 3 da Hungria na Alemanha, em 1954, por exemplo.
13 - União Soviética 6 x 0 Hungria (1986)
Aqui, nós temos uma goleada sofrida pela Hungria, só que não se engane. Esse país ainda vai aparecer em outra parte do texto, só que do lado inverso, sendo o time goleador. Mas, no ano de 1986, a história não teve um final feliz, não.
A União Soviética foi a que mais se destacou naquela frase de grupos, embora não tenha passado das oitavas de final. A campanha teve essa goleada história com 2 gols de Yaremchuk.
12 - Brasil 7 x 1 Suécia (1950)
O ano era 1950 e o Brasil tinha feito uma campanha invicta na primeira fase. Assim, logo após a abertura da fase seguinte, a Seleção Canarinho teve uma vitória impressionante contra os suecos no estádio do Maracanã, no Brasil.
Naquele ano, naquele dia, o Brasil contou com 4 gols de um mesmo jogador, o Ademir. Com isso, ele também se tornou o artilheiro da competição. Depois, ainda tivemos mais 2 gols do Chico e um do Maneca. Já Sune Andersson descontou para os suecos.
11 - Alemanha 7 x 1 Brasil (2014)
Esse é um dos jogos mais vergonhosos para os brasileiros. Inclusive, porque o jogo aconteceu em pleno Brasil, no maior estádio do país, o Maracanã. Ele valia pela semifinal da competição e os alemães fizeram 5 gols em apenas 18 minutos.
Os nomes de maior destaque foram Kroos e Shurrle, que marcaram 2 gols cada um. Depois, a lista ainda teve Muller, Khedira e Klose. Oscar fez o único gol do Brasil, bem no fim do jogo.
10 - Turquia 7 x 0 Coreia do Sul (1954)
Quatro anos mais tarde, após a vitória do Brasil sobre a Suécia, outra goleada. Agora, veio da Turquia, que venceu o confronto contra a Coreia do Sul. Na ocasião, Burhan Sargin marcou 3 vezzes, depois Suat Mamat marcou mais 2. E lefter Kuçukandonyadis e Erol Keskin fizeram 1.
O jogo fez parte da competição que teve a Alemanha Ocidental como campeã. Mas, o que mais chama a atenção é que essa não foi a maior goleada da época. Isso porque a Hungria venceu a Coreia do Sul também de goleada, mas por 9 a 0.
9 - Uruguai 7 x 0 Escócia (1954)
Você já deve ter notado que a Copa de 1954 foi uma das que mais teve goleadas, certo? Nesse caso, destacamos o Uruguai como time marcador de um placar elástico.
E a maior parte do show aconteceu no segundo tempo, quando os uruguaios marcaram mais 5 vezes. O destaque ficou por conta de Borges e Abbadie.
8 - Portugal 7 x 0 Coreia do Norte (2010)
A Coreia do Norte nunca foi uma Seleção muito famosa no futebol. No entanto, chegou na Copa do Mundo de 2010. E a goleada classificou os lusos para a próxima fase, as oitavas de final.
Assim, o volante Tiago foi um dos principais nomes daquele jogo, com 2 gols. E o Cristiano Ronaldo só marcou um gol, bem no fim da partida.
7 - Polônia 7 x 0 Haiti (1974)
A competição foi na Alemanha Ocidental e teve duas grandes goleadas. A primeira foi essa aqui, da Polônia sobre o Haiti. Inclusive, foi nessa época que nasceu a chamada “Laranja Mecânica”, da Holanda. Mas, nesse jogo, a Polônia é que era uma máquina de gols.
Inclusive, a Polônia mandou super bem nessa competição, conseguindo um 3º lugar incrível e a mdetalha de bronze.
6 - Suécia 8 x 0 Cuba (1938)
O ano de 1938 também teve uma goleada histórica e com 8 gols. A Suécia era uma equipe bem forte e pegou um fraco, Cuba, que até hoje não tem tanta história no futebol.
Na Copa de 1938, os suecos tinham como destaque os atacantes Wetterstrom e Keller. Cada um deles marcou 3 gols nesse jogo.
5 - Uruguai 8 x 0 Bolívia (1950)
O campeonato mundial de futebol de 1950 teve a goleada do Uruguai como um dos jogos mais surpreendentes. Os azuis celeste já haviam sido campeões do mundial e eram adeptos de goleadas. Em 1950, o azar foi da Bolívia.
O jogo terminou com 8 gols em uma partida impecável de Miguez, que foi um atacante que fez 3 gols naquela ocasião. O resultado final foi mais um título para os uruguaios.
4 - Alemanha 8 x 0 Arábia Saudita (2002)
Essa é uma das goleadas mais recentes que se tem notícia em termos de Copa do Mundo. A Alemanha venceu a Arábia Saudita em uma campanha que a levou até a final, contra o Brasil. A goleada foi na estreia da Seleção, com 3 gols de Klose.
Inclusive, esses gols também foram importantes para colocar o alemão na lista de maior artilheiro de todas as Copas do Mundo, com 16 gols marcados.
3 - Hungria 9 x 0 Coreia do Sul (1954)
Já comentamos sobre esse jogo acima, quando citamos outro de 1954. Curiosamente, até hoje em dia a Hungria é vista como uma Seleção incrível que jogou a Copa de 1954. E, possivelmente, essa foi a sua melhor aparição em Copas do Mundo.
Ela chegou a ser comparada a Holanda de 1974 e ao Brasil de 1982. Entre os nomes mais conhecidos, lembramos de Puskas, Kocsis, Czibor, entre outros. O jogo de 9 a 0 foi logo na primeira fase da competição, quando a Hungria ainda teve mérito de outras goleadas.
2 - Iugoslávia 9 x 0 Zaire (1974)
A copa de 1974 foi diferente em termos de goleadas, pelo menos. O Zaire, por exemplo, conseguiu entrar no Mundial e teria saído de lá sem ser lembrado. Mas, a goleada sofrida foi marcante para todas as épocas seguintes.
A equipe da África perdeu os 3 jogos na primeira fase no grupo 2 e não marcou gols. Mas, diante dos europeus iugoslavos teve a piro derrota. O artilheiro do jogo foi Bajevic, com 3 gols. E o africano Mulamba foi expulso aso 22 minutos do primeiro tempo.
1 - Hungria 10 x 1 El Salvador (1982)
O ano de 1982 foi visto como um dos mais bonitos para o futebol de Copas do Mundo. No entanto, a Hungria que havia se mostrado como potência nos últimos anos não conseguiu passar da primeira fase. Ainda assim, marcou história por essa goleada.
Aliás, essa foi a maior goleada de todas as Copas do Mundo até aqui. O jogo era de estreia e terminou com 11 gols em um mesmo jogo, sendo 3 marcados pelo Lasló Kiss. O jogo terminou o primeiro tempo com uma vitória de apenas 3 a 0.
O jogo histórico, a maior goleada de Copas do Mundo, ainda teve algumas curiosidades que podem ser lembradas aqui, sendo o único placar com 2 dígitos da história, a partida com mais gols de jogadores reservas e que mais teve reservas fazendo ao menos um gol.
Outros dados curiosos sobre gols e goleadas em Copa do Mundo
Nesse último tópico, trouxemos aqui algumas curiosidades sobre Gols em Copa do Mundo. Por exemplo, você sabia que o primeiro gol foi marcado por Lucien Laurent, da França? Isso lá em julho de 1930. E a Seleção Europeia venceu o México por 4 a 1.
Outra coisa é que o gol mais rápido foi de um turco, o Hakan Sukur, com 11 segundos de jogo, contra a Coreia do Sul, na Copa do Mundo de 2002. Já sobre as goleadas, o jogo com mais gols foi entre Áustria e Suíça, na Copa de 1954, em um jogo de 7 a 5 para os austríacos.
Depois disso, ainda veio o 10 a 1 da Hungria contra El Savador e a da Hungria contra a Alemanha, por 8 a 3 para os húngaros, com 11 gols em cada jogo. O Brasil 6 a 5 na Polônia, de 1938 também entre na estatística. Além do 7 para a França e 3 para o Paraguai, em 1958.
A seleção com mais gol em Copas do Mundo
A Hungria, como vimos acima, foi uma Seleção e tanto em várias Copas do Mundo. Ao menos, nas mais antigas. Assim, chegou a marcar 27 gols na Copa de 1954. E, curiosamente, na mesma edição, a Alemanha Ocidental também goleou muito, com 25 tentos no total.
Depois, em 1958 foi a vez da França marcar vários gols, sendo 23. Depois, em próximas Copas do Mundo, 1950 e 1970, por exemplo, foi a vez do Brasil fazer bastante gols, sendo 22 na primeira edição e depois 19 na outra.