Na última Olimpíada, que foi entre julho e agosto de 2021, as pessoas puderam observar vários jovens ganhando medalhas de ouro, prata e bronze. Para se ter ideia, duas meninas de 13 anos cada uma venceram no skate e uma de 16 anos ficou com o bronze.
Esse é só um exemplo. Agora, diferente do que muita gente pensa, considere que elas não são as mais jovens a ganhar uma medalha olímpica. Isso porque se considerar a idade em anos e meses, nós temos outros nomes entre os mais jovens e você vai conhecer alguns.
Qual é a idade mínima para participar dos Jogos Olímpicos?
De alguns anos para cá, algumas mudanças aconteceram quanto á idade mínima para estar nos Jogos Olímpicos. Porém, há bastante tempo a gente tem “crianças” com menos de 14 anos participando e até mesmo ganhando medalhas. Trouxemos os mais clássicos exemplos.
Antes de começar, no entanto, saiba que para participar dos Jogos se exige uma idade mínima de 14 anos, conforme uma Recomendação da Corregedoria Nacional de Justiça. Até 2015, a idade recomendada era de 12 anos.
No entanto, quando acompanhados dos pais, os atletas podem participar da competição mesmo sendo jovens, com menos de 14 anos. Agora, após os jogos de Tóquio, ao que tudo indica, novas regras devem surgir, especialmente em modalidades como skate.
Talita Rodrigues (13 anos e 347 dias)
Você já ouviu falar da Talita Rodrigues? Ela é uma brasileira importante no nado livre. Nascida no Rio de Janeiro, ela participou dos Jogos pelo Brasil e é irmã de outro nadador olímpico, o Sérgio Geraldo Alencar Rodrigues.
O fato que nos importa aqui é que com 13 anos participou dos Jogos de Londres, em 1948, sendo que foi até a final dos 4 x 1000 metros livres. É a mais jovem integrante da delegação olímpica dessa modalidade no país. Há controvérsias sobre a medalha dela, já que ela não venceu nesse ano.
Marjorie Gestring (13 anos e 268 dias)
De todo modo, esse é um dos nomes mais importantes dessa lista. Isso porque a Marjorie não é apenas uma das atletas a vencer medalha olímpica quando era bem jovem. Ela também é conhecida por ser a mais jovem a vencer a sua modalidade, ficando com o ouro.
Ela era uma alemã que ganhou a prova do Trampolim das Olimpíadas de 1936, que aconteceu no seu país. No entanto, a história triste é que ela nunca mais participou de competições olímpicas por conta da Segunda Guerra Mundial.
Aliás, aqui fica uma dica de leitura bem legal para mais tarde. A Marjorie é considerada multicampeã dos saltos ornamentais, sendo que recebeu a segunda medalha de ouro olímpica dos Estados Unidos após o cancelamento dos Jogos de 1940.
Elizabeth Ryan (13 anos e 221 dias)
Também na faixa dos 13 anos, a gente tem a Elizabeth Ryan, que foi uma tenista dos Estados Unidos. Ela ganhou 30 títulos do Grand Slam, sendo 11 em duplas mistas. Depois, participou de mais 4 finais do simples também. O problema é que temos um problema: ninguém consegue dizer com exatidão o que ela ganhou nas Olimpíadas.
Foi então, que desscobrimos que há outra Elizabeth Ryan, que era uma nadadora da equipe norte-americana. Ela sim tinha 13 anos e venceu os Jogos de 1936, em Berlim. Porém, ela não participou da final da competição e acabou ficando sem a medalha no peito.
Rayssa Leal (13 anos e 201 dias)
A brasileira conhecida como “fadinha do skate” foi medalhista histórica e por pouco não ficou como a Marjorie, sendo ouro. Ela ficou com a medalha de prata no ano de 2021, quando aconteceram os Jogos de Tóquio.
Ela garantiu o vice-campeonato na categoria estreante dos Jogos, que é do skate. Rayssa também tem uma história legal porque ela respira o esporte desde quando tinha 6 anos de idade. Ela ficou famosa com vídeos lançados na internet.
E quando o skate surgiu nas Olimpíadas, ela não perdeu tempo para se classificar e vencer a sua primeira medalha. Ela é de Imperatriz, no Maranhão e já venceu vários títulos nacionais e internacionais da modalidade.
Elizabeth Verona (13 anos e 129 dias)
Ela é conhecida como Donna de Varona. E tem uma história incrível nas Olimpíadas. Ela é foi uma nadadora de competição e era ativista também. Mais tarde, se tornou locutora da TV americana. A “Liz”, como era chamada na infância, se classificou para os Jogos aos 13 anos.
E nesse ano já venceu uma medalha. Curiosamente, ela era especialista em estilo livre, medley e até mesmo no individual. Aos 17 anos, ela se tornou um ícone do Wide World of Sports, da revista ABC e a partir disso foi nomeada por várias comissões.
Dorothy Poynton-Hill (13 anos e 23 dias)
Dorothy foi uma saltadora ornamental estadunidense que competiu em provas pelos Estados Unidos. Apelidada de Greta, ela nasceu em 1915 em Utah e era representante do LAAC. Curiosamente, é uma das poucas menções aqui que tem várias medalhas.
Ela conquistou 4 medalhas olimpicas, sendo em 3 edições diferentes. Em 1928 venceu a primeira, sendo uma prata no trampolim de 3 metros. Nas outras edições, venceu na plataforma de 10 metros. Morreu aos 80 anos na Califórnia.
Clara Marangoni (12 anos e 269 dias)
A Clara fez parte da equipe italiana de ginástica e ficou com a medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Amsterdã, no ano de 1928. Na época, o time italiano era formado por duas meninas ainda mais jovens do que ela, que você vai conhecer abaixo.
Carla nasceu em Pavia. Isso, Carla. Mas, como o nome era sempre trocado, a equipe italiana optou por Clara e ela foi uma das primeiras mulheres italianas a vencer uma medalha olímpica.
Noel Vandermotte (12 anos e 230 dias)
Medalha de bronze no remo durante as Olimpíadas do ano de 1936, na Alemanha, Noel é um francês dos mais jovens a vencer os Jogos. Porém, vamos considerar aqui um fato bem interessante.
Ele não era um grande remador, sendo que foi usado pela equipe pelo peso que tinha. Isso porque era muito leve e acabava reduzindo o peso do barco e tornava a remada mais fácil.
Antoine Fiolet (12 anos e 223 dias)
Aqui nós também temos um problema. São poucas as informações sobre o Fiolet. O que se tem de informação é que ele era um francês que ficou com o bronze no polo aquático.
E isso aconteceu em 1900, sendo que o problema é justamente a falta de informação sobre esse tipo de notícia, que era bastante precário na época. É o mesmo caso do francês Marcel, que nós vamos comentar abaixo.
Ines Vercesi (12 anos e 216 dias)
A Ines é uma das competidoras que esteve ao lado da Clara, que já citamos aqui. Ou seja, ela fazia parte da equipe italiana da ginástica que ficou com a prata nos Jogos de 1928. A atleta também se destacava nas competições.
A Ines é citada no site oficial das Olimpíadas, sendo que só teve uma medalha na carreira em sua única participação. Ela nasceu em 1916 e em 1928 já ficava com a medalha. Ainda sim, fez história como uma das mais jovens medalhistas do esporte.
Inge Sorensen (12 anos e 21 dias)
Se você prestou a atenção até aqui, considere que as Olimpíadas do ano de 1936 foram ótimas para quem queria ganhar medalhas e tinha menos do que 14 anos, né. Esse ano também foi especial para atleta Inge Sorensen.
A nadadora dinamarquesa conquistou o bronze nos 200 metros peito e ficou sendo a mais jovem da história em uma prova feminina individual. Ainda assim, ela não foi a mais jovem. Vai se surpreender com a próxima atleta.
Luigina Giavotti (11 anos e 301 dias)
A Luigina conseguiu uma medalha de prata por equipes em Amsterdã, no ano de 1928. Ela fez parte da equipe de Clara Marangoni e Ines Vercesi, na ginástica italiana. Sim, as mesmas garotas que citamos anteriormente.
Assim, se tornou a mais jovem do sexo feminino de toda a história das Olimpíadas a vencer uma medalha na competição. Caso tenha se surpreendido com a Rayssa, então guarde sua surpresa para essa atleta. Competir e ser medalhista aos 11 anos é demais, não é mesmo?
Dimitrios Loundras (10 anos e 218 dias)
O Dimitrios só não é o primeiro da lista porque há alguns relatos sobre um atleta da competição de 1900. Logo, há um problema: a história dele não é confirmada. Agora, em termos de relatos mais confiáveis, a gente tem o Dimitrios.
Ele pode ser considerado o mais jovem atleta a ganhar medalha olímpica. O grego foi bronze nas barras paralelas por equipes na ginástica artística de Atenas, no ano de 1896. Ele competiu ao lado de Filippos Karvelas e uma competição disputada por até 3 equipes.
Um fato curioso e incompleto sobre Marcel Depaillé (7 anos)
A história do Marcel é contestada até hoje. De fato oficial, o Dimitrios é o mais jovem a vencer uma medalha olímpica. Porém, vem o Marcel, que jogou em Paris, no ano de 1900. O que aconteceu é que durante a prova de remo, após imprevisto, ele foi convidado para a seleção.
Na época, ela tinha 7 anos de idade. Alguns relatos é o de que ele seria o mais jovem a participar dos Jogos, porém, sem vencer alguma medalha. A grande dificuldade está em encontrar informações sobre a Olimpíada desse ano para saber se o francês venceu ou não.