O vôlei é o segundo esporte mais praticado e popular do Brasil. Através da prática profissional da modalidade, conhecemos diversos astros que jogam com maestria, animando os amantes do vôlei.
O esporte possui diversas lendas que ficaram marcadas na história. No entanto, existem diversos atletas que hoje estão escrevendo as suas trajetórias para que, lá na frente, talvez estejam entre os melhores de todos os tempos. Nossa equipe de redação separou uma lista com os 10 melhores jogadores de vôlei atualmente.
Yoandy Leal
Yoandy Leal, mais conhecido por seu sobrenome, é um atleta nascido em Cuba e recentemente naturalizado como brasileiro. Assim que passou a integrar a seleção brasileira, participou como titular da vitória da equipe na Copa do Mundo de Vôlei de 2019.
Atuando pelo clube brasileiro Sada Cruzeiro, conquistou quatro vitórias da Superliga Masculina, principal campeonato nacional, quatro títulos Sul-Americano e três Mundiais de Clube. Após o sucesso, foi para a equipe italiana Lube Civitanova, por onde já se tornou campeão mundial.
Max Holt
O atleta nascido nos Estados Unidos é um destaque dentre os outros que jogam em sua posição, a de central. Por sua seleção, já foi campeão da Liga Mundial de 2014 e da Copa do Mundo de 2015.
Nas Olimpíadas do Rio de Janeiro, realizadas em 2016, Max foi medalhista de bronze. Em 2019, ele foi premiado individualmente como um dos dois melhores centrais da Liga das Nações e da Copa do Mundo.
Ivan Zaytsev
O italiano sempre figura nas listas de melhores do mundo. Zaytsev é um dos principais jogadores de sua seleção, fazendo com que a Itália tenha conquistado o terceiro lugar dos Jogos Olímpicos de Londres em 2012 e o segundo em Rio 2016.
Zaytsev convive com o vôlei desde pequeno, já que é filho do ex-atleta Vyacheslav Zaytsev. O atleta possui tamanho talento que consegue jogar tanto como oposto, quanto como ponteiro. Outro destaque do jogador é o seu saque. Nas Olimpíadas do Rio, ele quebrou o recorde do saque de vôlei mais forte, atingindo um golpe a 127 km/h.
Ricardo Lucarelli
O atleta brasileiro é um dos ponteiros mais completos do mundo. Lucarelli foi campeão dos Jogos Olímpicos do Rio em 2016. Teve um momento difícil na carreira quando ficou afastado durante oito meses por conta de uma cirurgia no tendão de Aquiles. Mesmo após a recuperação de uma lesão, o jogador manteve a sua alta performance.
Lucarelli passou a fazer parte do Taubaté e comandou a primeira vitória do clube na Superliga Masculina. Ao final da competição, foi considerado o MVP, ou seja, o melhor jogador geral da competição. Em 2019, participou do título do Brasil na Copa do Mundo.
Alan Souza
Alan Souza é um atleta brasileiro que apresentou um grande crescimento em um curto período de tempo. Não tão reconhecido pela seleção, quando o oposto teve a oportunidade, mostrou o que aprendeu em tanto tempo de preparação.
Em 2019, substituiu o oposto Wallace na Seleção Brasileira. Nos dois campeonatos em que passou, a Copa do Mundo e o Sul-Americano, foi considerado o melhor jogador. Em 2018/19, foi vice-campeão da Superliga Masculina, atuando pelo SESI-SP. Na ocasião, foi o maior pontuador do campeonato, com o crédito de 395 acertos.
Yuji Nishida
O oposto japonês tem chamado atenção do vôlei mundial. Atuando desde que tinha 17 anos de idade por sua seleção, ele marcou o recorde de atleta mais jovem a marcar 30 pontos em uma partida, esta que foi entre a Argentina no Campeonato Mundial de 2018.
Na Liga Mundial de 2019, Nishida mostrou destaque também alcançando uma marca histórica. Foi o atleta que mais marcou aces no torneio em questão, pontuando sete vezes contra a Bulgária.
Em janeiro de 2020, o atleta completou 20 anos de idade. Nishida se prepara para competir a sua primeira Olimpíada, que será em seu país de origem, sobretudo em Tóquio.
Osmany Juantorena
Osmany Juantorena é mais um atleta que nasceu em Cuba e se naturalizou em outro país. Diferente de Leal, que se tornou brasileiro, Juantorena se tornou italiano. Os seus pontos mais fortes vão além da força, mas nele é notório muito domínio das técnicas.
O atleta possui a maior quantidade de MVP no Mundial de Clubes, tendo em seu currículo 4 títulos de melhor jogador da competição. Jogando pela Cuba, levou a medalha de bronze na Liga Mundial de 2005. Já pela Itália, foi medalhista de prata na Copa do Mundo de 2015 e nos Jogos do Rio, em 2016.
No ano de 2019, Juantorena foi premiado como MVP da Liga dos Campeões da Europa, além de ganhar 4 vezes consecutivas o Mundial de Clubes, sendo os 3 primeiros títulos pelo Trentino e o último pelo Lube Civitanova.
Wilfredo León
León se junta a lista como mais um atleta que veio de Cuba e se tornou um dos melhores do mundo. Oficialmente, o jogador passou a integrar a Seleção Polonesa a partir de 2019. León é referência por sua jornada. Na Liga Mundial de 2008, León defendeu a Cuba com apenas 14 anos de idade.
Na Liga Mundial de 2009, foi considerado o melhor sacador da competição, passando a ganhar diversos prêmios individuais. Quando assumiu o clube russo Zenit, foi considerado o melhor jogador das Ligas dos Campeões de 2015 e 2016.
Pelo seu clube, ainda foi tetracampeão da Europa entre as temporadas 2014/15 a 2017/18. Em 2017, participou do título de sua equipe no Mundial de Clubes. Jogando pela Cuba, foi medalhista de prata do Campeonato Mundial de 2010, assumindo a capitania do time com apenas 17 anos de idade. Pela Polônia, foi vice da Copa do Mundo de 2019.
Matt Anderson
Anderson é um ponteiro/oposto americano que vive uma grande fase no vôlei mundial. Em 2018, foi uma das peças da seleção estadunidense para a medalha de bronze da Liga Mundial e do Campeonato Mundial. Nos dois torneios, foi considerado o melhor oposto.
Em 2019, Anderson ajudou a Seleção dos Estados Unidos a alcançar a medalha de prata na Liga das Nações. Nas premiações individuais da Liga, o atleta foi eleito o MVP, prêmio concedido ao melhor jogador, independente de qualquer posição.
As suas atuações em clubes também são prósperas. Jogando pelo Zenit, foi tetracampeão da liga europeia e campeão mundial. Vale ressaltar que ele esteve presente nas conquistas da medalha de bronze do Rio 2016, além do título da Liga Mundial de 2014 e da Copa do Mundo de 2015, todas pelos Estados Unidos.
Earvin N’Gapeth
N’Gapeth é conhecido por ser um jogador polêmico, mas de qualquer forma é competente. O francês comandou a seleção francesa ao bicampeonato pelas Ligas Mundiais de 2015 e 2017. Ainda, levou a França ao título da liga europeia em 2015.
Nas duas vitórias francesas na Liga Mundial, N’Gapeth foi considerado o MVP. Os seus principais talentos estão na sua versatilidade de golpes no ataque, além da força potente.
Lista honrosa
Os nomes citados pertencem a 10 atletas muito talentosos. Contudo, existem outros nomes que facilmente poderiam estar na lista. A priori, o levantador dos EUA, Micah Christenson impõe um jogo veloz e com diversas fintas que já o fizeram o melhor da posição no Campeonato Mundial de 2018, da Liga Mundial e da Copa do Mundo de 2019.
Outro nome na lista honrosa poderia ser o do polonês Bartosz Kurek, que foi intitulado o melhor jogador do Campeonato Mundial de 2018. Outros brasileiros podem ser lembrados. O levantador Bruninho, que possui diversos títulos pelo Brasil e por clubes, e o oposto Wallace que foi um dos pilares para a conquista do ouro olímpico na Rio 2016.
Vale a pena ver de novo: alguns dos melhores atleta da história
É necessário citar os melhores atletas de vôlei de todos os tempos. Lorenzo Bernardi foi um deles. O italiano jogou como levantador e ponteiro, sendo considerado pela Federação Internacional de Voleibol (FIVB) como um dos melhores jogadores do século 20.
Sérgio Santos, conhecido como Serginho, foi sem dúvidas o maior líbero da história do vôlei. O jogador fazia com que o jogo da seleção brasileira funcionasse da melhor maneira. A sua contribuição ao Brasil fez com que, atualmente, a seleção seja a maior e melhor do mundo.
Giba foi um grande nome do vôlei, sendo considerado por inúmeras pessoas o melhor jogador do mundo. O atleta brasileiro sempre ganhou alguma medalha para a seleção em qualquer campeonato que já pisou. Giba ganhou três medalhas olímpicas, 3 campeonatos mundiais, 4 Copas do Mundo e 12 Ligas Mundiais.
O melhor jogador de vôlei do mundo
Karch Kiraly também é considerado o melhor atleta de vôlei do mundo. O atleta passou a integrar a seleção dos EUA logo após se formar na faculdade de UCLA. Após quatro anos, se tornou campeão olímpico em Los Angeles 84, e ainda eleito o melhor jogador da competição. O jogador também ganhou o segundo ouro em Seul 1988.
Nos Jogos de Atlanta de 1996, participou no vôlei de praia e também foi campeão. Foi considerado pela FIVB, juntamente com Bernardi, como o melhor jogador de vôlei do século XX. Kiraly não é superior a Giba em premiações, mas sim em ter jogado os dois tipos de vôlei com maestria. Hoje é técnico da seleção feminina dos EUA.