Michael Jordan VS LeBron James: a comparação dos maiores da história da NBA

A NBA é a maior competição internacional do basquete e ocorre nos Estados Unidos. O campeonato possui um modelo de aquisição de jogadores que faz com que diversos times descubram astros a cada temporada.

Dentre diversas estrelas, um fato é inegável: LeBron James e Michael Jordan são os melhores. Por serem duas pessoas ocupando o topo das melhores performances da NBA, os internautas do esporte vivem palpitando quem é o melhor atleta. Neste artigo, abordaremos a trajetória das duas lendas do basquete.

ANÚNCIO
Foto: (reprodução/internet)

No artigo a seguir, você encontrará os seguintes assuntos:

  • Atuações das estrelasem quadra;
  • História de Michael Jordan;
  • História de LeBron James;
  • Participação de ambos em Space Jam;
  • O que cada um deles já disse sobre o outro;
  • Público escolhe quem é o melhor.

Performance dos atletas em quadra

Michael Jordan voltou a figurar com mais força a cultura popular logo após o lançamento do documentário “The Last Dance”. Enquanto isso, LeBron James levou o Los Angeles Lakers a mais um título da NBA, chegando a sua quarta vitória individual, cada vez mais perto dos seis de Jordan.

Foto: (reprodução/internet)

A volta dos astros em dois eventos especiais, fez com que voltasse a discussão a respeito de quem é o melhor. Michael Jordan ganha o embate por conta de títulos e prêmios de MVP das Finais, que é dado ao melhor jogador da competição.

ANÚNCIO

Números de Michael Jordan

Jordan possui um imenso legado. O atleta fez 35 jogos pela NBA, alcançando 6 títulos. Em termos de vitória, Jordan obteve 24. Já em derrotas, Jordan teve 11. O seus maiores prêmios são 6 MVP em finais do torneio. As suas médias de jogadas são:

  • Pontos - 33,6;
  • Assistências - 6;
  • Rebotes - 6.

LeBron também tem bons números

Michael Jordan VS LeBron James: a comparação dos maiores da história da NBA
Fonte: (Reprodução/Internet)

LeBron já jogou 55 vezes pela NBA. Atualmente, possui 4 títulos da competição, tendo passado entre elas por 22 vitórias e 33 derrotas. As suas médias perdem para Jordan em pontos, mas não nos outros requisitos.

  • Pontos - 28,4
  • Assistências - 7,8
  • Rebotes - 10,2

Comparação de playoffs

LeBron possui 260 jogos de playoffs, enquanto Jordan, 179. O astro do Lakers possui 28,8 pontos, se tornando o 6º colocado geral. Jordan possui 33,4, sendo o 1º. LeBron tem uma vasta vantagem em assistências, avaliada em 7,2, fazendo parte do 21º lugar. Jordan possui 5,7 em assistências, ocupando a 64ª posição. A comparação em rebotes é:

ANÚNCIO
  • Rebotes (LeBron) - 9 (101º)
  • Rebotes (Jordan) - 6,4 (264º)

Alex Garcia do basquete dá sua opinião

Michael Jordan VS LeBron James: a comparação dos maiores da história da NBA
Fonte: (Reprodução/Internet)

Segundo o ex-jogador da NBA, e que agora participa da NBB, LeBron é mais completo do que Jordan. No entanto, Jordan vence em premiações, fazendo com que LeBron só seja o melhor, caso o mesmo também consiga conquistá-las.

ESPN coloca os dois na lista

A ESPN, referência no meio do esporte, recentemente fez uma lista com os principais jogadores do mundo. Entre os 100, os dois estão, certamente., mas a disputa também segue acirrada. Personalidades comentaram como Larry Bird, seu rival do Chicago Bulls que afirmou: "Acho que Deus se disfarçou de Michael Jordan".

Início da carreira de LeBron

LeBron nasceu e cresceu Ohio. Por isso, tinha simpatizava com a cidade de Cleveland. Os Cavaliers o recrutou no Draft. Por sete temporadas, o atleta tentou conquistar o seu primeiro título da NBA. Após tantas tentativas, mudou-se para a Miami Heat, onde conquistou a sua primeira vitória.

Michael Jordan VS LeBron James: a comparação dos maiores da história da NBA
Fonte: (Reprodução/Internet)

No Miami Heat, LeBron se uniu aos outros craques Chris Bosh e Dwayne Wade. O elenco deu resultado. Em quatro temporadas, LeBron alcançou dois títulos da NBA, um em 2011/12 e outro em 2012/13. Após as duas vitórias, o atleta voltou ao Cleveland.

Cleveland Cavaliers e Los Angeles Lakers

Quando LeBron retornou ao Cavaliers, ele chegou a quatro finais consecutivas da NBA. Na temporada 2015/16, a vitória tão almejada foi conquistada. O astro não parou quieto e partiu ao Los Angeles Lakers.

Em 2018/19, o jogador chegou ao Lakers. Por conta de sua presença, Anthony Davis foi atraído ao clube. Com o novo time, LeBron conduziu o Lakers à 17ª vitória na NBA.

Trajetória de Jordan

Michael Jordan VS LeBron James: a comparação dos maiores da história da NBA
Fonte: (Reprodução/Internet)

Jordan administrou a sua carreira de forma diferente. Mesmo tendo se aposentado no Washington Wizards, o atleta fez história no Chicago Bulls. Alguns ainda dizem que o time é tão grande hoje, por conta do legado de Jordan. O Bulls nunca havia conquistado um título da NBA antes de Jordan. O atleta deixou seis primeiros lugares para o clube.

Dificuldades no começo do Chicago Bulls

Assim que foi selecionado pelo Draft do Bulls, Jordan não teve um caminho fácil para conquistar a vitória. O camisa 23 do clube encontrou um cenário não tão positivo. O time só havia vencido 27 dos 82 jogos da temporada anterior a que ele entrou.

Jordan enfrentou seis temporadas até conseguir o primeiro título. Jordan, desde então, participou de todos os playoffs do clube. Os mais difíceis foram contra o Detroit Pistons em 1988/89 e 1989/90, o que gerou a rivalidade entre a principal peça do time adversário, Isiah Thomas. O embate é retratado no documentário da Netflix “Arremesso Final”.

O início da glória

Michael Jordan VS LeBron James: a comparação dos maiores da história da NBA
Fonte: (Reprodução/Internet)

Quando o Bulls conseguiu chegar às finais, Jordan não perdeu nenhuma chance. Foram seis vitórias nas temporadas de 1990/91, 1991/92, 1992/93, 1995/96, 1996/97 e 1997/98. A pausa entre 92/93 a 95/96 têm um motivo

Jordan já praticou beisebol

O único intervalo, que não deixou com que os títulos fossem consecutivos, foi por conta de uma pequena aposentadoria e uma pausa de Michael Jordan para jogar beisebol.

Space Jam - Filme com os dois astros

Michael Jordan foi selecionado para participar do primeiro filme do ‘Space Jam”, que conta a interação de Pernalonga e seus parceiros. Depois do lançamento de 1996, Jordan se tornou conhecido também fora do basquete.

Michael Jordan VS LeBron James: a comparação dos maiores da história da NBA
Fonte: (Reprodução/Internet)

Após 25 anos do sucesso de bilheteria, a franquia lançou outro filme, o “Space Jam: Um Novo Legado”. Para este filme, LeBron James foi escolhido, ocupando o lugar que já foi de Jordan.

Sucesso da primeira edição

O primeiro filme arrecadou mais de US$ 230 milhões. Foi tão popular que a obra se tornou até jogo de videogame. O próprio astro do Lakers assistiu Jordan nas telonas. Em agradecimento ao elenco, ele disse que cresceu vendo o filme e disse que idolatrava as pessoas do elenco original.

Por que LeBron consegue desafiar Jordan

Michael Jordan é o maior jogador de basquete de todos os tempos não somente por sua performance em quadra, mas também sua popularidade demonstrada em sua participação em Space Jam, sua ida ao beisebol, seu contrato com Nike e ainda o lançamento de “Last Dance”.

Foto: (reprodução/internet)

Jordan é quase o Pelé do basquete para os brasileiros. Os destaques de Jordan são a competitividade, experiência e o seu poder nas enterradas. LeBron James quer seguir esses caminhos para ser uma estrela dentro e fora da quadra.

LeBron propaga a sua relevância dentro e fora das quadras

Assim que LeBron saiu do Cleveland Cavaliers para o Los Angeles Lakers, ele anunciou a sua participação no Space Jam 2. Ainda, LeBron foi um dos protagonistas dos protestos antirracistas, que tem acontecido nos Estados Unidos.

LeBron possui a mesma ambição de vitória de Jordan, mesmo que sejam expressas de maneiras diferentes. Enquanto Jordan incentivava seus colegas de equipe no mesmo clube, LeBron trocou de clube diversas vezes buscando a vitória.

Impressões de Michael Jordan e LeBron James em suas próprias palavras

Os atletas já citaram os seus nomes em diversas ocasiões. Em 2001, eles se conheceram.. Antes de jogar contra os Hornets, James falou sobre como foi encontrar Jordan pela primeira vez.

Foto: (reprodução/internet)

“Foi divino. Já disse isso antes, mas foi como encontrar Deus pela primeira vez. Essa foi minha sensação, aos 16 anos, encontrando MG.”, afirmou LeBron, no dia 15 de dezembro de 2018.

2002: LeBron começa a jogar na NBA

Jordan, no dia 18 de janeiro de 2002, comentou sobre o jogo de Lebron que acabava de chamar atenção na NBA. Ele disse que ele é muito talentoso, mas por ser jovem, ainda existem muitas coisas que ele não sabe.

Já LeBron, também em 2002, disse que mais pessoas escutam Jordan do que escutam o presidente dos Estados Unidos.

Falas em 2003: Jordan sai da NBA e LeBron segue

Em 4 de fevereiro de 2003, Jordan disse que LeBron é capaz e que tem diversas habilidades que outros atletas de 18 anos não têm. No entanto, Michael afirmou que o considera mediano e que compará-lo com Tracy McGrady ou Kobe Bryant seria injusto.

Michael Jordan VS LeBron James: a comparação dos maiores da história da NBA
Fonte: (Reprodução/Internet)

LeBron James falou sobre a declaração de Jordan em abril de 2003, dizendo que Michael Jordan é o maior jogador de basquete de todos os tempos e que ele pode criticar alguém pois é o Michael Jordan. Ainda falou que não ficou com raiva das críticas e o vê como um pai.

LeBron James afirmou em dezembro de 2003, que não estava tentando ser o Jordan e nem se comparar com ele. Ainda disse que está tentando construir o seu próprio legado.

2018: a última fala de LeBron

No dia 30 de dezembro, LeBron James comentou sobre a vitória por Cleveland, depois do clube não ganhar há 50 anos. Então ele disse: “aquele momento ali mesmo fez de mim o maior jogador de todos os tempos”.

Pesquisa entre os internautas elegeu LeBron James como o melhor

Uma pesquisa realizada pelo UOL Esporte, com 3504 votos, elegeu LeBron James como o melhor jogador da comparação com 53% dos votos. Logicamente, Michael Jordan ficou com 47% das escolhas. A votação durou 24 horas.

Já outros especialistas consultados pelo UOL deram as suas opiniões. Alex, jogador do basquete brasileiro, optou por LeBron James. Hettsheimeir, também atleta do basquete, votou em Michael Jordan. O comentarista da ESPN e que cobre o NBA, Guilherme Giovannoni, escolheu Michael Jordan.