Esses são os 10 esportes mais populares do mundo

Com tantas modalidades esportivas, você sabe quais são os esportes mais populares do mundo? Uma curiosidade que podemos falar, logo de início, é que a maioria são esportes coletivos, praticados por equipes e que envolvem grandes finais de campeonatos. Já sabe?

Por outro lado, saiba que a gente também tem alguns que são individuais e nos fazem ver os atletas como ídolos. Sem demorar mais, vamos logo ao que interessa. Confira abaixo (na ordem do menos para o mais) os esportes mais populares do mundo.

Esses são os 10 esportes mais populares do mundo
Foto: (reprodução/internet)

10 – MMA

Vamos começar de um jeito meio polêmico. Entre os esportes mais populares do mundo, a gente poderia citar o boxe. No entanto, ele já não tem tanta competição focada como antes, na época do Muhammad Ali, do Mike Tyson, etc. 

Esses são os 10 esportes mais populares do mundo
Foto: (reprodução/internet)

Ao mesmo tempo, a gente tem visto um gráfico crescente no número de interessados pelo UFC, que é a principal competição de lutas de MMA, que é um tipo de artes marciais. Então, se a gente somar os dois esportes, a gente tem aqui as lutas como esporte popular. 

Inclusive, dentro do MMA podemos pensar em vários esportes que formam o conjunto, da capoeira do Brasil até o judô do Japão, o jiu-jitsu, o karatê, o muay thai, etc. E isso quer dizer que é um esporte muito bem visto e aceito em todo canto do mundo.

9 – Beisebol

Em países da América do Sul, o beisebol tem ganhado espaço cada vez mais. Ainda mais após as competições e as finais começarem a ser televisionadas. Já nos Estados Unidos e na Ásia ele é bem comum. Os países de mais destaque são Estados Unidos, México, Cuba e Coréia.

Esses são os 10 esportes mais populares do mundo
Foto: (reprodução/internet)

O esporte tem o objetivo de marcar pontos. Assim, o campo é em formato de semicírculo e com pontos de encontro. A cada jogo se encontram 2 equipes com 9 jogadores cada. Inclusive, tem destaque também como esporte que mais dá dinheiro.

Isso porque é a modalidade esportiva mais rentável do Japão e dos Estados Unidos. Uma curiosidade interessante é que o beisebol voltou a ser aceito como esporte olímpico e deve estrear na próxima edição dos jogos, em Tóquio.

8 – Atletismo

Aqui também temos uma curiosidade. Você não vai encontrar tanta gente falando que ama assistir as corridas de atletismo. Isso porque é um esporte individual e não em equipe. Além do mais, as provas podem ser longas e até mesmo cansativas de serem vistas.

Esses são os 10 esportes mais populares do mundo
Foto: (reprodução/internet)

Por isso, a curiosidade está no fato de que o esporte tem se tornado popular a partir do momento que tem se tornado praticado. É isso mesmo, com a preocupação constante com a saúde, muita gente tem optado pela corrida para se movimentar e se exercitar.

Aliás, saiba que a internet tem feito um ótimo papel ao conectar os astros das pistas com os seus fãs. Aliás, na TV a prova dos 100 metros rasos da Olimpíada de Londres, 2012, foi uma das corridas mais vistas dos últimos tempos. 

7 – Rúgbi

Uma primeira curiosidade sobre o rúgbi é que é um esporte coletivo agressivo. Aliás, considerado um dos mais violentos do mundo. E ainda dá para considerar um agravante: ele não tem proteções para os jogadores. Portanto, só se deve praticar com orientação.

Esses são os 10 esportes mais populares do mundo
Foto: (reprodução/internet)

No entanto, saiba que é bem diferente do futebol americano. Por isso, não é raro ver jogadores sangrando ou machucados. Ainda assim, a legião de fãs é grande: acredita-se que passe dos 4 milhões no planeta todo. 

Os principais países praticantes da modalidade são: Austrália, Reino Unido, França, Inglaterra e África do Sul. Além do mais, a final da Copa do Mundo de Rúgbi é um dos eventos mais esperados e mais vistos em todo o mundo. 

6 – Vôlei

Cuba, Brasil e Estados Unidos, além da Itália, são os países que mais amam esse esporte. Um dos motivos é o fato de ser o 2º esporte de maior interesse do Brasil, que é um país populoso e isso aumenta, consideravelmente, o número de fãs. 

Esses são os 10 esportes mais populares do mundo
Foto: (reprodução/internet)

Outra coisa interessante é que ele é muito popular, sendo adorado também pelos mais jovens. É um esporte completo, que exige técnica, força, condicionamento, explosão. Além do mais, dá para jogar na quadra em equipes ou na areia em duplas. 

Com tantas variações, estima-se que existam mais de 900 milhões de fãs do vôlei espalhados pelo mundo. Para quem não conhece, saiba que o objetivo é lançar a bola, com as mãos, para o outro lado da rede, no campo adversário, dentro de um espaço limitado. 

Os 5 esportes mais populares do mundo

A partir daqui a gente vai entrar numa espécie de top 5 dos esportes mais populares do mundo. Antes disso, já queremos trazer algumas observações. A primeira é o fato de que o número de fãs é muito agressivo e alto. 

Esses são os 10 esportes mais populares do mundo
Foto: (reprodução/internet)

Por exemplo, partem de 1 bilhão o número de interessados. O que é muito, se a gente considerar que o rúgbi, citado acima, possui apenas 4 milhões, conforme as pesquisas feitas. A outra curiosidade é que, quase sempre, se tratam de esportes coletivos. Observe.

5 – Basquete

O basquete é um dos esportes que mais surpreendem nesse estudo. Isso porque não era comum vê-lo citado entre os mais populares. No entanto, hoje há informações de que ele tem ao menos 1 bilhão de seguidores. Isso foi alavancado pela NBA, a maior competição do mundo.

Esses são os 10 esportes mais populares do mundo
Foto: (reprodução/internet)

Um ponto bacana é que é um esporte democrático também. Assim sendo, dá para notar que, mesmo que os Estados Unidos sejam o grande central do mundo, a gente tem outros países formando atletas reconhecidos por lá. 

Outro detalhe é que é um esporte que tem muito dinheiro envolvido, o que permite patrocínios, exibições e todo tipo de performance financeira que é possível. Uma final de NBA, por exemplo, rende milhões ou bilhões de dólares todos os anos. 

4 – Tênis

O tênis é um esporte que possibilita a prática individualmente ou em equipes. Além disso, ele tem uma variação grande de “terrenos”, como o saibro, a grama, entre outros. Se a gente considerar a prática individual, então, ele é o esporte individual mais popular do mundo.

Esses são os 10 esportes mais populares do mundo
Foto: (reprodução/internet)

O tênis foi criado na Inglaterra, que logo levou para outros países. Atualmente, é bastante comum na América e na Europa. Conforme pesquisas, há mais de 1 bilhão de pessoas que são fãs desse esporte, mesmo que não sejam praticantes. 

Acaba sendo um esporte bem diferente dos demais, já que se considera uma raquete, uma bolinha especifica, uma quadra com rede rasteira e muita disposição para sacar, correr, defender e não deixar a peteca cair. Ou melhor, a boca cair. 

3 – Hóquei de Campo

Como você deve ter observado, considere que a maioria dos esportes nasceram na Inglaterra. Ao menos, considere que é o que conta os registros históricos. O hóquei de campo ou na grama é um deles. Hoje, é um dos mais populares da Europa e das Olimpíadas. 

Esses são os 10 esportes mais populares do mundo
Foto: (reprodução/internet)

Além da Europa, Ásia, África e Austrália adoram esse esporte. Acredita-se que o número total de pessoas interessadas nele seja entre 2 e 3 bilhões. Já o número e praticantes é de 3 milhões no planeta todo. Para quem não sabe, ele próximo do futebol, na ideia de marcar gols. 

No entanto, usa outros artifícios para isso, como um taco, sendo que só se pode tocar na bola com ele. Hoje em dia, a modalidade está presente em mais de 100 países, sendo que a maioria é formada por aqueles que foram colonizados pelos ingleses. 

2 – Críquete

Aqui entra uma grande curiosidade. Apesar de ser o 2º esporte mais popular do mundo, o críquete não é tão popular assim em alguns países, especialmente os latino-americanos. Ele nasceu na Inglaterra perto de 1956. 

Esses são os 10 esportes mais populares do mundo
Foto: (reprodução/internet)

Hoje, é muito famoso na Ásia, na Austrália e Reino Unido. Assim sendo, há uma estimativa de que esse esporte seja acompanhado por mais de 2 bilhões de pessoas ao redor do mundo. Os mais otimistas falam em 3 bilhões.

O fato é que é um esporte ligado à elite, sendo semelhante ao beisebol. Além disso, há outro fator que pesa muito para essa popularidade do críquete: ele é paixão nacional na Índia, que é o 2º país mais populoso do mundo. 

1 – Futebol

O futebol é o esporte mais popular do mundo e já faz tempo. Atualmente, conforme pesquisas de opinião que algumas empresas fazem, o esporte possui mais de 3 bilhões de espectadores no planeta. Outros estudiosos dizem que esse número passa dos 4 bilhões. 

Esses são os 10 esportes mais populares do mundo
Foto: (reprodução/internet)

Isso quer dizer que praticamente 2/3 da população mundial gosta de futebol. E isso se explica em outro dado, da FIFA, que diz que na Copa do Mundo de 2018, 3,5 bilhões de pessoas viram, ao menos, um jogo do mundial. Aliás, são vários os motivos. 

Por exemplo, o fato de ser um esporte acessível e democrático, que permite a inclusão de todas as raças, etnias, gêneros, tamanhos. Sem dizer que não exige muito, exceto um campo, traves e uma bola. E entre o maior público está a Europa, a África, a Ásia e a América do Sul.

Os esportes menos populares do mundo (ou mais curiosos)

Para terminar a leitura, que tal se você se surpreender de verdade agora? Você sabia que tem esportes que são bem estranhos e peculiares? A gente não tem como provar que são os menos populares, mas pelo menos dá para garantir que são bem curiosos. 

Tem o Rúgbi Subaquático e o Hóquei Subaquático, por exemplo. Ou seja, são versões dos esportes originais que são praticadas debaixo da água, acredita? Inclusive, eles ainda não chegaram em muitos países, mas isso pode acontecer em breve.