Os 10 esportes mais populares do mundo

Quando surge o tema dos esportes mais populares do mundo é curioso notar que quase todo mundo sabe qual é o principal da lista, né. Mas, a partir disso, vem uma série de surpresas ainda mais considerando o lugar (continente ou país) em que você está hoje. 

Para os brasileiros, essa lista tem pelo menos 4 surpresas do tipo “não acredito”. Afinal, uma boa parte dos esportes populares no mundo não são praticados com tanta frequência por aqui. Continue lendo para descobrir sobre quais esportes estamos falando. E surpreenda-se. 

Os 10 esportes mais populares do mundo
Foto: (reprodução/internet)

10 – Golfe

Somente dois esportes que vão aparecer nessa lista são praticados de forma individual. E o golfe é um deles. Outra curiosidade é que ele é visto como esporte de elite, ou seja, para praticantes que possuem boas condições financeiras. Afinal, é um esporte caro.

Os 10 esportes mais populares do mundo
Foto: (reprodução/internet)

Porém, apesar de o número de praticantes ser restrito, saiba que é um esporte que agrada muita gente, entre fãs e espectadores curiosos. Tanto é que a gente tem quase 20 mil campos de golfe espalhados ao redor do mundo e mais de 400 milhões de interessados. 

Os patrocinadores investem muito nesse tipo de modalidade, sendo que os Estados Unidos é quem forma os atletas mais famosos. Mas, na lista há também sul-africanos, escoceses e até mesmo os do Reino Unido. O Canadá também tem muitos fãs no golfe e é outra potência. 

9 – Futebol Americano

É verdade que o futebol americano é muito mais comum nos Estados Unidos do que em qualquer outra parte do mundo. Porém, a Super Bowl, que é a final da maior competição do esporte no mundo, prova a importância e a popularidade da modalidade.

Os 10 esportes mais populares do mundo
Foto: (reprodução/internet)

Nesse dia, os anúncios feitos no intervalo do jogo valem milhões. Sem contar que as apresentações são as mais caras. E o clube vencedor acaba sendo reconhecido internacionalmente. O número de fãs deve passar dos 450 milhões no mundo. 

8 – Beisebol

O primeiro empate técnico que nós vamos ter aqui está entre a 8ª posição e a 7ª posição entre os esportes mais populares do mundo. Conforme estudos, ambos possuem mais do 500 milhões de apaixonados em toda parte do mundo. O primeiro é o beisebol.

Os 10 esportes mais populares do mundo
Foto: (reprodução/internet)

Se você é brasileiro poderá estranhar esse esporte aqui na lista. Mas, considere que ele é um dos mais importantes para os Estados Unidos. Fora isso, acaba sendo paixão nacional em outras nações, como Canadá, México, Cuba, ambos das Américas.

Já em outros continentes, a gente tem a Coréia do Sul e o Japão, na Ásia, como apaixonados. E essa junção de países populosos faz com que o beisebol entre na lista. Nele é preciso marcar pontos, correr em um campo em formato de círculos. 

7 – Rúgbi

Outra novidade para brasileiros é o rúgbi. Por aqui, ele está longe de ser um dos esportes mais amados. Porém, junto com o beisebol, acredita-se que se tenha mais do que 500 milhões de fãs ao redor do planeta. Para quem conhece a história, sabe quem é o maior fã de todos.

Os 10 esportes mais populares do mundo
Foto: (reprodução/internet)

A Nova Zelândia é vista como a seleção mais forte do esporte. Eles são chamados de All Blacks e ganharam fama pelo uniforme todo preto. Fora esse país, a África do Sul tem desapontado como seleção forte em mundiais também. E depois vem França e Inglaterra. 

Portanto, ainda que se enquadre muitas vezes em esporte violento, ele é praticado com muita frequência em vários países e tem competições que fazem render milhões de dólares. Aliás, o rúgbi é diferente do futebol americano, está bem? Não vai confundir, hein. 

6 – Vôlei

Para quem é brasileiro, o vôlei, em algum momento deveria aparecer nessa listagem, correto? O esporte é coletivo e, tantas vezes, visto com o segundo mais popular do país, perdendo apena para o futebol. Em outras partes do mundo, ele também faz sucesso. Acredita-se que tenha um volume perto de 1 bilhão de seguidores.

Os 10 esportes mais populares do mundo
Foto: (reprodução/internet)

É a preferência nacional de vários países das Américas e não só do Brasil, como Cuba e Estados Unidos. E chega a fazer um certo sucesso em alguns países da Europa e da Ásia, além da Austrália. Pode ser jogado em quadras ou em areia, sendo que inclui bola, rede e equipes, que podem ser formadas por vários atletas ou apenas duplas. 

5 – Basquete

A verdade é que muita gente, especialmente os brasileiros, acreditam que o vôlei tem mais popularidade do que o basquete. Porém, isso não é verdade. Agora, em meios comparativos, o basquete se compara ao tênis e poderia, muito bem, estar na 4ª posição da lista. 

Os 10 esportes mais populares do mundo
Foto: (reprodução/internet)

Ele conta com pelo menos 1 bilhão de fãs ao redor do mundo, especialmente nos Estados Unidos, onde acontece a maior competição do esporte no mundo, a NBA. Para alguns sites, como das Américas, esse esporte deveria ser considerado o 2º mais popular do mundo.

Mas, em números, sabemos que não é bem assim. O fato é que além dos Estados Unidos, há competições acirradas na Europa e na Oceania. Em termos financeiros, ele é um dos que mais movimenta o mercado, com muitos patrocínios. É um dos favoritos em Cuba e Japão. 

4 – Tênis

Como a gente já anunciou acima, a briga entre o 4º esporte mais popular do mundo e o 5º colocado é muito acirrada. Ambos possuem mais do que 1 bilhão de espectadores e jogadores ativos o ano todo. Como falamos do basquete antes, agora vem o tênis. 

Os 10 esportes mais populares do mundo
Foto: (reprodução/internet)

A grande curiosidade do tênis é que ele seria o primeiro da lista se a gente considerasse apenas os esportes individuais, e não os que são praticados coletivamente. Logo, outro ponto diferencial é que ele é um esporte de elite e não é acessível para todos.

Ainda assim, consegue ter muitos fãs no mundo, sendo que nem todos conseguem ter condições para praticar ele. Não é como jogar bola na rua, por exemplo. Uma partida oficial e profissional chega a custar mais de R$ 30 mil. Como esporte, ele é completo.

3 – Hóquei de Grama

Também chamado de hóquei de campo, esse talvez seja o tópico mais polêmico de todos. Isso porque basquete, tênis e até mesmo o vôlei acabam sendo concorrentes direto. Porém, vale uma explicação parecida com a que vamos dar abaixo. É o seguinte, amigos.

Os 10 esportes mais populares do mundo
Foto: (reprodução/internet)

Esse tipo de esporte, ainda que pouco conhecido no Brasil, é muito praticado em países que foram colonizados por ingleses. Acredita-se que ele tenha mais do que 2 bilhões de interessados no globo terrestre. Ao todo, são 100 países que praticam o esporte profissionalmente. 

Entre os países populosos que mais têm adeptos, a gente pode falar da China e das Filipinas. Depois, vem os Estados Unidos. O jogo acontece em gramado e usa-se bola e taco. O objetivo, como no futebol, é o de marcar o maior número de gols possível. 

2 – Críquete

Aqui há alguma polêmica, mas nem tanto assim. O fato é que a gente tem que considerar alguns pontos para entender porque o críquete é o segundo esporte mais popular do mundo todo. Ele tem uma média de 2,5 bilhões de apaixonados no mundo todo.

Os 10 esportes mais populares do mundo
Foto: (reprodução/internet)

E isso se explica especialmente pelo fato de que ele é muito popular em países do Oriente Médio e da Ásia, bem mais do que em países europeus ou das Américas. Agora, se a gente pensar em Índia, China, Paquistão agente nota que ele é paixão nacional. 

Fora isso, também chega em outras partes do mundo, como na África do Sul e na Austrália. Consideração toda essa população mundial é que a gente tem esse esporte como bastante popular. Apesar disso tudo, ele foi criado em terras inglesas e era considerado da elite. 

1 – Futebol

Parece não haver dúvida sobre isso. Se nos tópicos anteriores a gente abriu brecha para alguma discussão, o que vai depender dos países, dos participantes e do profissionalismo do esporte, aqui nesse tópico não tem conversa: o futebol é o esporte mais popular do mundo, não só no Brasil.

Os 10 esportes mais populares do mundo
Foto: (reprodução/internet)

Isso porque ele é adorado por mais de 4,5 bilhões de pessoas ao redor do mundo. Ou seja, 2/3 da população mundial gosta do esporte. Se estudarmos a audiência do esporte, saiba que na última Copa do Mundo foram 3,5 bilhões de pessoas que viram ao menos um jogo. 

Então, ainda que seja inegável que outros esportes estão crescendo no mundo todo e ganhando a sua devida importância, o futebol ainda se mantém como o mais amado, mais praticado e o sonho de quase todo jovem. Sem falar das modalidades como futsal e na areia.

Outros esportes populares, mas nem tanto

Você tem todo direito de achar que nós esquecemos de alguns esportes. Na verdade, muitos deles foram lembrados, porém, atualmente, parecem ter menos interessados do que os 10 que compõe essa listagem.

Assim, podemos nos lembrar do boxe ou das lutas de MMA, da Fórmula 1, do hóquei no gelo e inclusive do atletismo. Aliás, para muita gente o atletismo merecia estar na lista. O problema é que ele não atrai muitos fãs em suas provas e competições.