Jack Nicklaus – o maior vencedor de torneios major em todos os tempos

Se a gente pudesse definir a carreira de Jack Nicklaus no golfe, como você acha que seria? No dicionário e nas revistas de golfe, a gente encontra a seguinte frase: “é um jogador de golfe dos Estados Unidos, sendo o maior vencedor de torneios major de todos os tempos”.

Então, de fato, talvez não há forma melhor de definir o golfista. Exceto por dizer que ele tem, até aqui, 18 títulos no major. São eles: 5 PGA, 3 The Open, 4 US Open e mais 6 Masters. Agora, como foi a construção desse império de títulos pouca gente sabe – e você vai descobrir.

Jack Nicklaus - o maior vencedor de torneios major em todos os tempos
Foto: (reprodução/internet)

Como tudo começou na vida de Jack Nicklaus

Antes de a gente falar mais dos torneios que o Nicklaus venceu, nós vamos nos atentar a contar, de forma breve, um pouco da história dele. Com 81 anos atualmente, considere que tudo começou aos 16, quando ele venceu o Open de Ohio. Era um garoto prodígio.

Jack Nicklaus - o maior vencedor de torneios major em todos os tempos
Foto: (reprodução/internet)

Alguns meses depois, ele venceu Charlie Coe na final do amador dos Estados Unidos. E nesse meio tempo, ele estudou na Universidade Estadual de Ohio. Por isso, foi somente aos 22 anos que se tornou golfista profissional e passou a criar técnicas de jogo inovadoras para a época.

Após se profissionalizar, em apenas 5 anos ele venceu 7 dos principais torneios da época. E entre 1970 e 1975 venceu mais 7 vezes. Entre 1962 e 1979 esteve na lista dos esportistas mais ricos do mundo – ou melhor, na lista dos mais bem-pagos daqueles anos.

As características de Jack Nicklaus

O jogador era visto como com grande capacidade de concentração em momentos decisivos. Isso pode ser visto no Masters de 1986, onde ele venceu após uma recuperação em relação ao concorrente. 

Jack Nicklaus - o maior vencedor de torneios major em todos os tempos
Foto: (reprodução/internet)

A combinação da habilidade física com a capacidade mental e psicológica talvez tenha sido o principal motivo do grande triunfo dele. Em 1990, ele começou a jogar na categoria Sênior e continuou vencendo prêmios.

A partir disso, passou também a desenhar percursos para os campos de golfe através de uma empresa que ele mesmo criou. E em 1993, o Jack venceu o prêmio de Arquiteto do Ano de Desenho de Percursos de Golfe.

Conhecendo os maiores torneios masculinos de golfe

Hoje em dia, existem quatro torneios que são considerados os maiores do golfe. Ou seja, eles são os principais do mundo. Tanto é que são os que pagam os melhores prêmios também.

Jack Nicklaus - o maior vencedor de torneios major em todos os tempos
Foto: (reprodução/internet)

Então, vamos detalhar cada um deles e os títulos que o Nicklaus possui em cada um. Também vamos falar sobre outros campões, que marcaram história. Mas, lembrando que na soma de todos eles, ninguém ultrapassa o Jack, que possui 18 troféus na estante de casa.

3 The Open

O The Open ou o The British Open ou ainda The Open Championship existe desde 1860. Atualmente, ele é visto como o campeonato principal mais antigo e mais prestigioso do golfe mundial. Quem vence essa competição, geralmente, fica com o título de “campeão do ano”.

Jack Nicklaus - o maior vencedor de torneios major em todos os tempos
Foto: (reprodução/internet)

O fato é que com 3 títulos (1966, 1970 e 1978), o Jack Nicklaus fica entre os maiores vencedores. Porém, está longe de ser o maior de todos. Isso porque tem vários golfistas que conseguiram vencer mais do que três vezes. Vamos trazer a lista, veja só: 

  • 4 vitórias – Tom Morris, Willie Park Sr., Walter Hagen e Bobby Locke;
  • 5 vitórias – Tom Watson, Peter Thomson, JH Taylor, James Braid;
  • 6 vitórias – Harry Vardon.

Ah, e junto com o Nicklaus, a gente tem ainda outros golfistas que venceram um tricampeonato, sendo: Jamie Anderson, Bob Ferguson, Bobby Jones, Henry Cotton, Gary Player, Seve Ballesteros, Nick Faldo e Tiger Woods.

4 US Open

O Aberto dos Estados Unidos começou em 1895, sendo uma competição das mais importantes do esporte. É considerado o segundo evento major mais antigo entre os quatro principais dos profissionais do golfe.

Jack Nicklaus - o maior vencedor de torneios major em todos os tempos
Foto: (reprodução/internet)

Jack Nicklaus tem 4 títulos (1962, 1967, 1972 e 1980), sendo que também é o que mais ganhou. Porém, ele está ao lado de outros golfistas famosos, que também venceram em quatro ocasiões. Veja a lista dos tetracampeões abaixo, além de Nicklaus:

  • Willie Anderson (1901, 1903, 1904 e 1905);
  • Bobby Jones (1923, 1926, 1929 e 1930);
  • Ben Hogan (1948, 1950, 1951, 1953).

Depois deles, ainda podemos nos lembrar do Hale Irwin, que venceu três vezes (1974, 1979 e 1990), além de Tiger Woods, que também possui três títulos do US Open (2000, 2002 e 2008).

5 PGA Championship

Essa competição existe desde 1916 e é a terceira mais antiga – sendo que apenas o The Masters veio depois. Curiosamente, de todos, ele é o único que mudou o formato de pontos durante a história.

Jack Nicklaus - o maior vencedor de torneios major em todos os tempos
Foto: (reprodução/internet)

No começo, ele acontecia em “jogo por buracos” e a partir de 1950 passou a ser no formato de “jogo por tacadas”. Nessa competição, Jack Nicklaus domina, sendo que venceu em 5 ocasiões (1963, 1971, 1973, 1975 e 1980).

Ao lado dele, apenas o Walter Hagen, que também venceu em cinco situações (1921, 1924, 1925, 1926 e 1927) – ou seja, uma façanha e tanto, já que tem quatro títulos consecutivos. Depois, vem o Tiger Woods, com quatro troféus do PGA. Gene Sarazen e Sam Snead possuem três cada um. 

6 The Masters

Jack Nicklaus é o maior vencedor do The Masters. Ele tem 6 vitórias na carreira, sendo em: 1963, 1965, 1966, 1972, 1975 e 1986. Sendo assim, se mantém em duas vitórias a mais do que o Arnold Palmer, que é outra lenda do golfe e possui quatro títulos (1958, 1960, 1962 e 1964).

Jack Nicklaus - o maior vencedor de torneios major em todos os tempos
Foto: (reprodução/internet)

Depois, ainda vem o Tiger Woods (1997, 2001, 2002 e 2005), que é considerado um dos jovens talentos e melhores do mundo no esporte. Vale considerar que esse campeonato começou a acontecer em 1934.

Logo, a lista de campeões é um tanto quanto extensa, já que o campeonato é anual. Porém, são raros os jogadores que venceram mais do que uma única vez. Além de Nicklaus, Palmer e Woods, ninguém conseguiu vencer mais do que três vezes essa competição.

Jack Nicklaus além dos campos de golfe

Se ele marcou a história vencendo os torneios mais importantes do golfe e por construir terrenos para esse esporte, saiba que fora isso, o Jack também tem um papel importante no ponto de vista cultural. 

Jack Nicklaus - o maior vencedor de torneios major em todos os tempos
Foto: (reprodução/internet)

É considerado atualmente como o “embaixador do golfe” por desenvolver várias parcerias e iniciativas em prol do esporte. Ele também já contribuiu para hospitais infantis e fundações de educação. Inclusive, lançou livros instrutivos e autobiográficos, como o “Golf my Way”. 

Com a sua empresa de construção de campos de golfe, a Nicklaus Design, ele tem o próprio torneio na PGA Tour, chamado de Memorial Tournament.

Será que o Jack Nicklaus vai perder o posto de maior do mundo?

Já chegando nessa parte final do texto, a gente não pode deixar de comentar sobre uma dúvida que muita gente tem e faz o tempo todo: será que algum outro golfista vai ousar vencer mais do que o Nicklaus?

Jack Nicklaus - o maior vencedor de torneios major em todos os tempos
Foto: (reprodução/internet)

Para ter essa resposta, a gente só pode fazer suposições – porque ninguém pode, ainda, prever o futuro. O fato é que em uma lista de maiores vitoriosos, logo atrás do Jack aparece o Tiger Woods, que é sim um dos concorrentes direto hoje em dia. Veja a lista:

  • Jack Nicklaus tem 18 títulos principais;
  • Tiger Woods tem 15 títulos principais;
  • Walter Hagen tem 1 títulos principais;
  • Ben Hogan tem 9 títulos principais;
  • Gary Player tem 9 títulos principais;
  • Tom Watson tem 8 títulos principais.

Vale mencionar que alguns dos jogadores já estão mortos, como Hagen (1969) e Hogan (1997). Outros jogam torneios amadores ou estão aposentados, como: Watson e Player. Já o Tiger Woods ainda compete nos principais. Portanto, ele é o único que pode passar o Nicklaus.

O que motiva Tiger Woods

Curiosamente, ainda que Woods não tenha participado muito dos torneios mais importantes, considere que ele pode se inspirar na história do próprio Jack Nicklaus ou do próprio Ben Hogan que deram a volta por cima e venceram quando já estavam “perto do fim”. Entenda.

Jack Nicklaus - o maior vencedor de torneios major em todos os tempos
Foto: (reprodução/internet)

Jack Nicklaus – venceu o 6º Masters aos 46 anos e se tornou o segundo vencedor mais velho a ganhar um Major Championship, depois de Julius Boros, que venceu em 1968 um PGA, quando tinha 48 anos de vida.

Ben Hogan – em 1949, ele sofreu um acidente de carro, fraturou a pélvis, o tornozelo, as costelas, o ombro e a clavícula. Foi dado como “quase” morto. Porém, em 16 meses ele voltou a jogar e venceu o US Open, sendo que depois disso venceria ainda mais 5 Majors.

O que esperar de Tiger Woods

Se o golfe já ensinou duas histórias incríveis de que nunca é tarde demais para vencer um título importante do golfe, saiba que atualmente o norte-americano Tiger Woods, o Tigre, tem 45 anos e ainda pode participar de várias competições importantes do mundo do golfe. 

Aliás, a última vitória dele foi no Masters de Golfe em 2019, o que não faz tanto tempo assim. E para quem não sabe, ele sofreu um acidente de carro recentemente e está em fase de recuperação. Seria essa uma coincidência com Hogan?