The National Rugby League (NRL) ou Liga Nacional de Rúgbi. O que importa é que estamos diante do maior campeonato nacional de rúgbi do mundo. Ele acontece em Sidney, na Austrália e vem em um histórico desde 1908.
Porém, há várias curiosidades sobre ele. Por exemplo, há um clube da Nova Zelândia que participa dessa liga, que é australiana. Nesse texto, você vai ver outras curiosidades, como sobre os clubes, o histórico e a forma com que o esporte, que é inglês, chegou na Oceania.
Rugby League e Rugby Union
Antes de a gente contar sobre a história da competição, a gente quer deixar claro aqui um detalhe. Saiba que apesar da mudança de nomes, há uma diferença interessante entre League e Union. Veja só.
A Rugby League tem 13 jogadores, não possui laterais esquerdos e direito, além de que os números das camisas são invertidos, começando pelo zagueiro (fullback). No Rugby Union são 15 jogadores, com os laterais e o número da camisa começa pelo loosehead prop.
Rúgbi, da Inglaterra para a Oceania
O esporte é inglês e foi difundido em todo Reino Unido até o fim do século 19. No entanto, o lado obscuro dessa história é que ele se manteve como amador por longa data. Ou seja, os atletas não eram pagos para jogar rúgbi, por isso, tinham outras profissões.
O que importa é que em 1895 um grupo de defensores da profissionalização criou o Rugby Football Union ou RFU. Porém, a ideia não foi para frente. O mesmo grupo criou, assim, a Northern Rugby Union (NRU), que depois se chamaria Rugby Football League (RFL).
Foi dessa criação que começou a nascer a ideia de práticas profissionais dentro do rúgbi. E em 1995, 100 anos após o primeiro ideal, o exercício se tornou, de fato, esporte. No entanto, bem antes disso, em 1908, o esporte ganhava força em outro lugar, na Oceania.
O rúgbi em Queensland (Austrália)
Conhecidas pelas siglas, outra liga que foi importante nasceu lá atrás, em 1908, quando a ideia inglesa não pegou. Mas, em Nova Gales do Sul, sim. Assim, surgiu a NSWRL.
Ao mesmo tempo, a Oceania introduzia o esporte. E também sem êxito. Na Nova Zelândia, a tentativa foi em 1906, com Albert Baskerville. Em 1907, ele liderou uma excursão dos jogadores para a Inglaterra. Porém, havia concorrentes mais bem-preparados.
Nessa época, os All Golds (da Nova Zelândia) não tiveram espaço com os All Blacks. Porém, em 1910 veio o resultado maior: a Austrália se provou um ótimo solo para o esporte, atraindo grandes públicos para o campeonato nacional, especialmente em Queensland.
A Austrália dividida entre rúbgi e futebol
O que pouca gente sabe é que mesmo com a potencialidade do rúgbi, em outra parte do país, isso não acontece. O país ficou dividido em ambos sentidos. Para se ter ideia, do lado oposto a Queensland, como em Vitória, Tasmânia, Meridional e Ocidental, o país gosta do futebol.
E estamos falando do futebol australiano que tinha algumas diferenças para o futebol tradicional, o inglês. Aliás, a liga de futebol australiano, a AFL, ganhavam ainda mais força nessa parte do país, já que o rúgbi era visto como elitizado.
E foi em 1908 que nasceu a NSWRL, a liga nacional de rúgbi em Sidney, que tinha um time da Nova Gales do Sul, o Newcastle Rebels – com os custos altos, o time parou de ir jogar lá após duas edições. Por outro lado, as 8 equipes continuaram firmes representando seus estados.
O tribalismo no rúgbi australiano
Um fato importante que vem de toda a história do esporte na Austrália e permanece até hoje tem a ver com o “tribalismo”. O que é isso? A ideia é manter jogadores em um clube desde que fosse morador do bairro da equipe. Isso é cultuado até hoje na liga australiana.
No entanto, com isso, além da saída do Newcastle, outras equipes acabaram saindo da competição, endo Cumberland e Glebe, que ficaram até 1929 apenas. Annadale, que entrou no lugar do Newcastle também não durou muito.
E vale dizer que outras cidades da Austrália também criaram suas próprias ligas. A partir de 1910, a gente teve a Newcastle Rugby League, depois a Illawarra Rugby League, a Brisbane Rugby League, entre outras.
A expansão da NSWRL
São vários os anos e pontos que mostram a expansão dessa competição. Por exemplo, quando recebeu dois novos times ou quando se tornou estadual e passou a contratar os melhores jogadores do estado rival, Queensland.
Aliás, os jogos entre as duas seleções (Queensland e Nova Gales do Sul) existiam desde o início dos anos de 1900. Mas, isso se tornou mais efetivo na década de 1980. Se você está confuso, considere que Sidney é capital do estado de Nova Gales do Sul.
E foi em 1995 que a liga mudou de nome, sendo de NSWRL para ARL (Australian Rugby League), se tornando a liga nacional. A competição passou a ter 20 times e dois anos depois já tinha vários contratos de TV.
A criação da NRL (National Rugby League)
A partir disso, veio a liga concorrente, a Super League, com 8 clubes que eram da ARL. Mais tarde, as ligas se uniram e deu origem a NRL, com 20 times também e firmando o rúgbi como esporte nacional, na frente do futebol australiano.
Atualmente, uma curiosidade desse esporte é que ele é profissional, porém, seguindo tetos salariais. Para os próximos anos, o que esperar da liga? Ela estuda uma nova fase de expansão, com novos clubes e baseados em cidades incomuns.
Sendo assim, entre expansões, criações, unificações, o rúgbi na Austrália vem desde 1908 com a competição nacional passando por Queensland e Novas Gales do Sul (especialmente, Sidney).
Os atuais clubes da NRL
Atualmente, a NRL possui 16 clubes, sendo que metade deles são sediados na região da grande Sidney, isto é, Nova Gales do Sul. Depois, há mais 3 que são de Queensland. Tem ainda um em Vitória e outro na Nova Zelândia. O evento acontece em grupo único e sem divisões.
A gente vai listar esses clubes atuais abaixo, sendo que entre parênteses vem a cidade do clube. A ordem é citada pelo alfabeto, sendo do A ao Z:
- Brisbane Broncos (Brisbane – Queensland);
- Canberra Raiders (Canberra – Capital);
- Canterbury-Bankstown Bulldogs (Sidney – Nova Gales do Sul);
- Cronulla-Sutherland Sharks (Sidney – Nova Gales do Sul);
- Gold Coast Titans (Gold Coast – Queensland);
- Manly Warringah Sea Eagles (Sidney – Nova Gales do Sul);
- Melbourne Storm (Melbourne – Vitória);
- New Zealand Warriors (Auckland – Nova Zelândia);
- Newcastle Knights (Newcastle – Nova Gales do Sul);
- North Queensland Cowboys (Townsville – Queensland);
- Parramatta Eels (Sidney – Nova Gales do Sul);
- Penrith Panthers (Sidney – Nova Gales do Sul);
- South Sydney Rabbitohs (Sidney – Nova Gales do Sul);
- St. George Illawarra Dragons (Sidney – Nova Gales do Sul);
- Sydney Roosters (Sidney – Nova Gales do Sul);
- Wests Tigers (Sidney – Nova Gales do Sul).
E ainda tem uma lista extensa de clubes que foram extintos durante todo esse tempo. Por exemplo, só de Sidney são vários, como Annandale Dales, Balmain Tigers, Cumberland, Glebe Dirty Reds, Newtown Jets, North Sydney Bears, Northern Eagles, University, Magpies, etc.
Os maiores campeões da NRL
Se a gente considerar a competição que vem de forma atualizada desde 1998, o maior campeão é o Sydney Roosters, que já venceu 4 vezes, sendo um bicampeonato em 2018-2019. Mas, junto com ele, vem o Melbourne Storm, que foi o último campeão, em 2020.
A lista ainda passa pelo Brisbane Broncos, que venceu em três ocasiões e ao Manly Warringah Sea Eagles, que venceu duas vezes. Depois, teve vários clubes com um único campeonato, sendo: Canterbury, North Queensland, Panrith, St. George Illawara, Cronulla, Knights, West Tigers e South Sydney Rabbitohs.
O World Club Challenge
Antes de terminar, a gente não pode deixar de falar que a NRL é sim a competição de rúgbi mais importante do mundo hoje. Ela acontece em Sidney, na Austrália. E pode ter alguns clubes de outros lugares, como da Nova Zelândia ou não.
Depois, considere que temos ainda a Super Legue, que foi citada aqui no texto. Ela é lá da Inglaterra e acontece em formato diferente, sendo em divisões. E, de forma ocasional, tem clubes de outros países, como do País de Gales e da França.
Assim, os campeões desses campeonatos se enfrentam no que é chamado “World Club Challenge”, com a finalidade de definir o melhor clube de rúgbi do ano e no mundo. Esse tipo de competição, que é em final única, acontece desde 1976.
Onde assistir a NRL anualmente
Considere que a cada ano as emissoras se alteram entre os contratos com a competição mais importante do mundo no rúgbi. De todo modo, na maioria dos países, a Fox Sport tem sido uma das melhores alternativas, como na Malásia, Holanda, Estados Unidos.
Já no Canadá, a TV oficial é a Sportsnet. Na Irlanda e no Reino Unido, nós temos a Sky Sports. E na África, quem transmite é a ESPN. E vale lembrar que a NRL também é transmitida por algumas rádios locais, como pela ABC Local Radio, de Queensland e Nova Gales do Sul.