Golfe – Descubra as regras e curiosidades sobre esse esporte

O golfe não é um esporte muito popular. Aliás, não se a gente comparar com o futebol e vôlei ou o basquete e o beisebol por exemplo. Mas ele tem vários fãs e praticantes no mundo todo. Tanto é que os maiores campeões vão dos norte-americanos até os sul-africanos.

Estamos falando daquele esporte em que os jogadores atuam de forma individual e devem usar tacos para arremessar uma bola em buracos. As pontuações variam conforme a distância e o número de tacadas. O campo de golfe é irregular. Saiba tudo do esporte, inclusive, sobre os campos e os tacos.

Golfe - Descubra as regras e curiosidades sobre esse esporte
Foto: (reprodução/internet)

A história do golfe

Golfe vem de golf que vem de kolbe e significa taco. Essa é a teoria. Já na prática, o que temos é um esporte de elite que não tem uma origem definida. A mais aceita é aquela que fala da criação que vem da Escócia, a partir dos anos de 1400.

Golfe - Descubra as regras e curiosidades sobre esse esporte
Foto: (reprodução/internet)

Outros autores falam que a origem é inglesa, quando o esporte recebia o nome de paganica, que se traduz como “jogo dos camponeses”. Naquele tempo, a atividade acontece com bola feita de pele de couro e penas. Isso nos séculos 17 e 18.

Há ainda uma terceira vertente de estudiosos que fala sobre a origem do golfe. Para eles, o esporte vem do jeu de mail, que é um antigo jogo francês. Há ainda uma pequena porção que fala que a origem do esporte é alemã, do kolven.

O jogo profissional de golfe

Com o passar dos anos e sem considerar uma história verdadeira sobre a origem do golfe, o que nós temos é um esporte praticado em um campo aberto, como um parque. Esses lugares possuem percursos delimitados e com obstáculos. 

Golfe - Descubra as regras e curiosidades sobre esse esporte
Foto: (reprodução/internet)

Qual é o objetivo do golfe? Desde que se tem relatos, é o mesmo: levar a bola de um lugar determinado até que se caia em um buraco. Quem fizer isso no menor número de tacadas vence. Vale usar várias estratégias e pensar em vários campos de jogos.

O mais comum é que o campo tenha 18 buracos. Por outro lado, os níveis de dificuldade de cada campo variam bastante. Há lugares que possuem lagos, poços de areia, árvores, entre outros tipos de desafios. Por isso, o maior adversário é o próprio campo.

A partida de golfe

É possível que o jogo de golfe aconteça individualmente ou entre equipes. Nesse último caso, dá para pensar em duplas que formam um time. Assim, a dupla que acertar os 18 buracos primeiro vence o quem acertar um único buraco em menos tacadas.

Golfe - Descubra as regras e curiosidades sobre esse esporte
Foto: (reprodução/internet)

Algumas curiosidades valem a pena ser mencionadas desde já. Estudos mostram que um jogador de golfe chega a caminhar por 4 quilômetros durante uma partida de golfe, onde é comum que ela termine em 4 horas após o início. 

Ah, tem um detalhe: em partidas oficiais, de campeonatos famosos, é proibido que um jogador converse com outros jogadores sobre o jogo. A partir disso, a gente já pode entrar em algumas teorias sobre o jogo, como a ideia dos pares e das pontuações. Vamos lá. 

Os pares no golfe

O mais comum de ser usado para um jogador é o par de buraco. O que isso quer dizer na prática? Que o número médio de tacadas necessárias para embocar a bola se torna um índice. Assim, isso recebe o nome de par de buraco. 

Golfe - Descubra as regras e curiosidades sobre esse esporte
Foto: (reprodução/internet)

É esse par de buraco que mede o desempenho do jogador. Então, a distância pode ser medida por três pares, o que vai até 228 metros ou um par quatro, que vai até 430 metros, por exemplo. No caso de mulheres, há uma pequena variação.

Já a questão do par de campo é a soma dos buracos que parte da origem e vai até outro valor referencial. Então, se o campo tem par 71, quer dizer que um jogador regular vai fazer 71 tacadas para acertar os 18 buracos. 

As pontuações no golfe

Também para entender as regras, a gente tem que falar da pontuação no golfe. Como será que isso funciona, hein? Saiba que tudo depende do número de tacadas e há um termo especifico para cada situação. Vamos entender isso melhor. 

Golfe - Descubra as regras e curiosidades sobre esse esporte
Foto: (reprodução/internet)

Quem faz três tacadas abaixo do par tem uma ótima pontuação de menos 3 tacadas. Isso recebe o nome de Albatross. O Par você sabe: é quando o jogador mantém a média regular e acerta o número de tacadas igual ao par daquele campo de jogo.

Para quem acerta três tacadas acima do par, vale mais três tacadas e isso tem o nome de Triple Bogey. Vale lembrar que também há pontos e nomes para uma ou duas tacadas a mais ou a menos com base no par, ok?

O acerto com apenas uma tacada no golfe

Será que dá para o jogador de golfe acertar o buraco com uma única tacada? Isso recebe o nome de Hole In One. E quer dizer que ele vai ganhar um prêmio muito especial se fizer essa proeza. Na maioria das vezes, vale mais do que ganhar o título, sabe?

Golfe - Descubra as regras e curiosidades sobre esse esporte
Foto: (reprodução/internet)

Para quem acha que é impossível conseguir esse feito, então, você deveria conhecer Laura Cox, considerada a primeira golfista a conseguir dois holes in one em dois buracos consecutivos. Isso foi em maio de 1977, em Sydney, na Austrália. 

Ah, tem uma curiosidade aqui que vale a pena mencionar. Em alguns jogos amadores, há o handicap, que é um tipo de bônus dado aos jogadores menos experientes. Isso nada mais é do que alguma tacada a mais. Quanto mais experiente, menos handicap ele possui. 

A bola e os tacos no golfe

Agora vamos para a parte mais prática, de novo. A bola de golfe é branca e tem camadas que cobrem as “covinhas” dela. Ao todo, são 500 covinhas dessas em uma única bola. Mas, para que servem? Para dar o efeito de aerodinâmica.

Golfe - Descubra as regras e curiosidades sobre esse esporte
Foto: (reprodução/internet)

Agora, há regras para a fabricação delas. Por exemplo, o diâmetro não pode ser menor do que 42,67 mm e a massa não pode ser acima de 45,93 gramas. Do lado dos tacos, a gente tem um monte de opções, como de madeiras, de ferros e até os putters.

Putters são, na verdade, varetas bastante pessoais. Existem aqueles para pequenas distâncias e outros para determinados tipos de campos e assim por diante. E ainda há os sacos, que é onde vão as ferramentas, como tacos e bolas.

O campo profissional de golfe

Falamos do campo, mas não detalhamos. Vamos lá. Um campo de golfe oficial deve ter entre 9 e 18 buracos. Aí vem o Fairway, que é o caminho da primeira tacada até o buraco, como vamos mencionar abaixo. Cada um tem que ter entre 25 e 30 metros de largura.

Golfe - Descubra as regras e curiosidades sobre esse esporte
Foto: (reprodução/internet)

Além do mais, o comprimento deve ficar na média de 300 a 500 metros. Isso é o que vai definir o par do campo de golfe. No fim das contas, um campo de golfe pode ter entre 40 e 50 hectares. Já campos amadores são menores, podendo ter apenas 6 buracos ou ainda menos.

Até hoje não há um campo de golfe profissional que seja igual ao outro. Por isso, em cada novo campo que vai jogar, o atleta se sente desafiado. Há campos no deserto, em montanhas, em planícies, em costas e muito mais. Por isso, os modos de jogos também variam. 

O vocabulário do golfe

Para quem está assistindo a um jogo de golfe pela primeira vez pode ser que existam termos que você não entenda. Então, nós vamos explicar alguns deles. “Green” indica o buraco que está em jogo naquela tacada. “Fairway” é o corredor do campo entre o Tee e Green.

Golfe - Descubra as regras e curiosidades sobre esse esporte
Foto: (reprodução/internet)

Ah, o “Tee” é o local da primeira tacada, o mesmo nome é dado ao pino que eleva a bola na tacada de início ou em situações excepcionais. Caddie é o carregador da bolsa de tacos. A bandeira, chamada de flagstick, fica enfiada no centro do buraco.

O forecaddie é um tipo de caddie avançado, que é contratado como agente externo, mas nomeado pela Comissão Técnica. A função dele é indicar aos jogadores a posição das bolas durante o jogo. E tem o árbitro, que acompanha os jogadores e aplica as regras. 

Como aprender sobre o golfe em filmes

Atualmente, existe um grande acervo de filmes que falam desse esporte. Um dos mais antigos é o “Amor Invencível”, que é de 1951. Um ano depois saiu “A Mulher Absoluta”, que também narra histórias do golfe. Depois ainda vem alguns sucessos, como:

  • Clube dos Pilantras 1 e 2 (1980 e 1988);
  • A Tacada Perfeita (1995)
  • O Jogo da Paixão (1996)
  • Lendas da Vida (2000)
  • O Reverso da Fortuna (2003)

Mais recentemente, a gente tem o “The Short Game”, que é de 2013 e o Birdie Buddy, que é de 2011. Agora, os filmes mais clássicos que citam o golfe são: “O Melhor Jogo da História”, de 2005, além de “A Grande Tacada”, de 1998, que se tornou um clássico da cinematografia mundial.