Saiba quais são as 10 maiores torcidas do Brasil

É uma unanimidade entre os brasileiros saber que o Flamengo é o que clube que tem a maior torcida do país, concorda? Porém, será que sempre foi assim? E as outras torcidas, quanto representam do total do país, você já se perguntou esse tipo de coisa?

A ideia dessa matéria é fazer uma espécie de atualização sobre os dados. Para isso, vamos trazer os números mais atuais a partir das pesquisas da Datafolha. Inclusive, também vamos falar qual era a representatividade de cada torcida ao longo dos anos, desde a década de 90.

Saiba quais são as 10 maiores torcidas do Brasil
Foto: (reprodução/internet)

10 – Atlético Mineiro

Com 2% de todos os torcedores do país, o Atlético Mineiro é quem abre a nossa lista de maiores torcidas do país. Em 2014, a Datafolha chegou a mencionar que o clube de Minas Gerais tinha pouco mais de 4 milhões de torcedores.

Saiba quais são as 10 maiores torcidas do Brasil
Foto: (reprodução/internet)

Assim, vale a pena dizer que o Galo sempre manteve esse percentual de 2% ou um pouco mais/menos de representatividade no nosso país. Se comparado com o Cruzeiro, que é o outro grande time de Minas Gerais, o número de torcedores é menor.

Ainda assim, vale a pena uma curiosidade: em 2014, outra pesquisa, agora do Lance, disse que o Galo é quem tinha a 6ª maior torcida do país, com 7 milhões de torcedores e uma representatividade de 3,5% do total.

9 – Santos

Desde 2010 para cá, o Santos sempre apareceu na média da 9ª posição entre as maiores torcidas do país. Vez ou outra ele caia para a 10ª posição, mas ainda conseguia se manter no TOP 10 das torcidas do Brasil.

Saiba quais são as 10 maiores torcidas do Brasil
Foto: (reprodução/internet)

Em 2020, conforme a Pluri Pesquisas, ele manteve a colocação, com 5,5 milhões de torcedores. Porém, o número não bate com a pesquisa da Datafolha. Isso porque em 2014 haviam mais de 6 milhões de torcedores santistas conforme o estudo.

Por isso, acredita-se que hoje tenha ainda mais. O fato é que o Santos é uma das maiores torcidas do Brasil e só não se tem toda certeza do número de torcedores, o que é bem difícil de saber, exceto se usarmos pesquisas, como estamos fazendo aqui. 

8 – Internacional

O Internacional é o primeiro time de futebol gaúcho que vai aparecer aqui na lista, mas não é o único. Inclusive, ele o Grêmio acaba sempre aparecem bem próximos nas tabelas que são feitas. Em 2020, conforme a Pluri, a diferença entre eles foi de pouco mais de 1 milhão de torcedores.

Saiba quais são as 10 maiores torcidas do Brasil
Foto: (reprodução/internet)

Isso porque o Internacional ficou com 6,39 milhões e o Grêmio com 8 milhões. Assim, eles sempre dividem a 8ª e a 7ª posição. Em termos históricos, o Grêmio mantém a vantagem. Por exemplo, em 2014 tinha 8,1 milhões de torcedores e o Inter apenas 6 milhões, conforme Datafolha.

No geral, os clubes empatam porque representam 3% cada um de todos os torcedores de algum time no país. O mais legal é notar que eles são quase a totalidade da torcida do Rio Grande do Sul, sendo os maiores clubes de lá. 

7 – Grêmio

Já falamos bastante do Grêmio, mas não é justo a gente pular esse grande clube gaúcho. Sabemos que ele varia entre 6 e 8 milhões de torcedores conforme os estudos que foram feitos ao longo dos anos por várias empresas, correto?

Saiba quais são as 10 maiores torcidas do Brasil
Foto: (reprodução/internet)

E quase sempre acaba entrando no TOP 7 das maiores torcidas do país. A curiosidade do Grêmio que vale mencionar aqui é que o clube se tornou conhecido pelos jogadores que criou em sua base, como é o caso do Ronaldinho Gaúcho.

Mas, fora isso, também tem conseguido bons resultados, especialmente no comando de Renato Gaúcho, quando venceu várias competições importantes no país e fora daqui, tal qual a Libertadores da América. 

6 – Cruzeiro

O time mineiro de maior torcida do país é o Cruzeiro. E na tabela nacional, ele sempre fica entre as 7 primeiras posições. Conforme o estudo de 2019 do Datafolha, ele é o 6º maior em termos de torcidas. E, com base em dados de 2014, tem 6 milhões de torcedores. 

Saiba quais são as 10 maiores torcidas do Brasil
Foto: (reprodução/internet)

O Cruzeiro também tem passado algumas fases ruins no futebol atual, porém, se mantém nessa posição de torcidas desde o início dos anos de 1990. Isso porque no fim das contas, a torcida do Cruzeiro representa algo bem próximo de 4% dos torcedores do país.

Outro fato curioso do Cruzeiro é que ele fica entre os 10 times mais odiados do Brasil. Na verdade, isso acontece com praticamente todos os clubes que estamos citando aqui. Já que os  adversários acabam mencionando esse “ódio”.

5 – Vasco

Entre a 5ª e a 7ª posição das maiores torcidas do Brasil, sempre temos pouca variação no número de torcedores. É comum que muitas vezes apareça o Vasco da Gama, por isso, ele está aqui. Mas, também pode vir Cruzeiro ou Grêmio, que já falamos acima. 

Saiba quais são as 10 maiores torcidas do Brasil
Foto: (reprodução/internet)

O fato é que em 2019, que é o último estudo da Datafolha, o Vasco entrava no TOP 5 das maiores torcidas do país porque tinha um total de mais de 10,1 milhões de torcedores. Isso representava mais do que 4% dos torcedores nacionais naquele ano.

O que vale mencionar é que ao mesmo tempo que se tem uma torcida bastante fiel, o Vasco também tem amargado posições ruins em competições importantes. Mais do que isso, é um dos clubes grande que mais tem caído para a série B ou seja que foi rebaixado.

4 – Palmeiras

Dentro do TOP 5 de maiores torcidas do Brasil, o Palmeiras é um que se destaca entre aquele empate técnico que mencionamos acima, entre Vasco, Cruzeiro e Grêmio. Isso porque conforme as contas de 2019, o clube paulista tem 6% dos torcedores nacionais

Saiba quais são as 10 maiores torcidas do Brasil
Foto: (reprodução/internet)

Esse valor percentual se mantém há bastante tempo e a posição de 4ª maior torcida do Brasil também. Em 2014, o número de torcedores era de 12,1 milhões. Vale dizer que nos últimos anos, com mais títulos, o número de torcedores do Palestra parece ter aumentado.

Aí você soma nessa conta o fato de que o São Paulo não tem conseguido bons resultados. Logo, essa distância entre o número de torcedores parece cada vez menor. E detalhe: a torcida do Palmeiras é uma das poucas que sempre esgotam ingressos dos jogos do seu time.

3 – São Paulo

A hegemonia dos clubes paulistas em termos de torcidas também passa pelo São Paulo, que tem 8% dos torcedores nacionais, conforme dados de 2019. O percentual sempre se manteve desde os anos iniciais, especialmente, o início dos anos de 1990.

Saiba quais são as 10 maiores torcidas do Brasil
Foto: (reprodução/internet)

Em 2014, a soma era de 16,2 milhões de são paulinos no país todo. Mas, aqui vale a gente mencionar uma curiosidade. Ainda que sejam bastante interessantes, São Paulo e o Palmeiras somam praticamente o mesmo número de torcedores do Corinthians, que vem abaixo.

Também é bacana dizer que o São Paulo tem uma forte torcida organizada, que talvez seja uma das maiores do país, a Independente. Aliás, a boa notícia é que nos últimos dias o São Paulo anunciou que vai voltar a receber a sua torcida no estádio nesse pós-pandemia. 

2 – Corinthians

Há muito corintiano dizendo por aí que esse clube é o que tem a maior torcida. Porém, não é bem verdade. Em 1993, a Datafolha mostrou que 10% da torcida de clubes brasileiros era de corintianos. Nesse ano, os flamenguistas eram 17%.

Saiba quais são as 10 maiores torcidas do Brasil
Foto: (reprodução/internet)

Porém, o percentual da torcida vem crescendo ano a ano e cada vez mais se aproxima do primeiro colocado. Por exemplo, em 2019, enquanto a torcida do Flamengo representa 20% de todos, a do Corinthians fica em 14%. Ou seja, a diferença é de 6% agora.

No ano de 2014, a pesquisa indicou que eram mais de 28,3 milhões de corintianos no país todo. Atualmente, ainda que não seja por meio das pesquisas da Datafolha, acredita-se que existam mais de 30 milhões de corintianos no país. 

1 – Flamengo

Conforme a última pesquisa do Datafolha, a gente tem o Flamengo como maior torcida do futebol brasileiro. Nesse ano, o estudo indicou que os torcedores flamenguistas representavam 20% de todas as torcidas do Brasil. Curiosamente, é um aumento.

Saiba quais são as 10 maiores torcidas do Brasil
Foto: (reprodução/internet)

Isso porque desde a década de 1990, a torcida do Flamengo representava entre 17% e 18% de todas as outras. Agora, o percentual subiu. E também pode ter a ver com os bons resultados da equipe, que venceu a Libertadores e os nacionais mais importantes. 

Sobre o número de torcedores do Flamengo que existem no nosso país, a pesquisa da Datafolha de 2014 chegou a falar em pouco mais de 36,4 milhões de torcedores rubro-negros. Naquele ano, os flamenguistas eram 18% de todos os torcedores do país.

E os torcedores da Seleção Brasileira?

Uma curiosidade que vale a pena mencionar é que muita gente diz que não torce para time algum, mas sim para a Seleção Brasileira de Futebol. O número de pessoas que falam isso passa dos 2 milhões no país todo e isso dá algo como 2% do total.

Ao menos, conforme os dados levantados em 2014 pela Datafolha. Recentemente, algumas pesquisas novas têm apontado para o fato de que o futebol ainda é o esporte mais amado do mundo, mas tem perdido fôlego para outros, como rúgbi, futebol americano e beisebol.