Futebol é a paixão nacional, mas você conhece a história?

Poucas coisas são tão fortes na cultura brasileira como o futebol, não é verdade? Ele une famílias em frente da TV durante os jogos, motivo de amigos se encontrarem no domingo de tarde, razão de sorrisos e lágrimas. Isso é o futebol para o brasileiro.

Mas, você sabia que o primeiro país a ser pentacampeão na copa do mundo, não foi o primeiro país a jogar futebol? Pois é, a origem dele não é BR (sem spoiler agora, mais pra frente você verá a origem).

Que é um esporte jogado dividido entre dois times de 11 jogadores, um juiz que é responsável por aplicar as normas e evitar atitudes muito violentas, etc. Tudo isso você sabe, agora, vamos saber a origem.

futebol
Fonte (Reprodução/internet)

Quer saber mais da história do futebol e conhecer a origem dele? Continua aqui que vai ver um pouco mais sobre.

Origem do futebol

Você sabia que os jogos eram utilizados para preparar soldados para a guerra, na Grécia antiga e Roma? Na realidade, na China o “futebol” também era praticado como um treino militar, o objetivo era passar a bola de pé em pé sem deixar cair no chão.

Já no Japão, o contato físico era proibido e cada equipe possuía apenas 8 integrantes e isso em um campo de aproximadamente 200 metros quadrados. O esporte era jogado com uma bola de fibra de bambu e se chamava Kemari, sendo praticado por integrantes da corte do imperador japonês.

Muitos outros povos como os vikings, também possuíam jogos parecidos com o futebol, mas o modelo atual teve sua origem na Inglaterra.

Foto: (reprodução/internet)

Evolução do futebol

Um dos esportes mais populares do mundo, isso se não for o mais popular, com aproximadamente 270 milhões de pessoas participando de suas diversas competições, hoje ele é responsável pela união de amigos e famílias, mas, foi fruto de uma divisão.

Quando duas associações de jogos de bola, a futebol association e futebol tipo rugby se separaram, surgiu a The English Football Association, a primeira associação inglesa de futebol e a responsável pelas normas que formam a base do esporte até os dias atuais. Foi em 1863 que isso aconteceu e depois foram surgindo outras associações, a saber:

  • Associação escocesa – 1873;
  • Associação de Gales – 1875;
  • Associação irlandesa – 1880;
  • Associação da Holanda e Dinamarca – 1889;
  • Associação da Nova Zelândia – 1891;
  • Associação da Argentina – 1893;
  • Associação do Chile – 1895;
  • Associação da Suíça e Bélgica – 1895;
  • Associação da Itália – 1898;
  • Associação da Alemanha e Uruguai – 1900;
  • Associação da Hungria – 1901; 
  • Associação da Finlândia – 1907.
Foto: (reprodução/internet)

Está sentindo falta da FIFA? Ela surgiu em 1904, composta por sete países, França, Bélgica, Dinamarca, Holanda, Espanha, Suécia e Suíça. Ah, a Confederação Brasileira de Futebol nasceu em 1919.

Caminhada até os dias atuais

8 anos depois da formação da The Football Association já haviam 50 clubes membros e a primeira competição entre seleções aconteceu na Grã-Bretanha, entre Inglaterra e Escócia no ano de 1872. Com o crescimento do futebol, a FIFA anunciou a primeira competição internacional de seleções.

Mas o que era para ter acontecido em 1906 teve que ser adiado um pouco por problemas internos de várias associações. Em 1900 ele fez parte das olimpíadas, em níveis de clubes, isso aconteceu em 1900, 1904 e 1906. Em 1908 houve a primeira competição entre seleções nas olimpíadas, e teve a Seleção Britânica como a primeira campeã.

Foto: (reprodução/internet)

O surgimento da COPA e o futebol nas guerras mundiais

A confederação Sul-Americana de Futebol surgiu em 1916, mesmo ano da primeira edição da Copa América, o torneio de futebol entre seleções nacionais mais antigo da história e o Futebol continuou avançando. A 1 guerra mundial atrasou o desenvolvimento do futebol, mas as olimpíadas de 1924 e 1928 deram um novo fôlego do esporte.

Isso provocou a FIFA a confirmar, no dia 28 de maio de 1928 na cidade de Amsterdã, um campeonato mundial de seleções, a COPA. A primeira copa aconteceu no Uruguai, no ano do centenário da constituição uruguaia e foi um ano de comemoração para o Uruguai, afinal, também foram os campeões da primeira edição dos jogos.

Na terceira edição, na final entre Itália e Hungria, houve uma carta por parte do então presidente italiano, Mussolini, ameaçando os jogadores de morte. A seleção italiana jogou de preto por conta do partido nacional fascista e venceu a final por 4 a 2.

Foto: (reprodução/internet)

A Copa do Mundo FIFA

O tempo foi passando, o futebol venceu a 2 guerra mundial que também atrasou o desenvolvimento do esporte e atualmente é o evento esportivo com a maior quantidade de espectadores. A Copa do Mundo FIFA, que acontece a cada quatro anos e tem o dobro da audiência dos jogos.

Isso sem falar de diversos campeonatos, aplicativos para o celular, jogos de vídeo game e tantas outras inovações envolvendo o esporte que dariam outro artigo. Ah, aqui foi falado apenas sobre o futebol masculino, se tratando do futebol feminino, a história é ainda mais complexa, até proibições legais tiveram que ser superadas.