Entre todos os grandes torneios de golfe do mundo, chamados de major de golfe, com certeza, o PGA Tour Championship é um dos mais desejados e cobiçados. Afinal, ele paga um valor de US$ 10 milhões ao vencedor. Nada ruim, não é mesmo?
E o mais curioso é que teve atleta que já venceu por mais de duas, três ou quatros vezes. Existem duas lendas do golfe que conseguiram vencer o PGA Tour por 5 vezes – e se você vai dizer que é o famoso Tiger Woods, você está enganado.
O que é o PGA Tour Champions
O PGA Tour Championship, chamado de US PGA em algumas ocasiões é um torneio que acontece todos os anos. Ele é organizado pela Professional Golfers Association of America. Ou seja, está entre os quatro maiores torneios de golfe do mundo.
Aliás, os maiores são:
- PGA Tour;
- The Open Championship (Aberto);
- US Open;
- Masters de Augusta.
O PGA Tour é o último major da temporada de golfe do ano e acontece em meados de agosto, no mesmo final de semana que se comemora o Dia do Trabalho nos Estados Unidos. O evento une o PGA Tour, o European Tour e o Japan Golf Tour e tem uma bolsa de US$ 10 milhões.
Automaticamente, o vencedor do PGA é convidado para jogar nos outros grandes torneios. Além disso, estarão inscritos, de forma também automática, nos 5 próximos torneios do PGA. No fim das contas, esse é o único torneio, dos grandes, exclusivo para os profissionais.
Onde acontece o PGA Tour
O campeonato acontece nos Estados Unidos e, especialmente, em regiões que ficam na parte oriental do país. Mas, em 10 ocasiões foi para o lado oeste. Assim, a última vez que foi para lá foi em 1998, quando aconteceu a leste de Seattle.
Ele foi disputado pela última vez na Califórnia em 1995. Já a edição de 2020 aconteceu em São Francisco. Já o estado de Nova Iorque sediou o evento por 13 vezes, seguindo de Ohio (11 vezes) e da Pensilvânia (9 vezes).
Outras regiões que receberam o evento foram: Carolina do Sul, Missouri, Carolina do Norte, Wisconsin, Kentucky, Georgia, Minnesota, Michigan, Oklahoma, Illinois, Nova Jersey, Washington, Indiana, Alabama, Flórida, Maryland, Texas, Colorado.
5 – Sam Snead
Vamos começar a lista com ninguém menos do que o Sam Snead, que tem 3 campeonatos PGA Tour na carreira. O golfista norte-americano conseguiu a sua façanha no ano de 1942 pela primeira vez. Depois, em 1949 e 1951.
Assim, após a profissionalização em 1931, ele conseguiu uma somatória de 165 títulos profissionais. Dá para acreditar? Esteve na lista dos melhores jogadores de golfe do mundo por mais ou menos 4 décadas. Venceu 82 jogos do PGA para ter as 3 vitórias no Tour.
Porém, ele nunca venceu o US Open, embora tenha chegado até a final por 4 vezes. Curiosamente, o filho, J. C. Snead, também se tornou golfista. Tem ainda os títulos da Copa Canadá em 4 ocasiões e entrou para o Hall da Fama do Golfe Mundial.
4 – Gene Sarazen
Assim como o Sam Snead, o Gene Sarazen também venceu o PGA Tour por 3 vezes e entra na lista do top 5 desse campeonato tão cobiçado. O golfista venceu em épocas passadas, sendo a primeira vitória em 1922, depois em 1923 e 1933.
Ele também entra na lista dos poucos golfistas que conseguiram vencer todos os principais torneios da atualidade do golfe, que são os que citamos acima. Além dele, apenas o Ben Hogan, o Jack Nicklaus, o Gary Player e o Tiger Woods conseguiram a façanha.
Gene entrou no Hall da Fama do Golfe. Ele nasceu em 1902 e morreu em 1999, aos 97 anos na Flórida. Na carreira, além do tricampeonato do PGA Tour, ele também tem um Masters, 2 US Open e um The Open.
3 – Tiger Woods
Esse talvez seja o nome mais aguardado da lista. Isso porque o Tiger é um golfista recente, mais moderno e que, de fato, tem muitas vitórias. Ele fica na terceira posição desse ranking porque tem 4 vitórias em PGA Tour, sendo em 1999, 2000, 2006 e 2007.
Aos 45 anos, ele ainda joga golfe de forma profissional e sempre aparece no ranking dos mais ricos do esporte também. O Tiger se profissionalizou em 1996 e soma ainda mais 3 vitórias no The Open, outras 3 no US Open e mais 5 no Masters de Golfe.
Curiosamente, apesar dos nomes que vão vir abaixo, ele é considerado “o melhor golfista de todos os tempos”, sendo que em 2005, quando tinha 29 anos alcançou a marca de 10 grandes conquistas no golfe profissional, já se posicionando atrás dos nomes que virão a seguir.
2 – Jack Nicklaus
O que podemos adiantar é que o Jack está aqui na segunda posição, mas de forma injusta. Isso porque ele tem o mesmo número de vitórias do nome que vem abaixo. E só está aqui por um único motivo: ele nasceu depois e venceu em anos seguintes. Mas, ao todo, são 5 vitórias.
O Jack venceu o PGA Tour de 1963, 1971, 1973, 1975 e 1980. Ainda assim, ocupa o cargo de “maior vencedor de torneios major de todos os tempos com 18 conquistas no total”. Isso porque após se profissionalizar, em 1961, ele somou vitórias atrás de vitórias.
Além do PGA, ele tem mais 3 títulos The Open, outros 4 do US Open e mais 6 do Masters de Golfe. Atualmente, com 81 anos, ele vive em na Flórida e sempre aparece para comentar sobre o seu esporte predileto. Aos 16 anos, ele já havia vencido o Open de Ohio.
1 – Walter Hagen
A gente vai deixar o Hagen aqui no topo da lista – apesar de estar no fim do texto – porque seguimos uma ordem de cronologia. Ou seja, ele venceu primeiro que o Jack Nicklaus. Mas, o fato é que ambos são os maiores campeões do PGA Tour Champions, com 5 títulos cada.
O Walter Hagen venceu em 1921, 1924, 1925, 1926 e 1927. Ou seja, são 4 títulos sequenciais, o que torna a façanha dele ainda mais incrível. Fora o PGA, ele ainda tem mais 2 títulos do US Open (1914 e 1919), além de mais 4 campeonatos abertos (1922, 1924, 1928 e 1929).
Hagen nasceu em 1892 e morreu em 1969 aos 76 anos nos Estados Unidos – devido a um câncer de garganta. Atualmente, ocupa um lugar privilegiado no Hall da Fama do Golfe Mundial. Para quem quiser saber mais sobre ele, tem o filme The Legendo of Bagger Vance.
Outros bicampeões do PGA Tour
Por fins de curiosidade, saiba que a gente criou a lista considerando os 5 principais nomes entre os maiores vencedores do PGA Tour, que são aqueles que venceram 3 vezes ou mais a competição mais famosa do mundo do golfe.
Só que além deles, saiba que há uma lista extensa de outros jogadores que venceram a competição por mais de uma única vez. São ao menos 16 anos, com destaque para o Brooks Koepka, que venceu em 2018 e 2019, além do Phil Mickelson, que venceu no último ano.
Sendo assim, vamos criar agora uma mini lista para você ver esses nomes. E vamos separar em dois parágrafos. O primeiro é para citar somente norte-americanos e o outro para falar de jogadores golfistas famosos em outros países e que possuem 2 PGA Tour. Veja só!
Os nomes selecionados por países
Os norte-americanos são: Jim Barnes, Leo Diegel, Denny Shute, Paul Runyan, Byron Nelson, Ben Hogan, Dave Stockton, Raymond Floyd, Lee Trevino, Larry Nelson, Brooks Koepka e Phil Mickelson.
Já os internacionais são: Gary Player (África do Sul), Nick Price (Zimbábue), Vijay Singh (Fiji), Rory McIroy (Irlanda do Norte).
Assim, temos os Estados Unidos como país mais vitorioso, com 85 vitórias em PGA Tour e 59 campeões. Depois, a Austrália com 5 vitórias e 5 vencedores – nenhum australiano foi bicampeão. E Inglaterra, África do Sul, Zimbábue, Fiji e Irlanda do Norte, com 2 vitórias cada.
Os grandes golfistas que nunca venceram o PGA Tour
Uma curiosidade que vale a pena destacar é que existem alguns golfistas que possuem vários títulos, porém, nunca conseguiram vencer, sequer uma única vez, o PGA Tour.
Um exemplo é o Tom Watson, que tem 8 títulos na carreira (5 The Open, 2 Masters e 1 US Open), mas nenhum PGA. Além dele, o Harry Vardon, que é o maior vencedor do The Open, com 6 títulos, além de 1 US Open. Porém, jamais venceu o PGA e nem o Masters.
Outros nomes de quem tentou, mas não levou são: Bobby Jones, Arnold Palmer, Nick Faldo, James Braid, John Henry Taylor, Peter Thomson e Seve Ballesteros.
Saiba onde assistir os jogos do PGA Tour Championship
No Brasil, há alguns anos, quem se interessa pelo PGA Tour deve assinar uma operadora de TV a cabo para ver os jogos de golfe. No caso, a ESPN é quem detém os direitos de transmissão. É comum que use o “ESPN 2” para esse tipo de campeonato, com a cobertura completa.
No último ano, a ESPN até enviou um comunicado dizendo que “a ESPN 2 mostra o PGA Championship com exclusividade para o Brasil”. Por outro lado, disponibilizou o site da internet “Golf.TV” para quem quisesse ver os demais jogos de golfe, como o Tour Europeu.