Entenda tudo sobre como funciona o Futebol Freestyle

O futebol é hoje, no mundo inteiro, o esporte mais popular que existe. E essa paixão fez com que surgisse também variações da modalidade esportiva. Por exemplo, nós temos o futebol inglês, que é o tradicional. Além dele, o de areia, o futsal, o para cegos, entre outros.

E surgiu uma variação que é focada em habilidades, o futebol freestyle. Agora, se você logo pensou no Ronaldinho Gaúcho ou no Falcão, considere que não é sobre isso que você se deve atentar. O futebol freestyle tem outras regras, que não é marcar gols. Entenda a modalidade. 

Entenda tudo sobre como funciona o Futebol Freestyle
Foto: (reprodução/internet)

O que é o futebol freestyle

Basicamente, estamos falando de uma modalidade que acontece, quase sempre, de forma individual. Ela é focada em acrobacias com a bola. Além disso, dá para usar várias partes do corpo. As manobras são tricks e elas acontecem com o jogador em pé, deitado ou sentado. 

Entenda tudo sobre como funciona o Futebol Freestyle
Foto: (reprodução/internet)

Ou seja, temos algo bastante diferente do futebol tradicional, certo? Tanto é verdade que mesmo quando jogadores de outras variações do futebol participam de eventos de freestyle, mesmo que sejam habilidosos, eles não possuem o mesmo sucesso.

Não é à toa que o nome freestyle quer dizer algo como “livre”. Isso dá ao participante total autonomia para criar suas melhores e mais incríveis jogadas. Atualmente, ele é apreciado em mais de 70 países, mesmo que ainda não seja considerado um esporte olímpico. 

Quando o futebol freestyle foi criado

Até hoje não se tem tanta certeza sobre essa origem. O que se diz é que ele nasceu de forma oficial em 2003 na Holanda. E o que se sabe, também, é que ele veio da admiração de vários jogadores de futebol de campo, como é o caso de Diego Maradona e Ronaldinho Gaúcho.

Entenda tudo sobre como funciona o Futebol Freestyle
Foto: (reprodução/internet)

Depois, mais nomes impulsionaram a modalidade, como Cristiano Ronaldo, Neymar e, especialmente, Soufiane Touzani, que foi quem criou os estilos e as principais manobras que são usadas até hoje nos eventos. 

Inclusive, é ele que está por trás de vídeos apresentado a modalidade, que foi introduzida como jogos de video game pela Electronic Arts. Assim, nasceu o FIFA Street e hoje há um novo lançamento para games, que vamos citar no fim do artigo. 

A história de Touzani

Aqui é muito interessante citar a história de Touzani porque ele sonhava em ser jogador de futebol. Porém, ainda quando jovem descobriu que tinha um desvio nas costas. A escoliose foi motivo para ele colocar um pino de 30 centímetros nas costas.

Entenda tudo sobre como funciona o Futebol Freestyle
Foto: (reprodução/internet)

Logo, ele começou a usar as habilidades para outros fins e fez nascer o futebol freestyle. A partir disso, além do jogo da FIFA para video game, ele também teve apresentações no Stade de France para 80 mil pessoas e outra com o Ronaldinho Gaúcho, que estava no Milan.

Mais tarde, ele ainda teve apresentações ao público com o Van Persie, em uma espécie de 3×3.

Os tipos de tricks

Os tricks, as manobras ou as acrobacias possuem uma espécie de fundamento. Aliás, são vários. O lower é o principal, que nada mais é do que fazer manobras com a bola no ar e com o praticante em pé. Usa-se apenas as pernas e os pés. O sitdown é parecido.

Entenda tudo sobre como funciona o Futebol Freestyle
Foto: (reprodução/internet)

Sendo que as manobras também são feitas com o pé, porém, o praticante fica sentado. Já o upper é nada menos do que dominar a bola com a parte de cima do corpo, como cabeça, nuca, peito ou ombros. E dá para ir levando a bola para outras partes do corpo também.

Tem ainda o groundmoves, que são movimentos feitos com a bola no chão. Nesse caso, é algo que se aproxima do que vemos em outras modalidades, já que dá para simular dribles, puxadas, carretilhas, etc. O ground tem o apelido de dança com a bola. 

Outros vocabulários do futebol freestyle

Os 4 principais movimentos que você aprendeu são: lower, sitdown, upper e groundmoves. Esses são os tricks. Agora, quando há uma ligação entre eles, falamos em combo. E dá para fazer um combo sem tocar na bola, certo? Isso chama no touch. 

Entenda tudo sobre como funciona o Futebol Freestyle
Foto: (reprodução/internet)

Quando você ouvir que alguém vai fazer uma live performance, entenda que é uma espécie de performance ao vivo para o público. Já juggling é outro trick, sendo algo como embaixadinhas. E as tricks podem ser hardcore, ou seja, super difíceis de serem feitas.

O blooper é um mal sinal. Isso porque indica que o praticante errou na execução do trick. Por outro lado, quando se diz que um freestyler é um all rounder, quer dizer que ele domina os 4 estilos de movimentos, sendo aqueles que citamos acima. 

O freestyler nem sempre é bom jogador de futebol

Aqui entra uma próxima curiosidade sobre esse esporte. Saiba que o freestyler, que é o praticante do freestyle, nem sempre vai ser um bom jogador de futebol das outras modalidades. Afinal, o foco dele não tem que ser o de marcar adversários ou fazer gols.

Entenda tudo sobre como funciona o Futebol Freestyle
Foto: (reprodução/internet)

Com uma proposta diferente, a ideia é que ele seja um ótimo atleta acrobata, que consiga fazer movimentos raros e difíceis sempre usando a bola de futebol. Mas, fora a bola, as semelhanças com o futebol que conhecemos são bem raras. 

Entre as principais características de um freestyler, podemos notar que eles possuem muito equilíbrio, concentração, habilidade, criatividade e também perseverança. Afinal, nem sempre um movimento sai como eles queriam. 

As competições internacionais de futebol freestyle

Infelizmente, as competições dessa modalidade não tiveram continuidade no começo. Assim, o primeiro campeonato internacional foi o F3 World Tour, que aconteceu em 2011, 2013 e 2014, com um total de 5 etapas. 

Entenda tudo sobre como funciona o Futebol Freestyle
Foto: (reprodução/internet)

Elas foram sediadas na Malásia, nos Emirados Árabes, na Grã-Betanha e na China. Assim, vencedores foram colombianos, britânicos, poloneses, franceses e noruegueses, além de um argentino. Depois, ainda tivemos o Superball World Open Championships, que durou até 2017.

O evento aconteceu desde 2011 na República Tcheca e fez vencedores do Brasil, da Noruega, da Polônia, da Grã-Bretanha, do México, da Itália, da Suécia e da França. Só que a boa notícia é que tem um evento internacional que sobrevive até hoje, ele é da Red Bull. Veja abaixo.

O Red Bull Street Style

O evento teve o seu início no ano de 2008 no Brasil e está hoje na 9ª edição. Assim, já passou por sedes como Londres, Tóquio e Cidade do Cabo, além de Lecce. Na versão atual, 24 atletas disputam o posto de melhor e mais habilidoso jogador do planeta. 

Entenda tudo sobre como funciona o Futebol Freestyle
Foto: (reprodução/internet)

Curiosamente, a competição também é nacional em sua fase anterior. Ou seja, em cada país, seleciona o campeão, que vai para a grande final. Para se ter uma ideia, na edição de 2020 fora mais de 260 atletas que chegaram a segunda fase da competição. 

Mas, na final, apenas 16 homens e 8 mulheres foram classificados. Entre os finalistas dessa última edição, temos a francesa Mélody Donchet, que foi a única a vencer a competição da Red Bull por 3 vezes e o norueguês Erlend Fagerli, que venceu em 2018.

As regras usadas nas competições

Se você gostou do assunto, mas ainda não entendeu exatamente como acontecem as “partidas” ou “apresentações”, vamos lá. Geralmente, o participante tem 3 minutos para fazer as suas acrobacias com a bola. Isso tudo em uma arena de 7 metros de diâmetro. 

Entenda tudo sobre como funciona o Futebol Freestyle
Foto: (reprodução/internet)

Curiosamente, existem as disputadas em duplas, onde o freestyler só pode ficar com a bola por 20 segundos, sendo que depois deve passar a bola para o outro jogador. Tudo isso acontece ao som de uma música ambiente. E como você sabe, não se pode usar as mãos. 

No fim das apresentações, os jurados vão avaliar especialmente 3 pontos, sendo: o controle de bola, a criatividade usada e o estilo praticado. Além dos nomes citados como referência no evento da Red Bull, saiba que o Edgar Davids, que é um antigo futebolista é um exemplo. 

Outros jogadores de futebol de campo que adoram o freestyle

Além do Davids, que é um holandês que citamos acima, saiba que temos na história outros jogadores de futebol de campo que adoram essa ideia de fazer malabarismos com a bola e sem usar as mãos. Vamos relembrar alguns deles agora mesmo. 

Entenda tudo sobre como funciona o Futebol Freestyle
Foto: (reprodução/internet)

O brasileiro Robinho é um deles, que adorava dar pedaladas. Você se lembra? O Marc Bartra, do Barcelona e Borussia, também é um habilidoso. Já o belgo Hazard é uma referência quando o assunto é a técnica com as bolas nos pés. 

E jamais poderíamos esquecer do outro brasileiro, o lateral esquerdo Marcelo, que sempre aparece em vídeos fazendo as manobras. Depois, Cristiano Ronaldo e Neymar, que fecham a lista dos possíveis jogadores de freestyle de sucesso.

Street Power Soccer – o futebol freestyle no videogame

Vamos encerrar o texto falando de uma novidade que surgiu no ano passado em todo o mundo. Com um tema que se diz sobre o futebol de rua, o Street Power Soccer nasceu como sendo um tipo de jogo de futebol que é totalmente focado em habilidades e movimentos.

Ou seja, ele tem tudo a ver com o futebol freestyle que acabamos de explicar aqui no texto. O jogo foi lançado pela Maximum Games e está disponível para PC, PlayStation 4, Nintendo Switch e Xbox One. O melhor player é o que consegue combinar dribles e jogadas especiais.