Descubra os esportes que fazem parte do X-Games

O X-Games é uma espécie de Olimpíadas dos Esportes Radicais. É um evento mundial que reúne milhares de pessoas, entre torcedores, competidores, comissão e curiosos. Sendo que agrega modalidades de inverno e de verão.

Porém, como ele existe há mais de 25 anos, considere que já teve algumas variações em termos de esportes. Alguns entraram e outros saíram. Hoje, os mais conhecidos passam pela Bike, pela Moto e pelo Skate, além daqueles que acontecem na neve.

Descubra os esportes que fazem parte do X-Games
Foto: (reprodução/internet)

A história do X-Games

O X-Games nasceu em 1995, sendo essa a primeira edição do evento, que aconteceu nos Estados Unidos, em Rhode. Nesse evento apenas 9 modalidades estavam disponíveis, mas estima que quase 200 mil pessoas compareceram no local.

Descubra os esportes que fazem parte do X-Games
Foto: (reprodução/internet)

Após dois anos, o comitê do evento optou por criar uma edição de inverno também, que ficou conhecida como Winter X-Games (X-Games de Inverno). Assim, a versão original passou a ser a Summer X-Games ou X-Games de Verão.

Também foi nesse ano que várias sedes começaram a ser criadas para receber os jogos dos X-Games. E, desde esses anos o evento não para de crescer em número de participantes, de modalidades, de público.

Quais as principais modalidades do X-Games

A gente vai falar de modo mais detalhado sobre as modalidades que existem. Porém, para que você entenda de uma vez por todas o que é o X-Games, vamos comentar aqui, de modo muito mais breve, sobre os Jogos de Inverno e os de Verão do X-Games.

Descubra os esportes que fazem parte do X-Games
Foto: (reprodução/internet)

Quando a gente considera os jogos de verão, saiba que as modalidades são divididas entre os Rallys, as Motocicletas, os Skateboards, as BMXs (Bicycle Moto Cross). E, sendo assim, cada modalidade tem suas várias categorias, ok?

Já no caso dos eventos de inverno, são apenas 3 modalidades, sendo o Esqui, o Snowboard e o Snowmobile. Há ainda eventos que não acontecem mais, como os Inline, o Climbing, o Surfing, o Barefoot, o Street Luge, etc. 

Como é o X-Games hoje

Também vale mencionar aqui que não é fácil entender como funciona o X-Games hoje. Isso porque o evento foi subdividido em grandes eventos. Por exemplo, você vai ouvir falar do X-Games Aspen, do X-Games Chongli, do X-Games Noruega, do X-Games Xangai.

Descubra os esportes que fazem parte do X-Games
Foto: (reprodução/internet)

E claro continua tendo os eventos mais tradicionais também, como é o caso da 25ª edição do X-Games Summer, que está marcada para acontecer em Los Angeles em 2021. Além do mais, tem o Real Series, o Being Series, o Best of Shows, o X-Games Minneapolis.

Tudo isso, acaba chegando em um só lugar, o World of X-Games, que é uma espécie de Mundial do X-Games. O mais bacana é que os eventos também fazem a entrega de medalhas e prêmios em dinheiro aos atletas vencedores, o que torna o evento competitivo.

A primeira edição do X-Games

Ah, uma curiosidade que não contamos ainda é que X-Games vem de Extreme Games. Sendo assim, o evento aconteceu em Newport, Rhode Island. No Skateboard, os vencedores foram: Chris Senn, Tony Hawk e Willy Santos of San Diego. 

Descubra os esportes que fazem parte do X-Games
Foto: (reprodução/internet)

No salto de esqui aquático, a gente teve Justin Seers como campeão. E Bob Pereyra ganhou o Street Luge, mesmo após se machucar durante a fase de qualificação. Jay Miron venceu no BMX Dirt e Tony Hawk venceu no Skateboard Vert. Mat Hoffman foi campeão no BMX Vert.

E para fechar a lista dos principais nomes do X-Games de 1995, a gente tem Robert Fig Naughton, que ficou com o ouro no Dual Downhill Mountain Bike. Vale lembrar que em 2020 o evento foi cancelado devido a pandemia da Covid-19. 

A mudança de nomes na X-Games

Uma curiosidade é que até a 18ª edição do X-Games, o nome do evento vinha com base no número da edição. Ou seja, X-Games 15 ou X-Games 18, por exemplo. A partir da 19ª edição passou a ter o nome vinculado à cidade sede, sendo que a primeira foi no Brasil.

Descubra os esportes que fazem parte do X-Games
Foto: (reprodução/internet)

Assim, ficou com o nome de X-Games Foz do Iguaçu. Depois, foi X-Games Barcelona. Depois, X-Games Munique e assim por diante. Desde 2018 tem acontecido em Minneapolis, sendo que isso deve se repetir na próxima edição, que acontecerá em 2021. 

No caso da X-Games Winter, a ideia é a mesma. Porém, sem muita sequência. Já que em alguns casos recebe o nome da cidade sede e em outros o número da edição. A edição de 2021 está marcada para acontecer em Aspen, no Colorado, Estados Unidos. 

Os principais nomes por trás do X-Games

Atualmente, o principal nome é o da ESPN, que é uma rede de canais e rádio dos Estados Unidos, que organiza e tem os direitos de transmissão dos jogos. Mais recentemente, a transmissão também é feita pela ABC, que é uma parceira da ESPN. 

Descubra os esportes que fazem parte do X-Games
Foto: (reprodução/internet)

Outros nomes que fizeram famas nesses jogos são de Tony Hawks (Skate), Shaun White (Snowboard), Travis Pastrana (Motocross), Heath Frisby (Snowmobile), Henrick Harlaut (Esqui), Gus Kenworth (Esqui), Torstein Horgmoa (Snowboard).

Curiosamente, todos esses atletas venceram provas e competições, além de terem criados novos movimentos ou desafios a partir do evento. E agora vamos conhecer mais dos esportes que estão incluídos na competição. 

O maior medalhista da X-Games

Outro tópico sobre curiosidades tem a ver com o maior medalhista dos Jogos X-Games, que é de Robert Dean Silva Burnquist – ou seja, o Bob Burnquist, que é um skatista de muita fama. Ele é um brasileiro-americano, sendo que tem um total de 30 medalhas. 

Descubra os esportes que fazem parte do X-Games
Foto: (reprodução/internet)

Os principais títulos dele variam entre 2000, quando ele venceu o Vert Best Trick e 2015, que teve um ouro em Austin, no Skateboard Big Air. Mas, antes e depois disso ele também venceu outras competições, como sendo o 1ºª colocado no Street League de 2013. 

Moto Cross

O evento de Moto Cross, chamado de Moto X, tem algumas categorias variáveis, como a Freestyle, a de truques novos, a de Step Up, a de Best Whip. Além da categoria de Moto X Hooligan Flat Track, que entra na modalidade de Pista Plana. 

Descubra os esportes que fazem parte do X-Games
Foto: (reprodução/internet)

Sendo assim, quem pretende competir na categoria de motos durante os jogos da X-Games deve pensar em uma dessas 6 categorias. 

Isso sem contar que em eventos passados já tivemos competições de motos na categoria de Racing, Speed and Style, Adaptive Racing, Endurocross, SuperMoto, Doubles. E isso vale tanto para os competidores homens como mulheres. 

Skate

Outro esporte que é muito famoso no X-Games é o Skate. Inclusive, atualmente é o que mais tem categorias disponíveis para serem disputadas. Por exemplo, o Skateboard Vert, o Street, o Select, o Big Air, o Park e isso vale para homens e mulheres.

Descubra os esportes que fazem parte do X-Games
Foto: (reprodução/internet)

Curiosamente, dá para dizer, sem dúvidas, que o Skate no X-Games foi importante para conseguir fazer o esporte se tornar um esporte Olímpico também. Assim, o skate é um dos novos esportes dos Jogos Olímpicos, que vai estrear na próxima edição. 

E já esteve presente na competição, mas ficou de fora outras categorias, como o Big Air Rail Jam, o Downhill, o Vert Doubles, o Vert Best Trick e o Game of Sk8. 

BMX

BMX, para quem não se ligou ainda, é a bicicleta. Mas, não qualquer bicicleta. É aquela menorzinha, mais focada em manobras, sabe? Mas, ela também permite outras competições, como de velocidade, com obstáculos e muito mais. 

Descubra os esportes que fazem parte do X-Games
Foto: (reprodução/internet)

Logo, as categorias são chamadas de BMX Freestyle e se dividem entre Vert, Park, Street, Big Air e Dirt. Sendo que anteriormente também tínhamos a Flatland, a Downhill, a Vert Doubles e a Vert Best Trick. 

Além disso, além da BMX, em épocas passadas, a X-Games também contou com a bicicleta de montanha, chamada de mountain bike slopestyle, além da mountain bike slalom e da slalom gigante, todas consideradas de montanha. 

Esqui

Agora, vamos falar do Esqui, que entrou em 1997 junto com a versão de inverno do X-Games. Ele conta com várias categorias, como o Big Air, o Slopestyle e o Superpipe. Todos permitem a divisão entre os competidores homens e as mulheres. 

Descubra os esportes que fazem parte do X-Games
Foto: (reprodução/internet)

Vale dizer que antigamente o evento contava com a patinação também, porém, esse esporte foi descontinuado. As categorias eram: Vert, melhor truque e Park. Além deles, havia ainda o Snow Moutain Bike Racing, a Escalada no Gelo, a Snowskating, a Hillcross, o mono Skier. 

Snowboarding

Outro esporte muito famoso no X-Games é o snowboarding, que tem o Big Air, o Slopestyle e o Superpipe também. Mas, além deles, há ainda o Knuckle Huck. 

Descubra os esportes que fazem parte do X-Games
Foto: (reprodução/internet)

Uma curiosidade é que nenhuma categoria do snowboarding foi descontinuada. Porém, havia outros esportes que não existem mais e usam as pranchas, como o windsurfe, o wakeboard, skysurfing. 

Outros

Nas X-Games de Verão a gente também tem outros esportes, que são mais solitários, mas ainda assim importantes. Por exemplo, tem a Real Video Series, que conta com Real Surf, Real Women, Real Street, Real Moto e Real BMX.

Além disso, tem o evento da Red Bull Phenom, que conta com o Skateboard Street e o BMX Street. E, por fim, o que é uma grande novidade, também temos os esportes eletrônicos ou e-sports. Atualmente, há dois jogos em destaque, sendo o Call of Duty e o CS: GO.  E no caso dos esportes de inverno, ainda dá para considerar a série Real, que tem a Real Snow, a Real Snow Backcountry e a Real Ski Backcountry.