Saiba o que significam as cores das bandeiras nas corridas do automobilismo

As bandeiras usadas nas corridas de automobilismo, como a Fórmula 1, tem motivos para terem aquelas cores. E elas explicam o que, de fato, está acontecendo na corrida. Será que é preciso parar o carro? Não pode ultrapassar? Tem acidentes?

Cada cor de bandeira explica algum fato. Então, tem sim momentos em que a ultrapassagem fica proibida. Assim como é preciso diminuir a velocidade. E tem uma bandeira que até avisa que o piloto deve abandonar o circuito imediatamente. Você vai conhecer todas elas.

Foto: (reprodução/internet)

A história das corridas de carro

Seremos breves nesse ponto. Mas, para que você entenda, considere que a corrida de carro existe desde quando os carros não eram carros e sim carroças, puxadas por cavalos. Mais tarde, porém, em 1894, aconteceu a primeira competição na França.

Foto: (reprodução/internet)

Ela ficou chamada de Paris-Ruão, sendo que foi organizada pelo jornal Le Petit Journal e era como um teste para saber quem tinha o melhor desempenho. Assim, 69 carros competiram na corrida de 50 Km, que iria levar os melhores colocados para a corrida de 127 Km.

O conde Jules-Albert de Dion foi o primeiro a chegar em Ruão com pouco menos de 7 horas de corrida. A velocidade média dele foi de 19 Km/h. Mas, como o carro dele tinha um item proibido, a vitória foi para Georges Lemaitre.

Os riscos que as corridas causavam

Após isso, também vale a pena citar que devido ao grande número de acidentes que aconteciam, as corridas de rua foram proibidas em várias regiões do mundo. Assim, começou a se criar espaços fechados, os autódromos, que eram mais seguros.

Foto: (reprodução/internet)

O primeiro deles foi um que era usado para corridas de cavalo, o Knoxville Raceway. Já nos Estados Unidos, em 1903, nasceu o Milwaukee Mile, que foi baseado no circuito oval dos hipódromos e é considerado o primeiro autódromo do mundo. 

Já a partir da 2ª Guerra Mundial, o esporte ganhou mais evidência. Assim, para unificar corridas, como a de Grand Prix, nasceu a Fórmula 1 e isso aconteceu em 1950. Atualmente, a F1 é regulada pela Federação Internacional de Automobilismo, a FIA.

O código do automobilismo

Em toda corrida de carro há o que é chamado de Código de Automobilismo, que nada mais é do que uma forma de regular e regulamentar as sinalizações que existem para todas as competições. É nesse código que entram as bandeiras e as suas cores.

Foto: (reprodução/internet)

Assim sendo, se há algo na pista que exige atenção do piloto ou se a prova está no fim, os pilotos são avisados através das bandeiradas. As bandeiras são coloridas, sendo que cada uma delas tem o seu significado, que pode ser para todos ou para um único piloto.

Obviamente, nos últimos anos, com a tecnologia e modernidade, os pilotos também são avisados pelo rádio, no que é chamado de spotters. Ainda assim, como o rádio pode apresentar falha na comunicação, o método das bandeiras se mantém como seguro

Bandeira Branca

A bandeira inteiramente branca indica que há algum carro lento dentro da pista. E esse carro lento não é da Fórmula 1 e sim algum veículo como guincho ou safety cars, que são como ambulâncias. Portanto, a ideia é avisar para os pilotos tomarem cuidado.

Foto: (reprodução/internet)

Só que nesse caso, nem sempre é sinal de que é preciso diminuir a velocidade ou parar a corrida, mas é um sinal de alerta para o piloto saber que há algum tipo de veículo estranho na pista de corrida. 

Bandeira Vermelha

É o tipo de bandeira, ou melhor a cor da bandeira, que ninguém quer ver em uma corrida de Fórmula 1. De verdade, independente da torcida, da nacionalidade, da montadora. Isso porque ela indica que há carros acidentados dentro da pista de corrida.

Foto: (reprodução/internet)

Logo, esse carro pode causar novos acidentes e, sem a bandeira vermelha aparece é porque a corrida tem que ser paralisada. Em outros casos, ela também pode ser lembrada quando a condição meteorológica não permite que os carros continuem “voando” em segurança. 

Essa condição meteorológica ruim/péssima pode ser como nevascas, tempestades, furacões, etc. 

Bandeira Amarela

O sinal amarelo indica alerta. E na Fórmula 1 isso não é diferente. Tanto é que a bandeira amarela é para falar que há uma eventualidade que impede uma corrida normal naquele momento. Assim, a regra diz que os carros devem reduzir suas velocidades.

Foto: (reprodução/internet)

Além do mais, a regra também menciona que não se pode fazer ultrapassagens quando a bandeira amarela está levantada ou é indicada. Em alguns casos mais extremos, elas também são sinalizadas para que o piloto pare o seu veículo – só que isso é bem incomum.

O que é mais comum, na verdade, é que os carros fiquem “dançando” na pista de um lado para outro quando eles são avisados de que a bandeira amarela foi acionada. Assim, qual é a ideia? Manter os pneus aquecidos, já que quanto mais atrito com o chão, mais aquecidos. 

Bandeira Vermelha e Amarela (Listrada)

Essa é uma bandeira em sinal de alerta, para avisar os pilotos de um modo geral, que é preciso tomar cuidado com a pista, que pode estar molhada ou escorregadia. O motivo, geralmente, tem a ver com a aquaplanagem.

Foto: (reprodução/internet)

Aquaplanagem é quando há poças de água que podem fazer surgir derrapagens e perda de controle da direção do piloto. A bandeira também pode ser usada para avisar que na pista há manchas e sinais de óleo, o que pode ocasionar acidentes. 

Bandeira Verde

É para dizer que está tudo bem. É bem comum de ser usada após a bandeira citada acima. Assim, é sinal de que o problema foi resolvido e que os pilotos podem voltar a correr porque não há risco de acidente na pista. 

Foto: (reprodução/internet)

No entanto, vale dizer que essa informação é válida a partir do ponto onde a bandeira está sendo hasteada, ok? É a partir dali que eles podem correr para valer, de novo.

Bandeira Azul

A bandeira azul é apresentada aos carros que são retardatários. Ou seja, são aqueles veículos que são de competidores que estão há uma ou mais voltas em atraso. Assim, ela serve para indicar que o piloto deve ir mais lento do que os que estão atrás dele. 

Foto: (reprodução/internet)

Afinal, ele não pode atrapalhar a corrida. Portanto, o piloto é avisado, através da bandeira azul, que tem que facilitar a ultrapassagem dos carros mais velozes e que estão na frente por uma ou mais voltas. 

Bandeira Preta e Branca (Metade)

Tem uma bandeira que é pouco conhecida na Fórmula 1. Ela é metade preta e metade branca, bem cortada ao meio, na diagonal. Ela indica uma advertência por conta da conduta de um piloto. Por isso, tem um significado importante nos dias de hoje. 

Foto: (reprodução/internet)

Se algum e qualquer piloto desrespeita alguma norma ou regra da corrida, a bandeira é acionada e vem com o número do carro do piloto que infringiu o regulamento. Portanto, é sinal de advertência. 

Bandeira Preta

A gente falou acima sobre a advertência, certo? Então, é como uma espécie de cartão amarelo. Agora, se o piloto ignorar ou dar devida atenção para ela, ele vai receber o cartão vermelho. Isto é, uma bandeira totalmente preta. 

Foto: (reprodução/internet)

Assim, ela quer dizer que ele deve se dirigir aos boxes na primeira oportunidade que tiver para cumprir o seu tempo de punição. Ou para fazer o pit stop ou para receber a sua desclassificação. Portanto, é uma bandeira com um peso bastante tenebroso. 

Bandeira preta e laranja (bola)

É uma bandeira diferente também porque é pouco vista. Ela é inteira preta e tem uma bola alaranjada bem ao centro. Assim, vem acompanhada do número do carro da F1. E quer dizer que ele tem problemas. 

Foto: (reprodução/internet)

Essa bandeira, aliás, indica que aquele carro tem problemas mecânicos e que, aparentemente, tem que parar nos boxes para o conserto. A indicação é que se faça isso na primeira oportunidade que o piloto tiver. 

Bandeira Preta e Branca (Quadriculada)

A mais conhecida – ou pelo menos, a mais desejada de todas as bandeiras – é a quadriculada, que fica na cor preta e branca, como um tabuleiro de xadrez. O motivo é que ela tem um significado muito valioso: indica o fim da corrida.

Foto: (reprodução/internet)

Assim sendo, é a última bandeira que aparece e indica que não há mais voltas a serem dadas. Ela tem um valor maior ainda quando é indicada para os pilotos que brigam pelas primeiras posições, que valem mais pontos na Fórmula 1 e em outros corridas. 

O uso das bandeiras no automobilismo

Um último ponto interessante é o de notar que essas bandeiras acabaram sendo reguladas para todo tipo de prova do automobilismo. No entanto, em provas que não seguem circuitos fechados, como ralis, elas são menos comuns de serem encontradas.

Já em provas como a Fórmula 1, a Indy Car, Stock Car e o karting é bem mais comum você ver as bandeiradas, já que estamos falando sobre várias voltas em um mesmo circuito, no que é chamado de circuito de corrida fechado ou, simplesmente, autódromo.