Crossfit 2020: tudo o que você precisa saber sobre o esporte

Atualmente, surgiram diversas modalidades de esportes, entra elas está o Crossfit, que vem ganhado o coração dos brasileiros. Se você pretende começar a se exercitar, mas não quer academia, o Crossfit é uma boa opção para você!

É um sonho para quem gosta de treinamentos intensos e diversificados, as aulas são super dinâmicas e os seus praticantes acabam se divertindo enquanto se exercitam. Esta característica alivia a rotina chata da academia.

Se o que você procura é uma série de treinos que fortaleçam seus músculos e seu condicionamento corporal, como um todo, o Crossfit é exatamente o que você está buscando

crossfit
Foto: (reprodução/internet)

Com este exercício, você vai treinar força, agilidade, coordenação motora, equilíbrio e resistência cardiorrespiratória tudo em apenas uma hora por dia. Continue com a gente na leitura deste artigo.

Características do Crossfit

Entenda melhor sobre esse queridinho da galera que busca melhores resultados físicos. O CrossFit nada mais é do que um o programa de treinamento para o condicionamento físico com alto impacto e intensidade.

Todo o dinamismo que os treinos proporcionam pode ser notado através de uma grande variedade de exercícios que são praticados no Crossfit, como por exemplo:

  • Desenvolvimento da resistência cardiovascular e muscular;
  • Evolução em agilidade e velocidade;
  • Considerável redução de medidas e porcentagem de gordura corporal;
  • Aperfeiçoamento da coordenação motora;
  • Ganho de massa muscular;
  • Aumento de potência;
  • Expansão de força;
  • Definição muscular.
Foto: (reprodução/internet)

Os treinos de Crossfit

O Crossfit se trata de uma série de exercícios com um foco principal na precisão dos movimentos e na agilidade com que eles são realizados. O que importa não é concluir as séries de qualquer maneira, se fosse esse o pensamento, você teria graves problemas musculares. 

Isso porque os exercícios trabalham com praticamente todo seu corpo, em apenas um treino. O objetivo é que eles sejam praticados de maneira muito intensa e sem nenhum intervalo ou descanso, buscando chegar no limite máximo que seu corpo permite, chegando à plena exaustão.

Ter foco é essencial

Foco nos braços e pernas, eles sempre estão em movimento realizando saltos, subidas e descidas de escadas, subindo em cordas, fazendo movimentos de zig zag com cones ou pneus espalhados no chão. Enfim, basta ter um pouco de criatividade. 

Foto: (reprodução/internet)

Tendo exercícios intensos, irá queimar carboidratos, muito rapidamente, além do consumo das gorduras como fonte de energia começar bem antes dos 20 – 30 minutinhos, o que bem normal de acontecer.

Quem pode fazer o Crossfit?

Qualquer um pode fazer o Crossfit. Por ser uma modalidade de treino muito versátil, ele consegue se adaptar a várias pessoas, independente de sexo ou idade.

Se você pensa que há uma idade máxima que se pode praticar o Crossfit, sabia que quem tem mais a ganhar são os idosos? Mobilizando as articulações, fortalecendo a musculação ainda adapta de forma rápida e eficaz de vários movimentos distintos em muitos graus de dificuldades.

Benefícios do Crossfit para a saúde

Redução do estresse

Para diminuir o estresse do dia a dia, atividades físicas podem ser uma ótima escolha, afinal, ao praticar algum exercício físico, nosso organismo produz algumas substâncias que dão a sensação de prazer e bem estar como a endorfina, por exemplo.

Foto: (reprodução/internet)

Além de proporcionar a sensação de prazer, a endorfina é um analgésico natural produzido por nosso organismo, além de diminuir a ansiedade, por isso é ótima para reduzir o estresse.

Definição e tonificação muscular

E se você está em busca de um corpo bem definido, vai gostar de saber que o Crossfit trabalha muito a tonificação da fibra muscular. Ou seja, deixará seus músculos mais firmes, definidos e, consequentemente, mais visíveis.

Em geral, os treinos para tonificar os músculos, trabalham movimentos com, tanto repetições como cargas, intermediárias. Para que você fique com os músculos bem definidos, é necessário que tenha uma redução do percentual de gordura, o que também pode ser alcançado com o Crossfit.

Aumento de massa magra

O aumento de massa muscular ou massa magra, é importante para todas as pessoas e interfere até nas atividades mais simples do dia a dia. Isso por que os músculos servem como uma proteção contra lesões no nosso corpo, proporcionando uma velhice mais saudável.

crossfit
Foto (Reprodução da internet)

Quando se pensa em aumento muscular, é comum associar a hipertrofia (aumento do músculo) e também, o crescimento de suas funções.

Prevenção de lesões

Como dito anteriormente, os músculos previnem lesões. Como ao praticar crossfit você estará aumentando sua massa muscular, consequentemente estará prevenindo possíveis lesões, então vai ser mais difícil sofrer uma lesão quando cair, por exemplo.

Isso se for praticado de forma correta, é extremamente importante que você seja acompanhado por um profissional que respeite seus limites e saiba corrigir a postura, quando necessário.

Melhora da autoconfiança

É um esporte puxado, onde você terá um grande desafio em cada treino, o que vai dar a sensação de superação dos próprios limites em todos os treinos. É bem estimulante para praticamente todos que começam a praticar (não é atoa que é quase uma religião, no sentido de que quase todos que praticam quer que todos pratiquem também).

Foto: (reprodução/internet)

Com isso, os alunos se sentem mais confiantes, ao superar seus próprios limites, o que vai acabar refletindo em várias áreas de suas vidas.

Proporciona o espírito de equipe

Os treinos de Crossfit, normalmente, acontecem em pequenos grupos, podendo ser uma forma de um aluno estimular o espírito de equipe e incentivar os outros, além de ser incentivado também.