Após o Real Madrid ser eliminado da Copa do Rei pelo Alcoyano, a nova crise do clube ficou mais clara. A imprensa espanhola falou da derrota histórica, chegando a falar sobre o “fim de ciclo” de Zidane, técnico da equipe.
De acordo com o jornali “Marca”, há danos no Real Madrid, tanto em alguns atletas quanto no treinador, que não seriam revertidos mesmo que o time ganhe o Campeonato Espanhol. O jornal afirmou que Zidane mantém uma relação desgastada com o clube.
Principais jornais da Espanha acreditam em queda de Zidane
A reportagem do “As”, disse que o técnico se encontra “à beira do precipício”. Segundo o jornal da Espanha, situações parecidas ocorreram no ano passado, mas nada que seja igual à atual crise. O Real Madrid não vence há 5 jogos na temporada atual.
Maximo Palma, jornalista da ESPN da Argentina, disse que o atual técnico do River Plate, Marcelo Gallardo, é o principal nome cotado para a substituição de Zidane. Os dois principais veículos de comunicação espanhóis, que realizam a cobertura do Real Madrid, publicaram que a crise do clube com Zidane se dá somente por conta dos resultados.
De qualquer forma, a diretoria do Real Madrid também tem se incomodado com a gestão do técnico. A principal queixa se deve a não escalação de atletas que custaram caro, tais como o zagueiro brasileiro Éder Militão e o atacante Jovid.
Odegaard era um jogador pouco utilizado, e o mesmo pediu para deixar a equipe. Espera-se que os dirigentes do time devem esperar até o final da temporada para qualquer troca de comissão técnica. Já Zidane não deseja pedir demissão.
Real é o vice-líder do Campeonato Espanhol
Antes de ser eliminado da Copa do Rei, o Real Madrid passou por outra derrota. O clube foi eliminado pelo Athletic Bilbao na semifinal da Supercopa. O time basco venceu da equipe de Zidane por 2 a 1 no estádio La Rosaleda. Após a vitória, o Athletic foi para a final da competição contra o Barcelona, equipe que o derrotou por 3 a 2.
No momento atual, o Real se encontra em segundo lugar na tabela do Campeonato Espanhol, acumulando 37 pontos. A liderança é do Atlético de Madrid com 41 pontos. A equipe líder da competição encara o Real Madrid nas oitavas de final da Liga dos Campeões a Atalanta.
Real já caiu cinco vezes para times da 3ª divisão
Não é a primeira vez que o Real Madrid é eliminado por times da 3ª divisão. Outras quatro ocasiões já marcaram quedas do clube. Na temporada 2020/21, o Real foi eliminado pelo Toledo, com o placar de 2 a 1. No mesmo campeonato, o Rayo Vallecano vingou os Merengues vencendo o Toledo na próxima fase, por 1 a 0.
Anos depois, sob o comando de Bernd Schuster, o Real foi eliminado pelo Real Unión, time natural da cidade de Irún. A equipe perdeu para o Unión no jogo de ida por 3 a 2. Na volta, quando vencia por 4 a 2, o Real Madrid sofreu um gol no minuto final e foi eliminado por gol qualificado.
A temporada de 2009/10 marcou uma das derrotas mais conhecidas do Real Madrid. O Alcorcón ganhou no jogo da ida por 4 a 0. Na volta, o Real marcou 1 a 0, mas foi insuficiente para conquistar mais uma partida de desempate. Na Copa do Rei de 2015/16, o clube caiu para o Cádiz.
Após a última derrota para times considerados mais fracos, o técnico da época, Rafa Benítez, foi substituído pela nova aposta, o atual treinador Zinedine Zidane. O comandante segue a equipe desde então, contudo agora a sua permanência está ameaçada.