As 10 competições caninas mais populares do mundo

Alguma vez você já brincou com o seu cachorro e teve o pensamento sobre competições caninas? De fato, elas existem em toda parte do mundo. Só que, curiosamente, pouco se sabe sobre elas. Abaixo, você vai conhecer as 10 mais interessantes do mundo. 

Ah, e tem mais um detalhe: todas as raças podem participar de todas as competições, desde que sigam algumas regras do campeonato. Mas há aquelas que são mais indicadas porque une as características do cachorro com as da competição. Nesse texto, você vai conhecer:

As 10 competições caninas mais populares do mundo
Foto: (reprodução/internet)

10 – Freestyle

O que seria uma competição livre de cães? É onde o cão e o adestrador podem fazer tudo o que julgarem interessante. Comum nos anos de 1990 e em países como Estados Unidos e na Europa, o estilo é um verdadeiro show de talento, que permite várias raças. 

As 10 competições caninas mais populares do mundo
Foto: (reprodução/internet)

Assim, a dupla possui 3 minutos para fazer o que quiser. E, geralmente, elas escolhem movimentos e truques que são considerados surpreendentes. Há ainda alguns que são obrigatórios, conforme as regras da competição, que podem variar. 

Ganha quem atrair mais o público e cumprir os requisitos. Também é comum que se tenha votos técnicos além do público para compor uma nota final. Assim, o julgamento se dá para coreografia, precisão de movimentos, criatividade e destreza. 

9 – Obediência

Essa talvez seja uma competição que você conheça porque ela se tornou popular em vários programas de TV e da internet. Sendo que o foco está em mostrar o quanto o cachorrinho é obediente com o seu treinador. Portanto, é um trabalho de adestramento

As 10 competições caninas mais populares do mundo
Foto: (reprodução/internet)

Atualmente, há vários níveis de competição que podem ser diferenciadas pela raça, idade, tempo de treinamento. Uma delas é a “Obedience Rally”, onde é uma espécie de prova geral, que aceita os vira-latas também. Eles são julgados pela obediência nos comandos.

Cada campeonato tem suas regras, sendo que podem ter várias etapas, percursos, sorteios de tarefas, comandos gerais e muito mais. O que importa é que a comunicação entre o adestrador e o cão sejam eficazes. Geralmente, o Labrador Retriever é um cão obediente.

8 – Agility

Agora temos outra competição que se tornou popular nos últimos anos. E isso também se deve ao fator midiático, já que existem até canais de TV transmitindo tais campeonatos no mundo todo. Agility é uma palavra inglesa que significa agilidade e isso explica a prova.

As 10 competições caninas mais populares do mundo
Foto: (reprodução/internet)

É como uma corrida de cachorros. Sendo que tudo foi baseado em provas de hipismo (cavalos). Assim, o dono e o cachorro competem juntos e devem passar em vários obstáculos, que formam um grande círculo. Pastor, Cocker e Schnauzer são boas raças para esse esporte.

Logo, além da velocidade também é preciso ter muita habilidade. Isso também exige treinamento especifico. O esporte existe desde 1980 e se tornou mais popular no mundo todo a partir dos anos 90. Há confederações e comissões em cada país para esse evento. 

7 – Velocidade

A gente vai citar logo em seguida à Agility a de Velocidade Terrestre não por ordem de importância, mas para você entender a diferença. Nesse caso, os galgos quase sempre são as raças escolhidas. A ideia é uma corrida de cachorros focada apenas na velocidade. 

As 10 competições caninas mais populares do mundo
Foto: (reprodução/internet)

Onde o que importa é a velocidade, como em provas de tiro no atletismo, sabe? Então, a habilidade acaba não sendo tão importante assim. Também é uma competição comum em boa parte do mundo e em anos antigos foi palco de apostas, como a corrida de cavalos.

O evento surgiu no Reino Unido, sendo que lebres eram usadas para motivar os cachorros a correrem mais rapidamente. Atualmente, ainda há lebres, mas elas são mecânicas. E há categorias diferentes, como na distância do percurso e no tipo de pista. 

6 – Trenó

E mais uma corrida de cachorro que existe no mundo é a de trenó, onde os Huskies Siberianos dominam o palco. Até mesmo porque estamos falando de uma prova na neve, o que não é para qualquer um né. Curiosidade à parte, os primeiros cães de trenó são de 4 mil anos atrás.

As 10 competições caninas mais populares do mundo
Foto: (reprodução/internet)

Atualmente, as corridas envolvem trenós puxados pelos cães e a competição foi reconhecida no século 20. Tudo começou na corrida do ouro, quando algumas pessoas usaram cachorros para puxar os trenós, já que eram mais fortes e mais rápidos para esse tipo de trabalho. 

Hoje, essa corrida é rara de acontecer no Alasca, sendo comum em países da América, como Estados Unidos e Canadá. Na Nova Inglaterra tem um Clube de Cão de Trenó também. E a competição já se exibiu nos Jogos Olímpicos de Inverno, em Lake Placid, no ano de 1932.

5 – Flyball

Aliás, tem aqui mais uma corrida, que é bem diferente, mas muito bacana. Ela é menos comum, só que impressiona por tudo o que envolve. O evento acontece em uma espécie de corrida de revezamento entre 4 cães – geralmente, o Dogo Argentino. 

As 10 competições caninas mais populares do mundo
Foto: (reprodução/internet)

Por isso, ele é uma espécie de evolução do agility, que já mencionamos acima. Nos Estados Unidos, a competição é regulamentada e muito forte, no sentido de ser até mesmo fiscalizada pela NAFA. Há eventos também na Bélgica, Austrália, Reino Unido e Inglaterra.

É um esporte campeão no sentido da socialização, além do que exige muita disciplina dos cães e muito treinamento dos donos. 

4 – Hiking

Hiking é uma prática comum entre as pessoas. É um tipo de corrida que mistura trilhas, aventura, mountain bike, montanhas. Ou pode ser uma caminhada em meio natural, como montanhas, selvas, bosques. Já o Dog Hiking é isso acrescentado de um cachorro.

As 10 competições caninas mais populares do mundo
Foto: (reprodução/internet)

É pouco conhecido em várias partes do mundo, mas tem ganhado notoriedade já que pode unir o cão com o seu dono em um único esporte. A ideia, porém, é que o percurso seja feito com o cachorro solto, seguindo os passos do dono.

A mesma ideia vale para outro esporte com cachorros, o bikejorking. A ideia é que seja como a corrida, só que nesse caso, o dono vai de bicicleta e os cães ajudam a puxar o “veículo” a partir de comandos dados. E tem ainda o canicross, como um trekking para cães.

3 – Frisbee

Também é chamada de competição de disco canino. O Rottweiler é um dos mais escolhidos para esse tipo de prova. Afinal, a ideia é saltar e pegar o frisbee no ar. Em alguns países, o esporte é visto apenas como recreação ou brincadeira.

As 10 competições caninas mais populares do mundo
Foto: (reprodução/internet)

Mas, na Europa, há competições internacionais, sendo que a habilidade do cachorro é muito importante. O dono lança o disco no ar e o disco deve ser apanhado pelo cão, ainda no ar. Assim, no fim das contas, a avaliação se passa pela distância, altura, rapidez e precisão.

Obviamente, é um trabalho em equipe, na qual o dono/adestrador também deve se comprometer a fazer uma boa jogada, considerando distância e tudo mais o que falamos no tópico acima. 

2 – Pastoreio

Uma das raças mais usadas para esse tipo de atividade, que só mais tarde se tornou competição canina, é o Border Coolie. Basicamente, essa foi a primeira ou uma das primeiras competições de cães que existiram no mundo. Inclusive, hoje ainda é bastante popular. 

As 10 competições caninas mais populares do mundo
Foto: (reprodução/internet)

O que acontece na prova é que os cachorros devem trabalhar sozinhos ou em dupla para conduzir o gado de um lugar para outro. Assim, considera-se como nota final a precisão do deslocamento, o tempo de demora e a eficiência da ação.

Geralmente, as categorias são divididas, como em pastos maiores, os que são abertos, aqueles com determinado número de gado, etc. O tipo de animal também pode ser considerado em categorias diferentes. Até mesmo porque alguns podem “guiar” até ovelhas (além do gado).

1 – Aquáticos

E vamos terminar citando os esportes aquáticos. Obviamente, são várias as modalidades e o Golden Retriever costuma se dar bem em todas elas. Geralmente, as mais comuns são as que indicam que o cão deve pegar objetos na água e trazer de volta ao dono. Como uma caça.

As 10 competições caninas mais populares do mundo
Foto: (reprodução/internet)

Há ainda que se pensar em objetos que boiam, que afundam ou de ambos. Existe também a corrida de natação, que é como uma competição humana, só que de cães. E o Dock Jumping é como o salto ornamental que a gente conhece nas Olimpíadas. 

Mas, apesar de serem bem interessantes, essas competições na água são bem menos comuns em qualquer parte do mundo. 

E o concurso de beleza?

Na verdade, essa competição também existe e ficou muito famosa por aparecer em filmes de Hollywood. No entanto, não é bem um esporte, ainda que seja um evento. O cão Montanhês de Bernese é uma das figuras que mais aparecem nesse tipo de espetáculo.

E o conceito você sabe: decidir qual é o animal mais bonito, sendo que para isso se considera características físicas, postura, morfologia e comportamento. Teoricamente, juízes especializados compõem as notas dividendo elas entre as raças.