Conheça esses esportes de campo e taco

Você já deve ter ouvido falar sobre beisebol, críquete e golfe, certo? Porém, talvez não saiba que para cada um deles há variações, do qual nascem novos esportes. O fato é que cada uma das modalidades se enquadram na categoria de “esportes de campo e taco”. 

Curiosamente, saiba que a maioria deles chegou a participar dos Jogos Olímpicos, seja como teste ou que acabou sendo descontinuado depois. Por exemplo, o beisebol esteve presente em 1912 até 2008. O golfe retornou aos Jogos em 2016. E o críquete participou dos jogos de 1900.

Conheça esses esportes de campo e taco
Foto: (reprodução/internet)

O que são os esportes de campo e taco

Os esportes de campo e taco são aqueles que possuem o objetivo de rebater a bola o mais longe possível. A partir disso, as regras podem variar conforme as regras de cada modalidade. De todo modo, a ideia é que com a tacada se ganhe tempo para outras ações. 

Conheça esses esportes de campo e taco
Foto: (reprodução/internet)

Sendo assim, todos os esportes de campo e taco possuem características de ataque e defesa. Logo, são formados por equipes e nunca individualmente. Ainda assim, considerando as regras, cada equipe tem a sua vez de atacar ou de defender. 

Mais uma característica é sobre o fato de que é a equipe de defesa que começa com a bola, o que é bem incomum, se a gente considerar outros esportes, como os de invasão (futebol, basquete, etc). Nos próximos tópicos, a gente vai falar mais sobre os esportes dessa categoria.

Beisebol

O mais conhecido dos esportes de campo e taco é o beisebol, que é disputado por duas equipes, sendo que cada uma delas possui 9 jogadores. O campo é em formato de diamante, sendo que são 9 entradas disponíveis. 

Conheça esses esportes de campo e taco
Foto: (reprodução/internet)

Para cada uma dessas entradas, as duas equipes podem atacar e defender de modo alternado, sendo que todos têm o direito de atacar ou se defender, sempre respeitando as regras das partidas. A dinâmica, inclusive, acontece por ações de lançamento e de rebatidas. 

O foco acaba sendo, dessa forma, que o batedor-corredor percorra uma distância entre as quatro bases possíveis. Sendo assim, para cada corrida completa, o time conquista novos pontos. E quanto mais entradas, obviamente, mais pontos. 

Softbol

O softbol é uma espécie de variação do beisebol. Ele também é composto por duas equipes, com dez jogadores. É um esporte muito tradicional e que é praticado muito mais por mulheres do que por homens – ao menos, na forma original.

Conheça esses esportes de campo e taco
Foto: (reprodução/internet)

Assim, a modalidade tem configuração próxima ao beisebol e tem como objetivo completar o maior número de corridas possíveis dentro do campo de jogo. Porém, o jogo tem 7 entradas e o lançamento da bola é realizado por baixo. Aliás, o tamanho e formato da bola é diferente. 

Entre outras regras, vamos considerar que o roubo das bases e as substituições de jogadores também é diferente. O mesmo vale para equipamentos e tamanho do campo. Tanto beisebol como softbol estão nos Jogos Olímpicos, sendo em 1904 e 1996, respectivamente

Golfe

O golfe entra como esporte de campo e taco, sendo um dos mais reconhecidos do mundo. No entanto, se há um lado negativo é que ainda é visto como um esporte de classe A. Ou seja, de pessoas mais abonadas. O motivo talvez seja o de exigir um campo de jogo bem extenso. 

Conheça esses esportes de campo e taco
Foto: (reprodução/internet)

Assim sendo, o golfe é um esporte em que os jogadores usam tacos para arremessar uma bola para os buracos, que ficam espalhados pelo campo. Vence quem acertar todos os buracos (geralmente, são 8) em menos tacadas. Dá para jogar em equipe ou individualmente. 

Aliás, é um dos poucos esportes que tem o diferencial de permitir um campo de jogo irregular, ou seja, sem medidas, métricas e limitações. Atualmente, o golfe é praticado em campos apropriados e criados para isso, só que antes acontecia em relvas e parques.

Minigolfe

Como o nome sugere, considere que o minigolfe é uma versão menor do golfe que citamos acima. No entanto, dá para considerar algumas curiosidades sobre eles. Por exemplo, ele é de origem britânica, mas a partir do século 20 chegou a vários lugares no mundo. 

Conheça esses esportes de campo e taco
Foto: (reprodução/internet)

Os princípios gerais são os mesmos do tradicional. Assim, a ideia é arremessar uma bola a partir de um taco e de uma marca de saída. Assim, a ideia é que ela se desloque e ultrapasse os obstáculos até chegar em um buraco pequeno. 

Quanto menos ações forem usadas para isso, então, melhor será porque o jogador ganha mais pontos. Um dos pontos diferenciais é que se usa pistas menores e que podem ser unidas. Essas pistas ficam sob uma base rígida, que pode ser cimentada. 

Críquete

Agora, vamos chegando no críquete, que é um esporte que tem muitas variações, como vamos mencionar abaixo. No entanto, o que é preciso saber incialmente é que ele também é disputado por duas equipes. Logo, cada uma tem 11 jogadores e o campo é oval.

Conheça esses esportes de campo e taco
Foto: (reprodução/internet)

No centro dele há um corredor e nas extremidades possuem uma espécie de “casinha”. A ideia é marcar o maior número de corridas possível enquanto a outra equipe que ataca tenta recuperar a bola rebatida. Logo, lembra um pouco o beisebol, mas não se engane. 

Por exemplo, no críquete há apenas uma entrada. Só que do mesmo modo, há turnos que se dividem entre as equipes que atacam e as que defendem. As que atacam arremessam e as que defendem rebatem. Cada entrada permite diferentes quantidades de overs (arremessos). 

Críquete Twenty20

O Twenty20 é uma variação do críquete original, sendo chamado de T20 e foi criado no Reino Unido, em 2003. A ideia do criador Stuart Robertson foi diferenciar um pouco do esporte original, sendo assim, há uma quantidade limitada de overs, que é de 20. Daí vem o nome. 

Conheça esses esportes de campo e taco
Foto: (reprodução/internet)

Além disso, a duração da partida acaba diminuindo drasticamente também. Isso porque no original, uma única partida poderia durar até dias e dias. E esse formato tem agradado não apenas os atletas como também as emissoras de TV, que agora fazem a transmissão ao vivo.

Atualmente, há Ligas Nacionais em todos os países que adoram o esporte, como Austrália, Canadá, Inglaterra, Índia, Quênia, Nepal, Escócia, Paquistão, Nova Zelândia, África do Sul, Estados Unidos, Zimbabwe, Bangladesh, Sri Lanka, etc. 

Críquete de Salão

Já o críquete de salão é outra variante do críquete original. Assim, conhecido como cricket indoor, ele permite que as partidas aconteçam em ambientes fechados, como quadras. Por isso, o campo de jogo é bem mais restrito. Essa modalidade surgiu na década de 1960.

Conheça esses esportes de campo e taco
Foto: (reprodução/internet)

Assim, o jogo acontece entre duas equipes de 8 jogadores cada. Apesar da dimensão menor, a área do pitch segue as mesmas dimensões do campo original. Logo, a pontuação acontece de forma física ou através de bônus, dependendo de onde a bola bate. Os pontos vão até 16.

Apesar da aceitação das variantes do críquete original, saiba que é o esporte tradicional que possui um dos maiores campeonatos nacionais, que começou a ser disputado em 1975, na Inglaterra. O próximo evento, que é em 2023, vai acontecer na Índia. 

Tacobol (bets)

O nome do tacobol varia muito conforme a região. Portanto, você pode reconhecer por tacobol, bets, bete-ombro, bets-lombo, jogo de taco ou até mesmo pau na lata. O fato é que o esporte é outra variação do críquete. 

Conheça esses esportes de campo e taco
Foto: (reprodução/internet)

Sendo assim, o objetivo está em fazer pontos cruzando os tacos no meio do campo. Isso enquanto a equipe lançadora tenta derrubar um dos alvos da outra equipe. E se faz isso trocando de posição com a equipe que lança. 

A verdade é que tem várias versões sobre a origem do esporte. Sendo que se acredita que a disseminação do críquete ao restante do mundo, feita por ingleses, tenha gerado as variáveis. Para jogar, além do mais, é preciso apenas dois tacos, dois alvos e uma bola pequena. 

Plaquita

A gente traz aqui um esporte bem diferente porque ele é quase que exclusivo da República Dominicana. Ainda assim, se mantém como variante do críquete. Assim, são dois times com dois jogadores cada um e há uma curiosidade.

Conheça esses esportes de campo e taco
Foto: (reprodução/internet)

Atualmente, vários jogadores da Liga Americana de Beisebol garantem que começaram a carreira, ainda quando meninos, jogando o plaquita. A ideia é que, como o tacobol, seja um esporte mais amador do que profissional, tanto que é praticado com latinhas e cabo de vassouras.

Como falamos até aqui, algumas variações são específicas de cada região do mundo. No entanto, considere que o original é muito comum em países europeus, tanto é que nas Olimpíadas de 1900 de Verão, a competição contou com Grã-Bretanha e França, apenas. 

O hóquei é esporte de campo e taco?

Na verdade, não. Essa classificação se dá ao hóquei no gelo ou no gramado devido ao fato dele estar inserido em uma categoria de esporte alternativo. Há outra explicação. Os especialistas dizem que ele é um esporte de invasão e que tem o intuito de marcar gols. 

Assim, foge da ideia de tacar algo para acertar em um buraco ou o mais longe possível. Curiosamente, o hóquei no gelo também foi descontinuado dos Jogos Olímpicos, sendo que só chegou a participar em 1920. Atualmente, ele faz parte dos Jogos de Verão.