Yanick Manzizila fez 21 gols em um único jogo – Saiba tudo

Yanick jogava pela 7ª divisão do campeonato nacional da Suécia, quando marcou 21 gols em uma única partida. Ele quebrou o antigo recorde e se tornou o maior artilheiro de um jogo só. No jogo, ele contou com assistências do irmão, Alex, que também joga pelo Kongo United.

E você deve estar curioso para saber qual foi o resultado final do jogo, certo? Saiba que o Kongo United venceu o Balrog Botkyrka por 30 a 0 no ano de 2014. “Eu já tinha feito 12 gols contra eles antes e sabia que havia a chance de bater o recorde”, ele contou, na época.

Yanick Manzizila fez 21 gols em um único jogo - saiba tudo
Foto: (reprodução/internet)

Os maiores artilheiros de um único jogo

Lewandowski é um atacante alemão conhecido por marcar muitos gols. Ele fez 5 em uma única partida, sendo em apenas 9 minutos. Só que ele não tem o recorde. Isso porque Dario, chamado de Peito de Aço ou Dadá Maravilha, conseguiu marcar 10 vezes no Santo Amaro, em 1976.

Yanick Manzizila fez 21 gols em um único jogo - saiba tudo
Foto: (reprodução/internet)

O jogo valia pelo campeonato Pernambucano. Só que esse também não é o maior recorde. Aliás, Dario passou o Pelé, que tinha feito 8 gols no Botafogo de Ribeirão Preto, em 1964 e o Jorge Mendonça, que tinha feito 8 também, no mesmo Santo Amaro.

E antes deles vieram um ponta-esquerda chamado Dalmar. Ele marcou 9 vezes em 1966, na vitória do Cruzeiro contra o Renascença. Isso o coloca como o maior artilheiro de um único jogo no Brasil. No entanto, há uma história ainda mais incomum: 21 gols em um único jogo.

Os recordes dos maiores artilheiros de um jogo só

E apesar de a gente ter mais conhecimento sobre o Lewandowski e até mesmo os jogadores brasileiros, como Pelé e Dadá, saiba que antes do Yanick, a gente tinha outros recordes também surpreendentes. 

Yanick Manzizila fez 21 gols em um único jogo - saiba tudo
Foto: (reprodução/internet)

Por exemplo, o antigo era do Jim Nildén, que marcou 18 vezes em 1954. E mais tarde, em 1962, Kjell Pettersson conseguiu igualar esse dado. 

Vale considerar que, esses números são contabilizados quando se tem jogos oficiais. Assim, até existem alguns contos de artilheiros com mais gols, porém, sem registro oficial. 

A história do jogo de Yanick Manzizila

A verdade é que a história é um recorde, mas nada muito além do que era possível. Como comentamos acima, o jogador já havia feito muitos gols no time adversário, que era potencialmente mais fraco.

Yanick Manzizila fez 21 gols em um único jogo - saiba tudo
Foto: (reprodução/internet)

Sabendo disso, todas as vezes que o irmão gêmeo do Yanick, chamado Alex, pegava na bola, ele dava passes para que o artilheiro pudesse marcar. Assim, de 21 gols marcados naquela partida, ele recebeu 16 assistências do irmão.

Já agradeci muito ao Alex. E dos 30 gols marcados pela equipe, 24 ficaram com a nossa família”, brincou Yanick. Alex é irmão gêmeo, companheiro inseparável e maestro da equipe, sendo um dos principais meio-campistas do elenco naquele ano. Ele marcou 3 gols no jogo.

Quem são os gêmeos Manzizila

Eles são filhos de Jean Pierre e de Antoinette. Nascidos em Kinshasa, no Congo, no dia 18 de dezembro de 1988. Logo que fizeram um ano de vida, a família toda foi para Estocolmo, que é a capital da Suécia. 

Yanick Manzizila fez 21 gols em um único jogo - saiba tudo
Foto: (reprodução/internet)

A partir disso, no novo território, o futebol começou a aparecer na vida da família toda. Ainda pequenos, os gêmeos já corriam atrás da bola. E nos anos 90, eles marcavam presença nos jogos entre amigos, nos campinhos, nas ruas de Farsta.

O pai é ex-jogador de futebol do Congo. “A vida na Suécia é muito legal, apesar do frio. Estamos acostumados. Sobre o futebol, aprendemos com nosso pai. Sempre fomos incentivados a ter uma visão especial do que é o esporte e vemos como fonte de alegria”.

Ronaldo e Ronaldinho Gaúcho

Ainda para terminar a explicação sobre a paixão pelo futebol, Yanick conta que sempre jogou junto com o irmão. Ele no ataque e o irmão como meio-campista, que desenvolve as ligações e dá os passes finais. Yanick é o artilheiro.

Yanick Manzizila fez 21 gols em um único jogo - saiba tudo
Foto: (reprodução/internet)

É um entrosamento muito especial. Inclusive, eu sou fã do Ronaldo, o Fenômeno, e o meu irmão é fã do Ronaldinho Gaúcho”, comentou o artilheiro.

Só que a história deles começa um pouco antes disso. Rompendo a barreira cultural e se acostumando ao frio, eles investiram tudo o que podiam no esporte e começaram a jogar pelo Ornens FF, depois de passarem pelo Djurgardens IF e pelo Brommapojkana IF.

A profissionalização dos gêmeos do Congo

Em 2003 foi que eles tiveram a melhor oportunidade da vida. Yanick e Alex tinham apenas 15 anos quando foram contratados pelo West Ham, da Inglaterra. No entanto, Alex sofreu uma lesão o que mudou totalmente o rumo da carreira dos meninos.

Yanick Manzizila fez 21 gols em um único jogo - saiba tudo
Foto: (reprodução/internet)

“Ficamos no West Ham por dois anos e meio. Mas, com a lesão no tendão de Aquiles, voltamos para a Suécia para uma reabilitação. Depois, fomos jogar no Sheffield, o que não deu muito certo. E fomos então para Lille, já com 20 anos”, conta o irmão de Yanick.

No Lille, eles ficaram por mais 2 temporadas, só que sem aparecer muito, eles pediram transferências e quando conseguiram a liberação, as propostas que eles tinham não deram certo. Voltaram, de novo, para a Suécia e foram jogar no Ekero IK.

A ida dos gêmeos para o Kongo United

Agora, você pode se perguntar: como é que meninos que jogaram até no West Ham foram parar em um clube da 7ª divisão do campeonato sueco? Os irmãos contam que foi uma proposta que veio do primo, o Tonton Zola Moukoko.

Yanick Manzizila fez 21 gols em um único jogo - saiba tudo
Foto: (reprodução/internet)

Ele é o técnico do Kongo United. Nós gostamos da proposta e fomos, disse um deles. O clube foi criado recentemente, em 2014, por isso, começou na 7ª divisão do campeonato sueco. Mas, a ideia é chegar até a Allsvenskan, que é a divisão da elite do campeonato. 

Para isso, o técnico aposta em um time jovem, mas com muito talento, que tem na base a formação dos gêmeos, que são sobrinhos. Além disso, o clube trabalha com temas como lealdade, humildade, comunidade e alegria. 

A pequena história do Kongo United

Assim, os irmãos estão levando o Kongo United para frente, sendo que já tiveram êxito em temporadas passadas. Além do mais, o futebol é bem-visto, ainda que em divisões de baixo. Sem contar que a filosofia de trabalho ajuda muito nisso.

Yanick Manzizila fez 21 gols em um único jogo - saiba tudo
Foto: (reprodução/internet)

Até aquela goleada histórica, o clube havia conseguido 8 vitórias e 2 empates. A invencibilidade deu ao clube a liderança do campeonato, com 26 pontos. Até ali, foram 86 gols marcados e 8 gols sofridos. 

Para o irmão goleador Mazizila, o foco era 100 gols até o fim da competição. “Eu e meu irmão agradecemos pelo registro mundial e esperados que esse seja apenas o começo”, disse Yanick. “Quem sabe um dia vamos para o Brasil jogar no Santos e Corinthians”, disse Alex.

O Kongo United FC

O clube tem uniforme na cor azul claro e com listras escuras. Além disso, também mescla com cores em tonalidades escuras do azul.  

Yanick Manzizila fez 21 gols em um único jogo - saiba tudo
Foto: (reprodução/internet)

Está inscrito pela Associação Sueca de Futebol. Porém, em alguns países, como no Brasil, não existem canais que transmitem os jogos. A última notícia que encontramos é de 2018, que cita uma vitória do Kongo por 3 a 1 sobre o Varby, pela 5ª divisão do campeonato sueco.

Portanto, não se sabe exatamente se os gêmeos estão conseguindo a proeza de levar o clube do tio para a primeira divisão do campeonato. E nem sabemos se estão perto de marcar os mais de 775 gols que o Cristiano Ronaldo possui, sendo ele um dos maiores artilheiros do mundo.

A maior goleada do futebol

E já que citamos aqui um placar elástico, de 30 a 0, você também pode estar se perguntando se essa foi a maior goleada que o futebol já viu, certo? Saiba que não. A resposta é não. Quando se fala em goleadas em clubes, a maior aconteceu no Equador.

Yanick Manzizila fez 21 gols em um único jogo - saiba tudo
Foto: (reprodução/internet)

Isso foi recente, em 2016, quando o Pelileo Sporting venceu o Indy-Native, na 3ª divisão do campeonato nacional, por 44 a 1. Só até o fim do primeiro tempo, a partida estava em 24 a 0. Até essa data, a maior goleada havia sido do Arbroath, contra o Bon Accord, por 36 a 0, no ano de 1885, pela Copa da Escócia. 

No Brasil, a maior goleada que se tem notícia foi do Pouso Alegre contra o Breta por 38 a 0. Mas, o jogo não entrou no ranking porque era um amistoso. De todo modo, ele foi registrado no Jornal de Pouso Alegre, na edição de 21 de setembro de 1968.

As maiores goleadas no futebol (jogos anulados)

Agora, também dá para comentar aqui que há outros recordes de muitos gols em um único jogo. Nesse caso, em 2002, nós tivemos a vitória de 149 a 0 do Adema sobre o Stade Olympique L’Emyrne, em Madagascar.

Antes, em 1979, o Ilinden venceu o Mladost, lá na Iugoslávia, por 134 a 1. E nesse mesmo ano, o Mladost havia vencido o Sloven por 88 a 0. Mas, esses resultados não são válidos porque os jogos foram anulados.