Tudo sobre o Basel FC – o clube preferido do Roger Federer

Uma das curiosidades sobre Roger Federer é que o Basel FC é o clube favorito dele. Aliás, nem todo mundo sabe, porém, o Federer é um amante do futebol. E a gente vai contar um pouquinho da história dele primeiro para você entender da onde vem essa paixão.

Depois, a gente vai falar ainda mais do Basel, que não é um clube qualquer e não é apenas porque o Federer é um fã dele, viu. Se você gosta de esportes e vê nessa prática um tipo de atividade que comove e inspira, com certeza, esse texto é para você!

Tudo sobre o Basel FC - o clube preferido do Roger Federer
Foto: (reprodução/internet)

Quem é Roger Federer

Não vamos entrar no mérito de dizer se ele é ou não o maior tenista do mundo. Cada leitor que tire as próprias conclusões. A nossa ideia é falar da relação dele com o futebol e, mais tarde, com o Basel FC. Aliás, você sabe de qual país é esse clube? Vejamos!

Tudo sobre o Basel FC - o clube preferido do Roger Federer
Foto: (reprodução/internet)

Federer nasceu na Basileia (Suíça) e se tornou um seguidor do futebol com apenas 9 anos. Ele estava de férias com a família na Itália durante a Copa do Mundo de 1990 e viu de perto a emoção daquele torneio, do maior torneio esportivo do mundo. Veja o que ele disse certa vez:

Meus heróis eram italianos, como Roberto Baggio e Schillaci. Depois, meus jogadores preferidos foram Ronaldo, Figo e Zidane”. E quando era criança jogou na categoria de base do Concordia Basel, das divisões menores do Campeonato Suíço.

Um jogador de futebol em potencial

Na base, ele fez amizade com quem seria o seu futuro parceiro do tênis, Marco Chiudinelli. Só que o Marco era líbero e Federer era atacante. Aliás, chegou a ser visto por muitos como um jogador de futebol em potencial. O fato é que depois passou pelo Colégio Neuewelt.

Tudo sobre o Basel FC - o clube preferido do Roger Federer
Foto: (reprodução/internet)

E lá conheceu os futuros nomes mais importantes do Basel, Murat e Hakan Yakin. A própria ex-professora do Federer dizia que via nele um futuro atleta do futebol: “Dificilmente via ele sem uma bola no pé e ele dizia que gostaria de ser jogador de futebol profissional”.

Só que foi aos 12 anos que ele precisou fazer uma escolha que mudaria a rota da sua vida. A agenda do tênis exigia uma maior concentração em um único esporte. Assim, Federer optou pela raquete, mesmo jogando por um dos clubes mais importantes da sua cidade.

A paixão pelo Basel

No entanto, foi após a saída dele do Concordia que fez nascer a sua paixão pelo clube. “Foi quando parecei de jogar que comecei a torcer de verdade pelo Basel”, ele disse em alguma entrevista em meados de 2008.

Tudo sobre o Basel FC - o clube preferido do Roger Federer
Foto: (reprodução/internet)

Em 2004, aliás, ele chegou a treinar no Basel, mas já era jogador de tênis e afirma que foi apenas uma brincadeira. Ainda assim, muitos torcedores do clube chegaram a cogitar a chance de contratação.

Até hoje ele tem contato com futebolistas famosos, especialmente, em campanhas publicitárias. Já apareceu ao lado de Tommy Haas, Juan Martín del Potro, Esteban Cambiasso, Gabriel Batistuta e outros.

Mas, quem é o Basel FC

Basel é uma espécie de encurtamento para a palavra Basileia, que é o nome da cidade onde o Roger Federer nasceu, na Suíça. O clube faz parte da Associação Suíça de Futebol e é visto como um dos mais importantes do país todo.

Tudo sobre o Basel FC - o clube preferido do Roger Federer
Foto: (reprodução/internet)

Atualmente, é um clube forte da Raiffesen Super League ou algo como A Liga Suíça de Futebol. É um clube rico, com 20 títulos nacionais e uma história que teve altos e baixos. 

Do lado internacional, o clube é considerado o mais importante do país porque sempre está nas competições europeias, sendo que em 2011 se tornou o único clube suíço a chegar na fase de grupos da Liga dos Campões de forma direta, sem os playoffs.

As rivalidades do Basel FC

Os principais clubes rivais do Basel são os de Zurique (Grasshopper e FC Zurich). Até mesmo porque há uma rivalidade entre as duas cidades. Há, aliás, problemas extracampo sempre que se tem partidas entre eles.

Tudo sobre o Basel FC - o clube preferido do Roger Federer
Foto: (reprodução/internet)

Outro nome é o de Young Boys, que é de Berna e tem se tornado um forte concorrente do Basel, ainda mais em jogos que valem “muitos” pontos no campeonato da Suíça. E um último rival é o Old Boys, que também fica na Basileia, só que é da divisão debaixo.

Os títulos do Basel FC

A Copa dos Alpes (que aconteceu na Itália) é o título mais importante que o clube tem. Aliás, ele foi conquistado por três vezes, sendo em 1969, 1970 e 1981. Depois vem os nacionais, sendo que esse é um dos clubes mais vitoriosos do país.

Tudo sobre o Basel FC - o clube preferido do Roger Federer
Foto: (reprodução/internet)

Isso porque são 20 campeonatos suíços, 12 copas da Suíça, 1 copa da Liga Suíça e 12 Uhrencup. Com isso, é o segundo maior campeão da Suíça, já que o Grasshopper Club tem 27 títulos nacionais.

Curiosamente, em 2017, o Basel terminou o nacional na 2ª colocação e isso fez com que terminasse uma sequência de 8 títulos consecutivos, o que é uma raridade no futebol. Considerando que é um clube bem antigo, que existe desde 1893 e soma hoje 127 anos.

O atual elenco do Basel FC

Hoje, a equipe tem uma formação bastante eclética em termos de nacionalidade. Assim, dos 30 jogadores do elenco, a gente tem um servo, um austríaco, dois alemães, dois brasileiros, um grego, dois holandeses, um italiano, um albanês, um angolano e três de Kosovo.

Tudo sobre o Basel FC - o clube preferido do Roger Federer
Foto: (reprodução/internet)

Tem ainda um atacante do Congo e outro que é do Senegal. O restante é suíço mesmo, assim como o técnico, Ciriaco Sforza. O capitão é o Stocker, um suíço que já jogou na Alemanha e tem 32 anos, sendo nascido em Lucerna. 

Do lado brasileiro, os nomes são de Jorge, um lateral-esquerdo que jogou no Santos e no Flamengo, além de Arthur Cabral, um atacante que tem feitos gols importantes no elenco do Basel e passou antes pelo Palmeiras. 

Outros nomes marcantes do Basel

Além do elenco atual, que é considerado forte, considere que o Basel já teve muitos nomes importantes na sua formação. Um deles é o do egípcio Mohamed Salah, que hoje está no Liverpool. Ele jogou no Basel entre 2012 e 2014, sendo 79 partidas e 20 gols marcados. 

Tudo sobre o Basel FC - o clube preferido do Roger Federer
Foto: (reprodução/internet)

O Xhaka, que também nasceu em Basel, jogou lá entre 2010 e 2012, sendo que hoje está no Arsenal. Venceu nacionais e a supercopa pelo clube. Teófilo Cubillas, foi um dos maiores jogadores de futebol do Peru e também teve uma passagem pelo Basel, em 1973.

Outro nome a ser lembrado é o de Marcelo Díaz, um chileno que ficou 3 anos no Basel. Hoje, ele está na Argentina. O volante soma 99 jogos pelo Basel e marcou 13 gols. Agora, o equatoriano Felipe Caicedo começou a carreira no Basel, em 2006 e ficou por 2 anos.

O Concordia Basel

Lá no começo do texto, se você leu a introdução sobre o Federer viu que ele chegou a jogar pelo Concordia Basel, certo? Ele é uma espécie de clube satélite que disputa as divisões debaixo do campeonato suíço.

Tudo sobre o Basel FC - o clube preferido do Roger Federer
Foto: (reprodução/internet)

A ideia é fazer dele uma espécie de time de base para formar novos atletas. E isso até poderia ter acontecido com Federer. Mas, ninguém vai saber porque ele optou pelas raquetes de tênis. Quem seguiu caminho e teve sorte foram: Hakan, Murat Yakin, Granit e Taulant Xhaka.

Um último ponto é que além do Concordia Basel, que tem essa ideia de formar jogadores, o Basel tem ainda um clube secundário, chamado de Basel II. Ele também joga divisões de baixo e serve para fazer a transição dos jovens atletas para o profissional.

As últimas notícias do Basel FC

Em alguns sites disponíveis na internet, como da ESPN, você pode favoritar uma equipe e ficar sabendo sobre todas as notícias que são lançadas e divulgadas sobre ela. Atualmente, uma notícia que chamou a atenção foi sobre o próprio Arthur Cabral, já citamos no texto.

Tudo sobre o Basel FC - o clube preferido do Roger Federer
Foto: (reprodução/internet)

No Palmeiras, ele jogou por 6 vezes e fez um único gol. Já no Basel, da Suíça, ele é um jogador artilheiro, que fez mais gols do que Neymar e Gabriel Jesus na Europa. Entre 2020 e 2021, ele marcou 20 vezes em 35 partidas. Neymar, por exemplo, tem 17 gols na mesma temporada.

Em outros sites, como do Flash Score, também é possível ter essas informações. Inclusive, ficar sabendo sobre os próximos jogos do clube, sendo que acontecem justamente contra rivais. Um deles é no começo de julho, contra o Grasshoppers.

O artilheiro Arthur Cabral

Já as estatísticas do campeonato nacional contam que Arthur é o da equipe, com 18 gols em 33 jogos. Depois dele vem Patjim Kasami, que tem 12 tentos marcados em 32 jogos. Já o lateral-esquerdo Jorge foi anunciado recentemente, sendo no fim de 2020.

Ambos estão na formação do elenco que hoje ocupa a 2ª posição do campeonato Suíço. E além deles, o clube contratou nesse ano mais alguns nomes de peso, como de Sene Mamadou (Senegal), Abrashi Amir, Cardoso Gonçalo (Portugal) e Palacios Matías (Argentina).