Conheça as 9 trilhas mais perigosas do mundo

Entre os muitos hobbies que as pessoas podem ter, está o de fazer trilhas. Incomum para a maioria, este é um esporte que verdadeiramente te leva para bem longe da zona de conforto. Com altos e baixos, estradas íngremes ou não, cada trilha possui uma particularidade e uma aventura diferente para ser vivida pelos trilheiros.

Conheça as 9 trilhas mais perigosas do mundo
Foto: (reprodução/internet)

Entretanto, sempre tem aqueles que gostam de uma dose de adrenalina a mais e buscam por lugares inusitados para se aventurarem. Quando o assunto é fazer trilhas, o que não falta são lugares que poderão te fazer ficar cara a cara com o medo, tendo até mesmo alguns arrepios na hora de encarar a rota.

Por conta disso, neste artigo de hoje nós vamos te mostrar quais são as 9 trilhas mais perigosas do mundo. Será que você estaria disposto a encarar alguma delas? Não perca a continuação deste artigo e nos acompanhe a seguir.

Canadá – Grouse Grind

Já pensou em fazer uma trilha que possui uma subida de 850 metros de altura? Este desafio está presente na trilha Grouse Grind, no Canadá. O percurso total não é dos maiores, sendo de apenas 2,9 KM de distância total. Entretanto, a aventura fica por conta dos obstáculos que o trilheiro vai enfrentar. 

Conheça as 9 trilhas mais perigosas do mundo
Foto: (reprodução/internet)

O maior dos temores de quem faz trilhas por lá não é nem a subida íngreme ou outra coisa que seja um limitador físico para quem quer participar. O verdadeiro motivo para esta ser uma trilha perigosa é que de tempos em tempos acontece a aparição de ursos no local. Raro? Sim, mas logo no início do percurso você irá encontrar o alerta: “é por sua conta e risco”.

Papua Nova Guiné – Trilha de Kokoda

Durante a Segunda Guerra Mundial, as batalhas entre japoneses e australianos aconteceram neste local, entre 1042 e 1943. Portanto, se você é entusiasta dos fatos e locais históricos, com certeza vai amar fazer trilha neste lugar. Ao todo, o percurso possui 10 KM de extensão. Dependendo da sua disposição e condicionamento físico, para completar 100% do trajeto, você vai levar alguns dias.

Conheça as 9 trilhas mais perigosas do mundo
Foto: (reprodução/internet)

O perigo fica por conta das condições climáticas e também do terreno do local. Durante o dia, o calor chega a ser intenso demais e, na parte da noite, o frio chega sem dó nem piedade. Além disso, o trilheiro provavelmente vai precisar lidar com chuvas torrenciais no local e tomar muito cuidado para não ser infectado pelo vírus da malária, uma doença tropical. Quem já fez o trajeto, conta que já se deparou com objetos deixados na guerra, como morteiros, armas, granadas enferrujadas, e até mesmo… corpos.

Espanha – El Caminito del Rey

Na Espanha, entre as paredes dos desfiladeiros de Chorro e Gaitanejo, foi feita a construção da trilha batizada de El Caminito del Rey. O objetivo era que aqueles que trabalhavam na hidrelétrica que estava em construção na época tivessem condições de transportar seus equipamentos por um local mais simples. Como na maioria dos lugares que hoje são utilizados para fazer trilha, o percurso passou a ser utilizado dessa forma acidentalmente.

Conheça as 9 trilhas mais perigosas do mundo
Foto: (reprodução/internet)

O espaço construído possui 1 metro de largura, 100 metros de altura e 3 KM de distância e é toda feita de concreto. Atualmente, existem várias partes em que o concreto se quebrou e ficaram apenas as vigas que sustentavam a estrutura. Por conta da construção defasada, é preciso ter muito cuidado. Aliás, em vários espaços, nem a viga existe mais, apenas o vão assustador, sendo necessário escalar às vezes.

Este percurso é tão perigoso que até mesmo mortes já aconteceram no local. Por conta disso, foi retirado o acesso à trilha para evitar que outras pessoas passassem por outras situações de risco. Porém, foi aí que ficou mais interessante percorrer o trajeto e viver uma nova aventura.

China – Trilha do Monte Huashan

Nesta trilha, qualquer falta de cuidado pode significar o fim da trilha. Aliás: da forma mais trágica possível. Ao todo, são 6 KM de distância e 2100 metros de altura, indo do sopé até o topo do Monte Huashan. E por que todo cuidado é pouco neste percurso? Durante o caminho, o trilheiro vai ter que passar por escadas íngremes, tábuas finas e correntes diversas. 

Conheça as 9 trilhas mais perigosas do mundo
Foto: (reprodução/internet)

Hoje em dia, não é obrigatório utilizar equipamentos de segurança para cumprir o trajeto, mas é fortemente recomendado pelos guias turísticos do local. Ao todo, estima-se que cerca de 100 turistas acabam perdendo a vida nesta trilha, que é considerada por muitos como a mais perigosa do mundo.

Arizona – Trilha de Bright Angel

Se você tem problemas com sentir calor, pense duas vezes antes de encarar a Trilha de Bright Angel. O percurso está localizado dentro de um canyon, que chega à temperatura dos 45 ºC. Ou seja, é bem natural que quem encara este caminho acabe passando mal e até mesmo morra por não suportar as altas temperaturas ali dentro. 

Conheça as 9 trilhas mais perigosas do mundo
Foto: (reprodução/internet)

Logo na entrada, os aventureiros se deparam com uma placa que informa sobre os possíveis perigos a serem encontrados ali. Entretanto, geralmente as pessoas ignoram o alerta e não se preparam da forma que deveriam. Então, esquecem de descansar durante os 15 KM de percurso e não levam água suficiente. Por isso, tem uma equipe de apoio disponível para auxiliar quem acaba entrando em apuros.

Estados Unidos – Trilha no Devil’s Path

No leste americano, esta com certeza é a trilha mais perigosa que iremos encontrar. Ao todo, são 40 KM de percurso no meio de uma mata, próximo a Manhattan. O perigo fica por conta dos ursos negros que você pode encontrar por lá, além das pedras super escorregadias que estão presentes no local. Para completar o caminho da trilha, provavelmente será preciso dispor de um ou dois dias de empenho.

Conheça as 9 trilhas mais perigosas do mundo
Foto: (reprodução/internet)

Caso você tenha medo de altura, não é uma boa ideia enfrentar esta trilha. Afinal, o topo da Devil’s Path chega a 5.400 metros de altitude, além de ser necessário passar por alguns precipícios para completar o roteiro. Mas, se você não tem medo, vale a pena! Lá do alto você terá uma vista maravilhosa. Se não quiser ter problemas com os ursos, é bom não ir sozinho e sempre fazer um revezamento durante a noite.

Guatemala – Trilha do vulcão Pacaya

É isso mesmo que você leu: trilha em um vulcão. Diferente do que muitos pensam, este vulcão não está inativo há muitos anos, sua última erupção aconteceu há apenas 10 anos. Inclusive, neste episódio, 20 pessoas ficaram feridas e um jornalista acabou morrendo após o vulcão expelir cinzas, areia e rocha nas comunidades vizinhas.

Conheça as 9 trilhas mais perigosas do mundo
Foto: (reprodução/internet)

Entretanto, queremos deixar claro que se você decidir fazer esta trilha, contará com uma equipe de apoio que poderá te auxiliar durante o caminho. Ao todo, são 2.500 metros de subida, demandando que o trilheiro tenha um bom preparo físico. Uma peculiaridade aqui é que o local dispõe de cavalos caso você não queira fazer o percurso à pé.

Havaí – Trilha do Kalalau

Aqui todo esforço para vencer os obstáculos da trilha acabam esquecidos quando você começa a contemplar as vistas que o local te proporciona. Mas, por outro lado, é um percurso de 35 KM que te expõe a vários perigos reais. Vai ser necessário tomar cuidado com diversos córregos que podem transbordar a qualquer momento, chuvas torrenciais, pedras caindo das encostas… são muitos perigos que podem comprometer seu trajeto. Por conta desses perigos, cerca de 100 pessoas já morreram.

Conheça as 9 trilhas mais perigosas do mundo
Foto: (reprodução/internet)

A Trilha do Kalalau é recheada de histórias bizarras. Fora os relatos dos óbitos, frequentadores do local alegam que há alguns anos houve um homícidio, em que um drogado lançou um japonês penhasco abaixo. Entretanto, mesmo diante de histórias e de todo o risco aparente do local, cerca de 500.000 pessoas fazem esta trilha por ano.

Alasca – Trilha do Rover’s Run

A trilha Rover’s Run não é uma boa ideia se você quiser se aventurar durante o verão (o que é mais comum entre os trilheiros). Isto porque, durante esta época, os ursos pardos dominam o local atrás do salmão que enche os rios do local. Ou seja, todo cuidado é pouco para não ter que lidar com nenhum ataque desses animais.

Conheça as 9 trilhas mais perigosas do mundo
Foto: (reprodução/internet)

Infelizmente, não são raros os relatos de ataques de ursos aos trilheiros e também aos que optam por fazer o caminho de bike. Entretanto, em épocas mais seguras, o trajeto pode ser feito de diversas formas: de bicicleta, esqui ou caminhando. Mas, não se esqueça: fuja da Rover’s Run durante o verão!

Conclusão

Se você quer se aventurar, opção não falta. Entretanto, se for encarar um desses trajetos, tome todas as precauções recomendadas e não pense que nada pode dar errado. Em muitos casos de óbito, o que faltou foi apenas prudência do trilheiro.

Portanto, busque uma aventura com prudência e não corra riscos desnecessários. Fazer trilha é um ótimo hobby e que trará bons frutos para a saúde se o aventureiro fizer da forma adequada.