Para quem é brasileiro, de países sul-americanos ou mesmo da América do Norte, considere que falar em Rúgbi pode não ser tão comum como é para quem está na Oceania, na Ásia ou em partes da Europa. No entanto, o esporte tem se difundido cada vez mais no mundo todo.
A primeira competição foi em 1987 e contou com um público de 600 mil espectadores, uma audiência na TV de 300 milhões e uma renda de 3,3 milhões de libras. Já em 2003, o público era 3 vezes maior, a audiência 10 vezes maior e a renda passava dos 81 milhões de libras.
A Copa do Mundo de Rúgbi
Chamada de Copa do Mundo de Rugby Union, a competição é considerada o maior torneio entre seleções do planeta. O mundial acontece há 4 anos e é organizado pela World Rugby. Ainda que você não o conheça, saiba que é a 3ª competição mais vista do mundo.
Ou seja, fica atrás apenas dos Jogos Olímpicos e da Copa do Mundo de Futebol. Os campeões levam a Taça Webb Ellis, que é uma homenagem a William Webb Ellis, que foi um aluno da Rugby School que inventou o esporte ao pegar a bola com as mãos no futebol tradicional.
Até hoje, a competição que começou em 1987, junto com a criação da Rugby Union, já teve quatro seleções vencedoras. Junto com a África do Sul, a da Nova Zelândia é a maior delas, só que leva vantagem e você vai entender o motivo. Depois, ainda vem Austrália e Inglaterra.
O formato atual
Atualmente, o formato da Copa do Mundo acontece através do seguinte modo: 12 seleções aparecem na fase de qualificação de forma automática porque terminaram bem-posicionadas nos eventos anteriores.
Depois, vem mais oito vagas restantes, que se baseiam em cada região do mundo. Ao passo que no total devem haver 8 vagas para a Europa, 5 para a Oceania, 3 para Américas, 2 para África e apenas 1 para a Ásia. E fica mais uma vaga para os play-offs intercontinentais.
As 9 edições do Mundial de Rúgbi
Como já mencionamos, a competição começou em 1987 e aconteceu na Australásia, uma região que acolhe Austrália e alguns países asiáticos (Nova Zelândia, Nova Guiné, Indonésia). Nesse ano, a Nova Zelândia venceu a França na final e ficou com o troféu.
Depois, as sedes variaram a cada quatro anos, sendo que passou pela Europa, pela África e Ásia. Por exemplo, em 2019, que foi a última edição que aconteceu, o Japão foi sede do evento. Já em 2015, foi a vez da Inglaterra e a África do Sul sediou em 1995.
O curioso é que além dos países campeões que já foram citados, outras seleções já ficaram muito bem-posicionadas, disputando até mesmo finais, como a França, o País de Gales, a Escócia e o melhor sul-americano foi a Argentina, com um 3º lugar em 2007.
Por que a Nova Zelândia é a maior campeã?
Pode ser que não seja a maior campeão em termos de troféu. Afinal, junto com a África do Sul, eles possuem 3 ouros no mundial. Porém, ela ainda soma um vice-campeonato e mais 3 terceiros lugares. Enquanto isso, o país africano tem 3 troféus e apenas mais 2 bronzes.
Na sequência, ainda vem a Austrália, com dois títulos, seguido da Inglaterra, que foi a campeão de 2003. A França chegou perto do título em três ocasiões, mas perdeu todas. País de Gales e Argentina tem um terceiro lugar cada. E a Escócia fica com um quarto lugar, em 1991.
Agora, considere que ao menos 20 países participam da competição, mesmo que sem chegar as fases finais. Por exemplo: Canadá, Costa e Marfim, Espanha, Estados Unidos, Fiji, Geórgia, Irlanda, Itália, Japão, Namíbia, Portugal, Rússia, Romênia, Samoa, Tonga, Uruguai e Zimbábue.
Curiosidades da Nova Zelândia no rúgbi
Um dos fatos curiosos sobre essa competição e a seleção da Nova Zelândia é que ela foi a única que ficou em 1º lugar do grupo em todas as edições. Além de ser a maior campeã, como já mencionamos aqui.
Outra coisa é que em número de pontos, ela é a primeira colocada, com 1.711. Em número de tries, também, como 232. E é a que mais converte, sendo 173. Já o jogador Jonah Lomu é o que tem mais tries no mundial, sendo 15.
A seleção neozelandesa de rúgbi masculino
E já que falamos bastante dessa seleção, vamos detalhar um pouco mais agora. Esse texto pode parecer um tanto quanto simplista, mas leve em conta que é uma ótima referência para quem quer aprender ou se profissionalizar nesse esporte.
Até mesmo porque no Brasil e em outros países sul-americanos, com exceção do Uruguai e da Argentina, nós não temos grandes referências. Ao passo que essa seleção tem muito o que nos ensinar. Por isso, separamos vários pequenos tópicos sobre eles. Veja só.
O surgimento
A origem do rúgbi na Nova Zelândia foi na década de 1860, quando Charles Monro, que já havia praticado o esporte na Christ College, na Inglaterra, fez a apresentação.
Assim, o primeiro jogo aconteceu em 1870 entre o Nelson Club e o Nelson College. Já a primeira união foi formada em Canterburry, no ano de 1879. O primeiro jogo da seleção da Nova Zelândia foi em 1882 contra o Sul da Austrália.
O uniforme
O uniforme deles é totalmente preto e feito pela Adidas nos dias de hoje. A logo da marca fica à direita e o símbolo da confederação fica à esquerda. A primeira vez que a seleção fez um tour no exterior foi na Austrália, no ano de 1884.
Nesse ano, porém, a camisa era azul escura e tinha o símbolo em dourado. Já após a fundação da Confederação do país, que foi em 1893, nasceu o uniforme inteiramente preto. E em 1901, os All Blacks adotaram essa versão, que é a mais conhecida do mundo hoje em dia.
O Haka
Antes de cada partida de rúgbi, os jogadores da seleção neozelandesa realizam o haka, que é uma dança maori. Curiosamente, a haka era uma até 2005 e mudou a partir disso, com a Tana Umaga e que é chamado de Kapa e Pango.
A ideia é relatar e retratar a aparência moderna do país, especialmente a partir da influência da Polinésia. A nova haka é feita em ocasiões especiais e não substitui a antiga versão, que é a Ka Mate.
As competições
Em termos de competições, saiba que a Copa do Mundo é o principal evento do mundo e isso não seria diferente para a Nova Zelândia. Eles foram campeões em três ocasiões, como bem sabemos: 1987, 2011 e 2015.
Além disso, eles quebraram alguns recordes nesse campeonato, já que foi considerada a primeira seleção a ganhar duas copas do mundo seguidas e a primeira a ganhar três copas.
O top 5
Outro fato bastante curioso é que a seleção masculina da Nova Zelândia sempre esteve entre os primeiros colocados no mundial. Inclusive, a 5ª posição foi a pior delas em toda a história do mundial, que aconteceu em 2007, quando ela perdeu para a França nas quartas-de-final.
Já em 1999, a seleção amargou um 4º lugar, ao perder na semifinal para a França, também. E depois, ao perder para a África do Sul, na disputa do 3º lugar. Foca isso, ela sempre esteve no pódio, sendo 3 vezes no primeiro lugar, uma vez no segundo lugar e duas vezes no terceiro.
O Crusaders
Esse é um time de Rúgbi da Nova Zelândia que atualmente é considerado o maior campeão de todos do país. Ele tem 10 títulos do Super Rugby, 12 títulos do campeonato nacional (Mitre 10 Cup) e um nacional que aconteceu na Tasman.
Além dos Crusaders, considere que os Blues também são importantes no país. Eles somam 3 títulos do Super Rugby e mais 8 do nacional.
E já que falamos em clubes de rúgbi, considere que há outros nomes de destaque no mundo. Veja: o Toulouse e o Toulon (França), o Leinster e o Munster (Irlanda), o Saracens, o Wasps, o Leicester Tigers (Inglaterra) e o Bulls (África do Sul).
O campeonato mundial de rúgbi feminino
Para quem ficou curioso, considere que também existe a Copa do Mundo do Rúgbi Feminino. Aliás, ele aconteceu desde 1991, quando foi inaugurado no País de Gales. Os Estados Unidos venceram a Inglaterra na grande final. No entanto, a Nova Zelândia é a maior vencedora.
Isso porque as meninas neozelandesas já venceram a competição por 5 vezes, sendo 4 seguidas, entre 1998 e 2010. Depois, voltaram a vencer na última edição, que foi em 2017. Depois, vem a Inglaterra, com 2 títulos, seguida dos Estados Unidos que ganhou uma vez.
Nova Zelândia ou Austrália
Muita gente acha que estamos falando do mesmo país, mas não é, amigos. Apesar de serem ilhas, eles são diferentes. A Austrália tem mais de 23 milhões de moradores e a maior barreira de corais do mundo. Sidney é a cidade mais famosa e a capital do país.
Já a Nova Zelândia tem pouco mais de 4,5 milhões de habitantes, sendo que é forte na criação de ovelhas. A cidade mais famosa é Auckland e a capital é Wellington.