No meio do ano de 2021, o tenista Rafael Nadal recebeu o prêmio Laureus de melhor atleta do ano de 2020 na categoria dos homens. A cerimônia de gala aconteceu em Sevilha, na Espanha, país natal do jogador. Ela foi realizada virtualmente.
Aliás, vários tenistas venceram o prêmio nessa edição, como a tenista japonesa Naomi Osaka e a americana Billie Jean King, que foi premiada pela trajetória. A melhor equipe de futebol foi o Bayern de Munique e a inspiração do esporte foi Mohamed Salah.
O que é o prêmio Laureus do Esporte
Essa é uma premiação que acontece todos os anos e é entregue aos esportistas de maior destaque durante o ano anterior. Ele existe desde 1999 e foi criado pela Founding Patrons Daimler and Richemont. O patrocínio é da Mercedes-Benz, IWC Schaffhausen e Vodafone.
A lista é feita através de um ranking de nomes que são indicados por jornalistas esportivos de vários países do mundo. Eles são convidados pela organização do prêmio para nomear os finalistas, no evento que acontece em fevereiro de cada ano, na tradição.
As categorias são divididas entre os atletas do ano, a equipe do ano, a revelação do ano, o retorno do ano, o para-atleta do ano, o atleta de ação do ano, o prêmio pela carreira, o prêmio de espírito esportivo.
Como nasceu o prêmio Laureus do Esporte
Esse prêmio é formado por um grupo de lendas do esporte. Isto é, pessoas que tiveram suas carreiras e vidas dentro do esporte por algum tempo ou longa data, de modo que se tornaram personalidades em cada uma de suas especialidades.
Abaixo, nós vamos citar alguns dos atuais membros. Para agora, o importante é notar que esses membros votam nos esportistas do ano. E é uma votação pública global que vai determinar o prêmio de Laureus Sporting Moment of the Year.
A cerimônia é transmitida para vários países do mundo em uma plataforma global. Atualmente, o evento e os membros apoiam mais de 200 programas em 40 países diferentes, seguindo o que disse Mandela, em 2000: “o esporte pode mudar o mundo”.
Os membros do Laureus do Esporte
Atualmente, o Laureus World Sports Academy conta com diversos nomes importantes por trás da organização, do patrocínio, do incentivo do evento. São pelo menos 40 nomes que fazem com que esse seja uma espécie de troféu bastante valioso.
Por exemplo, o Kapil Dev foi um jogador de críquete da Índia. Tem o Emerson Fittipaldi, que foi um piloto de Fórmula 1 do Brasil. O Tony Hawk é um americano que tem o nome mais famoso do skateboarding. E Nadia Comaneci é a ginasta romena mais famosa da Terra.
Esse são só alguns dos nomes das pessoas que atuaram por muito tempo no esporte e estão por trás do Laureus hoje em dia. Além deles, Pelé, Michael Jordan, Yasuhiro Yamashita, Niki Lauda e Michel Platini já fizeram parte desse elenco organizacional.
A importância social do Laureus
Agora, o que você talvez não tenha notado ainda é que apesar de citar vários vencedores do prêmio, o evento tem por trás um papel social e esportivo muito importante, já que isso aconteceu através das “lendas” que fazem parte do programa de membros.
Para se ter ideia disso, a gente vai citar alguns títulos de matérias que foram divulgadas recentemente e fala do apoio desses nomes ao esporte. Veja: “Giggs e Street League começam a trabalhar”, “Quando Ana conheceu Cafu”, “Nolli Waterman é Embaixadora Laureus”.
E tem mais: “Benedict Cumberbatch visita a Rede de Comunidades Ativas”, “Mesut Ozil visita Kick Formore”, “A lenda do críquete Raul Dravid inspira jovens indianos em favela de Mumbai”, “Manuel Fumic visita a Move & Do na Alemanha”.
Os objetivos da Laureus
São vários os objetivos desse evento. Ah, e abaixo a gente vai citar os melhores atletas que já foram escolhidos desde a criação do prêmio, em 2000. Então, não deixe de ler o texto por completo, está bem?
Uma das missões é sobre “apoiar”, veja o que eles dizem: “apoiamos programas de esporte para o desenvolvimento que melhoram o lado social e emocional das crianças e dos jovens em comunidades carentes”.
Também é sobre liderança: “fortalecemos o setor do esporte por meio de mediações de impacto, pesquisa e conhecimento”. Justiça: “destacamos sérios problemas sociais enfrentados por crianças e jovens e desbloqueamos recursos para eles”.
Os resultados do Laureus
Nos últimos 20 anos, a Laureus garante que já arrecadou mais de 150 milhões de euros totalmente focados no setor do esporte junto aos parceiros. Ajudando, com isso, a mudar a vida de mais de 6 milhões de crianças e jovens.
Os apoios acontecem em muitos países e regiões. Como no Reino Unido e na África do Sul. Assim como no Brasil e na Alemanha. Além de Camboja, Áustria, Japão e muitos outros.
Os melhores atletas do ano da Laureus no masculino
Em 2021, o nome de Rafael Nadal foi o vencedor. Ele é do tênis e da Espanha, como já sabemos. Em 2020, a disputa ficou empatada entre o jogador de futebol argentino Lionel Messi e o piloto de F1 britânico Lewis Hamilton.
Em 2019, outro tenista, o Novak Djokovic, da Sérvia. Em 2018, outro tenista, agora da Suíça, o Roger Federer. A lista ainda teve Usain Bolt, da Jamaica, em 2017. Sebastian Vettel, da Alemanha e F1, em 2014. Michael Schumacher, da Alemanha, piloto de F1, em 2004.
E nas primeiras edições, os vencedores foram Tiger Woods, que é um golfista norte-americano, além de Lance Armstrong, que é um ciclista, também dos Estados Unidos. Lembrando que Armstrong foi punido do esporte e perdeu a maioria dos seus prêmios.
O atleta com mais prêmio Laureus no masculino
Com a vitória de Nadal nesse ano, ele soma dois troféus e se iguala ao Tiger Woods e a Michael Schumacher em número de vitórias nessa premiação. Porém, eles não são os mais vitoriosos.
Novak Djokovic e Usain Bolt, que são do tênis e do atletismo, possuem 4 títulos cada. Mas, também não são os maiores vencedores. Quem mais venceu foi Roger Federer, com 5 premiações Laureus na carreira.
Isso faz com que a Suíça seja o país com mais vencedores, sendo 5 ao todo, seguido da Jamaica e Sérvia, com 4 cada um. Já em termos de esportes, o tênis já fez 11 vencedores, seguido do atletismo e da Fórmula 1, que possuem 4 cada uma.
As melhores atletas do ano da Laureus no feminino
Do lado das mulheres, o prêmio também acontece desde 2000, quando Marion Jones, do atletismo norte-americano, venceu. A Laureus ainda teve nomes como da competidora do atletismo Cathy Freeman, que é da Austrália.
Outras duas tenistas, sendo Jennifer Capriati e Serena Williams, ambas norte-americanas, também venceram. Assim como Annika Sorenstam, da Suécia, que joga golfe. A croata do esqui alpino, Janica Kostelic é outro nome. E a Kelly Holmes, britânica, do atletismo também.
A lista que é bem variada ainda passa por Yelena Isinbayeva, da Rússia e do atletismo. Além de Justine Henin, da Bélgica e do tênis. Tem Lindsey Voon, Vivian Cheruiyot. Jessica Ennis, Missy Franklin, Genzebe Dibaba, Simone Biles, Naomi Osaka também venceram.
A atleta com mais prêmio Laureus no feminino
Entre todos os anos, as norte-americanas dominam a lista de campeãs desse prêmio. Serena Williams, do tênis, é a campeã, com 4 vitórias em 5 nomeações. Já a ginasta Simone Biles conseguiu 3 vitórias.
Depois delas, dá para considerar ainda a Yelena Isinbayeava, da Rússia, com 2 vitórias e a partir disso vem um monte de atletas e ex-atletas com ao menos um prêmio na carreira.
Em termos de países, os Estados Unidos lideram com 10 prêmios e 30 nomeações. Depois, vem a Rússia e a Grã-Bretanha, que possui 2 vencedoras cada um. Em termos de esporte, o atletismo tem 7 vencedoras, assim como o tênis. E a ginástica tem 3 prêmios.
Onde assistir à cerimônia do prêmio Laureus
O próprio site do prêmio tem uma página onde indica todos os canais que transmitem a premiação. Inclusive, com as datas que isso vai acontecer e o horário. Por exemplo, na Espanha, a transmissão é pelo TDP e na Itália, pela Sky.
Já na China, fica por conta da STAR Sports SMG, no Brasil, pela Globo, no SporTV 2. E na Austrália pela Fox. Já em países da Pan-Ásia, a distribuição das imagens fica com a Fox Sports e na Grécia pela ERT. Na Irlanda, dá para ver pela TG4 e assim por diante. Veja a lista completa.
Como trabalhar na Laureus
Se você gostou da ideia do projeto e até pensa em trabalhar lá, considere que há escritórios nacionais em vários países, como na Argentina, Alemanha, Itália, Holanda, África do Sul e Suíça. Há ainda o USA National Office, que fica nos Estados Unidos.
Nesse país, há sedes em Nova Iorque, Atlanta e Nova Orleans, sendo que esses três lugares garantem que já ajudou mais de 1 milhão de jovens desde 2012. No site deles dá para saber tudo sobre os programas sociais e os atuais membros.