Você já deve ter visto, em Jogos Olímpicos, as provas de canoagem, não viu? Elas costumam ser muito emocionantes, ainda mais das retas finais. Os atletas precisam fazer muito esforço físico e terem muita técnica para chegar até o fim do percurso e para vencerem.
No entanto, você sabia que não são todas as modalidades que estão nos Jogos? Aliás, sabia que dá para usar tanto o caiaque como a canoa? É isso mesmo: são diferentes. Abaixo, a gente vai falar dessa diferença e da história da canoagem nos Jogos Olímpicos.
Traremos aqui nesse artigo os seguintes assuntos também:
- A origem da canoagem
- A canoagem nos Jogos Olímpicos
- Canoa ou caiaque?
- Entendendo as siglas
- Entendendo as expressões
- As modalidades da canoagem nos Jogos Olímpicos
- Nas Olimpíadas vale a canoa ou o caiaque?
- Os maiores campeões olímpicos de canoagem
- A canoagem paraolímpica
- As modalidades que não estão nos Jogos
- As lendas da canoagem
A origem da canoagem
Considere que um dos meios de transportes mais antigos do mundo acontece no mar, na água. Assim, quanto às canoas, existem registros que vêm desde a época da caça e da pesca, ou seja, algo que acontecia há 3 mil anos antes de Cristo.
Agora, como prática esportiva, a canoagem tem a sua primeira data lembrada em 1840, através de John McGregor, que construiu um barco que é considerado o primeiro protótipo para o caiaque que conhecemos hoje.
Depois de McGregor, o esporte foi ficando cada vez mais popular. Em 1877, por exemplo, a Bélgica sediou o primeiro campeonato internacional. E em 1924, a Federação Nacional de Canoagem foi criada. Atualmente, é ela que regula o esporte e as modalidades.
A canoagem nos Jogos Olímpicos
Tudo aconteceu nos Jogos de Paris, na França, em 1924. Mas esse foi só o começo, já que a canoagem, assim como o caiaque, entrou como esporte de demonstração. E canoa e caiaque não é a mesma coisa, ok? Vamos explicar a diferença nos próximos tópicos.
Até mesmo porque existem várias modalidades dentro da canoagem. Porém nem todas são aceitas nos Jogos, hein. Ainda se tratando de Olimpíadas, saiba que após a demonstração, o esporte começou a ser praticado de forma oficial e regular em 1936, na Alemanha.
Atualmente, apenas 2 modalidades são usadas, sendo a de Velocidade e a de Slalom. Só que existem outras, que vamos apresentar aqui nesse texto. E entre as mudanças, na prova de velocidade, as distâncias usadas hoje são: 200 metros, 500 metros e 1000 metros.
Canoa ou caiaque?
A principal diferença entre ambos os esportes está no fato de que eles usam tecnologias diferentes. O caiaque é determinado pela letra “K”, já que vem do inglês Kayak. E canoa vem de “C. E claro que não é apenas a sigla que muda, está bem? Os remos também são diferentes.
No caiaque, por exemplo, o remador usa um remo de pá dupla. Enquanto que na canoagem, ele usa o remo de uma pá só. Os assentos também mudam. No caiaque, o atleta se senta com as pernas para frente e na canoa, ele fica ajoelhado.
De modo geral, para quem não compete e só quer aprender o esporte, saiba que as canoas são consideradas mais simples. Geralmente, até são usadas para passeios turísticos, em represas e rios. Sem contar que há canoas que são infláveis, o que pode ser uma vantagem e tanto.
Entendendo as siglas
Esse mini tópico é só para complementar o que falamos acima. Se você viu que o caiaque é representando pela letra “K” e que a canoa vem com o “C”, resta saber sobre os números que seguem, certo? Mas isso também é simples.
O número que vem na frente tem a ver com o número de competidor por equipe. Obviamente, o “1” representa uma modalidade individual. Já o “2” significa uma dupla. Enquanto que o “4” indica uma equipe de 4 pessoas.
E com base nisso dá para saber que os caiaques e canoas serão maiores também. Por exemplo, o K1 é um caiaque para 1 pessoa. Ele tem comprimento de 5,20 metros. Já um C4 seria uma canoa para 4 pessoas, que tem um tamanho que chega até 11 metros. Muita diferença, não?
Entendendo as expressões
Além dessas siglas, que agora você conhece, pode ser que você ouça falar de coisas que ainda não sabe o que é. Então, vamos explicar, de forma simples. Proa é a parte da frente da embarcação. Enquanto que a Popa é a parte traseira.
Já o Bombordo fica ao lado esquerdo da canoa ou caiaque e isso quando se olha para a proa. Já o Estibordo fica do lado direito quando se olha a proa. Tem ainda as Portas, que nada mais são do que pontos específicos que precisam ser “ultrapassados” pelos competidores de slalom.
As modalidades da canoagem nos Jogos Olímpicos
Atualmente, há duas modalidades aceitas nas Olimpíadas, tanto para homens como para mulheres: canoagem slalom e canoagem em velocidade. A slalom é uma prática mais radical, sendo que o atleta pode usar um remo para descer corredeiras e passar por obstáculos.
Nesse tipo de prova, a distância não é o mais importante, já que elas são de 400 metros, no geral. Ainda assim, pode contar com mais de 20 obstáculos. Ganha quem errar menos e chegar no fim no menor tempo.
Já a canoagem em velocidade é bem mais popular. Ela é disputada sempre em águas calmas, sendo que o esforço e a técnica do atleta contam muito. Ao todo são 9 raias em trajetos que chegam até 1000 metros. As competições permitem também equipes.
Nas Olimpíadas vale a canoa ou o caiaque?
Aqui está mais uma dúvida que é interessante. Saiba que atualmente dá para se usar os dois tipos de “ferramentas” para a prática do esporte nos Jogos Olímpicos. O que vai depender do número de jogadores/atletas que vão participar das provas.
Basicamente, as provas individuais ou em duplas usam a canoa. Enquanto que o caiaque vale para as provas de até 4 competidores. No entanto, o caiaque também serve para acomodar menos atletas. Entenda isso na realidade atual das Olimpíadas.
Hoje em dia, as provas de velocidade usam caiaques e canoas. As canoas valem só para homens sozinhos ou em duplas, nas distâncias de 200 ou 1000 metros. No restante, usa-se o caiaque. Já no formato slalom, as mulheres usam caiaque e os homens caiaque ou canoa.
Os maiores campeões olímpicos de canoagem
A gente já explicou acima que a canoagem teve seus altos e baixos nos Jogos Olímpicos, certo? O que não falamos ainda é sobre os países campeões. Se a gente considerar desde o começo, em 1936, a canoagem esteve presente em 19 edições da competição.
Assim, tem a Alemanha como maior campeão da história dos Jogos. Ela tem 32 medalhas de ouro e um total de 70. Depois, vem a União Soviética, hoje conhecida como Rússia, com 29 ouros. Aqui há uma curiosidade, em termos de quantidade, esse país seria o 3º colocado.
Isso porque a Hungria, que atualmente é quem está na 3ª posição tem menos ouro, sendo apenas 25. Porém tem mais medalhas no geral, sendo 80, contra as 51 da Rússia. Já a 4ª posição fica com a Suécia, que tem 15 ouros.
A canoagem paraolímpica
Aqui a gente também tem que destacar um fato: além das modalidades que citamos acima que estão nos Jogos Olímpicos, a gente tem o esporte dentro dos Paraolímpicos. Inclusive, ele é um dos mais disputados dentro da área aquática.
A estreia aconteceu em 2016. Portanto, é algo muito recente. Mas vale mencionar que isso tem sido estudado desde 2009, quando a Federação do esporte abriu um pedido para o Comitê Internacional Olímpico. As disputas são muito parecidas com as que conhecemos.
Logo, o mais rápido vence a bateria. Para isso, permite-se o uso de caiaques (K) e cada embarcação tem as adaptações necessárias para o seu competidor ou competidores. Então, qualquer pessoa com deficiência físico-motora pode participar.
As modalidades que não estão nos Jogos
Agora a gente vai citar, também de forma resumida, as modalidades de canoagem que existem, mas que não fazem parte dos projetos olímpicos na atualidade. O freestyle é um deles. Ele permite realizar várias manobras com a embarcação em uma onda ou rio.
Tem a canoagem oceânica também, que nada mais é do que fazer um percurso no mar. O caiaque polo é uma disciplina que acontece em uma área de jogo, como piscinas. O objetivo é marcar gols. Os encontros entre duas equipes acontecem em 2 tempos de 10 minutos.
Outra alternativa é a canoagem maratona, que é como a de velocidade, só que em distâncias acima de 15 Km. Tem ainda a canoagem como turismo de aventura e a de onda. Inclusive, a de onda ainda se divide em mais duas opções: Kayak Surf e Waveski.
As lendas da canoagem
Se a gente pode mencionar sobre lendas desse esporte, com certeza, temos que começar por falar da Birgit Fischer. Ela é um fenômeno na Alemanha, seu país de origem, e no mundo. Entre os Jogos de 1980 e 2004, ela conseguiu incríveis 12 medalhas, sendo 8 de ouro.
Já do lado masculino, o principal nome vem com o sueco Gert Fredriksson, que morreu em 2006. Ele participou dos Jogos entre 1948 e 1968 e conseguiu acumular 8 medalhas no total, sendo 6 de ouro. Além de 1 prata e 1 bronze.