Os 10 maiores clássicos do futebol europeu

Quando o assunto é rivalidade no futebol, o que nos vem a memória é jogo disputado, brigado, com muito suor, dribles, gols. Por outro lado, há alguns clássicos que nunca saem de moda, pois consideram a história dos clubes que estão duelando.

Eles podem ser da mesma cidade, do mesmo estado, do mesmo país ou do mesmo continente. O fato é que em toda parte do mundo nós temos clássicos dentro dos gramados. Real Madrid e Barcelona é um deles. Celtic e Rangers também, e o que falar de Galatasary e Fenerbahce?

Os 10 maiores clássicos do futebol europeu
Foto: (reprodução/internet)

10 – Real Madrid e Barcelona (Espanha)

Nós vamos começar com esse clássico espanhol por um motivo: todo mundo conhece. Estamos falando dos dois maiores clubes do país. Eles competem todos os anos na Copa do Rei e no Nacional (La Liga). E, também acabam se encontrando em competições internacionais.

Os 10 maiores clássicos do futebol europeu
Foto: (reprodução/internet)

Afinal, ambos foram campeões da Champions League. E tem mais um detalhe que apimentou a relação nos últimos tempos: cada um dos clubes tinha em seus elencos os maiores jogadores do mundo, Cristiano Ronaldo e Lionel Messi, mas o CR7 foi para a Juventus agora.

Atualmente, esse é visto com um dos principais duelos do mundo todo, sendo que atrai milhões de fãs, espectadores, patrocínios e empresas. Assim, as fronteiras ultrapassam a Espanha, a Europa e chegam até em outros continentes, como as Américas e a Ásia.

9 – Celtic e Rangers (Escócia)

É fato que esse clássico não é tão popular como o que citamos acima. Talvez, na verdade, você nem tenha parado para a pensar a atenção nele, né. Porém, quem conhece um pouco da história do futebol, sabe muito bem do que estamos falando.

Os 10 maiores clássicos do futebol europeu
Foto: (reprodução/internet)

O clássico é chamado de Old Firm e acontece desde a temporada de 1985. Aliás, a partir desse ano, o título do campeonato escocês fica migrando entre um clube e outro. Hoje, em pleno ano de 2021, o Celtic tem 1 vitória a menos, sendo 162. Ou seja, o jogo é muito disputado.

Ao todo, foram 424 partidas, com somente 99 empates. Em termos de competições internacionais, eles também empatam. O Celtic tem a Liga dos Campeões e o Rangers tem a Taça das Taças. Já no campeonato nacional, o Rangers tem 3 títulos a mais.

8 – Galatasaray e Fenerbahce (Turquia)

E agora vamos citar aqui esse que também não é dos mais populares para a maioria das pessoas porque ele acontece na Turquia. Ou seja, é um país mais tímido do que Espanha ou Inglaterra, por exemplo, quando o assunto é o futebol.

Os 10 maiores clássicos do futebol europeu
Foto: (reprodução/internet)

Porém, há uma história que precisa ser contada: essas equipes formam um dérbi único porque ele é intercontinental e, inclusive, é chamado de The Intercontinental Derby. Se você não entendeu: ambas são equipes turcas, porém, que ficam em continentes diferentes.

Assim, a Rivalidade Eterna é considerada como o maior jogo do futebol turco. Ao todo, foram 393 partidas, sendo que o Fenerbahce venceu mais, com 146 vitórias. O seu concorrente tem 125 vitórias e ao todo foram 122 empates. O primeiro jogo foi em 1909 em um amistoso.

7 – Olympique de Marselha e Paris Saint-Germain (França)

Aqui a gente tem um enredo um tanto quanto político, afinal, estamos falando de um jogo que combina uma equipe do Norte com outra do Sul do país francês. Uma é capital, a outra é uma cidade histórica. E você deve estar assustado ao ler isso aqui, né?

Os 10 maiores clássicos do futebol europeu
Foto: (reprodução/internet)

Afinal, Mônaco e Lyon são as equipes que mais venceram a Ligue 1, que é a principal competição nacional da França. No entanto, se a gente avaliar as últimas décadas e os últimos jogos, Olympique e PSG tem uma versão bem mais de rivalidade.

O evento é chamado de Le Classique e teve o seu primeiro jogo em 1971. O Olympique tem a Liga dos Campeões da UEFA e o PSG tem a Recopa Europeia. O último jogo mais memorável foi em 2006, quando o Marsenha venceu após 7 anos de tabu em pleno Parc de Princess.

6 – Olimpiakos e Panathinaikos (Grécia)

Se o assunto for o fanatismo, considere que esse jogo é um duelo de gigantes. Tanto é que o nome do clássico não é nada amigável, sendo “O Derby dos eternos inimigos”, ou algo como “A mãe de todas as batalhas”, se você preferir.

Os 10 maiores clássicos do futebol europeu
Foto: (reprodução/internet)

Em termos estatísticos foram 84 vitórias do Olimpiakos, o que dá a ele uma certa vantagem. E em termos de títulos, ele também vence, já que soma 80 contra 43 do Panathinaikos. O primeiro jogo que se tem notícia foi em 1936.

E até mesmo entre os jogadores há um certo duelismo. De um lado, o Giorgos Sideris, do Olimpiakos, que já marcou 13 gols contra o adversário. De outro, o Dimitris Saravakos, que conseguiu o êxito 16 vezes.

5 – Benfica e Porto (Portugal)

Portugal, a terra do Cristiano Ronaldo, também tem clubes expressivos no mundo. Apesar de que ultimamente eles não estão indo tão bem como a história conta, né. Mas, Benfica e Porto registram outro duelo grande na Europa: o clássico português.

Os 10 maiores clássicos do futebol europeu
Foto: (reprodução/internet)

E a briga é de cidades também, já que ambas são as mais populosas do país. O Clássico, como é chamado o duelo, já foi disputado 246 vezes, sendo que são 97 vitórias do Porto e 88 do Benfica. Sem contar os 61 empates. Ambos possuem 2 Ligas do Campeões cada um.

Ainda em termos de títulos, a gente tem o Benfica como destaque porque ele venceu 37 Primeira Liga, que é o campeonato português, contra 29 do Porto. Só que em termos internacionais, o Porto leva a vantagem porque tem 2 Taças Intercontinentais.

4 – Bayern de Munique e Borussia Dortmund (Alemanha)

O Der Klassiker é o maior confronto alemão do mundo no futebol. Inclusive, nos últimos, os clubes também têm disputado uma transferência de jogadores, como aconteceu com o jovem talento Mario Gotze. Mas, vamos falar de rivalidade dentro de campo.

Os 10 maiores clássicos do futebol europeu
Foto: (reprodução/internet)

Ao todo, são 123 jogos, sendo 58 vitórias para o Bayern e 32 para o Borussia. Se formos comparar os títulos, a Bundesliga é a competição nacional de maior importância e o Bayern tem muito mais títulos, sendo 30 contra 8 do rival.

Já em termos de mundial, o Bayern também leva vantagem, sendo 4 contra 1. Aliás, quando se comparara todos títulos que cada clube conquistou, a diferença se torna bem mais expressiva, sendo 78 para o Bayern e apenas 21 para o Borussia.

3 – Ajax e Feyenoord (Holanda)

Esses clubes já fizeram muita história no futebol do passado. É impossível não se lembrar da seleção que o Feyenoord montou na década de 1970 por exemplo. E o Ajax também tem seu lado memorável. Sendo que até hoje ambos competem de forma clássica.

Os 10 maiores clássicos do futebol europeu
Foto: (reprodução/internet)

As torcidas também são grandes, sendo de Amsterdã e de Roterdã. Devido ao idioma alemão, esse jogo é chamado de De Klassieker, como o que citamos acima. O primeiro encontro terminou empatado, isso em 1921. De lá para cá foram mais 195 jogos.

Hoje, o Ajax tem mais vitórias, sendo 89. No campeonato nacional, o Eredivisie, o Ajax ganhou 34 vezes e o Feyenoord só 15. Já em somas internacionais, o Ajax tem 12 troféus e o Feyenoord apenas 7. O Ajax tem 4 Liga dos Campeões, por exemplo. O Feyenoord 1 só.

2 – Juventus e Internazionale (Itália)

Está certo que não seria uma tarefa fácil escolher um clássico na Itália, né. Afinal, cada jogo de lá uma rivalidade. Tem o Milan, por exemplo, que é um clube histórico e muitos outros. Mas, esse jogo aqui, entre Juventus e Inter, mexe com o coração de muito torcedor.

Os 10 maiores clássicos do futebol europeu
Foto: (reprodução/internet)

O Derby D’Itália começo a ser disputado em 1909 e hoje soma 253 jogos. Sendo assim, são 62 empates, 78 vitórias do Inter e 113 da Juventus. Portanto, há uma grande vantagem para o clube da Juventus. Só que a maior goleada foi da Inter, por 10 a 0, em 1960.

Considerando títulos internacionais, a Juventus tem 11 e a Inter tem 9. Porém, o mais importante é o Mundial de Clubes e, nesse caso, a Inter tem 3 e a Juventus tem 2. Ou seja, a disputa é sempre muito acirrada em todos os sentidos.

1 – Liverpool e Manchester United (Inglaterra)

Também deixamos mais para o fim o clássico da Inglaterra. Isso porque é bem difícil selecionar um deles entre tantos clubes bons. E vamos combinar, né, a Premier League é a mais importante e mais rica do mundo. O motivo é que tem os principais clubes do mundo também.

Os 10 maiores clássicos do futebol europeu
Foto: (reprodução/internet)

Entre os derbis regionais da Europa, esse aqui é um dos mais prováveis de lotar estádios e fazer milhões de euros se movimentar. O North West Derby tem história que vem desde 1894, portanto, também é um dos mais tradicionais do mundo.

Tem a curiosidade de ser competido por equipes de duas cidades diferentes. Ao todo, foram 206 partidas jogadas até aqui, sendo que o Manchester venceu 81, o Liverpool tem 67 vitórias e ainda houveram 58 empates. O Liverpool tem 14 títulos internacionais, o Manchester tem 8.

Outros clássicos na Europa

A gente optou por trazer aqui os países mais importantes do futebol mundial que estão na Europa. No entanto, saiba que também há outros duelos que são verdadeiras histórias a parte.

Como é o caso da Rússia, que hoje tem o forte Zenit, além da Bélgica, da Ucrânia, da Áustria, da Croácia, da Sérvia e até mesmo da Polônia, com o forte Varsóvia.