Desde 1927 acontece um campeonato mundial de sinuca. Só que não é qualquer um que pode participar do evento. Ao contrário, é preciso ter uma boa classificação no ranking mundial. Por outro lado, o prêmio é bastante motivador.
Durante toda a história da competição, alguns nomes são sempre lembrados, como do próprio criador do evento, que tem 15 títulos e foi o que mais venceu. Por outro lado, o atual campeão é visto como o melhor jogador de sinuca da modernidade. Descubra tudo sobre o torneio.
Snooker, sinuca ou bilhar
Dependendo da região do mundo, as expressões podem ser confundidas. Então, vamos explicar brevemente o que é cada uma delas. Bilhar é o gênero do esporte. Ele tem referência com aqueles que são disputados sobre uma mesa retangular, bolas e tacos.
Assim, snooker e sinuca são jogos de bilhar. Mas, qual é a diferença entre eles? Na verdade, nenhuma. Snooker é como um nome estrangeiro para sinuca. Por outro lado, saiba que também existem outros jogos de bilhar, como o Mata-Mata e a Carambola.
Há ainda o bilhar americano ou pool, que foi uma variante americana que surgiu do bilhar francês. Tem ainda o bilhar inglês, que vem das antigas colônias britânicas. Mas, hoje há competições internacionais e que “unem” as regras do esporte, da sinuca.
Quem inventou a sinuca
Acredita-se, sem muito entusiasmo, que a criação da sinuca veio do Exército Britânico, que estava atuando na Índia Britânica. A partir disso, eles citam algumas regras primordiais sobre o jogo de mesa. O que se sabe é que o esporte evoluiu muito.
Hoje, os campeonatos pagam premiações em milhões de libras. Mas, vamos dar um passo a atrás para entender a história da sinuca. Porque ela deve ter vindo de alguma ideia antiga, não é mesmo? E foi exatamente isso que aconteceu.
A história da sinuca
Como vamos falar do campeonato mundial de sinuca, é legal a gente conhecer a história desse esporte também. Ela é uma variante do pool, que surgiu em 1875, na Grã-Bretanha. No jogo, os adversários devem colocar as bolas coloridas nos buracos (caçapas).
Atualmente, apesar da referência histórica, saiba que as regras da sinuca são diferentes do pool. Por exemplo, em países sul-americanos a bola branca para impulsionar as outras bolas até uma das caçapas disponíveis na mesa. Há regras sobre a ordem para derrubar as bolas.
Assim, elas devem ser encaçapadas em ordem numérica. Ao passo que a bola da vez é aquela de menor número. E se a bola que não é a bola da vez cai? Então, ela retorna a mesa, na posição anterior. Só que essa não é a regra oficial, usada no campeonato mundial.
As regras do mundial
As regras para quem quer jogar sinuca de forma competitiva e em torneios mundiais é a que vem do snooker inglês ou snooker internacional. O nome é diferente, mas o jogo é o mesmo. Aliás, as regras é que mudam. Essas regras são populares no Reino Unido e na Irlanda.
Atualmente, a regulamentação é feita pela World Professional Billiards and Snooker Association (WPBSA). A estrutura você conhece: uma mesa retangular com 6 buracos. O jogo permite tacos, tem a bola branca (cue ball) e as bolas valem pontos diferentes.
Por exemplo, são 15 vermelhas que valem 1 ponto cada. Depois, tem amarelas que valem 2 pontos, as verdes valem 3 pontos, as castanhas valem 4 pontos, as azuis valem 5 pontos e a cor de rosa vale 6 pontos. Já a bola preta vale 7 pontos. Vence quem marca mais pontos.
O campeonato mundial de snooker
Assim, com tanta história, regras e explicação a gente chega no campeonato mundial de snooker. Isso porque pode ser que você tenha pensado alguma vez na vida de participar dessa competição e ganhar muito dinheiro nela, correto?
Bem, você viu que não é tão fácil assim porque é preciso conhecer muito bem as regras. Um próximo passo é saber sobre o torneio, que tem o nome original de World Snooker Championship. Ele reúne os 16 melhores do mundo e outras 16 qualificados.
Ou seja, não basta se inscrever: você tem que estar classificado para participar. Fora isso, é uma competição muito bacana e histórica, já que existe desde 1927. Abaixo, vamos falar mais dessa competição.
A história do World Snooker Championship
Tudo começou lá em 1927, quando Joe Davis, organizou esse evento. Aliás, guarde bem esse nome, viu. Os jogos aconteceram no Reino Unido. Quem ganhou, adivinhe só, foi o próprio Davis por 20 jogos contra 11 de Tom Dennis. Aliás, ele venceu até 1940.
Só que aí o evento teve uma pausa por conta da Segunda Guerra Mundial. E ao retomar, em 1946, Davis voltou a vencer. Só que essa foi a última vez dele como campeão. Ele saiu de cena, ainda que continuou praticando o esporte. Em 1947, o novo campeão foi Walter Donaldson.
O irmão de Joe, Fred Davis, venceu mais alguns campeonatos. Enquanto que entre 1953 e 1963 não houve edição. E até 1968, Pullman se deu bem só que a competição era de uma partida só, individual. Foi em 1969 que começou a acontecer um torneio maior.
O torneio do campeonato mundial de sinuca
Então, John Spencer venceu o primeiro torneio e mais 6 vezes. Já Ray Reardon venceu entre 1970 e 1978. A década de 80 foi boa para Steve Davis, que dominou com 6 vitórias. A partir de 1990 foi Stephen Hendry quem mais venceu, sendo o mais jovem a vencer, em 1990.
Atualmente, apenas Joe Davis tem mais títulos do que Hendry, que passou Ray Reardon e Steve Davis em 1999, ao acumular o seu 7º título mundial de sinuca. Desde 2000, outros quatros jogadores venceram mais do que uma vez.
Entre eles, os principais nomes são de: Mark J. Williams, Ronnie O’Sullivan, John Higgins e Mark Selby. Uma curiosidade é que na lista de campeões são poucos os países que aparecem, sendo: Inglaterra, Escócia, Austrália, País de Gales, Canadá, Irlanda do Norte, Irlanda.
Os recordes do campeonato mundial de sinuca
Em termos de recordes, Joe Davis tem o maior número de troféus, com 15. Outra coisa é que apenas 4 atletas não têm origem britânica, sendo Horace Lindrum da Austrália, Cliff Thorburn do Canadá, Ken Doherty da Irlanda e Neil Robertson da Austrália também.
O mais jovem campeão da sinuca é Hendry, com 21 anos, em 1991. O mais jovem a participar do torneio é Luca Brecel, da Bélgica, com 17 anos. E o único a perder a partida sem ganhar um único jogo foi Eddie Charlton, em 1992.
Já Ken Doherty também marca a história ao ser o único atleta a ter sido campeão mundial de juniores, de amadores e dos profissionais.
Sobre o break máximo
Na sinuca, conforme as regras da competição, o break aconteceu quando o jogador faz uma série de colocações consecutivas de bolas nos buracos da mesa. Assim, ele coloca uma boal vermelha seguindo das outras seis cores com pontuações entre 2 e 7 pontos.
A dificuldade está em intervalar essa sequência com uma vermelha cada vez. E isso de forma sucessiva. E a cada vez que ele encaçapa a bola, ele pode continuar jogando. Se falhar, comete falta e o break é interrompido. Achou difícil? Saiba que vários jogadores já conseguiram isso.
O primeiro break máximo é de 147 pontos, sendo 15 vermelhas intercaladas por 15 pretas e as seis restantes de cada cor. Atualmente, Ronnie O’Sullivan é quem detém o recorde, sendo que conseguiu o break máximo 15 vezes. Depois, vem Stephen Hendry, com 11 acertos.
Como se classifica para o torneio
Como falamos acima, sendo 32 jogadores que disputam o torneio é preciso ter uma boa classificação no ranking mundial ou ser campeão de outros torneios classificatórios. Assim, os torneios que valem para o ranking são 7, que acontecem mundialmente.
Por exemplo, o Campeonato Britânico, o World Open, o Welsh Open, o China Open, o Sanghai Masters, o Northern Ireland Trophy e o Bahrain Championship. O atual campeão do mundial, por exemplo, já venceu praticante todas essas competições ao longo da vida.
A lista dele passa pelo campeonato britânico, o Welsh Open, O German Masters, o British Open, o Asian Classic, o China Open, o Scottish Open, o Shangai Masters, o Northern Ireland Trophy, o Irish Masters, o Grand Prix, o European Open, o English Open, etc.
O prêmio do vencedor do campeonato de sinuca
A verdade é que esse tipo de informação é divulgado de forma tão clara. Porém, a gente pode citar aqui o exemplo do atual campeão, Ronnie O’Sullivan. O inglês tem muita história no esporte, sendo que venceu em 6 ocasiões. Além de ter outros, como da Premier League Snooker.
O fato é que com 45 anos e se tornando profissional desde 1992, ele conseguiu fazer uma carreira de sucesso e muito dinheiro. Assim, estima-se que ele tenha consegui ganhar em prêmios mais US$ 15 milhões. E não é à toa que ele é chamado de “rocket”, o foguete.