O handebol de quadra é um esporte coletivo dos mais amados do mundo todo hoje em dia. Apesar de ter a Rússia e a Dinamarca como principais campeões do mundo, saiba que em cada canto do planeta há pessoas que adoram jogar ou assistir as partidas de handebol.
Agora, pouca gente sabe que existe uma variação: o handebol de areia. Você sabia? Considere que a ideia é mesma: marcar gols. No entanto, algumas regras são bem diferentes e isso vai desde a pontuação dos gols até o tamanho das quadras e o número de jogadores em campo.
- A história do handebol
- A curiosidade do Torball
- O handebol moderno
- As regras atuais do handebol
- O segredo para marcar gols no handebol
- O campo do handebol
- O handebol de areia
- Os pontos de cada gol no handebol de areia
- O campo do handebol de areia
- O surgimento do handebol de areia
- As principais diferenças
A história do handebol
A modalidade surgiu na Alemanha e não na Inglaterra, como a maioria dos esportes olímpicos coletivos. O nome por trás é o de Karl Schelenz e o ano data 1919. Mas há estudiosos que acreditam que ele já existisse desde o século 19 na Europa e no Uruguai.
No começo, acredita-se que o esporte era praticado de forma semelhante ao futebol, mantendo, inclusive, as dimensões do campo. O gol também mantinha o seu tamanho original e as equipes eram formadas por 11 jogadores cada uma. Hoje, o comum são 7 jogadores.
Além disso, handebol hoje é praticado por homens e mulheres, na quadra lisa ou na areia, como veremos mais abaixo. A criação de Karl se desenvolveu durante a 1ª Guerra Mundial, aos arredores de Berlim. Em 1927, nasceu a Federação Internacional de Handebol Amador.
A curiosidade do Torball
Muita gente diz que o handebol veio do futebol misturado com o basquete, que eram os esportes que já estavam em alta nessa época. Mas, para tantos outros especialistas, ele veio mesmo do torball. Mas, o que é isso?
É um esporte que foi criado nos anos 70 e era para cegos ou pessoas com baixa visão. Assim, a ideia é, além de tudo, reabilitar os atletas e trazer o lazer para eles. Hoje é visto como esporte de alto nível. Ele também acontece em quadra.
O objetivo é marcar gols com uma bola de ar que tem um dispositivo de som interno. O jogo é muito rápido e dinâmico. Além disso, é popular em países europeus.
O handebol moderno
A partir de 1927, o esporte começou a se modernizar. Tanto é que em 1946, no Congresso de Copenhagen, os suecos oficializaram o handebol de salão com 7 jogadores por equipe e que teria a Federação Internacional de Handebol como instituição máxima.
Em 1936 o handebol chegou aos Jogos Olímpicos de Berlim, na Alemanha. Em 1954, o esporte tinha 25 nações. Uma curiosidade é que o handebol ficou fora dos Jogos Olímpicos após essa primeira entrada e voltou somente em 1972. Na edição seguinte, entrou o feminino também.
Agora, considerando esse vai-e-vem nos Jogos, as mudanças no campo, no número de jogadores e nas táticas, como é que ficam as regras atuais do handebol? É isso que vamos ver, de forma resumida, no próximo tópico, acompanhe.
As regras atuais do handebol
Uma primeira curiosidade é que hoje a bola é de couro ou de material sintético. Só que também é comum encontrar bolas de borrachas nos treinos, para treinar a força do arremesso ou melhorar a eficiência muscular.
Ainda considerando a bola, saiba que é permitido lançar, pegar e interceptar a bola. Inclusive, vale fazer isso com todas as partes do corpo, exceto os pés. Só que há regras. Por exemplo, só dá para segurar a bola com as mãos por 3 segundos ou menos.
Ou dar 3 passos com ela em mãos. Mais do que isso gera faltas. Após os 3 passos ou 3 segundos é preciso realizar uma ação, como passar a bola, arrematar ou driblar o adversário. Agora, a maior regra é que não se pode entrar na área do goleiro. Mas há um segredo.
O segredo para marcar gols no handebol
Se você viu algum jogo de handebol sabe do que estamos falando. Ainda que não dê para entrar na área do goleiro, considere que dá para saltar de fora para dentro. Assim, antes de colocar os pés no chão, o jogador pode arremessar a bola para o gol.
Assim, essa é a principal forma de ataque no handebol. Além disso, também se permite o tiro livre no handebol, que é uma espécie de pênalti como aconteceu no futebol. Isso acontece em casos de saídas irregulares de atletas, manejo irregular da bola, etc.
Um dos tiros livres mais famosos é o de 7 metros, que tem esse nome devido a distância para o gol adversário. Esse sim é o verdadeiro pênalti porque acontece quando um jogador sofre falta em situação clara de gol. Para tudo isso, saiba que existem 2 árbitros no jogo.
O campo do handebol
Mais uma regra moderna que temos tem a ver com a dimensão do campo do handebol. Sendo assim, considere que o campo é um retângulo de 40 metros por 20 metros e que tem, nas extremidades, áreas de 6 metros de comprimento (a área do goleiro).
Outra coisa é que os gols medem 3 metros por 2 metros e cada trave tem 8 centímetros de espessura. Essas são as regras que são seguidas pelas competições nacionais e internacionais do esporte, sendo que o Mundial e os Jogos Olímpicos são os mais reconhecidos.
Aqui entra uma curiosidade: a 1ª olimpíada o handebol aconteceu na grama. Depois, ele voltou no formato das quadras. Atualmente, também existe o handebol de praia ou handebol de areia como muita gente conhece. Entenda mais dessa vertente do esporte.
O handebol de areia
Para entender o handebol no formato de praia, a gente não precisa de muito. Saiba que ele é muito semelhante ao formato de quadra, porém com outras condições. Assim sendo, o jogo se divide em 2 partes iguais de 10 minutos cada. E há um intervalo de 5 minutos.
O resultado é contabilizado individualmente para cada tempo de jogo. Então, quem vence um tempo ganha um ponto. Se alguém vencer 2 pontos, ganha o jogo. Porém, se vencer um ponto cada time, então vem a decisão com base nos livres de 6 metros.
Já dentro de um tempo tem empate, então acontecem o “Golden Goal” e quem marcar primeiro fica com o tempo. Além disso, o goleiro é um jogador que pode atuar no campo de jogo também. E um gol marcado pelo goleiro vale 2 pontos.
Os pontos de cada gol no handebol de areia
Outra das principais regras do handebol de areia tem a ver com a pontuação de cada gol. Diferente da quadra, saiba que não é 1 ponto para cada 1 gol. Isso porque há gols diferentes, que valem mais pontos. Por exemplo, os gols de goleiros valem 2 pontos, como vimos.
Só que além disso, os gols em tiros de 6 metros também valem 2 pontos. Aliás, os gols criativos, como em jogadas aéreas, valem mais 2 pontos. No mais, cada 1 gol vale 1 ponto também, seguindo a regra mais tradicional.
Ah, e antes que a gente se esqueça, saiba que na areia, o número de jogadores é mais limitado, sendo de 4 atletas por partida. Mas um clube ou Seleção pode ter uma relação de 10 nomes inscritos em cada campeonato.
O campo do handebol de areia
Para entender mais das diferenças das versões do handebol, considere que a quadra de areia é bem menor – até mesmo porque tem menos jogadores ativos. Assim, ela mede 27 metros de comprimento por 12 metros de largura.
E nas extremidades também temos as áreas dos goleiros, só que ficam delimitadas em linhas a 6 metros de distância do fundo. Há ainda regras sobre a zona de segurança. Por exemplo, é preciso ter 3 metros de distância para paredes ou encostos.
As traves possuem 2 metros de altura e 3 de distância. Em cada tempo, as equipes possuem 1 pedido de descanso, que é de 1 minuto. Para isso, um representante da equipe deve levantar um cartão verde sinalizando a intenção. E a bola usada é de borracha.
O surgimento do handebol de areia
Agora que conhece mais dos esportes, em versões de quadra e de praia, vamos falar um pouco da história do handebol de areia, que é bem mais recente do que a versão original, que aconteceu na grama e, em seguida, na quadra.
O de praia é da década de 1990. Os nomes responsáveis por ele são de italianos, Gianni Butarelli e Franco Schiano. Curiosamente, eles são dois presidentes de clubes de handebol de quadra. A ideia era aproveitar a areia para aproveitar o escasso número de quadras italianas.
Foi assim que em 1992 foi disputado o primeiro campeonato de handebol de areai nas praias italianas. A partir disso, o esporte ganhou forma pela Federação Internacional de Handebol. O que muda, como já vimos acima, tem a ver com o tempo e os pontos em cada tempo.
As principais diferenças
Para finalizar, vamos retomar as principais diferenças do handebol de areia e o de quadra. Primeiro, vem o tamanho do campo, depois a duração do jogo, o número de jogadores e o sistema de pontuação de gols.
Há ainda a questão do contato físico, que na quadra é constante a na areia o mínimo possível. As penalidades acontecem em tiros de 6 metros na areia e 7 metros na quadra. E na areia não tem possibilidade empate e na quadra sim.