Os 10 estádios de futebol mais bonitos do mundo

Você sabe quando vê aquelas obras de arte em forma de estádio e pensa: caramba, como é que isso foi construído? Pois é, aqui a gente tem 10 exemplos reais que vão fazer você ficar com esse pensamento e com a boca aberta. Pelas imagens, você vai se impressionar. 

Um dos pontos mais interessantes é que esses estádios foram feitos, na maioria das vezes, para sediar a Copa do Mundo ou dos Jogos Olímpicos. Além disso, uma boa parte foi renovada na última década. Inclusive, temos na lista um estádio brasileiro, adivinhe qual é.

Foto: (reprodução/internet)

10 – Maracanã, no Brasil

Seria um grande erro a gente não citar aqui o que é considerado o estádio mais importante do mundo, certo? Então, para sermos justos vamos começar por ele mesmo, o nosso querido Maraca, que fica no Rio de Janeiro. O nome é Estádio Jornalista Mario Filho.

Foto: (reprodução/internet)

Um dos motivos que o torna importante é o fato de ter sediado finais de Copa do Mundo e a abertura dos Jogos Olímpicos. Em uma época, quando ficou conhecido como Maracanaço, ele chegou a ter 200 mil pessoas lá. 

Atualmente, o nome ficou internacional: Maracanã Stadium e ele pertence ao Governo do Rio de Janeiro. A capacidade real é de 78 mil pessoas. A inauguração foi em 1948, ele foi aberto em 1950 e renovado em 2000, 2006 e 2013. O “inquilino” é o Flamengo.

9 – Bird’s Nest, na China

O mais curioso é que esse é um estádio que fica dentro de um grande centro olímpico. É isso mesmo, ele foi construído para ser sede dos Jogos Olímpicos de Verão de 2008, em Pequim. E também vai ser sede para os Jogos de 2022.

Foto: (reprodução/internet)

O Bird’s fica dentro do Olympic Green – ou, Parque Olímpico de Pequim. Ele fica localização no distrito de Chaoyang. Então, nesse mesmo centro, além do estádio, você vai encontrar também o Cubo d’Água, que é onde acontece as atividades aquáticas. 

Aliás, você pode estranhar o nome. O motivo é que o estádio ficou sendo chamado de Beijing National Stadium. A inauguração original foi em 2003, mas a construção se deu em 2007, com abertura em 2008. É da dupla Herzog e Meuron e possui capacidade para 91 mil espectadores

8 – FBN Stadium de Joanesburgo, na África do Sul

A Copa do Mundo da África do Sul, em 2010, é recente. Por isso, muita gente vai se lembrar rapidamente desse grande estádio. Ele foi reformado para a Copa e é conhecido por ter recebido o primeiro discurso de Nelson Mandela depois da prisão, em 1990.

Foto: (reprodução/internet)

A construção inicial foi em 1987 e o redesenho ficou por conta de marcas como Populous e Boogertman. Sem dúvidas, está e deveria estar entre os estádios de futebol mais bonitos do planeta. Na visão geral e panorâmica, ele lembra um vaso de argila sobre o fogo. 

Inclusive, ele também é um dos maiores do mundo, já que permite mais de 91 mil espectadores. O primeiro gol foi de Fabrício Rodrigues, do Bidvest Wits. Ah, o estádio foi remodelado em 2009 e é da Prefeitura Municipal de Joanesburgo.

7 – Estádio Nacional de Kaohsiung, em Taiwan

Além de bonito, aqui tem uma informação que faz o Kaohsiung ser importante dentro dos estádios mundiais: ele foi o 1º estádio do mundo que tem capacidade para a produção autônoma de energia para o seu próprio funcionamento. 

Foto: (reprodução/internet)

O projeto é do arquiteto japonês Toyo Ito. Essa produção energética se dá a partir de 9 mil painéis solares fotovoltaicos que cobrem a estrutura. Ele é um estádio multiuso, que serve para vários eventos esportivos e shows. A inauguração aconteceu em 2009.

Atualmente, ele permite mais de 55 mil espectadores. Recebeu os jogos mundiais de 2009 e é ministrado pelo Sports Administration, do Ministério da Educação local. 

6 – Juventus Stadium de Turim, na Itália

O novo estádio da Juventus é incrível. Ele tem lojas e um museu interno, que conta parte da história do clube italiano. O projeto é do grupo Gau e construído em 2011, ele foi considerado o 1º estádio do mundo com implementação a partir da sustentabilidade. 

Foto: (reprodução/internet)

Há mais de 7 mil painéis coloridos em vários tons de cinza e branco, que refletem a luz e dá efeito de uma bandeira em movimento. Curiosamente, ele também é chamado de Allianz Stadium e o seu investimento foi de 155 milhões de euros

Luca Toni foi quem marcou o primeiro gol, pela Juventus. Como veremos em outros exemplos, esse é um novo estádio que foi construído sobre construções mais antigas. No caso, deixou de existir o Stadio dele Alpi. Agora, a nova estrutura permite mais de 41 mi pessoas

5 – Allianz Arena de Munique, na Alemanha

O estádio é um dos mais antigos dessa parte do texto para baixo. A inauguração aconteceu em 2005 e, como a gente tem notado e vai notar ainda mais, a sua construção e projeção se deu por conta da dupla Herzog e Meuron. Nesse caso, há um diferencial em cores. 

Foto: (reprodução/internet)

Isso porque essa é a 1ª estrutura esportiva do mundo que pode mudar as cores da parede externa. E isso acontece conforme o time que está jogando lá. Atualmente, o estádio permite 70 mil torcedores e tem um museu, salas comerciais para conferências e restaurantes.

É considerado 5 estrelas pela UEFA. O custo da construção foi de 340 milhões de euros. Ah, para quem não se ligou, saiba que esse é o estádio oficial do Bayer de Munique, que foi a substituição feita pelo Olympiastadion. Ele foi sede da Copa do Mundo de 2006.

4 – Parc Olympique Lyonnais, na França

Abaixo a gente ainda vai ter um próximo estádio francês. No entanto, considere que o novo estádio do Lyon merece o seu destaque entre os mais belos do mundo. Ele foi projetado pelo estádio Populos e tem um teto triangular, com capacidade para 60 mil pessoas

Foto: (reprodução/internet)

A inauguração aconteceu em 2016 e o mandante é o Olympique de Lyon. Conhecido como Parc OL, ele fica em Décines-Charpieu, uma região metropolitana de Lyon. E a nova construção substitui o antigo Stade Gerland. O novo investimento foi de 250 milhões de euros.

Entre os jogos mais importantes, vale mencionar que ele foi sede da Eurocopa de 2016 e depois palco da Liga da Europa, além de ser sede da Copa Mundial Feminina de Futebol do ano de 2019.

3 – Wembley Stadium de Londres, na Inglaterra

A nossa 2ª posição fica com o estádio localizado em Londres, bem no coração da Inglaterra. Ele não é tão jovem assim, sendo que a sua inauguração se deu em 2007. O projeto é assinado por Norman Foster e ele tem capacidade para 90 mil pessoas

Foto: (reprodução/internet)

Sendo assim, acaba sendo o 2º maior estádio da Europa. Um dos diferenciais é que a cobertura é parcialmente retrátil, sendo que tem um arco feito em aço de mais de 1.300 metros de altura. 

O Wembley Stadium é administrado pela Football Association, que é uma entidade respeitada em todo futebol inglês. O projeto foi feito para que o estádio recebesse não apenas partidas de futebol, como também de rúgbi e atletismo. É considerado 4 estrelas pela UEFA.

2 – Estádio Matmut-Atlantique de Bordeaux, na França

Sem dúvidas, esse pode ser considerado o estádio mais bonito do mundo. Inclusive, ele fica em uma cidade belíssima, que é Bórdeus e a inauguração aconteceu em 2015. No ano da inauguração, ele recebeu o prêmio de melhor implantação esportiva.

Foto: (reprodução/internet)

Atualmente, ele tem capacidade para receber 42 mil pessoas – portanto, não é o maior estádio do mundo. Ainda assim, ao ser projetado por arquitetos suíços (Jacques Herzog e Pierre de Meuron), ele foi feito em uma estrutura retangular apoiada por 900 mil colunas de aço branca. 

Também chamado de Stade Matmut Atlantique, ele é de posse da prefeitura local. E entre os jogos mais importantes que recebeu, a gente pode se lembrar de alguns da Eurocopa de 2016. Uma curiosidade é que ele considerado híbrido, com grama natural e fibras.

1 – Estádio da Luz em Lisboa, Portugal

Esse estádio que é orgulho nacional português foi inaugurado pela primeira vez em 1° de dezembro de 1954, em homenagem à Independência de Portugal. Porém, após passar por reformas, foi inaugurado novamente em 2003 para as partidas da Euro 2004.

Foto: (reprodução/ internet)

Além da sua impressionante arquitetura, o estádio está super bem localizado, em uma região muito central de Lisboa, capital portuguesa. O acesso, nos dias de jogo, é muito fácil, já que fica ao lado de uma estação de metrô, sem contar no shopping e centro comercial que tem ao lado.

Atualmente é a casa de dois grandes times do país, o Sport Lisboa e o Benfica, que tem as maiores torcidas e maior número de vitórias. Com capacidade para 65 mil pessoas, o estádio também é um ótimo ponto turístico, já que tem um museu que conta a história do Benfica.

Extra: o estádio flutuante de Cingapura

Para terminarmos essa matéria com uma imagem ainda mais impressionante, saiba que Cingapura tem investido muito em tecnologia e desenvolvimento, certo? Isso chegou ao futebol e está demonstrado em um estádio flutuante, acima da água

Foto: (reprodução/internet)

Além de jogos de futebol, lá também acontecem apresentações musicais.